Blogs Mensageiro Sideral > E se a humanidade estiver mesmo sozinha no Universo? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Com tantos comentários aqui, só faltaram Apolinário Messias e Gilberto Pessagno pra pegar fogo! Duelo entre ciência e religião, e pasme.
Carl Sagan, na década de 1970, assim se manifestou sobre a suposta vida extraterrestre inteligente. Dos relatos dos inúmeros contatos com alienÃgenas consta que: "eles são benevolentes; preocupados com nosso bem-estar; são onipotentes (extremamente poderosos); oniscientes (extremamente sábios); e frequentemente usam roupas brancas [e] longas. Essa combinação é algo que já vi em outro contexto. Não é ciência: é religião." (continua)
(continua) Essa leitura do fenômeno OVNI pela chave psicológica e/ou psicanalÃtica faz todo o sentido. O homem moderno acha vergonhoso acreditar em Deus, mas há uma necessidade interior deveras premente que o impele a substituir a figura da deidade pela de um ET superpoderoso, com atributos equivalentes aos divinos.
Eu topo povoar o universo
Acorda Raymundo de Lima! Se você desconhce o conceito de sarcasmo volta para o ensino fundamental e tenta aprender de novo!
Se os membros da espécie mais avançada que habita a Terra estão prestes a acabar uns com os outros (e são os seus inimigos mais perigosos), como acreditar que seria bom encontrar seres alienÃgenas mais avançados do que nós?
Caro Salvador, você saberia responder à questão seguinte: Se, na melhor da hipóteses, a vida na Terra somente seja extinta daqui a 1 bilhão de anos, por efeito do Sol, quanto tempo nossos vizinhos descendentes marcianos teriam, depois disso, até que igualmente fossem extintos pela fúria do nosso astro rei?
Em nossa galáxia, com certeza. Só perguntar ao falecido Ferni. "Onde estão eles?"
Salvador, essa questão intrigante passa antes pela definição de vida ,já podemos até ter encontrado algo tão diferente daquilo que estamos acostumados, que não fomos capazes de reconhecer
A extinção do capitalismo é um evento previsÃvel para daqui a algumas dezenas de décadas. O desenvolvimento das forças produtivas (IA no topo) chegará a um nÃvel em que a propriedade privada dos meios de produção (e a exploração do trabalho assalariado) não fará mais sentido e um novo sistema de relações de produção o sucederá. Só um modelo coletivista de produção e distribuição freiará o consumo destrutivo e desenfreado da Natureza.. Deois disso, td bem esoecular sobre o futuro do Universo.
E se a Europa for o centro do Universo? E se a Terra for mesmo plana? E se o homem não foi mesmo à Lua? E se sobre nossas cabeças encontra-se o ParaÃso e sob nossos pés o Inferno? Acorda SandovalÂ…
Acorda Raymundo de Lima! Se você desconhece o conceito de sarcasmo volta para o ensino fundamental e tenta aprender de novo!
Acorda José TarcÃsio. Perguntas irrelevantes e fora do texto, aproxima de estar dormindo ou delirando.
Gostaria de mais informação cientÃfica sobre esse "1 bilhãode anos" para atingir o momento em que o aumento do brilho do solo tornará a vida na Terra inviável. Isso quer dizer que o Sol ainda não atingiu seu apogeu? Ou o aumento do brilho seria resultado do inÃcio de extinção dele?
Sim , a humanidade habita um planeta em uma galaxia entre tantas milhares de centenas de galaxias no Universo que ainda não parou de expandir (Stephen Hawking) Não estamos sozinhos , Deus não criou o Universo apenas para uso exclusivo de nosso deleite , somos e sempre seremos responsáveis por nossos atos e atitudes com nossa morada temporaria ,que chamamos de casa , mãe terra! A terra não é o centro do Universo é um grão de areia Ãnfimo na via Láctea ! ( Galileo Galilei).
Belo artigo Salvador. E sem dizer que se aquele insólito meteoro não tivesse causado a extinção dos dinossauros, talvez a humanidade (que consegue ler o universo) jamais viesse a existir.
"Mas e se, a despeito disso tudo, estivermos de fato sozinhos no Universo? Convenhamos, não é de todo irrazoável." Realmente, não é irrazoável, mas é tão improvável que é mais fácil alguém ganhar a mega sena toda semana do que isto ser verdade.
Concordo plenamente.
Damares em suas Revelações já esgotou o tema, desde que Cristo revelou a essa consagrada cientista, do alto de uma Goiabeira Sagrada, de que realmente estamos sós no Universo. Aliás, não passa de conversa fiada dos comunistas essa história de que o universo está evoluindo há bilhões de anos, quando todos na Terra Plana estão cansados de saber que tudo foi criado em sete dias, sendo Eva produzida a partir de uma costela de Adão, o que torna essa peça tão apreciada pelos gourmets mundo a fora.
O mais provável é que a humanidade venha a sucumbir sem conhecer sequer uma das inúmeras civilizações que coabitam o universo.
Em 1950, o fÃsico Enrico Fermi fez um cálculo simples, mostrando que se inteligências capazes de viagens interestelares existem na nossa galáxia teriam já tido tempo de sobra para colonizá-la. "Onde estão eles?", perguntou-se. No popular, "cadê todo mundo?"
Mais um interessante tema. Bem se estamos sós, então realmente e infelizmente os humanos tem o privilégio de extermina-la no Universo todo. E a culpa será em todos os tempos dos ricos e poderosos que desconhecem preservação e valorizam o aqui e agora do dinheiro. Se acreditam em Deus estão indo contra a Sua Criação. Se não estão como donos da vida no Universo ou sejam deuses.
Se fôssemos os únicos do Universos, como se explicaria que a Força Criadora criaria um planeta com tantos problemas? Deveria ser a Terra um planeta de perfeição absoluta em todos os sentidos, mas como não o é, é razoável congluir que existem outros mundos habitados.
o criador colocou uma coisinha aq ui q fa z toda diferenca , freewill
Como diria Isaac, o que sabemos é apenas uma gota…
Recomendo o livro "A sexta extinção". O ser humano é mesmo um ser exterminador e está gerando a sexta extinção em massa. Enfim, onde chegou, destruiu. Isso mesmo sem bombas atômicas. A possibilidade de que seres (daqui ou alhures, caso existam) se autodestruam quanto atingem o conhecimento de construir bombas atômicas talvez seja bem real no universo.
Estamos preso em um lapso de tempo e espaço, devido as distancias galácticas, mas considerando que pequenas estrelas conseguiriam formar carbono e nitrogênio eh muito provável que haja vida extraterrena e que seja próxima a daqui , baseado em moléculas de hidrogênio, carbono e nitrogênio.
Q lindo e maluco vc escreveu!
A espécie humana tem ± 300.000 anos. Foi o senso comum, de mãos dadas com o conceito de divindade e a religião, que nos trouxe até aqui. Ironicamente, os maiores ataques ao ecossistema do planeta ocorreram após a ciência. A ideia de que a humanidade sobreviveria sem a crença em Deus e que Ele não existe malfere a lógica e o bom senso. Não é razoável supor que o homem fosse um ser deslocado que estivesse “sobrando” no Universo, procurando subterfúgios como arte, cultura, religião e (continua)
SÃlvia, todos se acham os donos da verdade, inclusive você. Fingem ter a modéstia socrática, mas, na prática, é o contrário. Veem nos escritos de Marx, um mero mortal, a solução de todos os problemas da humanidade. É exatamente o mesmo caso: se acreditam que O Capital tem todas as respostas por que eu não posso adotar a BÃblia com o mesmo fim? E você, SÃlvia, vê a si mesma não só como dona da verdade, mas superior a mim intelectualmente. Rotula-me de infantil. Caiu a ficha?
Sabe, Joel, o chato é você achar que é o único dono da verdade. Tenha suas crenças, mas não seja fundamentalista. Vocês religiosos fundamentalistas estão ajudando a enterrar a América de volta a um passado cruel. Vide o tratamento às mulheres....
isso Paulo, esse seu argumento não desconstrói o que afirmei acima. Sob a ótica humana, o Universo mostrou-se perfeito desde que reuniu todas as condições precisas e apropriadas e as leis e constantes da FÃsica assumindo valores especÃficos para a geração da vida e a sua sobrevivência. Definitivamente, isto não é obra do acaso. Nenhuma estatÃstica explica isso. Tampouco alguma coisa pode surgir do nada. O Universo surgir do nada! A ciência capenga nunca explicará. É o que venho tentando demonstr
Acreditar em qualquer deus é que não é razoável, além de ferir a lógica e o bom senso. Ainda mais tendo dezenas de deuses criados pelos homens, incluindo o da bÃblia.
Já começou o escárnio, né, Ernesto? Já esperava por isso: baixar o nÃvel. O revelho argumento "ad hominem". Explico: consiste em abandonar o objeto de debate para pôr em descrédito o debatedor, mediante adjetivos pejorativos e/ou ataque à sua pessoa. Recurso de quem não tem argumentos sólidos para refutar o que o interlocutor afirmou. De acordo com a teoria da argumentação, é golpe baixo. Entendo pessoas como você. Nada de novo no "front".
Pobre Lindy.
O Deus verdadeiro é o Deus bÃblico. Pura Lei de Lindy.
Qual deus é o verdadeiro?
(continuação) eligião e Deus para dar sentido à sua vida, preencher um pseudovazio existencial e justamente o ateÃsmo, do qual desabrocha a falta de sentido da vida, seja a verdade absoluta no mundo. Outro detalhe: nunca houve nenhuma civilização ou cultura ateia. Msm com politeÃsmo e deus e deuses com caracterÃsticas distintas, sempre tais sociedades sobreviveram com respaldo na religião. É impossÃvel uma cultura sobreviver por longos perÃodos debaixo do ateÃsmo. Fatalmente entraria em colapso.
O revelho argumento "ad hominem", né, Rodrigo? Explico: consiste em abandonar o objeto de debate para pôr em descrédito o debatedor, mediante adjetivos pejorativos e/ou ataque à sua pessoa. Recurso de quem não tem argumentos sólidos para refutar o que o interlocutor afirmou. De acordo com a teoria da argumentação, é golpe baixo. Entendo pessoas como você. Nada de novo no "front".
Um pouco arrogante e egocêntrico você achar que, só porque a SUA vida não tem sentido sem religião, a vida de todo ateu é desprovida de sentido. Seus comentários parecem revelar muito mais um fanatismo religioso, floreado por bons recursos vocabulares e um qué de filosofia, do que propriamemte bons argumentos feitos com bom senso.
não teremos a menor chance de desenvolver tecnologia prá acabar com a vida na terra. vamos fazer da biosfera um inferno, extinção em massa, mas vai sobrar muitas espécies até pluricelulares. lembre-se que a maior parte do tempo foi gasto entre coacervados e gosminhas, daà prá macacada foi um lapso.
O ser humano pode acabar com a própria civilização mas não irá acabar com a vida no planeta.
Com bilhões e bilhões de galáxias, cada uma com seus bilhões de planetas habitáveis, vida deve ser algo bem comum no Universo. Somente aqui no Sistema Solar, por exemplo, há uma forte suspeita de que a vida tenha surgido (ou ainda persista) também em Marte e nas luas de Júpiter e Saturno. Vida inteligente, no entanto, são mais quinhentos. Não seria novidade nenhuma se fôssemos os únicos na Via Láctea, ou até mesmo no Universo. Nós, humanos, temos essa responsabilidade, como os únicos no Universo
Parabéns pelo texto. Estarmos sozinhos é tão, ou mais, extraordinário do que termos companhia. Boa reflexão para o domingo
Excelente comentário, Paola!
Já estou cansado de ler tudo quanto é tipo de matéria sobre a existência de vidas alienÃgenas. Pois bem, agora precisa ser o mais natural possÃvel, ao afirmar que se existisse um outro jornalista de ciência alienÃgena de nome Salvador Nogueira, certamente a narrativa desta matéria seria totalmente oposto, porque ele mesmo seria este daqui!
Se assim for, uma espécie extremamente daninha está só e ávida para se expandir por outros planetas. Péssima notÃcia.
A humanidade provavelmente está mesmo sozinha no universo, se por humanidade entendemos nossa particular espécie, homo sapiens. Mas a vida baseada em carbono dificilmente é exclusividade da terra.
Amigos, vamos resolver o problema do saneamento básico primeiro e depois vamos trabalhar para colonizar Marte.
Isso! os billionários que deixarão a Terra para serem dvorados por dinossauros no Éden escolhido.
O universo é bem maior do que o visÃvel. Para ver algo temos a necessidade da luz. E se o que nós enxergamos for apenas uma minúscula parte dentro de um grande espaço sem luz que separa outros tantos espaços?
Não conseguem explicar a perfeição do universo, reunindo todas as condições precisas e apropriadas e as leis e constantes da FÃsica assumindo valores especÃficos para geração da vida sem cogitar da Criação Divina. Não dá pra justificar que seria obra do acaso. Assim, formularam as duas hipóteses: o multiverso infinito e a de que vivemos em uma simulação de computador, tipo Matrix, com o mero intuito de excluir o Senhor Deus. Diante disto, descartada a hipótese de vida inteligente noutro planeta.
Paulo Augusto, qual foi o livro de biologia em que você estudou que diz que a vida não é obra do acaso? Toda a Teoria da Evolução está calcada no fenômeno de ensaio e erro. Inclusive, é uma contradição de termos negar Deus, a suprema inteligência, e afirmar que a vida não surgiu por acaso. Se não é obra do acaso teria de haver uma vontade determinante dirigindo tudo. E a� Como é que fica?
Tanta lógica quanto uma criança de seia anos é capaz...
Joel, sua linha de argumentação se sustenta em dizer que "como ninguém, por nenhuma via cientÃfica não conseguiu provar a inexistência de Deus, logo, Ele existe", mas bem sabemos que, tanto na Ciência como nas leis dos humanos, cabe ao acusador apresentar as provas e as suas são, unicamente "porque eu acredito, porque é preciso ter fé".
Joel, se você estudasse, saberia que a vida não é obra do acaso. E porque você acha que o seu deus-fantasia é o verdadeiro ? Porque não os deuses de outras religiões ?
Essa não é nova, Paulo. O velho argumento "ad hominem". Fernanda Torres, a atriz, pontificou: "Os que preferem o risco ateu da ciência costumam tratar a fé como estupidez. Mas existe lógica na troca da liberdade da dúvida [e do desamparo], pela certeza de um ente protetor." Usando de um chavão, Freud explica: "daddy issues". Os ateus são o resultado de um conflito familiar com a figura paterna. Têm uma relutância em aceitar a autoridade do pai, transferido-a para Deus, o Pai por excelência.
Fantasia de criança que adultos não conseguem largar...
O simples fato de Pondé e Mangabeira, citados por mim, serem ateus não corrobora a assertiva de que estamos sós no universo. Pelo contrário: por serem ateus são insuspeitos para falar sobre a necessidade da religião e do Criador. A questão de serem ateus não retira a credibilidade do que dizem. Não obstante todas as evidências, não acreditam em Deus por lhes faltar fé. Fé é um dom e, como tal, eles não foram agraciados. Respeitadas as proporções, são como os terraplanistas.
Essa de que Deus é fruto do imaginário humano não é nova, Dalton. Além do mais, dizer isso não desconstrói o que afirmei acima. Sob a ótica humana, o Universo mostrou-se perfeito desde que reuniu todas as condições precisas e apropriadas e as leis e constantes da FÃsica assumindo valores especÃficos para a geração da vida e a sua sobrevivência. Definitivamente, isto não é obra do acaso. Nenhuma estatÃstica explica isso. É o que venho tentando demonstrar desde o inÃcio.
O universo não é perfeito, e divindade(s) é fruto do imaginário humano.
Juntar pondé com mangabeira no mesmo comentário nos diz q realmente estamos sós.
Ledo engano, Joaquim. O conceito de Deus não é nada infantis. Apenas do ponto de vista sociológico, a religião confere uma estrutura social e um sistema de significados poderosÃssimo à humanidade. Mangabeira Unger, ateu, diz que as grandes religiões são esforços humanos para encarar nossa condição mais efetivos e abrangentes do que as filosofias. E Pondé: As religiões não acabam e não devem acabar nunca. Porque (...) a religião é o sistema de significado mais poderoso que tem.
De todas as teorias, a da criação divina é a mais infantil. Não precisa pensar, só afirmar que o Deus das tribos judias criou tudo. Muito cômodo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Blogs Mensageiro Sideral > E se a humanidade estiver mesmo sozinha no Universo? Voltar
Comente este texto