Wilson Gomes > Dá para manter a liberdade de expressão e impedir o discurso de ódio Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. ROBERTO GENERALI BURGESS

    A família Bolsonaro tem direito a gozar de estigma social, de não ser ofendida e humilhada?

    Responda
  2. Nilton Silva

    Perfeito. O problema é a preguiça de pensar do pessoal que só deseja lacrar.

    Responda
  3. Marcos Benassi

    Seu Wilson, prezado, digamos que é possível assegurar a "validade democrática" de dizer "eu não gosto de preto (ou guei ou evangélico)", e não censurar a expressão de uma opinião, que não insufla ao mal ou reduz o outro. É possível discernir isso de "Deus odeia o Orgulho(lgbt)", como afirmou o pastor Lavadão - aqui, ela, insuflação ou diminuição, ocorre, não? E a mentira, que não contém "ódio" ou quejandos? "Urnas fraudadas!" diziam Bozolóides. "Vacina experimental!" "Máscaras são ineficazes!"

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Esse conjunto de mentiras levou à morte de um monte de gente, seu Wilson. E não se enquadrariam em seu critério de deslegitimação do discurso. Parece-me que o libertarianismo tem aspectos que não contemplam alguns de nossos principais problemas.

  4. José Cardoso

    'absolutamente todos têm o direito de ter direitos e de gozar de estima social, logo, de não serem humilhados, ofendidos e discriminados na fala de quem os odeia e despreza.' Caro Wilson, isso é completamente utópico. Os assassinos de Marielle ou do Dom e Felipe por exemplo devem gozar de estima social? O direito ao ódio também é um direito.

    Responda
  5. Helio Cardoso

    "Sair às ruas e gritar "Eu sou imbroxável" não é liberdade de expressão".

    Responda
    1. Marcos Benassi

      É liberdade de ser hidiota, meu caro. Essa, é absolutamente intocável. Já houve um "imexivel", lembra-se do Magri? Poi Zé, broxou.

    2. Helio Cardoso

      É mentira!

  6. ROSANGELA SILVESTRIN

    Por isso que tudo o que é crime fora, tbem é crime dentro da Internet.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Poi Zé, Rosângela, mas esse critério não basta. Fora de um contexto judicial, a pessoa pode mentir, e não será crime. Só que, quando ela tem influência sobre multidões, e mente repetidamente, termina por galvanizar sua turma e incitar comportamentos pouquíssimo republicanos - até porque seu discurso não se limita àquela mentira, mas a um conjunto delas. Não é simples nem automático, prezada.

  7. Edimilson Volpe

    Bem, na verdade não é complicado se vislumbrarmos que o objetivo do Sr Wilson é impedir a regulação. É seu tema predileto. As big techs tem muitos tentáculos e porta vozes, como se vê.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.