Sérgio Rodrigues > Dicionário que não se atualiza morre Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Uma palavra como obsoleta como bocomoco não deveria receber a honra de um verbete. Mas não é justamente por ser obsoleta e, portanto, incompreensÃvel para um falante médio que não ela deveria ser dicionarizada? Não dicionarizar uma palavra obsoleta é condená-la ao esquecimento absoluto.
Dicionários são coisas divertidas também. Aliás não costumo recorrer a eles a respeito de palavra que conheço bem, né mesmo. A retirada de palavras é que me entristece. Vi em algum lugar a noticia de que o dicionário espanhol da Real Academia iria retirar verbetes por serem politicamente incorretos...
Dei-me conta de que os últimos quatro anos (os Bozo-anos) tiraram do baú - o meu pelo menos - várias. Pulha por exemplo. CavernÃcolas. Mentecapto. EstrupÃcio. E várias impublicáveis que minha avó teria censurado severamente.
O risco do conservadorismo não afeta somente dicionários, assim como a lÃngua todos estamos vivos e devemos nos reciclar de tempos em tempos, jogamos coisas fora incorporamos coisas novas. Tudo que não se adapta a novas realidades morre e apodrece, seja na lÃngua, na vida , ou na polÃtica.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Sérgio Rodrigues > Dicionário que não se atualiza morre Voltar
Comente este texto