Opinião > O destino das terras indígenas nas mãos do Supremo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Basta ver as credenciais desse pessoal que assina sucessivos artigos contra o marco temporal para ter certeza que o marco é um grande acerto
Ahhhh. Tá.
PrezadÃssimas Senhoras e Senhor, belo e lúcido texto. Ao qual acrescentaria, de bisbilhoteiro, a dimensão de sobrevivência - não somente a indÃgena, mas dos humanos, sejam brancos, amarelos, pretos, azuis ou beges. Estamos com um pé no precipÃcio, a Herda pelas canelas, os maus odores já queimam os narizes; vamos seguir rumo à permissividade com a destruição do meio-ambiente? Ou vamos sustentar a posição daqueles que o preservam? Eu não tenho filhos, morrerei e tudo bem. Quem os têm, Abrolhos.
O Povo Brasileiro é soberano, e expressa as suas polÃticas mais básicas pela Constituição. Os povos indÃgenas fazem parte do Povo Brasileiro, não uma soberania independente, e têm os direitos escritos na Constituição. A Constituição lhes guarante as suas terras, e aquelas terras devem ser demarcadas e protegidas quanto antes. O Marco Temporal é justo e prático: a maior a demora por debate, o mais os invasores impossibilitam a demarcação. Demarquemos AGORA.
Todos esses doutores fizeram o L
Florentino, prezado, importa se as doutorAs fizeram L, X ou Z? Ciência, mizifio, tem letrinha não, tem evidência, tem acúmulo de conhecimento, tem racionalidade e, por que não?, bom-senso. Esse negócio de "faz o L" pode ser muito bom como blague, mas é imprestável como norteador pra uma questão dessas...
Toda ação racional e lógica fizeram o L? Poderoso esse L hein?(ironia)
Imagine estabelecer uma data para o direito de propriedade de imóveis urbanos. Imóvel que estivesse vazio naquela data não teria dono. E se um grupo de carroceiros tivesse se apossado de um, na ausência temporária do dono, passaria a requerer a propriedade legal.
Pergunta: Qual o espaço razoável para os povos originários perpetuarem o modus vivendi e afinal quem deve decidir e julgar o que realmente as novas gerações de indÃgenas querem em termos de assimilação de outras culturas, desenvolvimento tecnológico, saúde, bens materiais, lazer, credos, culináriaÂ…mas em principio a opinião “isenta”dos cientistas que dedicaram suas vidas a entender algo que a tentação do outro lado da floresta ameaça.
Arrã.
Fustigar as outras culturas! Fomentar pragas com o modo de produção agrÃcola, desenvolver vossorocas, etc etc é um ótimo exemplo de sua cultura posta!
Desenvolvimento tecnologico? O desenvolvimento tecnologico dos indÃgenas podem ser mais avançados que os de sua cultura posta!
Concordo com você. Esses contrários ao Marco Temporal não tem noção do que dizem.
Povos indÃgenas representam meio porcento da população brasileira e detém quatorze porcento da área do paÃs. Não precisam de mais terra e sim educação, saúde, etc. Deixa-los indefinidamente no século dezesseis é um erro histórico que estamos cometendo inclusive com suas gerações futuras.
Marcos Rolando Lero Benassi, o problema dos nossos quinhentos mil Ãndios não é area, detém 991 mil km quadrados, igual a França e Inglaterra somados. Posso fazer um desenho. Mante-los Isolados indefinidamente no século dezesseis é uma "jabuticaba brasileira ". Não faz sentido, repito é desumano!
Dar-lhes de volta parte do que deles tomamos, durante centenas de anos, não impede que se aculturem, caso desejem. Estejam servidos de nossas porcarias, não se as nega à população indÃgena. Mas a questão é muito, muito mais ampla.
Tenho certeza que viver no atual século em nossa moderna são Paulo dever ser com bem mais qualidade de vida que o modo de vida dos indÃgenas! Não é mesmo?
IndÃgenas são 0,5% da população brasileira e detém 14% da área do paÃs. . Esse assunto já estava pacificado na Constituição de 88. Os Ãndios não precisam de mais terra, e sim educação, saúde e condições de sair do século 16, a exemplo do que foi feito no hemisfério norte. Manter os Ãndios isolados e primitivos é um erro histórico, inclusive com suas futuras gerações.
Alex Carvalho, o Ãndio é inimputável, ou seja "não tem condição de saber o que é certo ou errado". Uma condição de "certa incapacidade " . Estão no século dezesseis. Não há poesia, baixa autoestima, alcoolismo, doenças, desnutrição... Manter isso indefinidamente? Ou preservar tradições, mas promover uma integração progressiva. Os Ãndios norte americanos frequentam universidades, tem seus próprios negócios. É desumano o destino que reservamos aos nossos...
Espero que o STF decida com bom senso e sensibilidade. Abaixo o marco temporal! Pela demarcação das terras indÃgenas! Quem votou pelo marco temporal, deveria pegar o dinheiro ganho com esta decisão e morar num deserto com um balde de veneno para se alimentar. É o mundo do futuro resultado do desmatamento e dos agrotóxicos.
Os cientistas têm razão. O mais é ignorância, cinismo ou descaso. Viva o povo originário!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > O destino das terras indígenas nas mãos do Supremo Voltar
Comente este texto