Hélio Schwartsman > Por um PSOL raiz Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Eu já tive essa mesma opinião do Hélio: considerava saudável algum psicodelismo à esquerda e à direita, e achava que, no Brasil, nenhuma dessas franjas chegaria ao poder pelo voto. Até que apareceu um certo Messias.
Há meses que eu não li esta coluna. Vou continuar sem ler, não perdi nada. (Abner Nazaré Cândido)
O que mais diferencia nossa realidade partidária das verdadeiras democracias, notadamente as europeias, não é nem tanto o "super multipartidarismo" e sim a distancia que separa seus nomes de suas realidades. Com efeito o PT é o PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) e só seus seguidores pseudointelectuais frustrados ávidos por uma "boquinha", não contestam ou aceitam essa ignomÃnia polÃtica.
O problema Hélio é que se algum dia essa turma chega ao poder, só cria desencantos aos eleitores que acreditaram em sua ideias sem lugar, utópicas!
A vantagem para o eleitor de partidos como o Novo é que há maior garantia de que votarão em bloco de acordo com o que falam em campanha. Exemplos: foram contra a PEC do calote no governo Jair-Lira e da gastança no governo Lula-Lira. O Psol às vezes tem coerência mas nem sempre. Agora por exemplo aceitou o esvaziamento da pasta do meio ambiente, aprovando a MP do inchaço ministerial. Talvez por isso o racha.
Ainda defendem a integral civilidade dos de rabo preso servil ao capitalismo.
Gente como o deputado Babá, trabalha indiretamente para à direita! No que depender dessa gente, o Brasil seria governado eternamente pela direita. Nem precisaria ter trocado os generais por presidente civil...
14/12/2003:"O Diretório Nacional do PT expulsou de seus quadros os parlamentares que votaram contra a reforma da Previdência - a senadora HeloÃsa Helena (AL), os deputados federais Babá (PA), João Fontes (SE) e Luciana Genro (RS) -, por não acatarem a orientação partidária de aprovação da reforma alegando ser um projeto historicamente rejeitado pelo PT". Os banidos fundaram em 06/07/2004 o PSOL. O PT no poder criou o neoliberalismo de esquerda, anexado como mais um puxadinho da Casa Grande.
Caramba.....neoliberalismo de esquerda e um puxadinho da casa grande. Me identifiquei com sua leitura do que estamos vendo em tempo real. O PSOL parece uma resistência pouco conhecida pra mim. Mas se é resistência precisa ser ouvida e compreendida. Ou não?
O maior problema da nossa realidade polÃtico-partidária está na falta de verdade como instrumento de ação. Basta que se diga que o PT é o PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT). Só os seus seguidores pseudointelectuais frustrados ávidos por uma "boquinha" aceitam isso sem contestar. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Pode criticar?
Patética a Folha, qualquer força que seja contra o governo de Lula será apoiada e divulgada. Nunca imaginei a Folha dos bancos de São Paulo cultuando a esquerda mais rafical.
Patética a Folha, qualquer força que seja o governo de Lula será apoiada e divulgada. Nunca imaginei a Folha dos bancos de São Paulo cultuando a esquerda mais rafical.
Perfeito. Noto que nem todo mundo entendeu a sua crÃtica ao Novo. Eu concordo, seria como o Babá na presidência. Péssima ideia, mas Babá tem o seu papel.
Liberais costumam sustentar sua pretensa superioridade moral num negacionismo histórico: atribuir a si conquistas de utopistas. Crianças deixaram de trabalhar 15h por dia apos luta contra liberais. Apartheid exigiu do utopista Mandela embate contra liberais. Enfim, em duas décadas teremos uma classe média negra relativamente volumosa no Bras, liberais contrários aos projetos q viabilizam esse fenômeno jamais admitirão q foram obstáculos superados, assim como acontece hj no caso do Bolsa FamÃlia.
Eu teria mais respeito e não desdenharia das utopias. Abolição da escravatura, fim da monarquia, direitos trabalhistas, descolonização, cidadania feminina e até a União Europeia já foram utopias no sentido clássico do termo. Os adeptos da “selecao natural” das ideias autodenominam-se razão equilibrada entre extremos danosos. Isso sim é pura fantasia e conforto historicista.
Ok. Mas classificar o Novo atual como tendo alguma ideologia que não o adesismo mais rastaquera à extrema direita é um erro de avaliação. Algum outro exemplo?
Psol e Novo são iguais àquela molecada mais nova que quer brincar com a turma mais velha. Estes até deixam, pra evitar que os pais reclamem. Até aà tudo bem. Só não pode eles serem o dono da bola. Aà dá problema no campinho.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Por um PSOL raiz Voltar
Comente este texto