-
José Eduardo de Oliveira
esquerda e direita deveriam chamar-se, piorzinho e ruizinho. de boa.
-
FRANCISCO PUCCI
Há duas coisas diferentes. Na disputa entre extremistas, brandir rótulos é uma espécie de arma (esquerdista, direitista, nazista, comunista...); entretanto continuam existindo ideólogos de esquerda e de direita. Há que diferenciá-los.
-
Telma Saraiva
Esse Tucker é extrema-direita sim. Quem faz declarações antissemitas e nazistas são os extremistas da direita. O The American Jewish Commitee e o B'nai B'rith International condenaram as falas antissemitas dirigidas ao Zelenski feitas por esse Tucker.
-
Telma Saraiva
É necessário saber qual é a perspectiva de jornalistas europeus. O que eles teriam a dizer sobre as opiniões do Tuckon, Trump, Glenn, etc. Os europeus alegam que a segurança da Europa depende da vitória da Ucrânia. O Pudim não quer apenas expansão territorial, mas também impor uma NOM. Se os europeus tiverem razão, se o EUA abandonarem a Ucrânia, os europeus dariam apoio ao EUA num eventual ataque ao território americano?
-
Telma Saraiva
Corrigindo: Tucker
-
-
Nilton Silva
Novidade. A esquerda é mestre em rotular quem pensa diferente.
-
Clemens A F Schrage
É o Glenn querendo justificar sua guinada política para a direita. Sua tese é que não há diferença entre esquerda e direita. Esses termos são apenas rótulos. Nessa lógica, Trump ou Bolsonaro também poderiam ser rotulados de esquerda. Dá a impressão que o Glenn perdeu sua bússola.
-
Gilmar Maghenzani
Ele me decepcionou
-
-
João Gabriel de Oliveira Fernandes
Ótimo texto.
-
Ernesto Dias Junior
Aproveitem o articulista enquanto podem. Glenn está de malas prontas para Moscou.
-
Denise Cabral de Oliveira
Kkkkk Glenn é um desinformado sobre História, vertentes da esquerda e da ultradireita. E endossa a ideologia "antisistema" e "antipolitica" de Carlson e Putin, dois autoritários.
-
-
EDUARDO FERREIRA JORGE
Greenwald é sem dúvida um magnífico jornalista , consegue distanciar de suas convicções para analisar os fatos. Sem paixão. Precisamos de mais profissionais assim, sejam eles de direita ou esquerda.
-
Rubens gonçalves
Turker Carson. Demitido da Fox news. Agora em um discurso fora da emissoras de televisão diz que os americanos estão sendo enganados . Que não existe mais democracia nos eua. Vi o seu discurso no you tube sobre a guerra na Ucrânia e até dos desclassificados do pentágono sobre uavs de origem extraterrestres em poder dos militares. Agora não sei se é Jesus ou Barrabás ou judas escariotes.
-
Vicente Valcarcel
É um bom texto, gostaria de ver mais textos do greenwald
-
SERGIO CASTRO
Bizarro esse Greenwald...ou é espião russo ou está mesmo confundindo profundamente tudo...
-
José Cardoso
O termo guerra por procuração mostra uma certa visão do mundo, que considera a Ucrânia como que pertencendo a um mundo eslavo. Há então uma espécie de guerra civil, no qual a OTAN está apoiando o lado menor para enfraquecer o maior. Acredito que o enfraquecimento militar e ideológico da Rússia possibilita essa situação. Nos anos 50 e 60 havia muito mais medo de enfrentá-la, e além disso, a atração da ideologia comunista dividia os países invadidos.
-
Ricardo Sallet
só agora percebeu isso.... anacronismo....
-
Bernardino Soares
Estigmatizar ideias e peitoral é uma estratégia antiga. Devemos discutir o papel da imprensa no processo de polarização, pois na medida que adota uma narrativa estigmatizadora e não proporciona um debate livre, ela reforça que existe verdade e que só se deve ouvir quem ela ungir.
-
Alberto Melis Bianconi
Os termos extrema direita e extrema esquerda são usados para estigmatizar, excluir do debate, verdade, mas nem sempre. Às vezes pode corresponder a realidade. Denunciar todo o uso desses termos não deixa de ser também uma forma de estigmatizar, e simplificar o debate.
-
Gilberto Rosa
Caramba, este artigo mexe com a cabeça, precisa ser pensado. Por vezes acho que jornalistas como Tucker, se apropriam de grandes verdades para anexar grandes mentiras e vender o pacote, assim como o próprio Trump, a quem ele apoia.
-
MARCELO DAWALIBI
Embora Glenn não afirme expressamente isso no texto, é possível concluir que ele se simpatiza com as posições de Tucker Carlson sobre a guerra, o que é lamentável. Dizer que a Ucrânia faz uma guerra por procuração pelos EUA é patético. Há 10 anos, desde a anexação da Crimeia, a Rússia está engajada em um projeto de varrer a Ucrânia do mapa. Como bem ressaltou Demetrio Magnoli outro dia, se a Rússia parar de lutar a guerra acaba; se a Ucrânia parar, a Ucrânia acaba.
-
Gustavo Ferreira
Agora Glenn não serve mais. Quanta seletividade petistas!! A questão é bem simples, mas como não dá pra desenhar aqui não vai dar pra explicar.. temos sombrios de extremos se acusando o tempo inteiro, só pode a imprensa dizer o que lhe interessa. Não está na cara que são poucos que são extrema-direita real, assim como são poucos extrema-esquerda, pq ambos os lados são débeis e ambos são totalmente contrários à democracia.
-
Gustavo Ferreira
Serve quando interessa, na verdade só está sendo imparcial.
-
Gilmar Maghenzani
Claro que não serve pq deixou de ser o que era, mudou radicalmente vc quer o quê?
-
Fernando Alves
Quem tem devoção por pessoa tem problemas emocionais. Até o Einstein servia enquanto estava formulando as teorias da relatividade, mas quando começou a duvidar de teorias e conceitos provados cientificamente e tentar juntar tudo numa teoria, ele deixou de servir.
-
-
sergio ribeiro
Essas observações do colunista só se aplicam ao caso em questão. Muita gente chamada de extrema direita são mesmo isso.
-
Gustavo Ferreira
imagina se te perguntasse o que é a extrema direita hein? o que sairia de resposta? sempre serão poucos os extremos, senão não seriam extremos... gauss, lembra?
-
-
Mário Sérgio Mesquita Monsores
Fox ? Parei.
-
FERNÃ O CARRARI MORATO
Comé que é?! Ai véi, eu já não sei mais nada.
-
jimmy avila
Obvio ululante. Basta ver como a imprensa trata os radicais a direita e a esquerda sem jamais chamar os ultimos de extremistas como faz com a direita , mesmo com os mais radicais como os black bocs
-
Laudgilson Fernandes
Ser liberto dos ismos no mundo e principalmente no Brasil está ficando cada dia mais complicado. Para opiniões não existe o meio termo, pode ser, podemos ver. É um sim ou não. Se por um lado os extremistas de direita estão jogando pesado nas crises neoliberal, trabalhado na contradição cíclica e cada dia com menos distanciamento entre elas.A classe trabalhadora, que pelo que vejo hoje é um lumpen explorado e tragado pelos neopentecostais geralmente associados a estes extremos.
-
maria helena pinto oliveira santos
Penso que qualquer discussão política deveria obrigatoriamente passar, de inicio, sobre a apreciação objetiva do valor atribuído aos direitos humanos. Afinal a política se faz é para eleitores,não é mesmo?? Ou não???
-
RAFAEL VICENTE FERREIRA
Ah! Eu não de esquerda, não sou de direita, não sou de nenhuma extrema, e nenhum centro (qualquer que seja). Sou da vida, sou meu pensamento, sou minha consciência, "sou do mundo, sou Minas Gerais".
-
RAFAEL VICENTE FERREIRA
Caro Glenn, "Rotular alguém de extrema direita hoje não diz respeito à ideologia". Sem dúvida. Isso serve também para quem ousar questionar alguns dogmas de certas esquerdas e diversos ismos, que não se dão conta dos seus afetos ou de seus namoros com fascismos e nazismos cotidianos. Lacração, cancelamentos etc, são armas que se assemelham muito àquelas que calaram e aniquilaram milhões, em nome da raça "pura" ou ariana. Eu não sigo ninguém, e nem me alinho a nenhum ismo.
-
Pedro Luis S C Rodrigues
De fato, mas o rótulo é usado pra reprimir muito mais que apenas as divergências em relação ao complexo militar-industrial americano. De maneira geral, qualquer discordância com o cânone progressista da imprensa mainstream, seja o politicamente correto, o identitarismo ou o fanatismo ideológico e o protecionismo disfarçado de ecologia. Taxam tudo que não é espelho de extrema-direita e depois não entendem o apelo de figuras como Bolsonaro
-
Hercilio Silva
Pegou um caso específico e generalizou, sabemos e não temos duvida do que é ser extrema direita, a imprensa foge disso, porque a obrigaria a ser oposição clara aos bolsonaros da vida e seus mais disfarçados extremistas. Quanto à barragem na Ucrânia certamente não foi a Rússia que destruiu, senão a mídia ocidental já estaria mostrando as provas. E evidentemente não as mostrará se foi a Ucrânia quem fez. Pegaria muito mal.
-
EDUARDO DE CARVALHO
Pergunte aos ícones da extrema-direita (DeSantis, Trump etc.) se eles são à favor da ajuda à Ucrânia. Não, a "extrema direita" é notória apoiadora de Putin. As visões entre a esquerda e a extrema-direita são coincidentes neste aspecto. Ambas admiram o autocrata russo, pois o invejam. Perdão Glen, mas não há erro na classificação de Carson. O colunista só quer se apresentar como uma pessoa acima "dessas mesquinharias".
-
Felipe Araújo Braga
Não tem como comparar: Lula está anos luz a frente de Bolsonaro. Porém, quando eu vejo a esquerda defendendo Putin - assim como os bolsonaristas fizeram - quando vejo a esquerda justificando a URSS, Stálin e os horrores de Cuba, Venezuela, assim como a direita faz com a Ditadura de 1964 no Brasil, com a Ditadura de Pinochet no Chile. Quando eu vejo a esquerda querendo calar quem discorda das cotas, da mesma forma que a direita censura obras de arte, são dois lados iguais, com sinal trocado.
-
ROBERTO KEN NAKAYAMA
A esquerda jurássica se apega na ideia da guerra fria, o anti-imperialismo, ainda veem os EUA como apoiador das ditaduras militares de extrema direita dos anos 60 ou 70. Felizmente nem todos pensam assim, o mesmo do campo da direita, nem todos apoiariam a tentativa de golpe de Estado. Os países ocidentais foram os primeiros a reconhecer a eleição de Lula, para evitar que o Brasil se tornasse uma Rússia do hemisfério sul, uma autocracia eleitoral como da Turquia, compra de votos, intimidações etc
-
ROBERTO KEN NAKAYAMA
Generalização dizer que a esquerda apoiavam as ditaduras comunistas na guerra fria, a extrema esquerda sim, mas muitos partidos de esquerda ou centro esquerda na Europa Ocidental não apoiava, muito pelo contrário, faziam parte da OTAN, apoiavam a democracia liberal. Hoje vimos uma esquerda mais moderna criticando as ditaduras da Venezuela e Cuba, como do Chile e Colômbia, até o Muchica do Uruguai crítica esses regimes, mas tem a esquerda jurássica que é anti estadunidense, com a ideia do passado
-
Felipe Araújo Braga
Hercílio, eu acredito que o Brasil deva manter a tradição do Itamaraty: pedir pela paz, não se envolver. E realmente a Rússia é nossa parceira econômica. Mas a esquerda justificou a Rússia e Lula também fez isso. Lula deveria ter dito: apoiamos os esforços pela paz, somos contra a guerra e contra quaisquer invasões e ajudaremos os lados a ter uma solução pacífica. Não dizer que a culpa é da Otan.
-
Hercilio Silva
Não se deve apoiar Putin, mas quem tem 80% dos seus fertilizantes vindo da Rússia pode dar uma de muito poderoso não.
-
-
ROBERTO KEN NAKAYAMA
Quando se exclui os extremos, aí sim a dificuldade de enquadrar entre esquerda e direita. Pode ser a favor da liberdade de mercado e também as ações sociais de assistencialismo e inclusão social.
-
ROBERTO KEN NAKAYAMA
Rótulo é simplificação, mas precisa ser posicionado da forma majoritária. Lembro do início do governo bolsonaro que as pessoas e comentários tinham dificuldade ou medo de classificá-lo como de extrema direita, de fato era, mas não era hegemônica, se fosse, hoje estaríamos numa ditadura, pois seus seguidores até tentaram uma ruptura democrática, e as investigações apontam que seus líderes no governo anterior estavam arquitetando. Toda ditadura seja de esquerda ou de direita é de extremistas.
-
Rafael Gallina Delatorre
Não sei se usar a guerra é um bom parâmetro pra definir direita ou esquerda. Os lideres em grande maioria se orientam por questões mais econômicas e de influência que ideológicas. Putin está mais pra fascismo que outra coisa. Mas muitos lideres de esquerda são ambíguos em condená-lo.
-
Marcelo Moraes Victor
Defender alguém como Putin, entregar a Ucrânia à anexação e eliminação dela como país e não atacar a KGB e seus métodos elogiáveis. E defender esse fã do Bolsonaro está abaixo do aceitável. Teu comentário deveria ser escrito com mimeógrafo na sede desses partidos que apoiad
-
NACIB HETTI
Boa análise. Rótulos perderam o sentido. Os democratas fazem o lobby da indústria bélica e são rotulados de esquerda. Sem rótulos são as grandes corporações que governam. Lá e aqui.
-
Alberto A Neto
Na mosca!
-
Gustavo Adolfo Sierra Romero
Menos, pessoas de extrema direita que defendem valores ultraconservadores como é o caso de Carlson podem falar verdades e nem por isso abandonam por exemplo as ideias supremacistas e a legitimação da violência de cunho racista. Toda a argumentação da coluna fala em ideias comuns na leitura da guerra e é provável que Carlson tenha razão nesse campo, pois ele compartilha valores com os falcões com quem conjunturalmente discorda.
-
Dario Lima
Os governos norte-americano vivem de guerra e são tingidos por sangue, essa é a verdade, independente do ângulo que se olha.
-
Dario Lima
Alves dos Santos, quando se fala USA, se refere ao Ocidente = Países civilizados do hemisfério norte, ocidental, não é incluído os países periféricos e do terceiro mundo como o Brasil.
-
Lucas Alves dos Santos
Só o governo deles né? rsrsrs Este jornal deveria realizar psicotécnico no momento da assinatura...
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.