Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luiz Candido Borges

    Maluquice é um escritor e jornalista conceituado entrar num processo de jogar sua biografia no lixo com uma sucessão de artigos passadores de pano em militares golpistas e num ex-presidente genocida e ladrão. Que decadência, que final de carreira vergonhoso!

    Responda
  2. Ilma Gallo

    Maluquice pra mim é receber as joias e não registrá-las na Receita Federal.

    Responda
  3. Bebel Pzt

    Triste fim de Elio Gaspari

    Responda
  4. Bebel Pzt

    Quem avaliou foi a Chopard q as fabricou

    Responda
  5. ulysses ferraz de camargo flho

    E isso deixa de ser crime? 5 milhões equivale a quase 500 anos de trabalho para quem ganha um salário mínimo.

    Responda
  6. Amauri Costa

    Qual a relevância da diferença entre os milhões das jóias para ter este destaque do colunista? O que faz um jornalista acima da média, ainda que a despeito das “escorregadas” éticas de sua biografia, brindar-nos com essa pobreza de nota? E por fim, apenas para lembrar: Jânio foi dispensado desta Folha por contenção de gastos mesmo?

    Responda
  7. Gilberto Rosa

    Gaspari não é vendido, afinal Goebbels fez coisa pior pro Hitler. Que papo furado é esse, 16 ou 5 milhões faz qualquer diferença para incriminar o monstro das joias? Se outros fizeram coisa pior, não se pode condenar o executivo das americanas, que pode ter combinado com outros, inclusive com o trio bandido? Gaspari tá horrível.

    Responda
  8. José Roberto Pereira

    Se a intenção é auxiliar o bolsominion passador de pano ou "ajustar a cotação" das jóias, não podemos deixar de lado a estimativa de que o Miliciano e sua Conja roubaram 22 vezes mais jóias do que jamais saberemos.

    Responda
  9. Jove Bernardes

    Não entendi. Atiraram no mensageiro? É sério, isso?

    Responda
  10. marcos fernando dauner

    Isso é tudo muito subjetivo . Hoje cedo , no estacionamento do supermercado havia duas VW Kombi paradas . Antigas, reformadas, bonitas, com cortina nos vidros traseiros e tudo . Uma com rodas normais ; outra teve as rodas rebaixadas pelo carente de cérebro do proprietário . Qual vale mais ? A normal , evidentemente .

    Responda
  11. Marenildes Pacheco da Silva

    É o país do faz de conta. Faz de conta que eu acredito que o presente só vale 5 milhões, faz de conta que acredito nos lucros exorbitantes de algumas empresasa divulgados na mídia, na importância da IA e etc, etc.

    Responda
  12. Tadeu Roberto Corbi

    Pela ótica do Eremildo, se a PF avaliasse a Mona Lisa e a avaliasse pela tinta que foi usada e pelo custo do sutstrato (tela) ela valeria coisa de cem reais. E este seria o valor "real" da pintura.

    Responda
  13. Aderval Rossetto

    Mais um BozoFSP

    Responda
  14. Juarez Carneiro

    Élio, vai vestir pijama, ANTI-LULISTA! SEGUINDO "PAUTA" FSP OUTRAS AGREDIDAS PELO BOLSONARO DEMAIS SSS! QUEM ROUBA 1 EEAL, É LADRÃO! SE FOR 5 MILHÕES E SENDO BOLZO NÃO, ENGANO! VÃO TOMAR C...'! EUROPA EUA BOLZO SUAS TRUPES PENITENCIARIAS!

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Conte seu segredo para publicar um comentário desses.

  15. Jose Roberto X de Oliveira

    A PF tem uma escala de valores estranha rsrs Um reacionário joga granadas e dá tiro de fusil nas fuças de agente e nem sai algemado. Nenhum hematoma no cara e ainda saem rindo. Depois tem o laudo da voz do juiz da 13. Vara de Curitiba.

    Responda
  16. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Seo Élio o Sr já viu um unzinho só, de perto ? Cada um na pior das hipóteses vale sessenta mil reais. Quantos tinham ? Sem falar nas pratas e nos ouros. Caneta de ouro vale dez reais ? Essa pf tá de brincadeira.

    Responda
    1. josé SOARES

      E o Elio está falando sério…

  17. Marcelo Pires Santana

    Então posso roubar, não interessa i valor. Palmas, de pé.

    Responda
  18. Marcelo Gonçalves

    Que ótica é essa? Então quer dizer que os valores menores de hoje isentam Jair Bolsonaro de agir de forma criminal? Gaspari, Gaspari, você está ficando bom demais.

    Responda
  19. RICARDO HELLMUTH SCHRAPPE

    Ele quis roubá-las do mesmo jeito.

    Responda
  20. PAULO AFONSO F DE CARVALHO

    5 ou 50, da no mesmo!

    Responda
  21. Helio Cardoso

    Seja 16 ou seja cinco milhões, isso ameniza a tentativa de burla na alfândega ou seria motivo para atenuar o flagrante descaminho ensaiado pelos insistentes emissários bozolóides? Maluquice é a insana mania de poder e ganância do estrupício!

    Responda
    1. Vilson Gouveia

      O ponto é que a imprensa mentiu descaradamente. Se fosse na internet seria uma fake News e os autores seriam presos ou desmonetizados.

    2. josé SOARES

      É um jornalista tido como experiente e isento escrever tais maluquices.

  22. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    Parece que o sono do Elio foi longo. O Eremildo apossou-se do notebook e escreveu os 3 artigos de hoje.

    Responda
  23. Rodrigo Correia do Amaral

    Essa objetividade está um pouco estranha, é como definir o valor de uma Ferrari pelo preço médio dos componentes de um veículo... Quem é o joalheiro do artefato, e qual o valor agregado pelo seu nome?

    Responda
  24. Vilarino Escobar da Costa

    A avaliação de cinco milhões refere-se tão somente aos diamantes em si e a qualidade e quantidade de ouro. Valor de produção, valor artístico, valor comercial com margem de lucro e custo tributário não entram nessa conta, logo o ditador dos Emirados Árabes deve ter pago bem mais do que esses cinco milhões, que aliás já é um valor muito expressivo. Lembrando, cinco ou dezesseis milhões não altera a intenção de bolsonaro na tentativa de se apropriar dessa e das outras jóias.

    Responda
    1. Vilarino Escobar da Costa

      Correção : no lugar de Emirados Árabes leia-se Arábia Saudita.

  25. Cleudivan Dias

    Segundo outro j que consultou especialistas, a avaliação da PF é "objetiva", ou seja, só considera o valor dos diamantes, por exemplo, mas não o joalheiro que desenhou, qual a grife, os lucros da loja e os impostos que a loja pagaria, se as joias estivessem à venda. Não parecia errada, então, a avaliação de 16,5 milhões.

    Responda
  26. jose pessoa da silva

    Eu sou meio burrinho pelo que entendi o valor das joias é bem menos, e o dito cujo assim fica perdoado.

    Responda
  27. José Cardoso

    Não sei se existe uma Comissão de Valores Imobiliários, mas se existe deve tratar de imóveis e não de ações...

    Responda
    1. PATRICIA CARDIERI PELIZZER

      "Mal" Começo ...rs

  28. Silverio Torres Correia

    O que é relevante é descobrir o que está por trás dessas joias e de outros mimos milionários. Por que o repentino interesse e viagens à Arábia Saudita, Emirados Árabes e Bahrein?

    Responda
  29. JAYME KOPELMAN

    Senhor Elio, qual o seu interesse em procurar minimizar o crime do desvio das joias? O crime não foi determinado pelo valor das joias , mas sim pelo fato de não terem declarado junto à Receita, de terem desviado como se patrimônio privado fosse e de terem movimentado toda a infraestrutura presidêncial para tirar da alfândega o que tinha sido apreendido. Vosmecê perdeu o sutileza que julgava ter? JK

    Responda
    1. Fernando Alves

      Porque foram os milicos amados do Élio que estavam envolvidos até o pescoço, servindo se capacho para o Bozo.

  30. Maurizio Ferrante

    Ah bom! Então se não são 16 milhões mas apenas 5, ta tudo bem né? Meu bom Ala’, como caíram as barreiras morais neste país!

    Responda
  31. Maurizio Ferrante

    Ah bom! Então se não são 16 milhões mas apenas 5, ta tudo bem né? Meu bom Ala’, como caíram as barreiras morais neste país!

    Responda
  32. Marcos Benassi

    Xiiiiiii, sêo Elio, era bão se a PF entrasse nesse caso da Americanas, né não? Quem sabe aquilatavam melhor os papéis que os bonitões do mercado tiveram no papelão da empresa. Agora, se dezesseis ou seis, pouco importa, uai: serão sempre uma barbaridade, bem como a operação de resgate - e, que nem nas culpas americanóides, cabe não pegar somente os cachorros e os pôneis: ferro nos mangalargas do imbróglio, e em seus jóqueis. Ferro, aliás, não: nióbio neles.

    Responda
  33. Manoel Raimundo Alves

    A questão não está no valor e nem no peso, e nem na quantidade, mas no caráter desonesto do ex-presidente de tentar rouba-las, na mão grande à qualquer custo! É isso.

    Responda
  34. José Davi

    O novo conceito de ladrão o que rouba menos. A Bolha de São Paulo cheira igual ao Tietê.

    Responda
  35. Ademar Barros

    E daí! O que muda Seu Elio? Ou a tentativa de desvio de joias deixou de existir?

    Responda
  36. Noel Neves

    O trabalho artístico não é avaliado pela polícia federal. Dá se o nome de "jóia" a uma peça trabalhada artisticamente com metais e pedras preciosas. Talvez única! Ou rara... Daí o seu valor. A importância desta... Saudita se da ao fato de um ex presidente tentar recuperá la do descaminho a qualquer custo na "carteirada".

    Responda
  37. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    A avaliação da Polícia Federal deve estar correta, considerando peso dos metais e quantidades de pedras preciosas. Mas, qual seria o valor das joias em vitrines de joalherias?

    Responda
  38. Joaquim Rocha

    Então acho que agira eu entendi... Bozo é menis ladrão ahir

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Bozo é menos ladrão agora, afinal são 5 milhões apenas.

  39. Andre Rypl

    O Elio não anda bem. O que ele chama de maluquice? Não dá para entender se ele acha 5 milhões ok. O que é relevante na história? O valor ou a apropriação indevida de bens que seriam do Estado?

    Responda
  40. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Ideias transmitidas com a concisão do telegrama. Fic faltand explcao.

    Responda