Ilustríssima > Lula parece não entender que relação com Congresso mudou Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Aderval Rossetto

    Economia manda em tudo! Quando agrava a crise a humanidade fica egoísta e escolhe a conservadora direita. Esquecem que defenderão os interesses dos bilionários e aumentarão o fosso social kkk.

    Responda
  2. Alexandre SS

    FSP sempre a serviço dos poderosos donos do dinheiro, a classe econômica que só se preocupa com seus próprios umbigos.

    Responda
  3. joseildo inacio

    Uma verdadeira aula de política. Parabéns.

    Responda
  4. marcos fernando dauner

    Enquanto tivermos um congresso formado por duzentos e cinquenta e sete partidos políticos diferentes, composto por gerentes de supermercados da fé, big brothers, influenciadores digitais, ex chutadores de bola, agroboys, líderes kumonitário - não há como termos um país decente .

    Responda
  5. MATEUS VAZ DE S Sá

    O congresso não mudou, como dizia Marx "Aos oprimidos é permitido uma vez a cada poucos anos decidir quais representantes específicos da classe opressora devem representá-los e reprimi-los".

    Responda
  6. edilson borges

    o lula é um grande político, talvez o melhor em atuação no nosso cenário. o analista pode ter suas impressões, mas acho que o cara que atua dentro do sistema político provavelmente tem melhores informações, de fontes primárias, prá afiar a compreensão da bagaça. e sim, nosso sistema político piorou. isso até um bozolóide deve ser capaz de entender, ainda que ache isso bom.

    Responda
  7. Saulo Nepomuceno

    É insuportável todo dia um texto da folha ou do estadão dizendo que o Lula não entendeu alguma coisa. Melhorem por favor.

    Responda
  8. Marcelo Gonçalves

    Tudo muda, temos que entender, mas o congresso querer gerenciar e tomar decisões no executivo é uma mudança que já demonstrou que não dá certo, gera corrupção e gastos inúteis, sem planejamento. A imprensa brasileira tinha que se posicionar e exigir uma normalidade nas atualizações dos poderes, não simplesmente querer que o executivo aceita todas as exigências do legislativo em nome de uma mudança de comportamento, que digo e repito, não deu certo no governo anterior e gerou corrupção e desvios.

    Responda
  9. vicente machado

    Lula parece não entender! Que piada!

    Responda
  10. André Antonio Santos

    2023 não é 2003. O sistema político brasileiro entrou numa espiral confusa a partir de 2013, chegando no ápice da insanidade em 2018, com a ascenção da extrema-direita. Mas eu penso que o terceiro governo Lula é a chance que temos de voltar para o ideal social-democráta forjado em 1988. Temos sorte do Brasil ter p@rido Lula. Uma liderança politica dessa envergadura é material raríssimo!

    Responda
  11. Airton Borzi

    Todos que acompanham a política entendem e muito mais o Presidente Lula. Entendeu e está tentando fazer voltar ao normal o estrago feito pelo desgoverno, que deixou o cargo de executivo na mão do Congresso, com orçamento secreto e outros malefícios e vícios. Estamos no presidencialismo e não semi-presidencialismo. Infelizmente a contaminação foi feita e os oportunistas e extremistas foram reeleitos ao congresso. Difícil missão de implantar um projeto de governo com um congresso de malfeitores.

    Responda
  12. Airton Borzi

    Todos que acompanham a política entendem e muito mais o Presidente Lula. Entendeu e está tentando fazer voltar ao normal o estrago feito pelo desgoverno, que deixou o cargo de executivo na mão do Congresso, com orçamento secreto e outros malefícios e vícios. Estamos no presidencialismo e não semi-presidencialismo. Infelizmente a contaminação foi feita e os oportunistas e extremistas foram reeleitos ao congresso. Difícil missão de implantar um projeto de governo com um congresso de malfeitores.

    Responda
  13. Cristiano Penteado

    FSP parece não entender que não emplacará um candidato ao Planalto mega neoliberal, como sonha.

    Responda
  14. Luiz Antônio I

    "abilulado" o cara foi abduzido pelo poder da eleição e, por isso, governa no mundo da lua.

    Responda
  15. Dionisio DeBarros

    Eh o contrário. Eh o centrão que parece não entender que o presidente mudou.

    Responda
  16. Renata Ribeiro

    Parece q falta memória no "compaheiro" Sérgio Abranches, mais ajudarei a relembra-lo q no dia 2 de junho desde mesmo ano, Lula esteve na ufabc, reconhecendo q o congresso de hj n é igul ao os seus 2 primeiros mandatos. E q hj é preciso conversar até c quem vc n gosta.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Sim, também frequento por lá Haroldo, e aposto que eles também fazem a maior fé no Sérgio Abranches.

    2. haroldo guimaraes

      Alberto, pq vc não vai dar uma voltinha lá no Estadão?!!

    3. Alberto Melis Bianconi

      Renata, você acredita que, do alto de sua cátedra, o autor vai perder tempo com o que se diz aqui no rés-do-chão?

  17. Gustavo Adolfo Sierra Romero

    Essa tese parte de forma ingênua da premissa de que Lula seria míope. Assim, os formadores de opinião prestam um enorme serviço aos que querem que tudo funcione de acordo com os padrões praticados pelo inominável. Que tal afirmar que o Congresso deve entender que Lula não é o inominável?

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Poxa Folha, eu mesmo fiz o trabalho de vocês censurando um trecho.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Repare que sujeito fala em ruptura eleitoral de 2018, em vez de lembrar o mais disrptivo (autocensurado) de 2016.

  18. Alberto Melis Bianconi

    O sujeito pode ter um nome bonito e ser um monstrengo, né mesmo? Sempre achei brilhante a expressão Presidencialismo de Coalizão, e imaginei inicialmente que tivesse algo de cínico e irônico. Uma gozação com essa nossa geringonça. Mas não, o sujeito acredita que a coisa funciona! Como pode funcionar se a coalizão tem de ser formada depois de instalado o governo? A corrosão do poder de atração do executivo era inevitável.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Engraçado, a primeira versão da resposta abaixo eles ameaçaram censurar e eu não enviei!. Digam aí, qual a IA, ou seria BA, que a Folha usa?

    2. Alberto Melis Bianconi

      Muitos dizem que Lula não valoriza a educação formal, uma imensa injustiça. Já eu, que estufei bastante, não levo muito a sério mesmo. Quanto mais tempo o sujeito passa nod bancos escolares, menos parece ver do que se passa a sua frente. O autor vem dizer que Lula parece não ter percebido que as coisas mudaram! Nossas zelites, essa mistura de incompetência e arrogância, é um preço muito alto para pagarmos por nossos pecados.

    3. Alberto Melis Bianconi

      Muitos dizem que Lula faz pouco da educação formal, uma enorme injustiça. Já eu, que estudei bastante -- tenho lugar de fala! --, não costumo levar muito a sério mesmo. Quanto mais o sujeito estuda mais parece incapaz de enxergar o que está na frente do nariz. O que não o impede de cultivar sua arro(censura). O sujeito vem dizer que Lula parece não saber que as coisas mudaram! Nossas zelites são a expiação de nossos pecados.

  19. Elcio Simielli

    Muito didática esta matéria. Parabéns, Sérgio Abranches. Eu complementaria este quadro evolutivo da política nacional adicionando o Poder Judiciário que deixou de ser passivo para ser quase protagonista.

    Responda
  20. Ayer Campos

    Ufa! Que cansaço... Agora entendi por que os termos 'articulação' e 'muita conversa' são impregnados de sortilégio e pajelança... Parece que ainda teremos por muito tempo que contemplar bestializados o estandarte do sanatório geral passar... E o velho Lula vai ter que suar pra levar o governo até o fim sem se desmoralizar... Quem será o escolhido pelo demiúrgo dessa geringonça pra tocar adiante a roda-viva da ordem capitalista excludente no fatídico pós-Lulismo?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ayer, compadre caríssimo, tens umas admiráveis, hein? Lembrar do estandarte do sanatório-geral foi das poucas a trazer algum riso - a despeito do contexto de tragédia. Eu também tô que nem você, meio que desistindo; esperançoso é o articulista, que supõe transitória essa Barafunda que constata. Mas esse papo de que o Lula tá "meio ingênuo", tal como muitos colegas, acho um tanto mistificador; há confusão, todavia, não há como negar. Pô, que papo de 'tomóv popular é esse, Ayer? Roda-morta issosim

  21. José Cardoso

    O executivo deve focar no que pode fazer sem depender de alterações de leis, ainda mais que exijam maioria absoluta ou pior ainda de 3/5. Já é muito para um síndico manter os elevadores funcionando, assim como os sistemas de água e esgoto, tudo isso sem entrar em deficit ou elevar as mensalidades. Mudar a convenção do condomínio ou a fachada do prédio só por consenso da maioria dos moradores.

    Responda
  22. André Silva de Oliveira

    Lula repete Bolsonaro, ou seja, despreza a agenda da direita liberal-centrista que o apoiou no segundo turno. Se não mudar de rumo, vai pegar caro por sua falta de visão.

    Responda
    1. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

      Então vc, André, que acha que os outros não entendem os textos, escreve "direita liberal centrista"? Que trem de doído é esse?

  23. Jose Ferreira

    Lula entende sim e conhece muito bem como funciona . Criou 37 ministérios pra acomodar políticos , amigos e parentes e nem sabe o que tá rolando lá . O resultado disto já sabemos muito bem : mensalão , petrolão. Depois vai dizer que não sabia .

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      A questão é que criou, mas distribuiu os cargos de modo desigual considerando a representação dos partidos que o apoiam. Aí é que está o problema.

  24. Marcos Benassi

    Justa lerda, seu Sérgio, que panorama medonho... De um presidencialismo "de coalizão" para um "presidencialismo de cooptação", não só foi um pulinho, como o salto se deu rumo ao abismo. Tô na torcida para que seu vaticínio se cumpra: seja um período de acomodação que dará origem a uma dinâmica mais sustentada por ideologia partidária, não uma estrutura eternamente fragmentária, casuística e umbilical. Sei lá, né, isso tá cheirando pior do que o jogo de pôquer: aposta, blefe e blá cresceramdemais

    Responda
    1. Ayer Campos

      Pô, mermão, admiro sua capacidade esperançosa de torcer contra o medonho - fui acometido de um descorçoante, acachapante desalento... O embrulho acadêmico do texto só fez piorar minha afecção. Pelo visto, nem mesmo minha esperança humilde e oscilante pela desgraça cabal de Moro servirá pra desturvar o horizonte...

  25. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Esse "parece" do título modaliza a opinião do autor covarde. Ele sabe que Lula está entendendo tudo, mas quer cobrar a fatura em cima dele - na esperança de preparar o caminho para uma terceira via que não virá. Lula sabe exatamente o que está acontecendo na política e no Brasil: estamos todos ajoelhados diante do pior congresso, o mais corrupto e fascista que o país teve até hoje. Textos como o desse Sérgio A, além de evidenciar sua fragilidade intelectual, ajudam e muito o projeto do Centrão.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Cientista político já é uma contradição nos termos, um oxímoro. Mas o André é ciosos da cátedra de quem fala! Fez a lição de casa direitinho!

    2. Ayer Campos

      Gostaria de acreditar na 'fragilidade intelectual' do mensageiro - mas não costumo hostilizar o mensageiro...

    3. André Silva de Oliveira

      Braulio, você deve ser ótimo para chamar Sérgio Abranches, um dos maiores cientistas políticos do Brasil, de "covarde". Já se vê que você está bem preparado para enfrentar o debate.

    4. jose fernandes de lima junior

      O congresso continua operando como sempre operou. Criando dificuldades vender facilidades. Sempre foi assim.

  26. NACIB HETTI

    Está entendendo devagar. Vem aí mais ministérios para o Centrão. A partir do segundo semestre a economia vai bombar. Com um pouco da inevitável corrupção.

    Responda
    1. jose fernandes de lima junior

      Afinal estamos falando de de-puta-dos. Pagou levou.

  27. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    É muita pretensão do escriba achar que Lula não entende de política. Entender o modelo e critica-lo pode até ser fácil. Quero ver é o sabichão dizer o que fazer para lidar com o Congresso dos interesses individuais.

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      Sérgio Abranches não é escriba nem sabichão, mas um dos maiores cientistas políticos do Brasil. Lendo corretamente o artigo, ele aponta um caminho para Lula melhorar a relação com o Legislativo. Pena que você não viu ou não entendeu.

  28. Sergio Siqueira

    Não está entendendo é nada. Apenas por deixar a distribuição de dinheiro do Codevasf nas mãos sujas do Centrão, mostra sua total alienação na política do seu governo.

    Responda
    1. NACIB HETTI

      Não estão inventando nada. A corrupção na codevasf tem a mesma idade da codevasf. É apenas uma continuação das práticas costumeiras da política brasileira. O importante, para o sistema, é fazer a grana circular.

  29. José Davi

    Um congresso formado por reacionários e gente pouco republicana deve ter qual tipo de diálogo? Essa gente é fruto da ideologia neoliberal, que essa Folha, faz questão de reproduzir. Educação precária, combate do público em favor do privado, exaltação do indivíduo e negação da comunidade. Não teremos nada melhor com essa lógica individualista.

    Responda
    1. José Davi

      Oliveira, onde falei em fechar o congresso? Temos um problema de interdição ideológica na sociedade brasileira, tudo é essa lenga-lenga neoliberal, como se existisse outra explicação a não ser por culpa no eleitor e esquecer que esse eleitor não é levado a reflexão mais profundas. Quer uma sugestão? Vamos separar a eleição majoritária e a do parlamento, levar o candidato a deputado a expor suas ideias e projetos por mais tempo e de forma mais ampla.

    2. André Silva de Oliveira

      José Davi, o que você sugere? Fechar o Congresso? O Congresso foi eleito pelo povo brasileiro conforme as regras do jogo.

  30. CARLOS SANTOS

    O problema não é ser de coalizão, mas com quem Lula tem q negociar a dita cuja. O pior congresso da historia é um covil de Ban Didos q n dão a mínima p a nação. Esta coalizão significa mais dinheiro e cargos para os mais de 300 PRetas. Por fim, o gang ster mor, chefe do sindicato do crime (segundo ex esposa) é o negociador da "coalizão". Triste Brasil, aqui a Lei de Murphy impera.

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      operaçao taturana. arquivada pelo supremo e pelo desembargador do TJ de alagoas.

    2. André Silva de Oliveira

      Primeiro, é preciso ter uma agenda clara e enxuta para negociar com o Legislativo como sugeriu Sérgio Abranches. Lula tem esta agenda?

    3. JOSE SAVIO TEODORO DE OLIVEIRA

      Desenhou

    4. Marcos Serra

      Esta coalizão significa mais dinheiro e cargos para os mais de 300 PRetas. Talvez por isso o Lulis teve que criar mais 16 mi(ni)stérios para acomodar seus cumpanheirus todos, não?

  31. Renato Vieira

    Lula venceu a maior máquina de eleição da história do Brasil. Será que agora vai perder pra esse congresso que está ai?. Eu não acredito. O jogo político tá só começando pro Lula.

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      Não se trata de perder, mas de negociar uma agenda de governança com o Legislativo. Lula tem esta agenda, companheiro!?

  32. José Miguel Ortega

    E a imprensa não entende que ele vai desmudar? Mas está tão claro no programa, nos atos, aguarde, não se desmuda assim tão rápido.

    Responda
  33. ADONAY ANTHONY EVANS

    Verdade Sérgio. Por isso que você é presidente eleito 3x, e ele um mero comentarista da Rádio CBN

    Responda
    1. Ayer Campos

      Entendo, Adonay - mas tenho dúvidas sobre imprecar o mensageiro... depois do alívio, a mensagem fica.

  34. MATEUS VAZ DE S Sá

    A relação com o congresso mudou, mudou para píor, porque este é o pior congresso de todos os tempos.

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      Um Congresso eleito pelo povo conforme as regras do jogo, as mesmas que levaram à eleição de Lula.

  35. marcos fernando dauner

    Na Alemanha havia apenas dois partidos políticos : SPD e CDU-CSU e a coisa funcionava . . Agora começaram a aparecer outros AfD, Grünen e o país está virando uma bagunça . E nós temos uns duzentos e cinquenta partidos diferentes .Não há como funcionar assim .

    Responda
  36. marcos fernando dauner

    Se eu comparar o nível intelectual do cidadão eleito deputado federal pela minha cidade na primeira vez que votei - há quarenta e cinco anos- com o eleito no ano passado concluo que a situação mudou : para bem pior .

    Responda
  37. marcos fernando dauner

    Na época do Presidente Emílio Médici a situação era bem diferente. Havia apenas dois partidos políticos .

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      Caro Mateus - qual tua opinião acerca desse nosso congresso atual ? Vale a pena gastar os bilhões que ele custa ao nosso bolso ?

    2. MATEUS VAZ DE S Sá

      E nenhum presidente eleito. Apénas um ditador com poderes de cassar políticos, prender, torturar e se necessário fechar o congresso.

  38. Fernando Alves

    A relação com o congresso mudou. Não do presidente, mas da imprensa e outros formadores de opinião, que hoje batem palma para um presidente da câmara que diz explicitamente que o governo precisa liberar mais dinheiro e cargos se quiser aprovar qualquer coisa. Não só isso, mas protegem e e endeusam ele só porque ele se autoproclamou o defensor do neoliberalismo no país.

    Responda
  39. SILVIA TAHAMTANI

    Claro que entendeu, e sabe que piorou muito após a enxurrada de religiosos no congresso...gente de bem...kkkk

    Responda
  40. marcos fernando dauner

    duzentos e cinquenta e oito partidos diferentes - gerentes de supermercados da fé, influenciadores digitais, agroboys, big brothers, ex chutadores de bola , Não há como funcionar assim .

    Responda
  41. MATILVANI MOREIRA

    Lula não parece ter entendido que o Brasil e o mundo mudaram muito. O Lulad entendeu sim, ele bem espertinho. Mas, devido o viés ideológico do Sérgio Abranches, ele "esqueceu" de dizer que as maiorias dos mandatos anteriores foram construídas com muita corrupção, ou seja, mensalão e petrolão! Escancarados, respectivamente, pelo Roberto Jeferson e pela Lava Jato.

    Responda
  42. Denise Prehn

    Pois a mim parece que nem o Congresso né a Folha nem o colunista entendem que estão a serviço do país, sim, a serviço do Brasil, e não dos seus interesses partidários que vem corroendo nossa sociedade e destruindo nossas possibilidades de viver uma realidade de desenvolvimento econômico mais inclusiva e confortável para 200 e tantos brasileiros que somos!!! Vivemos um cabo de força entre opiniões e interesses de quem manipula recursos e informações em benefício próprio. Folha, crie vergonha.

    Responda
  43. NIvalde Castro

    Sergio, parece que Você não entendeu o Lula 3

    Responda
  44. Rubens gonçalves

    Lula e um político velho que vive de lembranças do passado. O Lula paz e amor não é para esse terceiro mandato. Se bem que está amando demais.

    Responda
  45. Alexandre Sartori Barbosa

    A Folha se acha mais experiente do que Lula, que está presidindo o país pela terceira vez.

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      De acordo, Alexandre, Lula é um iluminado, um demiurgo que vê o futuro para além do presente. Quem é a FSP para discutir os rumos do governo? Quem disse que a FSP tem direito de exercer o direito de crítica, etc.!?

    2. Marli Vieira da costa

      Mudou mesmo, enquanto tiver um Lira na Presidência da Câmara, o presidente terá dificuldades para governar, mesmo porque Lula não é Bolsonaro e, não vai ceder aos eu apetite de leão por dinheiro e poder.

  46. Ernesto Dias Junior

    Textão que ficaria melhor no Estadão, né?

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.