Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nilton Silva

    Mais um fazendo piada pra convertidos. Tá difícil de se reinventar, meu caro colunista, depois da saída do Bozo?

    Responda
  2. Carlos Victor Muzzi Filho

    Se não valer só a partir de 1988, os cariocas “ixpertos” vão ter de esvaziar Copacabana, Ipanema, Leblon, São Conrado, além das belas matas, para que os “povos originários” retomem o que sempre foi delas. Aliás, “Ipanema” é palavra de que origem mesmo?!

    Responda
    1. Gustavo Ferreira

      exato. veja como é tão absurdo que quando confrontados ficam perdidos nas respostas, na real é só a disputa de bolhas, ninguém aí está importando pra índio, é só pq os bolsonaros querem o marco e os lulas não querem. Pura ignorância de bolhas.

  3. Gustavo Ferreira

    E se o marco temporal não existisse: você do centro de são paulo pode sair das suas casas porque aí sim eram ocupados por indígenas em 1500, então saiam de suas casas que os indígenas vão voltar a ocupar. Quem sabe passam a fazer como em São Gabriel da Cachoeira e passam a cobrar um pedágio para que vc entre na cidade né? falou pra plateia de alie& nados que nunca quiseram doar um centímetro do seu território nem pra mãe, como todos que vem aqui e dizem que marco é absurdo...

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Se ler a Constituição, verá que sua tese é impossível, já que as comunidades indígenas que ocupavam nossa cidade desapareceram. As poucas comunidades indígenas que sobrevivem na Capital estão nas terras que sempre ocuparam, no extremo-sul da Cidade e não tem como reivindicar a posse de todo território paulistano.

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Mas já não podem... cracks

  4. Aderval Rossetto

    Que o Mato Grosso volte a ter oitenta por cento de reserva legal na sua floresta amazônica desde a constituição, e não pela lei estadual alterando data para maio de dois mil!

    Responda
    1. Gustavo Ferreira

      que o Mato Grosso seja totalmente demarcado, porque se não tem prazo todo o Estado já foi terra indígena..

  5. Gilberto P Santos

    Um porém nesta regressão a 1988: nossa inflação anual amea çava o brasileiro na casa dos três dígitos

    Responda
  6. carlos campos

    O colunista fazendo uma coluna cheia de graça e hilária , mostrou a estupidez da lei aprovada na câmara dos dePUTAdos, presidida pelo lira , aliás a altura dos mesmos , com raras exceções. O STF e o senado tem que brecar esta aberração e o Lula tem que vetar caso seja levada avante. Renato Terra é um dos poucos que fazem rir, mostrando a realidade , grande colunista desta folha que já foi um grande jornal.

    Responda
  7. Geraldo da Silva

    A única exceção é o Sarney. Pelo marco político, somente pessoas com mais de 120 anos podem ser presidentes. Então ele seria nosso presidente vitalício. Já a regra estabelecendo que só pode ser presidente quem souber falar e escrever a língua portuguesa tiraria o Bozzo da disputa para sempre.

    Responda
    1. Julio de Almeida

      hahahaha

  8. Ivan Bastos

    E eu terei, para sempre, a idade e as características que tinha em oitenta e oito!

    Responda
  9. Ricardo Albernaz

    Excelente explicação e contextualização da insanidade enviesada que o marco temporal para demarcação de áreas indígenas representa. Se validarem para isso, que todos os outros propostos no artigo também valham.

    Responda
  10. Gustavo Ferreira

    Nada a ver né. afinal não nascem povos indígenas atualmente, como nascem casamentos e outras coisas citadas. Imagina se não tem marco temporal e o índio entende que é melhor ocupar o centro de são paulo e que ali é a sua terra. Como faz? saímos para fazer a demarcação? Fato é que se não tem terra até 1988 qual o sentido de ter agora? Desde muito antes de 1988 os indígenas tem o movimento inverso abandonam a sua terra para entrar na civilização

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Você nunca leu o texto constitucional, por esta razão usa destes argumentos sem pé nem cabeça.

    2. Gustavo Ferreira

      é muita falsidade essa conversa contra marco temporal, imagina se existem novos povos originários após a CF de 88. Se é originário é de antes da ocupação por nós, descendentes de africanos, europeus, asiáticos que ocupamos aqui. Se é originário sempre esteve no mesmo local e assim mesmo que não foi ainda demarcado continua podendo sê-lo com o marco temporal, afinal já estão lá ou já estavam.

    3. Gustavo Ferreira

      Erica, vc não entendeu o texto, nascem indios nas mesmas terras, nunca se discutiu se o espaço é suficiente, faltou interpretar o texto. Não nascem novas tribos, novas etnias, não faz sentido eu formar a tribo dos gustavinos e querer ocupar o seu lote porque entendo que ali meus ancestrais viveram né? E sim Marluce totalmente normal têm-se muita hipocrisia quanto trata do bem de outrem, imagina que não faz o menor sentido demarcar mais terras indígenas, e mesmo o marco não impede isso.

    4. Erica Luciana de Souza Silva

      Como assim não nascem índios. Que est#úpido. Espero q seja ironia de sua parte.

    5. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Você se acha civilizado pensando dessa forma?

  11. alex carvalho

    Fantastico a comparação, mais didático impossível!

    Responda
  12. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Caro Renato ,texto excelente,sintetizando a estupidez e a má-fé política vão seguir sendo matéria prima de humoristas e escritores brasileiros.

    Responda