Educação > Gestão Tarcísio prepara novo modelo de ensino técnico com 100 mil vagas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O forasteiro, SEM HISTÓRIA DE VIDA EM SP, está REINVENTANDO A RODA e vai criar duplicidade no sistema de ensino paulista. Veio pra cá PRA QUEIMAR O DINHEIRO QUE NÓS PAULISTAS juntamos com sacrifÃcio por anos!!!
Gestão de carioca prepara novo modelo de ensino técnico em SP com 100 mil vagas para o curso de ''proteção''. Bem, o problema é que a polÃcia anda atrás desses ''técnicos'' todos os dias lá no Rio de Janeiro.
O povo paulista teve a chance de eleger um professor paulistano a um forasteiro tecnocrata. O Centro Paula Souza, ampliado e valorizado na gestão Alckmin, tem tradição no ensino técnico e na formação de técnólogos (modalidade presencial de ensino superior de três anos com formação direcionada para o rápido ingresso do profissional no mercado de trabalho). Recentemente visitei duas ETECs no interior e saà com a impressão de que os recursos estão sendo, novamente, mal direcionados.
Isso é sucateamento do ensino médio, tanto do técnico quanto do comum. Como pretendem aumentar as vagas sem aumentar as verbas? Que tipos de cortes na educação comum terão que ser feitos? Salários congelados? Infraestrutura?
Espero que não seja Escola cÃvica militar só forma tapado.
Que fique claro que todos os cidadãos, inclusive os de esquerda, desejam a melhora do ensino técnico na rede estadual. O problema é a insistência de TarcÃsio em reinventar a roda em pontos onde a performance é boa e que pode crescer com investimentos - como as ETEC's, e se comportar como um avestruz em temas onde o estado vai mal, como saúde e segurança pública. Se deixar de lado a veia bolsonarista e se comportar como o técnico que sempre foi, poderá entregar mais ao Estado.
Isso só pode ser comentário de alguém que não passou certa vez num vestibulinho do CPS... Tsc tsc tsc
As Etecs têm problemas: são excludentes!
Não tem professor nem pro básico, tá inventando moda que não vai dar certo.
Alguém tem dúvidas que isso vai sucatear não só o ensino técnico, mas também o ensino básico comum? Como eles pretendem aumentar as vagas sem aumentar as verbas? O salário do professor do estado de são Paulo já é baixo se comparado com outros estados, isso somado ao maior custo de vida daqui, vai ficar impossÃvel.
Já vem o aventureiro carioca fazer "mal feito" no ensino técnico. O Centro Paula Souza presta um bom serviço, mas o aventureiro prefere improvisar e fazer um modelinho nas coxas. Vai jogar dinheiro fora num projeto sem estrutura ao invés de ampliar o CPS.
TarcÃsio, o pum que bolsonaro soltou em São Paulo, é anti Paulista é anti São Paulo, não suporta nossas tradições. se pudesse ele destruiria tudo e levaria a capital de São Paulo para o Rio de janeiro.
Resumo do objetivo carioca: as escolas técnicas estaduais são excelentes. Precisamos acabar com isso rapidamente. Nós, da extrema direita, não podemos sobreviver em um ambiente onde as pessoas recebem cultura e educação de qualidade.
Vai dar colocação como instrutores para dezenas de milhares de aposentados da PM e Exército, independentemente da sua formação ou currÃculo.
Por que não se propõe melhorar, e muito, a qualidade do ensino médio da rede pública estadual para que os filhos dos pobres, que nela estudam em sua grande maioria, possam disputar vagas nas melhores universidades do paÃs em condições de igualdade com os que podem pagar por escolas de elite e com ensino de qualidade?
Deveria primeiro fazer um piloto e não fazer cem mil de cobaias.
Demonstrando toda a preocupação com a educação da população. Qualidade pra que? Esta aà o Novo Ensino Médio pra mostrar.
Meu Deus, bem que nos foi avisado: Nao votem nesse Tarcisiio. Mas nao seguuiram o conselho, e agora só resta chorar!
Na escola em que trabalho não chegou nem internet.
Como aluno da USP, sabe o que eu vi? Que alunos das Etecs - escolas técnicas - não buscam o ensino técnico, mas uma preparação melhor para os vestibulares acadêmicos das grandes universidades públicas, onde entram por cotas e tiram as vagas dos alunos mais carentes (esses que muitas vezes nem terminam o ensino básico) que estudaram nas escolas estaduais comuns. O Brasil é fogo. Os realmente pobres, não tem realmente nada!
Majdi, não entendi seu argumento!
A maioria nem presta atenção nos conteúdos técnicos. Estão ali porque a escola é boa e ainda obtém bônus para ingresso na universidade pública.
Sou professor da etec. É isso mesmo!
Não é bem isso, não. Estudei a minha vida inteira em escola pública municipal e estadual. Era grandes coisas? Absolutamente, não! Estudava à noite, trabalhava de dia. Passei e cursei ETEC, passei e cursei FATEC, passei e curso uma federal. Sem cotas, sem cursinho pré vestibular. Claramente não sou contra cotas. Acho corretÃssimo em virtude do que ocorreu no passado e ainda ocorre, infelizmente. O que acontece é que tem muita gente que não estuda e acha que vai passar na prova. Não vai!
Wellington, os jovens das Etecs, já são privilegiados em relação aos de colégios estaduais, seu discurso é hipócrita, e não sou seu amigo!
Wellington, conversa para boi dormir. Bate sim. Eu estudo na USP! Vai ver quem entra por cota: cheio de gente de Etec, que também faz cursinho de elite. Ou você acha que entra muito adolescente das escolas estaduais, que fazem perÃodo noturno e trabalham de dia? Esses sequer entram no ensino superior. Você deveria ver os dados da universidade: tem mais gente da classe A entre cotistas do que na ampla concorrência.
Amigo, estudei na USP e isso não bate viu. Quem tem condições faz os cursinhos de elite e não ETEC.
Qualquer boa intenção desse governo tem que ser vista com lentes de microscópio, haja vista ser um polÃtico do RJ e ligado a extrema direita.
A estrutura de escola técnica não se restringe a simples sala de aulas. É necessário investimentos sob o risco de comprometer totalmente o ensino.
O objetivo do governador "técnico" é simples: produzir números para serem propalados aos quatro ventos, a fim dr se cacifar para 2026. A qualidade não importa. Quem vier depois que conserte a porcaria.
F exatamente isso
Excelente projeto pra desvio de grana. Afinal, todo ser humano que nasceu ontem, sabe que não há necessidade de criar mais um órgão paralelo para dar conta das demandas da educação. Enquanto não prepararem um plano de carreira decente como da PMSP, podem investir na infraestrutura, pode fazer mágicas com novas disciplinas. Porém, nada disso vai trazer resultados como não trouxe nós últimos 30 anos.
Pela análise dos "feitos" do atual secretário da educação, quando atuava no Paraná, com certeza a intenção é essa.
Excelente projeto pra desvio de grana. Afinal, todo ser humano que nasceu ontem, sabe que não há necessidade de criar mais um órgão paralelo ela dar conta das demandas da educação. Enquanto não prepararem um plano de carreira decente como da PMSP, podem investir na infraestrutura, pode fazer mágicas com novas disciplinas. Porém, nada disso vai trazer resultados como não trouxe nós últimos 30 anos.
Bolsonarismo/militarismo , ensino e educação são coisas diversas e incompatÃveis. O milicos tem tradição em destruir estruturas criativas. São bons de ditar regras inúteis.
Óbvio que o lobby dos professores vai atuar contra, pois não é só o governo que joga politicamente com a questão. Quando sentem a possibilidade de perda de "comando" da administração do ensino técnico no estado, voltam suas crÃticas contra a atual administração. O que está em jogo é a influência polÃtica dentro da pasta da educação estadual. Mas se os números do CPD estão estagnados, nada mais justo é lógico do que atuar para melhorar os números da oferta do ensino técnico no estado.
Para ampliar a oferta é necessário criar outro órgão? Parece mais racional apenas aumentar as vagas do sistema já existente, principalmente porque apresenta resultados qualitativos.
Que coisa, pensar que temos esse carioca graças aos eleitores do estado de São Paulo que votaram nele e por tabela em toda sua comitiva.
São Paulo não é mais dos paulistas e nossas tradições foram jogadas em um aterro sanitário. Em São Paulo Paulista é minoria e ninguém vota em Paulista....
E depois o professorado tem que rebolar para dar conta das reclamações infundadas de pais e comunidade. Votam errado, votam para destruÃrem a educação formal dos filhos. Depois acham que os profissionais da educação é que são responsáveis.
Cem mil vagas? SP tem uma população imensa, e esse número nada significa, é como uma gota no oceano. Esse programa faz apenas repetir o que já existe, mas como um gasto monumental. Pergunte ao sr. Feder (fumm) se ele não sabe escolher algo mais perfumado, pois isso aà é puramente eleitoreiro e desviador de dinheiro.
O Centro Paula Souza mantém as Etecs e as Fatecs e são do governo do estado. O novo modelo pretende utilizar a estrutura das escolas estaduais, que não tem condições de manter nem o ensino normal, que dirá o profissionalizante. Estão brincando com o Estado.
Centro Paula Souza é elitista.
Mas o novo modelo paralelo que estão tentando implantar vai ser mais fácil desviar grana. Você tem alguma dúvida?
Concordo
Todo investimento em ensino profissionalizante é válido. Que prospere a iniciativa, e que o acesso à educação de qualidade seja cada vez mais ampliado.
E preciso cuidado com esse Secretário, que veio do Paraná. Houve denúncias graves naquele Estado sobre favorecimento de empresas nos contratos da área de educação.
Parece um programa para a desvalorização dos professores. Que barbaridade!!!
Com certeza. E só pesquisar como foram tratados os professores estaduais do Paraná na administração desse senhor.
Saudades do PSDB e dos governadores Paulistas, mas é um carioca mi... e um vendedor de curso na SEE-SP fazendo negócios na criação de mão de obra barata para fazer massa de reserva de mercado para o futuro. Mas afinal, Ministro Camilo não revogou junto ao presidente a des gra ça do NEM, pois a atual BNCC dá respaldo, na terceirização e privatização do ensino "com profissionais com notório saber" sem licenciatura nemhuma (abrindo margem para qualquer tipo de trambicagem). Apenas neoliberalismo.
Francisco, concordo plenamente, nunca fui tucano, foi apenas uma ironia, pois afinal fomos de ruim para pior ainda. Afinal, não vamos esquecer do "Bolsodória" em 2018, que no final ele só veio a brigar com o governo federal não por benevolência pela vacina, mas por almejar a presidencia, como também o Alckmin (atual Vice Presidente) em 2018, fez aquela campanha de "nem um, nem outro".
PSDB acabou, não sem antes plantar a semente do bolsonarismo.
No Paraná o que ele fez foi vender cursos e favorecer empresas privadas
Escola técnica deveria estar voltado ao mercado de trabalho, São Paulo perdeu muitas indústrias e deveria atrair tanto capital nacional como internacional para o Estado com excelência da mão de obra do ensino técnico, ou melhor, cérebro de obra, sem educação de qualidade não há desenvolvimento, a começar pela qualidade do ensino básico. Sem esquecer o foco em serviços, com maior valor agregado em tecnologia, seria ótimo começar a transformar as escolas cÃvico militares em colégios técnicos.
Vai dar muito certo esse ensino técnico Paulista, com uma secretaria de educação comandada por um secretário que a única experiência no currÃculo é de vendedor de disquete e pen-drive.....
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Gestão Tarcísio prepara novo modelo de ensino técnico com 100 mil vagas Voltar
Comente este texto