Bruno Boghossian > Como o centrão sobreviveu e ganhou força após Junho de 2013 Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Orasil coelho pina

    O Bruno deveria rever seu conceito de turma da antipolítica, seria a turma da política os construtores do mensalão, petrolão, castelo de areia?

    Responda
  2. José Cardoso

    Não gosto do termo centrão. Há partidos e parlamentares diversos, cada um com seu nome e perfil nas votações. Em geral o termo os exime de responsabilidade, e ilude o eleitor a cada 4 anos de que 'tudo é a mesma coisa'. Por isso é importante mostrar sempre os votos dos partidos e candidatos em cada projeto importante.

    Responda
    1. José Antônio

      Todos, partidos e políticos, do centrão são camisas amarelas.

  3. Mario Silveira

    Ainda bem que existe o centrão , ou estaríamos em uma ditadura de extrema direita como a Russia , ou estaríamos pior que a Venezuela , Cuba , Argentina , Peru , Equador , Nicarágua etc .

    Responda
    1. José Antônio

      Como se o centrão e a extrema direita são camisas amarelas?

    2. Felipe Araújo Braga

      Precisamos de um centro - assim como uma direita e uma esquerda - democráticos e que lutem pelo povo. O centrão, com sua corrupção, fisiologismo e desvio das verdadeiras funções é tão ruim quanto os extremismos de esquerda e de direita. Lembre-se disso quanto faltar ônibus nas ruas, professores nas escolas, médicos nos hospitais e quando a Amazônia for um grande garimpo.

  4. Felipe Araújo Braga

    Diziam que no Oriente Médio estava difícil: eram ou as monarquias corruptas, ou as ditaduras militares ou os fundamentalistas religiosos. Aqui no Brasil também: é a esquerda estatizante que defende ditaduras socialistas, ou o Bolsonarismo miliciano que também defende ditaduras fascistas, ou os liberais elitistas do Estado Mínimo ou o Centrão Fisiológico e Corrupto.

    Responda
  5. José Eduardo de Oliveira

    ou seja, dez anos depois, tudo piorou, mas os defuntos, viúvas e órfãos ficaram no caminho e a conta tem de ir para aqueles "heróis" daquelas jornas insanas, que criaram mons-tros como o bolsanaro e seus se-quazes. E perpetuaram o tal de centrão, sinônimo do que tenho vergonha de escrever. E olha que eu sou um sem-vergonha dos puros.

    Responda
  6. José Eduardo de Oliveira

    Aqui no Brasil os motins, rebeliões ou movimentos contestatórios, levam ao eterno retorno do pi-or. Transformaram a nerda de 2013 ao coco irrespirável de 2023. Sem contar os quatros anos de la-trina que foi o governo anterior, ou a des-carga em nossa cara das defe-cadas que deram apartir de 2013...

    Responda
  7. Joaquim Rocha

    O bolsonarismo triplicou o centrão. Nunca tanta gente sem caráter conseguiu se eleger com tanta facilidade. O congresso e o senado se tornaram um enorme ninho de ratos, muito maior do que já era.

    Responda
  8. EMANOEL TAVARES COSTA

    Não há saída. Os parlamentares do centrão foram eleitos em eleições livres e fiscalizadas. O povo os elegeu. E teremos que negociar com eles, fazendo concessões, se quisermos ir até o final do mandato.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Nas periferias das metrópoles e no Brasil profundo (que são 90% do país), a qualidade do voto é muito ruim - não que as áreas nobres votem bem - Bolsonaro nos mostra isso. Mas cansei de ver na grande sp a população eleger prefeitos, vereadores sem uma única proposta, sem o ensino fundamental, muitas vezes no cabresto de traficantes e pastores evangélicos. O Coronelismo ainda existe.

  9. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Os componentes do centrão não passam de um bando de escroques

    Responda
  10. José Antônio

    Os eleitores e eleitoras que votam nos partidos e políticos progressistas, nunca votaram e nunca votarão no que se constitui o centrão; os eleitores e eleitoras camisas amartelas, sim.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      A esquerda no Brasil é terrível também meu caro. Ou você acha que metade da população que não vota na esquerda é maldosa?

  11. Gilberto Rosa

    Caramba, os colunistas da folha combinaram com o patrão para falar a mesma coisa. Não podem deixar o centrão perder força com o Lula, afinal o centrão apoia os bilionários banqueiros, como o dono da folha, os bilionários do ogro negócio tóxico, os bilionários das privatizações como o trio do rombo da americanas... Sem o centrão, que se elegeu apoiando e sendo apoiado pelo monstro das joias e dos 700 mil, o Brasil seria outro

    Responda
  12. João Batista de Junior

    Não deveria ter tantos partidos.

    Responda
  13. RICARDO BATISTA

    O sistema de freios e contrapesos brasileiro é bem pesado, e a fragmentação partidária dificulta reformas. Faz quatro décadas que o país parece correr com o freio de mão puxado, crescendo pouco. Por outro lado, observando o que o a acontece em alguns países vizinhos, agradecemos a limitação dos poderes presidenciais. Mas é bom o seu Arthur Lira não exagerar e lembrar que, um dia, o Eduardo Cunha também se achava o rei da cocada preta.

    Responda
  14. Hercilio Silva

    Os manifestantes de 2013 em tese anticorrupção, tiravam fotos abraçados a corruptos do centrão e do PMDB. Era o antipetismo pago e financiado, negado por quem foi de boa fé, mas foi manipulado sim. E isso permanece. Se o congresso é centrão, deve-se a não ter aprendizado da época. Continuam todos bravos com o presidente achando que pode tudo, não pode, seu voto ao congresso custa caro se errar. E claro, todos corajosos contra governos de esquerda que respeitam direito de manifestação.

    Responda
  15. NACIB HETTI

    É isso. Os donos do poder são sempre os mesmos.

    Responda
  16. JOÃ O MUCCI

    O Centrão que representa o pior da política do Império das Bananas (Brasil), tem como comandante supremo o Imperador Arthur Lira Primeiro.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.