Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Silverio Torres Correia

    Simples consulta a um bom especialista na Língua Portuguesa pode resolver o dilema. Acho que escravo nessa frase é sinônimo de subjugado.

    Responda
    1. Júlio Pedrosa

      Exatamente! Esse pessoal não sabe interpretar metáforas, eles leem tudo ao pé da letra. Aliás, há até mesmo quem ache que a palavra "escravo" e seus derivados só pode/deve ser usada em relação à escravidão dos africanos, que seria a "verdadeira" escravidão. Dizer que allguém se tornou "escravo de uma paixão" ou "escravo de um desejo, de uma obrigação, de uma promessa, de um favor etc." é inadequado segundo essas pessoas.

  2. José Geraldo Pereira Baião

    Por que não trocar o trecho em questão por "Povo que não tem virtude acaba por não ser livre"? Problema resolvido!

    Responda
  3. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Símbolos não são imutáveis. A vida muda o tempo todo. Como lembra Galeano um ultraconservador se sente traído ao ver mudanças. Afinal para ela ou ele, é uma quebra de contrato.

    Responda
  4. José Eduardo de Oliveira

    Dizem que tem uma cidade de Minas em que o seu hino tem em seu estribilho a frase, PRIMAVERA DE BELEZA, copiado do hino fas-cista de Benito Mussolini...vamo que vamo...

    Responda
  5. Marcelo Raftopolo

    Um hino é uma declaração de valores. Em que parte o hino declara que considera todos os cidadãos pessoas iguais e livres? Em nenhuma. O que sim tem, sao trechos que ferem a sensibilidade de pessoas que sofrem com racismo. Somados esses dois pontos, fica clara a necessidade de alteracao. O que não fica claro é o motivo para não fazer a alteração.

    Responda
  6. Marcus Machado

    O hino gaúcho foi esceito por um mineiro. letra e música, uai!

    Responda
  7. marcos fernando dauner

    "deitado eternamente em berço..." Se o cidadão não levantar, fica difícil ! isso lembra aquelas liteiras citadas na obra de Gilberto Freyre . "Casa grande e senzala" O cidadão deitado, sendo carregado pelos escravos . Honestamente - Não há nada mais importante a se discutir nesse país ?

    Responda
  8. Juliano Tonial

    O hino é repleto de inverdades. A falta de virtude que faz escravos é do escravizador, não do escravizado. O deputado que está polemizando a questão é irmão do fracassado candidato ao governo, na última eleição.. Não causa estranheza.

    Responda
  9. Juliano Tonial

    O hino deve ser modificado.. A falta de virtude que faz escravos é do escravizador, não do escravizado.

    Responda
  10. Valdo Neto

    O governador Leite votou no Bolsonaro em 2018, reafirmou seu voto em 2022 ao se declarar em cima do muro, então, ingenuidade que vai se manifestar sobre um uma situação de racismo, se opondo a boa parte dos seus eleitores.

    Responda
  11. PAULO CESAR MARTINS MENCK

    Ouviram do Ipiranga, as margens plácidas é uma afronta aos surdos.....

    Responda
    1. Marcus Machado

      As margens é que ouviram o grito. Não tem essa vírgula aí.. Entáo é uma metáfora. Margens não tem ouvidos, mas u a árvores, arbustos e algumas mudinhas..

  12. Antônio Ruas

    Pessoal, lamento estes comentários de pessoas que sequer moram aqui no RS e não estão inseridas na luta antiracista gaúcha. Sim a estrofe sugere uma superioridade branca quando diz que "não basta para ser livre ser forte, aguerrido (e branco), tem que ter virtude ou acaba como os negros, sendo escravo. É isto que está ali no hino e tem sim que ser retirado. Saudações.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Bem, não sei se quem escreveu o hino se lembrou de negros naquele contexto. Aliás a escravidão já tinha sido feita contra brancos, como na Grécia Antiga. Agora, pode-se sim mudar o hino porque hinos não são imutáveis.

    2. Marcus Machado

      Quem wscreveu letra e música do hino gaúcbk era mineiro. Maestro da banda, tinha o hino pronto para o seu lado. Ele fo preso e "deu" o hino aos perdedores e foi solto.

    3. Alexandre Pereira

      Onde está a estrofe que você mencionou, camarada? Vejo menção à guerra, pois muitas ocorreram no RS, vejo menção à bravura, à virtude. Onde está? Não conhece a história do seu estado? Não reconhece no hino aquilo por que passaram? Mentir para atender à narrativa, é esse seu propósito?

    4. Alexandre Pereira

      Mostremos valor, constância Nesta ímpia e injusta guerra Sirvam nossas façanhas De modelo a toda Terra … De modelo a toda Terra Sirvam nossas façanhas De modelo a toda Terra … Mas não basta, pra ser livre Ser forte, aguerrido e bravo Povo que não tem virtude Acaba por ser escravo

    5. Mauricio de Oliveira e Silva

      Concordo em gênero, número e grau.

  13. Júlio Pedrosa

    Uma discussão tola de gente que interpreta as palavras apenas em sentido literal. Vivemos, enfim, na época da pós-metáfora...

    Responda
  14. marcos fernando dauner

    Se o hino nacional do Paraguay é cantado em guarani , porque nossos hinos não podem ser cantados no idioma caingangue ?

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Pela singela razão de que a imensa maioria de nós não sabe Kaygangue. Se um dia aprendermos línguas indígenas como tupi, Caygang e ñengatu, poderemos cantar o hono nestas líguas.

  15. marcos fernando dauner

    Considerando que os povos originários do que atualmente é o RS e SC foram os caingangues , sugiro que se eliminem os hinos cantados nesse idioma de colonizadores opressores e se adotem hinos estaduais no idioma caingangue . Assim estaríamos corrigindo uma injustiça histórica . .

    Responda
  16. marcos fernando dauner

    Sinceramente, deveria barrar todo o hino de SC, que é ridículo . Não diz nada com coisa nenhuma ! poderiam trocar por qualquer um dos hinos dos municípios . Os hinos de Joinville, Jaraguá do Sul e Florianópolis (por exemplo) são muito mais representativos

    Responda
    1. Joao Cellos

      Quem se importa?

  17. Alexandre Pereira

    Virtude para lutar contra, para não ceder seja lá a quals circunstâncias, inclusive à narrativas. Graças a isso não temos escravidão de fato em nosso pais, pois pessoas de todos os credos e cores lutaram contra isso. Em outras palavras, nosso povo, todo ele, tem virtude. Sem ela, ainda teríamos escravidão, que também há de deixar de existir na África, na Asia e no Oriente Medio. Prefiro enxergar como ode à vitória, do que exaltação à uma derrota momentânea. Mas ainda é um país livre, escolham.

    Responda
  18. Nilton Silva

    Quanta falta do que fazer num país em que há tanto por se fazer.

    Responda
  19. LEANDRO DUCA

    O atraso de expressão de posicionamento do Governador do RS é incompreensível, assim como alguns posicionamentos dúbios de sua parte que não coadunam com sua própria realidade! Impressionante! Precisamos libertar os estados, principalmente da região Sul do Brasil, desse mal terrível do racismo que ali tem força por demais. É uma vergonha!

    Responda
  20. Paulo Pinheiro Machado

    O deputado racista quer transformar a agressão em cláusula pétrea. Deve ter apoio daquelas vinícolas da Serra.

    Responda
  21. Valdo Neto

    O Eduardo Leite votou no Bolsonaro em 2018 e apesar de ter se colocado como neutro em 2022, na prática, repetiu 2018; então, é pura ilusão esperar que se manifeste sobre o trecho racista do hino gaúcho, como fez em 2022, ficará em cima do muro, na prática, fazendo vista grossa para o racismo.

    Responda
  22. Audrey Constant Bruno

    Frase racista, sem dúvidas. Racista é assim: pode mostrar, mas ele não vê, e fica eternamente se achando europeu.

    Responda
  23. fernando l m rosa

    Alguém aí já ouviu falar em contexto histórico? Agora, convenhamos: um estado que hoje representa a imagem da decadência em todos os aspectos creio que deveria exigir dos ilustríssimos representantes foco no que mais interessa a sua já bem sofrida e desencantada população

    Responda
    1. Audrey Constant Bruno

      Então...o contexto mudou. Tente ver pelo lado de quem sofre racismo ter que cantar esse hino.

  24. carlos eduardo ferreira godoy gomes

    Essa tchurma não tem o que fazer....o estado cheio de problemas , quebrado, endividado e esses desnecessários falando em hino...?

    Responda
    1. Alvaro Almeida

      Não meu caro, é racismo puro. Você sabe muito bem...

    2. Joao Cellos

      Não podem falar do hino? Tem que aguardar todos os problemas serem resolvidos antes?

  25. JAILSON DE BEZERRA

    Não vi racismo. O que vi foi falta de um bom professor de português. Aliás, essa onda de racinizar tudo já deu. O Brasil já tem problemas demais para serem resolvidos.

    Responda
    1. Daniel Figueiredo Machado

      Um deles é o racismo, mas tem gente que prefere ignorar

    2. Joao Cellos

      Então quem foi escravo o foi por não ter virtude? Creio que quem esteja precisando de um manual de interpretação de textos é vossa senhoria.

  26. Amarildo Caetano

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  27. Vilarino Escobar da Costa

    Com certeza a frase é racista , pois vincula a falta de virtudes a condição de escravo . Todos sabemos que as pessoas eram levadas a força para serem escravos , independentemente de seu caráter e virtudes ou a ausências destes !

    Responda
  28. Florentino Fernandes Junior

    Eu nao sou racidta e nao concordo. É so saber interpretar

    Responda
    1. Alcides Castro

      Florzinha, florzinha, sempre você!!!

  29. Alberto Henrique

    A frase é racista,só os racistas não concordam.

    Responda