Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luiz Walter Corsetti Doederlein

    Porque ninguém fez escândalo quando o Collor nomeou seu primo, jurista inexpressivo, para o STF? Ou quando o FHC nomeou o Gilmar Mendes, da sua curriola do Planalto que engavetavam tudo que fosse contra o governo? Ou quando o Temer nomeou Moraes, seu ex-secretário de absoluta confiança? Ou quando o Bozo nomeou um jurista de segundo escalão e um péssimo ex-ministro?

    Responda
  2. Daniel Rego

    Bom texto. Mas o problema é, também, sobre Zanin. Sobre sua falta de estatura jurídica para o cargo. Posso ser idealista, mas imagino que a suprema corte deva ser povoado por juristas respeitados e com produção técnica e intelectual de monta. Mulheres e homens reconhecidas pelos seus pares como detentoras de um profundo conhecimento interdisciplinar e da capacidade de criar teses e proferir ideias relevantes para a sociedade. Não um advogado que, tendo seus méritos, é um advogado: não um jurista

    Responda
  3. Leila de oliveira

    Lula fez o que deveria ser feito. Para além da questão das cotas, há a da luta contra a ascensão do fascismo.

    Responda
  4. Artur Carmel

    "ministro adequado" é ótimo....

    Responda
  5. José Carlos Rodrigues da Silva Lara

    Cara você fica aí posando de isento, mas no fundo o problema é com o Lula, as duas mulheres que estão no STF foram indicadas pelos governos de Lula e Dilma, então o problema é contra o Lula.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Sendo ou não, o lula, por si só, é um problema. Este país oscila entre o patético e o ridículo por conta de lula, que elegeu o bozo, e por conta do bozo, que elegeu o lula. Houvesse um mínimo de responsabilidade cívica em lula, encabeçaria campanha de esclarecimento e instrução quanto ao voto e eleição dos legisladores, que é, talvez, o maior problema do país. Mas soberba e egoismo não se harmonizam a isso.

  6. José Carlos Rodrigues da Silva Lara

    Realmente não é sobre Zanin, é sobre Lula. Bolsonaro nomeou dois ministros que ele quis, um terrivelmente envangélico e o outro um pau mandado, e não vi nenhum analista da folha, criticar. E ainda vem esse imbecil dizer que não é sobre Zanin. Os governos do PT optou por nomear os Procuradores pela lista tríplice e se deu mal. Vai cair de novo na mesma esparrela, só se for muito idiota, como o analista que assina a matéria.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Então o incorreto de autoria alheia faz com que seja correto qualquer coisa a partir de então ?

    2. Neli de Faria

      O terrivelmente evangélico é Doutor em Direito, inclusive tem curso no exterior,professor universitário passou num dificílimo concurso público . O outro foi desembargador, como Lewandovisk. Antes de criticar um ministro, veja os currículos.Aprendi em minha longa vida que quem xinga ao escrever ou não conhece a língua portuguesa ou não sabe fundamentar.

  7. ROSENILDO GOMES FERREIRA

    A rigor, a única unanimidade na política e nas elites econômicas é a demofobia e a promoção do racismo institucional. Aliás, tem um "singela" diferença, sim: alguns são extremamente misóginos!

    Responda
  8. annibal lacerda margon

    O que interessa ao mandatário mor é o compadrio, onde se pode telefonar a qualquer hora do dia e da noite.

    Responda
  9. Helano Timbó

    Artigo adequado. O compadrio não tem ideologia.

    Responda
  10. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Lembra de Joaquim ?

    Responda
  11. Neli de Faria

    Lula, no Debate da Globo, empostou a voz, como um Estadista e disse que não iria nomear amigos para o STF. Agora,voltou ao que nunca deixou de ser: oportunista, só pensa em si mesmo e em seu projeto pessoal de poder. Um estadista nomearia pensando no País, no Futuro da Instituição, o STF,que é, eterno, o Ser humano não. Lula ganhou a eleição com os votos também dos ambientalistas. Nunca nem por sonho pensei em votar para ele. Votei por minhas crianças da Fauna e da Flora...

    Responda
  12. Orasil coelho pina

    A Censura ainda está analisando meu texto, que vergonha Folha! Só pedi concurso público para cargos nos Tribunais de Contas e do Judiciário, onde estão as tais palavras impublicáveis!

    Responda
  13. Orasil coelho pina

    Concurso público já para todos os cargos de Tribunais de Contas e de todas as instâncias do judiciário! A Monarquia acabou, graças de Deus, em 1.889! Para os políticos ficam os cargos eletivos!

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      A monarquia não acabou. Apenas passou a ter eleição para a escolha do monarca com mandato de prazo certo. De resto, tudo é igual.

  14. ANDR ELIAS DO PRADO

    Um país predominantemente negro que vota em brancos, se quer deu a oportunidade de eleger prefeitos, governadores e parlamentares negros como maioria, reflete justamente o governo que escolhe. Acho que seria muito mais eficiente o estímulo a movimentos negros e a conscientização disto na população, do que simplesmente acreditar que o espaço venha apenas pela canetada. Ilusória a colocação do autor

    Responda
  15. ANDR ELIAS DO PRADO

    Como definir o governo Lula na questão que envolve a diversidade social?? Um governo que nomeou mulheres, foram pelo menos 11, entre negros, indígena, bem como contemplou pessoas de diversas regiões do Brasil, inclusive nordestinos, no comando dos ministérios. Sendo assim, não vejo qual o erro de não escolher uma pessoa de sua confiança, preparada tecnicamente, com conhecimento jurídico notório como ministro da justiça. Não sejamos injustos

    Responda
  16. Mario Rudolf

    Sem o dr Zanin, o Lula continuaria preso. As diversidades terão outras oportunidades para chegarem ao Judiciário. Quando chegarem, não sei se o Brasil será mais justo.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Um estadista pensa no Futuro do País, um Oportunista pensa apenas em si próprio. O STF não é local para retribuir favores.

    2. Luís Cardoso

      A nova versão do "a gente compra na volta". Pelo que consta o escritório do Zanin foi muito bem remunerado para defender o Lula e fez um excelente trabalho. E seu trabalho teve a colaboração de dezenas de outros advogados externos tbém. Mas não vi seus argumentos para rebater o missivista.

  17. márcia corrêa

    Perfeito, Thiago, vc sintetizou muito bem! Não adianta fazer de conta que raça e gênero não importam em um país como o Brasil, grandemente mestiço e predominantemente feminino. Por mais diversa e igualitária seja a visão de um homem branco a respeito das injustiças brasileiras, em nada se compara a quem vive o dia a dia delas e paga com o próprio suor para vencer neste país tão desigual !

    Responda
  18. RODRIGO BRAGA DA ROCHA VILLA VERDE

    Que artiginho! Francamente com yodos esse titylos escreve tantas bacoradas!

    Responda
  19. Moezio Martins dos Santos

    A escolha e pessoal do Presidente da República e não tem nada haver com gênero ou raça nem tão pouco com igualdade. Em qual profissão, parlamento, religião, ou qualquer coisa no mundo existe essa igualdade? Em nenhum lugar do mundo! E por que aqui tem que ser diferente? Entre os mais ricos do Brasil existe essa igualdade? Vamos deixa de cinismo e querer manobrar o Governo como o Congresso quer fazer. Temos que deixar o governo livre se dar errada a culpa e dele.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não é pessoal, mas institucional. Instrua-se e entenda o básico princípio da impessoalidade que rege - ou deveria reger - administração pública. Interessante vc atribuir cinismo à defesa da impessoalidade no trato do interesse público. Também interessante vc sugerir que eventual erro se expia por mera identificação ou atribuição da culpa, alheio ao inexorável preço que esses erros impMem ao coletivo, e notadamente porque, para lula e entorno, a culpa é sempre dos outros.

    2. Hernandez Piras

      Que bela definição de democracia a sua. Não ficaria nada ruim na boca de um bolsonarista!

  20. Rodrigo Cabral

    Cara indica quem ele quiser. Vamos pro próximo problema.

    Responda
  21. Rodrigo Ribeiro

    Este é o problema de se esvaziar a ideia de meritocracia. Tudo pode ser questionado ao se nomear um branco. O que a lei exige é reputação ilibada e notável saber jurídico. Kassio Nunes é negro. No que ele é melhor que o Zanin?

    Responda
  22. Almir Alves

    E por falar em representação democrática, São Paulo tem a maior população do país e deveria ter mais representantes na Câmara dos Deputados, reforma política é necessária (voto distrital misto). Quanto ao STF, prefiro que o indicado seja garantista e siga o que está na constituição, independente de c ou r, raça, sexo, religião, etc.

    Responda
  23. Geilson Silva

    Tem muito valentão agora que na época do Bozo piava fino com medo do pau-de-arara.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Pelo que sei, nos últimos quatro anos não teve pau-de-arara A Folha foi um jornal, desde o primeiro dia do governo do ex, a ser oposição. .Votei para o lula, e ao digitar o voto, não deletei o senso crítico.Político é para ser criticado e não idolatrado. Os equívocos , que são inúmeros, devem ser sempre apontados. A Folha sempre foi um Jornal a Serviço do Lula.Sou assinante há mais de 30 anos .

  24. Paloma Fonseca

    Isso é observável por qualquer um: há uma distribuição de recursos e oportunidades que não é igualitária na sociedade. Homens brancos de classe média, com aparência de héteros, ocupam a magistratura e equivalentes. Talvez as altas cortes sejam a expressão mais evidente dessa desigualdade em nosso país. Não que me cause comoção a detenção de títulos, cargos, prêmios e posições, eles somente expressam o que se passa pela cabeça do brasileiro médio, nós, o Lula da Silva.

    Responda
  25. Marcos Fonseca

    O jornalismo é igualitário? Deveria ser. Até mais que o STF, lá são 11 vagas e no jornalismo? No jornalismo esportivo e político não há mulheres negras proporcionalmente. Eu ficaria extremamente contente com a competência nos órgãos de Estado pois atingiríamos a equidade mais rapidamente. Quem sabe Zanin não será o voto de minerva da regulamentação dos meios de comunicação?

    Responda
    1. Neli de Faria

      Um estadista pensa no Futuro do País, um Oportunista pensa apenas em si próprio.

  26. José Cardoso

    A 'mulher negra' no STF é o equivalente lulista do 'terrivelmente evangélico' do Jair. É a promessa implícita às bases de cada um. É possível que o Lula faça isso no segunda nomeação. O Bolsonaro também só colocou o Mendonça na segunda vaga.

    Responda
    1. Marcos Fonseca

      Depois de toffoli, barroso, fachin e fux, sinceramente eu tenho medo das escolhas do PT, talvez a solução seja substituir o STF por um ChatGPT com o algoritmo orientado nas eleições.

  27. Milton Fagundes

    Todas as indicações para o Supremo seguiram a mesma lógica. São todas pessoas consideradas confiáveis para quem indica. Não esqueçamos que o Lula já indicou uma mulher e um negro para compor o STF.

    Responda
  28. Alexandre Pereira

    Que tal pessoas íntegras e competentes? Ou seria pedir demais?

    Responda
  29. Marco A Moreira

    Excelente artigo. O presidente não está nem aí para equidade e seu indicado não possui notável saber jurídico. A indicação visa ter mais um amigo no STF- simples assim! Com a saída da Rosa Weber ele deve indicar mais um amigo.

    Responda
  30. Epitacio de Alencar e Silva Neto

    Parei no primeiro erro: o presidente da República não nomeia ministros do STF.

    Responda
    1. Alexandre Avelar

      O parágrafo único do art. 101 da CF/88 diz que "os Ministros do Supremo Tribunal Federal serão nomeados pelo Presidente da República". Não há erro nesta parte do texto. Aliás, o artigo é excelente e expressa uma grande decepção de boa parte do eleitorado e primeira hora de Lula. Mas, tomemos cuidado: a extrema direita nos legou Numes Marques e André Mendonça.

    2. Hernandez Piras

      Nomeia, sim. Mas a escolha deve ser aprovada pelo Senado. Leia a Constituição.

    3. Aristides Silva

      Se não houve revogação do inciso XIV, Art. 84 da CF, nomeia, sim.

    4. Epitacio de Alencar e Silva Neto

      Mostra a nomeação do Zanin.

    5. José Cardoso

      Nomeia sim.

  31. Sergio Siqueira

    Vamos deixar de hipocrisia. Joaquim Barbosa saiu há pouco tempo. Tenho certeza que Lula repetirá o gesto na próxima escolha. Bolsonaro colocou duas excrescências e ninguém disse nada. E o pior , carregando duas Bíblias debaixo do braço para auxiliar o circo.

    Responda
  32. Wilson Rossi

    Que chato que está esse assunto. Outra coisa Dr. Thiago, competência é pressuposto Sim!

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Suspeição também.

  33. Ricardo Nascimento

    Excelente ponto de vista, Thiago Amparo. A toga, expressivamente branca em nosso país, não frenquenta ou frequentou a periferia. Julga sem ter nunca ido lá. E os políticos, sejam de qualquer vertente, escolhem representantes, não ministros.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Você quer dizer que, na realidade, deveríamos ter mais juízes com vivência na periferia no STF? Quantas pessoas, vindo da probreza, de fato, chegam à posições de proeminência em uma única geração? O que estamos falando é da disputa dentro da classe média para cima. Conte outra, camarada, isso de representar a periferia não cola.

  34. Sergio Saraiva

    Caso Lula indicasse Sergio Camargo para o STF, aumentaria a diversidade daquela corte; já se indicasse o padre Lancellotti, seria apenas mais um homem branco.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Ok, racista.

  35. Mauricio Borborema de Medeiros

    A atuação de Zanin na defesa de Lula foi notável. Ele é um dos responsáveis por ainda vivermos em um regime democrático. De certa forma salvou o STF. No processo, Lula o conheceu de verdade e confia nele. A luta por igualdade não é uma corrida de 100 metros, é uma maratona. Acho que Zanin é uma opção segura que pavimenta o caminho para essa maratona.

    Responda
    1. Matheus Crisostomo

      Nossa, preciso urgentemente lavar meus olhos com ácido sulfúrico depois de ler isso. A defesa desse Zanin foi horrível, ele só dizia que Lula não sabia de nada. A lava Jato só faliu por causa da Vaza Jato. Só. Assim, o hacker quem deveria ser indicado.

  36. Elisabeth Beraldo Faria

    Eu gostaria muito de ver uma mulher preta ocupando esse posto, mas a hora ,o momento politico, o retorno pra quem peitou com muito caráter a gan guecuriti bana tem que ser já, Zanim !

    Responda
  37. Ricardo Lobo

    Melhor ter juizes que defendem causas sociais que aqueles que pedem vistas ( vide Marco Temporal). Esse discurso seu parece muito inocente, mas não é né.

    Responda
  38. Fatima Pina Rodrigues

    Não vi este colunista fazer o mesmo comentário nas indicações bolsonaristas. O cerne da,questão está no fato de que é o próprio STF q deveria iniciar esse processo. Ser um cargo de competência é mérito e não indicações.

    Responda
    1. Flavio Ferrando

      Concordo plenamente. Dos indicados por Bolsonaro, somente um já foi juiz, dá para engolir, André Mendonça não tem nada a contribuir, assim como os outros membros da corte. Dos 10 membros, atuais, da corte somente 3 tem experiência prévia como juiz, mas nenhum deles dos dez é constitucionalista, assim como Zanin tbm não é. Nenhum, de fato, tem qualificação para o cargo.

  39. Fernando Nogueira

    Perfeito! Tínhamos uma lista de pelo menos uma dúzia de pessoas capacitadíssimas para a indicação e completamente alinhadas às causas mais importantes para a nação, principalmente para o povo pobre e excluído das grandes decisões desse país - grande parte dessa lista eram mulheres negras - e essa lista foi ignorada, totalmente. Lamentável.

    Responda
  40. DENIZART FORTUNA

    O que coloca no texto é importante tanto quanto o debate que vc. denomina de “comezinho”. A forma atribuída de escolha e validação para ocupar o STF, as Reitorias das universidades federais, etc. pelo alto cargo do Executivo precisa ser questionada, sim. Amparo, precisamos ir mais fundo na democratização e republicanização de nossas instituições. Nesse caso, de quase nada adianta tamanha diversidade… Ou os “Clodovis” no cenário político representam/representaram a diversidade?

    Responda
  41. Antonio Araújo

    Eu, Mulato que sou, protesto! Mais Mulatos no STF!

    Responda
    1. Flavio Ferrando

      Eu quero ver uma mulher negra no STF. Chega de colocar amigo na côrte. Nós precisamos de gente com competência. Não é admissível que não exista uma mulher negra mas competente que Zanin no país inteiro.

  42. Marcelo Luiz de Lima

    Silvio Almeida nasceu para ser ministro da suprema corte, Thiago.

    Responda
    1. José Davi

      Silvio Almeida é o cara que não falou nada sobre à anistia aos partidos políticos que não cumpriram com a lei de cotas de mulheres e negros no país, Silvio Almeida é o cara que em 6 meses à frente do MDH não propôs nada para o problema da superlotação das cadeias brasileiras cheias de pobre e pretos que estão sendo entregues aos PCCs e CVs da vida. Silvio Almeida é só goela.

  43. MARIA STELA C MORATO

    Fico muito triste em pensar que Lula não está fazendo a coisa certa.

    Responda
  44. Claudio Carvalho

    O desamparo não descola da lente dos identitários. Aliás, o identitarismo tem uma função precisa no âmbito da política: policiamento e constrangimento. Transformação da realidade, nada. Tem no denuncismo seu método e na vitimização sua agenda política. O desamparo precisa ser cultivado para preservar nichos de mercado. O identitarismo é a ponta de lança da direita e erva daninha no jardim da política.

    Responda
    1. Júlio Pedrosa

      Bem no alvo!

    2. Henrique Hermida

      Muito bem dito.

  45. Flavio Ferrando

    Não acredito quem Zanin seja adequado para o STF, mas também não acho que Dias Tofoli, Gilmar Mendez, Alexandre de Moraes, Luis Roberto Barroso, Carmen Lúcia, Edson Fachin, e André Mendonça, por uns razão simples, nenhum deles teve experiência com juiz antes de assumirem os cargos e nenhum é constitucionalista. Como você pode julgar crimes sem ter experiência para tanto. Os piores são Zanin, Tofoli, e Moraes, porque a própria literatura é limitada.

    Responda
    1. Sebastião Staut

      O Kássio com k foi desembargador por indicação, pelo quinto, que vc nem deve saber o que é. O Alexandre de Moraes tem metros de livros sobre Direito Constitucional. Vc escreveu bobagens do início ao fim

    2. Flavio Ferrando

      Nunes Marques já foi juiz, na minha opinião para ser juiz tem que possuir experiência como juiz. De qualquer forma leia o comentário novamente porque verá o nome de André Mendonça.

    3. Flavio Ferrando

      Nunes Marques já foi juiz, na minha opinião para ser juiz tem que possuir experiência como juiz. De qualquer forma leia o comentário novamente porque verá o nome de André Mendonça.

    4. osmar pavani peres

      Com exceção de Nunes Marques e André Mendonça. Contém alta dose de ironia.

  46. Vitor de Souza Ferreira

    Lula tb precisa se modernizar, crítica construtiva para o país.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Que bela desculpa a nomeação de um amigo que sequer tem um mestrado! Reconstruir as instituições! Não se reconstrói instituições reproduzindo condutas anti-republicanas.

    2. Fatima Pina Rodrigues

      Concordo. Mas precisamos pensar além. Há um alto risco da extrema direita voltar ao poder. Será esse o momento? Precisamos recompor as instituições, refazer o destruído antes de rever processos como esse. Vc está correto.