Opinião > Alívio na inflação Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A grande despesa pública é o pagamento dos juros, cerca de 700 bilhões de reais. Desses cerca de 250 bilhões são por conta de erro do BC, que aumentou rápida e continuamente a Selic, que não devia ter passado de 8%. Veja caso do FED que esparsa e aumenta paulatinamente a taxa básica, com juros reais negativos, diferente do Brasil que detém a maior taxa real de juros do planeta.
Leiam o artigo O BNDES no centro da neoindustrialização, de José Luiz Gordon e Alexandre Abreu. Depois leiam o artigo de André Roncaglia de ontem, Chutando a escada da periferia novamente. A conclusão é que esse editorial está totalmente equivocado.
O pessoal do Banco Central, chefiado pelo garota da Faria Lima, deve estar caçando alguma narrativa que inviabilize a queda dos juros dos "pobres rentistas". A fábula "os juros são altos porque a dÃvida é alta" parece que não pegou. O Caçador de Argumentos Furados está ficando sem argumento.
Há a hora de plantar e a hora de colher. Plantamos juros altos e estamos colhendo inflação baixa. Parabéns ao Roberto Campos. Conseguir isso com Jair paranoico e depois com o Luizinho histérico é um feito e tanto.
Tudo na abalizada análise do José sensato!
Creio que você não leu a matéria. A queda da inflação não tem nada a ver com a contenção do consumo, que seria a função dos mais altos juros do planeta e sim com movimentos globais e postura do governo atual. Mas naturalmente os juros estratosféricos são responsáveis pela insegurança alimentar de 125 milhões de brasileiros e a fome de 33 milhões. Esse fenômeno ainda vai cobrar seu preço, nem que seja através de demanda em saúde.
Resta combinar com o netinho do Bob Fields.
A FSP finge n enxergar: Lula estava certo o tempo todo e se a economia n está melhor deve-se ao exorbitante juro administrado por RCNeto Sabo Tador.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Alívio na inflação Voltar
Comente este texto