Ruy Castro > Astrud nunca foi perdoada Voltar

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  1. Antônio Augusto Soares

    A canção não 'pegou' por aqui. De Vinicios e Tom, há muitas outras mais bem mais aceitas.

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    1. Antonio Morais de Carvalho

      Como “não pegou”. Foi sucesso de ponta a ponta do país!

  2. Roberto Jorge Chaves Araujo

    A cantora era sensacional. Mas...não caberia perguntar por que "o Brasil" nunca assimilou...? Talvez setores de classe média, não sei. Eram tempos difíceis o pós-64. Imagine-se o pós-68...?! Conta-se que Baby irritou muito G. Vandré... De minha parte prefiro Pássara e Embarcação a Garota de Ipanema. E, claro, A bela e a fera, La belle d'jour, Xôte das meninas...etc.

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  3. emmo marques

    Assim como Flora Purim, Astrud Gilberto também se exilou nos Estados Unidos. Foi uma escolha dela, e respeito. Mas reclamar reconhecimento no Brasil, lamento, não pode. Outra cantora esquecida é a Tânia Maria, que também está fora do Brasil há 4 décadas. Cada um fica ontem se sente melhor e acolhido. Astrud fez a sua escolha, mas viveu a vida toda de "um único sucesso". Mas isso não tira o seu mérito. Que descanse em paz.

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    1. Flávio Taylor

      Único sucesso não. Gente Rain foi outro enorme sucesso, e anos após Garota de Ipanema, e ela já era lendária antes dos 30 anos, influenciando bastante várias cantoras que viriam depois.

  4. José Cardoso

    A Astrud eu só conhecia de nome. Mas o Tom Jobim sempre foi muito reconhecido no Brasil. Não vejo sentido em sua frase. Claro que procurando com uma lupa sempre se encontra quem não goste.

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  5. ARMANDO SOBRAL

    Gertz/Gilberto é uma obra-prima. Irretocável e magnífico.

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  6. Murilo Soares

    Astrud se tornou, com sua interpretação, a própria garota de Ipanema.

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  7. Murilo Soares

    Astrud era a intérprete perfeita para a bossa nova, com sua voz pequena, afinada, delicada. Seu sucesso nos Estados Unidos foi importante para promover o novo gênero musical.

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  8. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    A Inveja Mata!

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  9. Peter Janos Wechsler

    Ela e Sergio Mendes fizeram sucesso nos Estados Unidos pela alta qualidade de suas músicas e interpretações. Carmem Miranda fez sucesso pela caricatura. Bananas e abacaxi na cabeça e muita chanchada. Tudo que o público americano pensava do Brasil. Yes, we have bananas.

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    1. Arno Costa

      Carmem era uma alegoria ambulante.

    2. Peter Janos Wechsler

      Neli. Concordo, mas fazia uma caricatura das brasileiras. E muita chanchada.

    3. Neli de Faria

      Não fale de Cármen. Ela foi,é, uma das mulheres que mais amei na vida. Nos anos quarenta, era uma das artistas mais bem pagas de Hollywood. Tinha um talento inato, destes que surge em décadas.

    4. Peter Janos Wechsler

      * Carmen

  10. Sergio Saraiva

    Ruy e a eterna alma de vira-latas.

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  11. Sergio Saraiva

    Bossa-nova é uma fusion samba-jazz. Serviu para dar percussão ao jazz, já que a música negra americana não tinha percussão. É o samba que os americanos sabem tocar. Como produto, é como o café e a cachaça tipo exportação, só é consumida por brasileiros que têm dinheiro para viajar para fora do país.

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  12. Sergio Saraiva

    Sucesso mesmo, no Brasil e nos EEUU, é a Anitta; o resto é nossa nova.

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  13. Sergio Saraiva

    A mulher fez sucesso nos EEUU, não no Brasil. Guardadas as devidas proporções, é como reclamar que o cantor Ritchie não é conhecido na Inglaterra. Astrud não foi uma cantora brasileira, foi uma cantora nascida no Brasil.

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  14. Neli de Faria

    Morava em Cornélio Procópio meu prazer era ouvir rádio. Gostava de bossa nova. Astrud Gilberto uma voz tão doce,suave. Adorava Astrud e João . Também gostava de Sérgio Mendes. Em67 mudamos para São Paulo;a família comprou televisão e minha vida ao redor do rádio se findou e retornando muito tempo depois! Se foi invejada ,por fazer sucesso no exterior, não sabia. Embalou ,com o balanço de sua voz , os sonhos de uma menina paupérrima no interior do Paraná .Viva Bossa Nova! Astrud vive!

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    1. Neli de Faria

      . Dorivaldo não sou procopense, passei minha infância . Não era gosto sofisticado. Eram as músicas , que agradavam meus ouvidos. Gostava das primeiras músicas de Roberto Carlos. Ray Conniff não era da minha época.

    2. DORIVALDO SALLES OLIVEIRA

      Neli, também nasci em Cornélio Procópio. Na adolescência/juventude não tinha esse gosto musical sofisticado. Mais tarde descobri que aquelas músicas que tocavam nos bailes de garagem eram standards americanos, adaptados pelo Ray Conniff.

    3. Neli de Faria

      Vanderlei: nas minhas casas sempre teve luz e de noite ia amarelando até apagar. O rádio foi a melhor invenção. sempre nos fez sonhar. Gosto muito do Paraná,.

    4. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Neli: tem raiz paranaense do lado materno. Cego, cresci ao som do rádio em Presidente Wenceslau. Quando mudamos prá Presidente Bernardes passei a morar em casa com luz elétrica e pudemos ter televisão.

  15. humberto cavalcanti

    Até tu, Ruy Castro, fala e escreve "soltar" no estilo do Gordo e suas americanices ("release"), pior é que pegou, ah, esse complexo vira-lata, "resiliência", "é complicado" (João Ubaldo Ribeiro uma vez escreveu crônica engraçadíssima sobre o novo uso de "complicado", quando na maioria das vezes o mais adequado,o sentido é de "Difícil").

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  16. humberto cavalcanti

    Até tu, Ruy Castro, fala e escreve "soltar" no estilo Jô Soaes e suas americanices ("release"), pior é que pegou, ah, esse coplexo vira-lata, "resiliência", "é complicado" (João Ubaldo Ribeiro uma vez escreveu crônica engraçadíssima sobre o novo uso de "complicado", quando na maioria das vezes o mais adequado,o sentido é de "Difícil"). Só falta outra imitação, pronunciar The Pleittes ou meio The Pletters, quando é The PlAtters (som de nosso A, diante de 2 consoanes, há vídeo apesentando aquele)

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  17. Sidnei Anttogneto

    Quando a gente desconhece o assunto melhor é se calar. Tem uma pá de gente perdendo tempo para dizer que não conhecia ou nunca ouviu falar de Astrud., Ela não precisa de perdão dessa gente na mesme medida que essa gente não merece conhecer ou ouvir falar de uma artista como ela !!!

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  18. Alcides alcantara

    Talentosa e linda.

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  19. Manoel Cardoso

    O Brasil não reconhece o Brasil. O Brasil é vira lata, tupiniquim, preconceituoso com o Brasil. Do! Deu vontade de fazer xixi, deu vontade de fazer cocô.

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  20. assis furuno

    Mas por que ela foi vaiada em 1966 ? Cantora de voz doce e melodiosa transcende a qualquer estilo musical. Será q ela foi vitima dos mesmos q acabaram com a carreira injustamente de Wilson Simonal.

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    1. assis furuno

      Wilson Simonal foi injustamente perseguido pelas ""patrulhas ideológicas"" que sob pretexto de uma pretensa consciência politica cancelavam aqueles artistas q eles julgavam simpáticos ao regime politico vigente na época, foi assim com a grande Elis Regina e penso q foi assim também com Astrud.

    2. Neli de Faria

      Simonal! Era brilhante, excepcional, maravilhoso.E depois, sumiu, desapareceu, como se jamais tivesse existido. Uma pena. Foi cancelado , apagado em ,e da,vida. Nunca mais se ouviu falar. Só perto de sua morte física uma reportagem num jornal. Uma injustiça histórica . Astrud, pelo que me lembro, anos sessenta e setenta, nunca se apresentou na televisão. Não foi vítima não. Tocava nas rádios. E era sucesso nos Estados Unidos. Simonal a carreira era só aqui.

    3. Márcia Caetano

      Wilson Simonal acabou com sua carreira - maravilhosa - sozinho; Astrud, assim como Carmen Miranda, foi vaiada por pessoas que nem a conheciam ou conseguiam apreciar o que ela cantava.

  21. assis furuno

    Mas por que foi vaiada em 1966 ? Ouvi no youtube Corcovado cantada por ela , uma voz doce e bela , será q foi vitima da mesma "gente" q acabaram com a carreira do Grande Simonal ?

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  22. Ricardo Lobo

    Uma grande cantora brasileira, quem não consegue reconhecer saiba que a cultura, a arte, está aí disponível. É só adquirir, não comprando, sim através da leitura e estudo.

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  23. Fábio Salvador

    Acho bossa nova bem chatinho, hora ou outra bonitinho. Sempre achei, mesmo antes de saber de seu pedigree e de seu selo de qualidade da ABNT. Questão de gosto e de "influencers"

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    1. Luiz Candido Borges

      Fabio, a Bossa Nova fez sucesso mundial muito antes da invenção da Internet e dos "influencers". Superficialmente, trata de uma época e de um lugar específico, mas com alguma sensibilidade percebe-se o que ela tem de universal e perene. O Brasil piorou tanto que já não consegue sentir mais nada de bom e nobre.

  24. Eládio Gomes

    Amigo, não é que eu nunca assimilei, eu nem sabia. Ô mania de generalizar. Você, articulista, sabia que a banda brasileira de metal Sepultura é referência no mundo inteiro? Ah me desculpe, o Brasil nunca assimilou isso e nunca os perdoou...

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    1. Marcos Leão

      Sepultura sepultou Astrud?

    2. Eládio Gomes

      Luxo pra uns, li xo pra outros, meus caros. Talvez a presunção de alguns artistas, articulistas e até comentaristas sejam precisamente os fatores que afastam nós, meros mortais, do gosto musical elevado que vocês julgam ter. Como cantava uma bela cantora que optou por ficar no Brasil mesmo: não quero luxo nem li xo, quero saúde pra go zar no final.

    3. Eládio Gomes

      Os comentários abaixo apenas corroboram minha última frase...luxo pra uns, lixo pra outros. Não é questão de assimilar ou ter ranço de quem faz sucesso fora.

    4. Luiz Walter Corsetti Doederlein

      Estamos falando de música. Astrud é isto, Sepultura sabe deus...

    5. Leão Machado Neto

      Banda Sepultura? Ruy Castro está falando de músicas brasileiras e de músicas de uma beleza indescritível. Sepultura é o lixo dos lixos!

  25. João Aris Kouyoumdjian

    Cresci na adolescência com a Bossa Nova. Tenho o LP Getz/Gilberto e ouvi até furar, como se dizia. Ela também me cativou e senti a perda. Essa era de ouro da música brasileira no Rio de Janeiro, será comparada a era Villa-Lobos. Tom Jobim era o condutor da máquina com João Gilberto na primeira classe.

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  26. Rubem Mendes de Oliveira

    ...os quais sempre tiveram público e lançaram discos que eventualmente nunca foram lançados no Brasil. Eu incluiria nesse grupo inclusive artistas como Milton Nascimento, por exemplo. No âmbito da música erudita, não dá para esquecer o enorme sucesso nos EUA da pianista Guiomar Novaes e da soprano Bidu Sayão.

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  27. Rubem Mendes de Oliveira

    Caro Ruy, acredito que esse fenômeno tão bem descrito pelo maestro Jobim estava relacionado à influência da militância da UNE e dos Centros Populares de Cultura, que achavam que a cultura brasileira tinha de estar relacionada às reformas de base e à revolução socialista. Os temas da Bossa Nova eram vistos, por essa gente bizarra, como alienados e favoráveis aos imperialistas malvadões... Mas eu lembraria o bom número de músicos brasileiros que lançaram discos nos EUA, a maioria instrumentistas..

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    1. Luiz Walter Corsetti Doederlein

      Rubens, você não deve ter vivido essa época. A bossa-nova era reverenciada pela juventude esclarecida.

  28. Otávio Oliveira

    Cara me desculpe o desconhecimento, mas além de não ter nascido na época da Bossa Nova embora conheça alguns astros como Tom, Vinicius, João Gilberto, os irmãos Valle etc.. que se destacaram com este movimento, não a conhecia , mas para não dizer que nem sabia existência de Astrud Gilberto, estranho saber que fez sucesso com o gênero nos EUA eh ao mesmo tempo foi "escondida" dos brasileiros por aqui....

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  29. raul neto

    Tinha dupla nacionalidade, portanto pode ser chamada de artista brasileira.

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  30. Eugênia Rodrigues

    Carmen Miranda era portuguesa.

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  31. Eugênia Rodrigues

    Carmen Miranda era portuguesa.

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    1. Roberto Odier Masteck Correia

      Carmen Miranda foi criada no Brasil desde criança.

    2. Caio Milani

      Nasceu em Portugal e escolheu ser brasileira . Simples assim.

  32. Hernandez Piras

    Astrud Gilberto era uma sereia. Se não soubemos apreciá-la como merecia, pior para nós.

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  33. Geraldo da Silva

    A Bossa Nova nasceu em Ipanema e morou em Ipanema enquanto durou. Pelo Brasil afora só era conhecida e apreciada por uns poucos classe A. Tiro isso por mim: sou de uma cidade do sertão, onde só se ouvia Nelson Gonçalves, Altemar Dutra, Orlando Dias e outros desse gênero. Só tomei conhecimento da BN quando vim estudar na Capital. A BN tem um ritmo muito bom (jazz), um balanço agradável. A tal Garota tem uma melodia linda, mas a letrinha do Vinícius é de doer.

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    1. HERBERT LUIZ BRAGA FERREIRA

      Seu Eládio, que prwconceito tolo! Sou branco, classe média, brasileiro, e louco por música. Ouco de Jobim a Cartola, de Edu Lobo a Candeia, de Chico a Macalé e Caetano, de Bach a Debussy, sem esquecer Ella Fitzgerald e Nina Simone. Preconceito com música? Jamais!

    2. Eládio Gomes

      Assim como quem acha elegante alguns versos tolos, só porque escritos por bon vivants ricos da decada de 60, jamais alcançará a pureza dos versos de um Cartola. Pudera, são versos de quem nunca teve tempo livre para observar loiras em beirada de praia da zona sul carioca

    3. Hernandez Piras

      Quem acha Sepultura o máximo terá mesmo muita dificuldade em assimilar a beleza elegante de "Garota de Ipanema". Nada mais natural.

    4. Eládio Gomes

      A letra e a melodia são uma droga, isso sim. Uma das coisas mais chatas já produzidas por artistas brasileiros. Não digo o mesmo da bossa nova, que é um ritmo bem agradável, mas essa tal Garota de Ipanema é um porre.

    5. Joseberto R Cruz

      Letrinha do Vinicius? Como assim? A letra é perfeita. A poesia descreve com simplicidade a cena cotidiana, do ponto de vista do expectador que se prosta no entorno da praia, e é surpreendido pela aproximação de uma banhista, cujo charme lhe é irresistível, e ele declara isso ao mundo, e compara aquela visão externa à aridez do seu coração praiano, cujo sentimento é uma onda que nunca acontece, mas se vê materializada naquela visão... tome uma gelada e sonhe, de preferência à beira mar, amigo..

  34. RICARDO BATISTA

    E que voz aveludada! Interpretação sutil, presença solar, belo rosto e um jeito tímido, como os americanos poderiam resistir? Pena que o Stan a passou pra trás. Os últimos meses têm sido difíceis : Gal, Rita, Tina, e agora a Astrud.

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  35. Adelcio Souza

    Excelente análise!

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  36. ISAIAS DA SILVA

    Sepultura do Brasil!

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  37. paul constantinides

    e por falar em estilo, q tal um viva para a Gisele Bundchen?

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    1. Eládio Gomes

      Take it easy, Paul. Para algumas almas elevadas, cultura é apenas aquilo de que gostam. Quanta pretensão...

    2. paul constantinides

      bem se vc não entende que moda seja cultura. paciencia. ps. este frase usei para completar meu comentário anterior, devido a falta de espaco. quis lembrar que nem tudo q faz sucesso no exterior é execrado aqui.

    3. Luiz Walter Corsetti Doederlein

      Paul, a Gisele é um charme, mas estamos falando de cultura...

  38. paul constantinides

    concordo que há uma verdade qdo diz q quem faz sucesso nos EUA não é bem visto aqui, algumas vezes me pergunto vendo a obra de um Antonio Adolfo, por exemplo. Mas há um outro lado quem não pode deixar de ser observado, o que dizer de uma banda como o Sepultura, que tem fãs lá nos EUA e aqui tbm, isto até aumenta o prestigio da banda, assim o mesmo ocorre, um tanto diferente, mas ocorre, com a Anitta. Musicalmente são diferentes de tudo o q vc citou ai, mas é musica tbm, seja lá o estilo,

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    1. ISAIAS DA SILVA

      Como berram Max e Derrick: Sepultura do Brasil!

  39. Jocimar Bruno dos Santos

    No mínimo, estranho. Creio que seja o contrário. A artista é que não se identificava com o Brasil. Já nasceu alemã, estadunidense etc. Há inúmeros artistas brasileiros consagrados no exterior e que permanecem fazendo sucesso no Brasil, pois esses verdadeiramente se identificam com os brasileiros e os costumes do País de origem.

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    1. Marie Santos

      Mantenho o disse. Azar o seu.

    2. Marie Santos

      Mantenho o disse. Azar o seu.

    3. Jocimar Bruno dos Santos

      Marie Santos, o que você escreve é a síntese da arrogância, a personificação da mente elitista. Se a artista cantou em inglês, francês ou hebraico, nada disso altera a imagem dela perante o público brasileiro, assim como o marido dela.

    4. Hernandez Piras

      Meu Deus: quanto preconceito!

    5. Marie Santos

      Quanta bobagem por centímetro quadrado. Astrud se fez ouvir em português nos EUA numa época em que isso era impensável. Tb gravou em inglês, mas julgar q ela não se identificava com o Brasil só por causa do nome... Sem comentários.

  40. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    "Para nós, aqui, tanto faz: se um brasileiro estoura nos EUA, não pode ser perdoado." Caro Ruy Castro, acredito que o sentimento ou ressentimento que se relaciona a esta sua frase está mais calcado no recalque germe de uma indiferença ou ignorância pragmática. Mas pode ter certeza, nem precisa fazer sucesso ou vender milhões nos EUA para ser "ignorado" e pouco considerado. Basta querer realizar um sonho pouco comum, aqui mesmo na sua terra, como álbum de música profissional, por exemplo. (Sigo)

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  41. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Não espere reconhecimento ou muito menos... audiência. Mas pode esperar muitas "frechadas". E saiba... as de pertinho, aquelas ali do vizinho, do "amigo", dos "parentes", dos chegados, são as que doem mais, porque são mais venenosas com a "estricnina", sabem onde dói mesmo, e não erram o alvo na "táubua" do "Tiro ao Ãlvaro", que o Adoniran elucidou e que a Elis eternizou. A Bossa Nova é F... viu! Por isso que a Astrud ficou na Filadélfia.

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  42. Miguel Gossn

    Belíssima homenagem, Ruy. Aliás, estava mesmo esperando um texto seu sobre a magnífica Astrud.

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  43. paulo werner

    Agradar aos americanos é critério que contrange a sensibilidade brasileira? Não ter feito sucesso aqui depõe contra alguém? Eu, hein?

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    1. Eládio Gomes

      Na mosca! Quer homenagear a amiga falecida, não nos meta nisso. Mania besta, sô.

  44. Roberto Gomes

    Tom Jobim foi profético quando disse que o Brasil não gostava dele. Muitos que lerão as linhas de Ruy Castro hoje devem se perguntar: Astrud quem? Sergio quem? E possivelmente se fariam as mesmas perguntas sobre Egberto Gismonti, Smetak, Uakti e muitos outros artistas brasileiros brilhantes e "desconhecidos".

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    1. Marie Santos

      Duas falas antológicas do Tom: Sucesso no Brasil é uma ofensa pessoal; e (comparando Brasil e EUA): Lá é bom, mas é uma m*erda; aqui é uma m*erda, mas é tão bom...

    2. Leão Machado Neto

      Acho que Jobim exagerou na dose. Em minha opinião ele é unanimidade fora e aqui. Sinatra o considerava o maior compositor de sua época. Tenho um dileto amigo francês que certa vez me disse que não conhecia nenhuma música dele que não fosse maravilhosa. Tenho centenas de conhecidos brasileiros que são fans de carteirinha de Tom Jobim. Penso que junto com Cole Porter e George Gershwin ele forma uma tríade imbatível.

  45. Marcus Acquaviva

    A verdadeira Garota de Ipanema ser vaiada no Rio. Pois é.

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