Conrado Hübner Mendes > Zanin, só não vá cair no canto do sereio Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O único ser pensante e independente do meio jurÃdico. Pelo menos o único que escreve. Parabéns. Não me apetece pessoalmente a questão da diversidade obrigatória no Judiciário de base, formado por concursados. Mas no STF, é um quesito importante, real, efetivo.
Professor, tu és uma "fera"! Ótimo! Mas, vamos ser sinceros: perdeu a "graça" ser indicado para compor o nosso STF, né? Deixou de ter sua importância, valor, expressão, significado para a sociedade, etc. O ego dos "apadrinhados" tornou-se inútil, frio, vazio. Lembro-me de quando jovem, e já se foram 60 anos, decorava os nomes dos ministros dessa honrada "Casa", e de tantas outras, como proposta para formação profissional futura. Deu tudo certo. Mas, agora a "coisa está feia". Triste!
Pelo que vejo não sobra ninguém, nem a imprensa, nem as celebridades da magistratura, nem ex-ministros... apenas a diversidade a todo custo, mas isso não se constitui em mecanismo de seleção, tanto mais quanto menos institucional. São problemas práticos a resolver professor, não dá para ficar viajando na maionese. Dado o sistema de escolha de ministros atual, data vênia professor, Zanin é um nome excelente.
Do Zanin, nada sei. Mas percebe-se que o Conrado daria um excelente ministro.
Perfeito. O desanimador é que os lados não veem que tão absurdo como indicar André Mendonça por ser amigo do PR é indicar Zanin como amigo do PR atual. Mesmo esse quando candidato ter escancarado que nunca faria indicação pessoal. Mas treino é treino, jogo é jogo.
Muito bem! Canto do sereio, todos caem, com certeza, vc mm disse, por insegurança ou solidão!!! Tantas indicações pessoais feitas por presidentes populistas com caprichos do mal e vingança.
Parabéns pela análise da nossa democracia manca!
Qual é, Conrado. Você não deu o benefÃcio da dúvida quando o André Mendonça e o Nune Marques foram indicados; não precisava, afinal o motivo das escolhas não foi nada republicano. Nós sabÃamos disso. O mesmo se repete aqui. Não adianta dar uma de John Lennon agora.
Escandalosamente realista. Há muito as indicações são meramente de cunho pessoal. Assim, os verdadeiros juristas ficam de fora.
Você está sugerindo censura, Maltivani? Tenha paciência!
Garantir, ninguém pode. Mas Zanin tem uma boa formação (moral e jurÃdica) e todos os instrumentos necessários para que "não vá cair no canto do sereio". Vamos aguardar.
Zanin (como a Janja) comprou Lula ON na baixa. Agora fatura bons dividendos. Isso à s vezes acontece no mercado de ações e é muito bom. Mas mais difÃcil ainda é saber a hora de vender, antes que a ação desabe.
O mais absurdo de tudo isso em minha opinião é ex ministro poder advogar após aposentado e imediatamente. Tem 100 anos de idade, muito rico, e evidentemente vai vender sua influência no STF aos clientes, Brasil o paÃs das togas, fardas e da impunidade!
“Essa coisa tão minha, que não quero repartir” poderia ser letra de música da Bossa Nova, mas é a perfeita descrição do futuro ministro do STF dada pelo próprio Lula. O Ministro Mendonça é o terrivelmente evangélico, na descrição de seu criador Bolsonaro. O Ministro Zanin será eternamente essa coisa tão do Lula que ele não divide com ninguém. Mas a descrição é muito longa. Para simplificar, poderÃamos chamá-lo de “coisinha do Lula”?
A preocupação é justa. No entanto, me incomoda o termo 'antilava-jatistas', pois nos passa a impressão de que a reflexão do Professor logo chegará ao malfadado termo 'revanchismo'. Tanto na esfera militar quanto na judicial ou qualquer outra, funcionários públicos que cometem crimes no exercÃcio de suas funções, devem ser punidos na forma da CF. Está mais do que escancarado o uso criminal das funções dos ditos-cujos. Encarar essa anomalia é um dever do Judiciário, sem 'anistia'. Lembre 1964.
No fetiche da classe média, o que é um juiz bom? Um juiz que tenha coragem de ser um liberal. Liberal em quê? Em todos os sentidos. O jornalismo se afasta deste ideal? Basta abrir a folha de SP.
Fica a dúvida se é bom o juiz assumir lados.
Não é nada bom. O único lado que o juiz pode assumir é o da imparcialidade; tem que decidir de acordo com a lei e a prova dos autos.
Espero que seja um magistrado garantista e defensor ferrenho da constituição assim como atuou nas defesas de seus clientes o resto é perfume.
A atuação de Zanin na defesa de Lula foi notável. Ele é um dos responsáveis por ainda vivermos em um regime democrático. De certa forma salvou o STF. No processo, Lula o conheceu de verdade e confia nele. A luta por igualdade não é uma corrida de 100 metros, é uma maratona. Acho que Zanin é uma opção segura que pavimenta o caminho para essa maratona.
Impagável a nova classificação dos juÃzes da corte suprema apresentada pelo articulista: juiz bibelô, juiz coroinha, juiz lorde inglês e juiz coragem. ImpossÃvel não tentar encaixar os atuais juÃzes nas categorias acima. E, apesar do sereio de Lisboa, sonhemos com o juiz-coragem.
Sim, sonhar não custa - que seja o do último parágrafo!
Os motivos da indicação, permite pensar que será o pior exemplo! A não ser que alguém confisque o telefone dele, ficando impedido de receber ligação do Lulad!
Vamos sonhar!
Professor preciso e cortante, humano e sensÃvel, como sempre! Renova minhas modestÃssimas esperanças em Banânia!
Brilhante, como sempre!
Tem um Zanin melhor ainda...
Há mulheres brilhantes na advocacia e no judiciário, nas universidades, e é vergonhoso que estejam sendo ignoradas. O obscurantismo e machismo deste paÃs cada vez mais evidentes. Temos menos congressistas mulheres que os paÃses islâmicos. Vamos sonhar com o último zanin.
Marco Santo (sic). Que tal vc nos ilustrar com seus conhecimentos históricos? E não, não sou do Psol. Porque a única coisa que vc ilustrou é o machismo…histórico.
Obscurantismo kkkk... Como estudar história faz falta na vida das pessoas, falta de noção do tempo de evolução social, porque na lacrolândia o cancelamento é em horas, e ai esquecem que na vida real as conquistas e o progresso levam décadas para se estabelecer na mente do povo. Fraca Maria, muito fraca. Tu é do PSOL? Deve ser.
Grande artigo! Só não é espetacular pelos cacoetes progressistas do colunista. A questão da diversidade que ele sugere é uma falácia. Sim, diversidade é positiva, produz inteligência e tal, mas a diversidade que produz isso é a de ideias, de pensamento, não a fenotÃpica, como é do agrado do articulista. Por fim, juiz tem que julgar de olho na lei, não nas causas de estimação como pleiteia o último parágrafo. Fora esses dois pontos, irretocável
Ser mulher em um ambiente machista ou negro em um paÃs racista conduz a experiências próprias, que nenhum homem branco hetero compreenderá integralmente. Então você está errado em supor que pode haver uma significativa diversidade de ideias em um ambiente socialmente homogêneo.
Prof., tudo bem que a nomeação foi degenerada, mas há de convir que no jogo polÃtico, e pelo momento traumático, não se pode dar a outra face ignorando as nomeações escancaradas e vergonhosas do governo anterior. É o freio e o contrapeso do executivo!
Prof. Conrado, insisto que uma das melhores indicações ao STF seria a de vossa pessoa, ou para contribuir com a diversidade aqui sugerida, alguém que você indicasse, pois conhece os magistrados como poucos.
Concordo.
Zanin vai ao STF como integrante do projeto de poder do PT. Já enriqueceu com essa relação, e seu quinhão vai aumentar com a nova posição.
Todo o espectro da direita brasileira tem direito a um projeto de poder, mas qualquer espectro da esquerda a desejar o mesmo é logo visto como algo a ser combatido. Isso mostra a cara da polÃtica brasileira e seus seguidores, preferem mesmo a continuidade da exclusãoÂ…
A indicação de Zani é prova cabal que a corrupção venceu!E o judiciário Brasileiro ,na esmagadora maioria dos casos,continuará prendendo preto,pobre e prostitutas !
A culpa é do seu tataratataravô que descobriu o Brasil
Zanin é habilidoso em processo penal. Demonstrou isso com cobertura de imprensa. Deu sorte, soube aproveitá-la porque tem a habilidade de fazer seu ofÃcio de forma rápida e convincente. Conrado é hiperbólico, outro tipo de voz do ofÃcio. Tem o decano, veio da polÃtica, a constituição é produto da polÃtica, orna (Zanin não, é penal!). Tem outras vozes. Ouvir o conjunto tende a produzir soluções mais justas, vovó dizia...
(cont. dois) É uma corte, tem seus defeitos e qualidades. Está sob ataque e isto foi agudo no oito de Janeiro - Foi o poder mais visado, tinham nomes. "E agora, Supremo?" não vi em manchetes e deviam. O julgamento público mudou? O que fazer pra mudar pra melhor? Precisa e merece mostrar que serviços nos proporcionam.
(cont.) Esse "tá tudo errado!" do Conrado não ajuda a me sentir seguro com a Corporação, tenho certeza não ser este seu intento, ele vive disto. O trabalho do Zanin, aposto por outro lado, deixou muita gente 'segura' em superar a morosidade da Justiça, um mal histórico e crônico da Corporação. O decano tem conduções memoráveis, que estabilizaram a corte máxima da Corporação em ocasiões chave.
Acho superficiais os critério de cor, sexo, pois parece ser para fotografia e a função não para aÃ. Na Corte dos Estados Unidos há um Republicano, negro, que fica muito bem na foto. Há garantias? Nomes, desempenho, sempre fiquei intrigado de um Marcio Thomaz Bastos não encaixar ali. De onde vem essas estrelas? Porquê são estrelas? Estrelas dificilmente são discretas. Discrição, é pacÃfico, é desejável em um Ministro - falar nos autos. Tem melhorado isto.
O que não se entende é um jurisconsulto do calibre do Dr. Zanin, com demanda de milhões, se submeter a ganhar salário de quarenta ou cinquenta mil reais. Só não vai poder assinar, né? trabalhei com um delegado "calça-curta" que na verdade era suplente de delegado em exercÃcio. O que ocorria é que ele pedia a outro suplente fora do cargo para assinar a frequência do carcereiro, pois ele como agente fiscal da fazenda, não poderia servir a duas secretarias de estado.
Sempre bom lembrar que o único nordestino no STF foi indicado pelo Boslonaro
Em atividade no momento. O nordestino Ayres Brito, de Sergipe, foi nomeado por Lula.
O critério foi a subserviência não a origem.
O Gabinete dos bloguinhos do petê está atuante nesta página de comentários... até fede
E como cheira o bloquinho dos vergados chorões da direita brasileira?
Tenho uma dúvida: Marco Antônio bebeu demais ou fumou um baseado ? Sugiro ligar o cérebro antes de escrever ou falar essas asneiras.
Toda vez que eu ouço ou que eu escuto o Conradinho eu só vejo uma criança utopista com chilique. Continue em Nárnia escrevendo pra sua bolha Conradinho, está no caminho 'serto'.
Prefiro Nárnia a Gilead, prefiro discutir utopia a me vergar ao discurso neoliberal emitido pela falsa elite nacional…
Marco Santo, qual o Zenin que você espera?
É, ter cérebro as vezes é confundido com "espinha flexÃvel", mas não dá pra esperar muito raciocÃnio ou realismo de quem acha Conradinho "corajoso". Continuem em Nárnia, porque no planeta Terra eu conheço um incrÃvel número de zero paÃses que se enquandram no perfil de vocês.
Já eu, ao ler seu comentário, vejo um sujeito com a espinha dorsal flexÃvel demais e que não gosta de quem a tem mais forte (e corajosa).
Professor, todos nós brasileiros que defendemos a democracia e uma pauta progressista, esperamos o melhor do Cristiano Zanin. Vibrações positivas.
Conrado Hubner está com invejinha de jamais poder conquistar uma sonhada vaga no STF tendo que se contentar a lamber botas ! Por quê não fez o mesmo manifesto com a nomeação do agora Min. André Mendonça, o cristão amigo Ãntimo da familia do miliciano ? Ora ora....
Amiga, ele fez manifesto contra a nomeação André Mendonça ;)
Caro prof. Conrado H. Mendes mais um artigo muito esclarecedor das mazelas que afetam nossa suprema corte,mas o último Zanin do seu texto será o mais improvável.
Cuidado, este jornal está veiculando propaganda de empresa que está lesando milhares de pessoas no Brasil. Chama-se Mais Volumes, e está em todas as áreas de comentários. Cuidado!!! Este jornal não zela pela integridade moral e financeira de seus assinantes. Vou cancelar minha assinatura.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Conrado Hübner Mendes > Zanin, só não vá cair no canto do sereio Voltar
Comente este texto