Deirdre Nansen McCloskey > Meu herói escocês, Adam Smith Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Smith não usava a palavra 'capitalismo' para o sistema econômico que descrevia. Até porque embora tentasse dar conta da economia como um sistema, não tinha a ambição de algo rigoroso como a fÃsica de Newton. Já a ideia de capitalismo é mais ambiciosa, e de certo modo pressupõe o socialismo, pois se o sistema econômico tem uma lógica cientÃfica, ele pode ser controlado como uma grande máquina. Só que não.
E conto? Tá. Smith não era contra escravidão nas colônias, Locke lucrava com escravos, Tocheville pedia pressa no extermÃnio indÃgena executado orgulhosamente pelos pais da Constit. Americana. Liberais apoiaram apartheid, Tatcher odiava Mandela. Ditaduras na A.LatinaÂ…
E continuam fomentando guerras na Ãfrica para obter seus minerais valiosos para produzir eletrônicos, carros elétricos e outras maravilhas contemporâneas.
Eu sinto que a esquerda brasileira é ainda muito autoritária - a direita, bolsonarista, também é - eu realmente acredito que querem o melhor para a população mas com a receita errada: querem que o Brasil se torne uma Suécia ou Croácia, mas querem copiar o modelo econômico da Venezuela ou BolÃvia. O Brasil precisa de polÃticas sociais fortÃssimas, saúde, educação, emprego de qualidade, mas só conseguirá prosperar através do Liberalismo, como todas as nações ricas. O Socialismo é um fracasso!
Só falta combinar com os liberais do mundo real, que são contra polÃticas sociais fortes, saúde, educação e emprego de qualidade, e tentam transformar o Brasil numa economia igual a da BolÃvia ou Venezuela, extrativista, com salário de fome, mão de obra semiescravizada, altos benefÃcios para poucos, inclusive os próprios manda-chuvas que roubam terras da união. Liberalismo é que nem prÃncipe, só é bonito nos livros de conto da carochinha.
gostaria que o haddad do alto da sua empáfia lesse o ultimo parágrafo deste texto
Rapaz, a quantidade de ignorância eh tanta nos comentários que eh de se espantar. Reflete a bolha atual dos assinantes da folha. Confundem artigo de opinião com matéria. Não fazem nem ideia de quem seja a autora. Não entendem semântica básica. Faltaram na aula de interpretação de texto. Não sabem o que eh liberalismo. Espantoso.
E chegou o Cláudio para em um comentário superar a soma de todos os demais.
São uns bárbaros, bolsonaristas com sinal trocado.
Aqui no Brasil, polÃticos de esquerda ou direita obram antes de pensar e não pensam depois que obraram. Um imenso WC, além disso, não dão descarga e ainda roubam o papel higiênico e o papel toalha e o sabonete se houver. E se a torneira não for automática, não fecham ela. Algumas usuárias não embrulham o absorvente e ambos os sexos parecem que tentam acertar o lado de fora da lixeira. E ainda chamam a coisa de banheiro...
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Presunção da insignificante. Enriqueceu o chilie? Um dos paÃses mais desiguais do mundo onde cinquenta por cento da economia é extrativismo mineral puro e simples. Nunca teve industria. Um pais a não ser seguido. Muito liberais os alunos de chicago. Aderiram a um tirano- isthupidu- para testar hipótese e falharam miseravelmente. Kill me now. Não renovarei.
O texto vai do nada até lugar nenhum com passagens "religiosas" e estranhas. Uma loucura conservadora ornada com erudição inconsistente. Não serve pra nada esta matéria. Mais irritado ainda com a campanha publicitária da FSP que alega que é capaz de furar a bolha. Esta matéria é a bolha em pessoa.
"Arnold Harberger não receberá o Nobel que merece porque seus alunos, e os meus, enriqueceram o Chile sob Pinochet." Como pode caber tanta empáfia, pretensão, desdém e e desprezo pela vida humana em uma única frase? Please, Mrs McCloskey, deixe a alma de Adam Smith em paz...
Narciso acha feio o que não é espelho
Os juros caÃram ainda mais, saiu hoje, menos de quatro, o que era o maior juros do mundo subiu. A folha vergonhosamente eeeesqueceu de colocar uma manchete sobre isto. Por coincidência, o dono da folha, bilionário banqueiro, 11 mais rico do Brasil, enche o bolso com juros.
Ops, a inflação caiu.
Novamente, Dona Deirdre vêm jogar ketchup no caviar filosófico ( com a licença e homenagem ao Jabor ). Só pode ser funcionária do Depto. de Estado, para insistir tanto e tão monótonamente na defesa do liberalismo. Vêm no pacote, goela a baixo, juntamente com o Ross...
O Chile que ela fala é aquele paÃs onde idosos se matam por não terem uma aposentadoria que possa bancar o básico da alimentação? Não "enriqueçam" mais ninguém, por favor.
Não meu caro. O Chile de que fala essa Sra. é aquele anterior - bem anterior - ao nosso ex ministro da econômia dar seus pitacos por lá.
Todas as nações ricas do mundo seguem as ideias de Adam Smith. Quem contraria suas teses vive em crise de investimentos e de falta de empregos produtivos. As nações ricas só tem a agradecer a esse pensador que nasceu há 300 anos.
Perfeito.
não receberá o Nobel que merece porque seus alunos, e os meus, enriqueceram o Chile. Sob Pinochet. Não necessita melhor argumento para demonstrar o quanto é peverso este teu neoliberalismo associado ao que foi de pior naquela nação. No Brasil, não será diferente, aguardemos os proximos vinte e anos e a crise do aposentados se abaterá sobre nós, como no Chile.
Enriqueceram o Chile (?) ou enriqueceram NO Chile? De qualquer forma conhecemos o legado dos Chicago boys. Nada até agora e sobretudo hoje em dia que possa sequer se aproximar do "estado de bem estar social", que pouco durou.
Só porque os alunos foram testar as fracassadas teses liberais com o sanguinário torturador Pinochet? Pinochet combina tanto com teses liberais. Guedes, que também estudou na mal afamada U. Chicago e trabalhou no Chile de Pinochet, depois encontrou outro pior que Pinochet, inclusive matou mais que o Pinochet, foram mais de 700 mil mortos com o monstro das joias. Por fim deixou seu pupilo, Campos neto Paraiso, impor o maior juros do mundo, um liberal a serviço dos bilionários.
Puxa vida Felipe, bom se eu conseguisse em poucas linhas dizer. Não existem somente duas opções, mas o socialismo Sueco que levou o páÃs da miséria absoluta ao auge, seria um bom exemplo. A própria China tem uma evolução a ser estudada, de 3 páÃs mais pobre do mundo em 49, se tornou a maior economia do mundo em paridade de compra. Lá os bancos do estado fomentam a economia, capitalismo industrial, diferente do capitalismo financeiro americano e brasileiro, que é paras. Estudar China, não copiar.
Gilberto, existem problemas no modelo econômico chileno. Mas você propõe qual modelo econômico, o Socialismo?
Como é que a folha dá espaço pra isto, já não bastava o VinÃcius?
Sou liberal e, como a colunista, admiro muito Adam Smith, mas os artigos desta coluna são sempre tão rasos! Música clássica é totalitária, rock é liberal e tantas outras bobagens que dá saudade de Roberto Campos, que não se permitia estas simplificações infantis. E a tendência dis escoceses pela "socialismo" só existe na mente de gente estreita: o Welfare State não é sinônimo de socialismo.
Welfare State.
Mas a esquerda brasileira, deseja Welfare Até (urgente num paÃs de tanto mal estar social) ou tem sanhas autoritárias?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Deirdre Nansen McCloskey > Meu herói escocês, Adam Smith Voltar
Comente este texto