Mirian Goldenberg > Mitos, preconceitos e clichês sobre o amor na maturidade Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Cara Mirian, com todo o respeito: eu, na minha profunda ingenuidade, acreditava que essa regra de que mulheres nasceram para entreter e agradar homens já estivesse vencida. Eu até estava acreditando que poderÃamos expressar nossas opiniões, ser chatas de vez em quando - quem nunca? -, assim como os homens sempre fizeram. Mas pelo visto não. Enquanto as guardiãs do patriarcado continuarem defendendo ideias retrógradas como essa vamos continuar tendo que pedir licença para existir.
Na minha incompetência a respeito do assunto, penso que o mata a relação é a competição entre o casal. Pessoas inteligentes de fato não competem entre si.
Também acho
Arrasou, Mirian, excelente resposta à sua colega (que perdeu uma boa chance de manter a boca fechada). Mirian, sou seu fã
Adorei Marcos. Fiquei muito feliz
Da minha parte, já joguei a toalha, não pretendo casar mais, mas creio que no futuro, os homens preferirá as mulheres inteligente e independente. Será um ato de inteligência do homem também...
No presente também
O amor existe em qualquer idade.
Cara Mirian mais um ótimo artigo, parabéns.
Que bom saber que você gostou, Tadeu
O que me assusta não é a inteligência, é a falta dela. É a ausência do companheirismo, da parceria, ausência da alegria. Ainda bem que já encontramos a nossa cara-metade né Mirian..? Adoro a sua lucidez.
Fico muito muito feliz. Ainda bem
Como é gostoso ler histórias de amores que dão certo! Como é bom ler Mirian Goldenberg!
Adorei. Como é bom ler um comentário como o seu, LuÃs
Adoro seus textos.
Fico muito muito feliz
Muito obrigada pela resposta, Mirian! Vendo lendo sua coluna há um tempo e admiro muito o modo com você escreve, as reflexões que propõe... sempre muito inteligentes e pertinentes! Gostei também de uma coluna publicada há um tempo sobre a história de sua famÃlia e de como foi difÃcil cuidar de seus pais idosos, pela relação complicada que havia entre vocês. Não me lembro agora se era o pai ou a mãe, desculpe. Mas foi muito tocante.
Fico muito muito feliz Priscila. Sempre juntas
Foi sobre meu pai e minha mãe
seres humanos tem medo de seres humanos inteligentes... ao menos até que se possa confiar neles, que inteligência e bondade não estão sempre no mesmo pacote.
Existe a inteligência emocional também
Adorei a coluna, parabéns!
Fico muito feliz
Um texto tão simples quanto inteligente, dos mais legais que já li. Medo? Não. É aversão mesmo, de gente - e mulheres - chatas, arrogantes, desmedidas, (pseudo)inteligentes e (pseudo)cultas. Sou gratÃssimo por ter uma companheira grandiosa, inteligente e incrÃvel ao meu lado. E, se ela ganhar mais em um cargo melhor que o meu, vou adorar o sucesso dela.
Gostei muito do seu comentário
Não é a 1a vez que você responde para mim, e sei que você responde para todos que comentam. Mesmo assim, fico honrado com sua atenção.
Adorei sua resposta no comentário abaixo. Muito obrigada
Adorei
Li sobre “Análise transacional”; não sei se ainda tem relevância acadêmica, mas enquadrar os perfis de relacionamentos em pai, criança e adulto convenceu-me de que perfis diferentes costumam criar conflitos ou submissão, penso que todos os homens são formados para serem “pai”, principalmente com mulheres, aà tem inÃcio os medos e conflitos.
Fora do tópico da colunista, o que é "relevância acadêmica"? A Academia é relevante para a sociedade? Quantas teses viram livros, ditam tendências em áreas variadas? Quantas vezes foram citadas na lista de livros mais vendidos, são citadas pelo gerente de banco, pelo mestre-de-obras e pelo estudante do ensino médio?
Ou filhos
Vou dar resposta resposta de economista: depende. Acho que tem homem sim que prefere mulher submissa, que ganhe menos do que ele, que nao questione, que dependa dele etc. Tanto que vejo muitos homens mais velhos com mulheres bem mais jovens, por esse motivo (nao so por isso, mas muito por isso, a capacidade de dominio/poder deles é muito maior, elas vao questionar menos, vao dizer mais sim, serao mais dependentes etc).
Concordo
The love is all.
Yes
Exatamente por esses predicados, independencia, inteligência, força, carinho, atenção, estou junto da mulher que amo há quase 47 anos (quase 42 de casamento). Quem tem medo de mulheres com esse perfil parece ser um eterno adolescente.
Verdade
Homem deveria não gostar de mulher inteligente e de mulher não inteligente (defina inteligente). Por exemplo, deveria não ficar com mulher jornalista e escritora de tratados de auto ajuda que conta a intimidade de como se relacionou com o atual marido. Coisa que suponho o deve deixar ao menos constrangido se não humilhado. Ele dirá que não, se é cavalheiro e gosta muito dela. Ou calará fingindo que não soube. Homens estamos à defensiva e fragilizados pelo "feminifascismo". Com todo respeito.
Leia Pondé e deixe a Mirian em paz.
daà a pessoa pode dizer em quem votou, defender certa candidatura etc mas não pode dizer como começou a namorar? pare com isso, largue de brincadeira, com todo respeito.
Simples: não compra o livro, não leia mais a coluna. Somos livres para buscar a elevação intelectual nas obras que acreditarmos serem adequadas.
Com todo respeito, ele adorou a coluna assim como gosta das minhas pesquisas
Fiquei com inveja de seu namorado. Homem gosta de mulher inteligente sim. Quem não gosta de mulher inteligente ainda não cresceu.
Aaaaaa que bom ouvir isso de um homem hehehehe
Isso aà Miriam. Ser independente, preparada não significa um selo de que a alegria nos encontros não possa e deva ser provada. Algumas mulheres confundem a sua emancipação com pacto pela solidão. Estar perto de afetos que façam sentido é nada mais nada menos que a grande benção da existência.
Nunca realizei meu sonho, de ter uma mulher inteligente, que ganha mais do que eu, kkkkk
continue sonhando ....
Sabe por que? Por que as mulheres inteligentes gostam de homens inteligentes, kkkk
Quem sabe um dia chega
Gosto de mulheres inteligentes, de todas, particularmente da Mirian Goldemberg!
Muito obrigada pela resposta ao comentário acima, Filipe
Encontrei a minha aos 63 anos. Graças a Deus.
Você sempre me deixa feliz com seus comentários inteligentes
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mirian Goldenberg > Mitos, preconceitos e clichês sobre o amor na maturidade Voltar
Comente este texto