Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nelson Maria de França

    A poligamia era um meio de vida do tempo da pedra, de quando o homem comia com as mãos e evacoava em qualquer lugar. Hoje, anda-se ereto, sob os dois pés, come-se em pratos e talheres, sentados em volta da mesa em casas construídas de alvenaria. Tempos atrás, uma criança já nascia destinada ao campo, já que um professor era somente para os literalmente ricos. Hoje, tem-se acesso à educação. Para frente é que se anda.

    Responda
  2. Daniel Bertelli

    Texto insosso. Citar Freud e Octavio Paz com generaliza√ß√Ķes que se encontram at√© em panfleto de padaria √© bastante acidioso. Ame de qq maneira!

    Responda
  3. Marcos Benassi

    Hahahahah, prezada, amém: que cada qual possa viver o amor como queira e dê conta. Mas que o bagulho da monogamia sempre favoreceu à banda masculina da coisa, creio que é fácil de se constatar. Até pouco tempo atrás, aquele blá de "defesa da honra" ainda era usado como argumento de escusa à punição pela barbárie. Se é "capitalista" ou não, sei lá; mas os favorecidos, foram os de sempre...

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Bingo: cada qual viva a forma do amor que dê conta.

  4. José Cardoso

    Me parece exatamente o contr√°rio. Uma sociedade de livre mercado pressiona o regime monog√Ęmico, que √© uma esp√©cie de monop√≥lio.

    Responda
  5. Giovana Madalosso

    Recomendo a leitura de Desafio poliamoroso da Brigitte Vasallo. Essa questao é complexa.

    Responda
    1. Orasil coelho pina

      Se voc√™ pesquisar vai descobrir que √© parenta de Olga Madalosso, de Sab√ļdia, pois ela tamb√©m era muito inteligente. Fraterno abra√ßo OrasilSertanejo!

    2. Pedro Luis S C Rodrigues

      Complexa √© a tentativa de militantes de politizar tudo. √Č um problema ler panfletos sem ter o devido preparo intelectual. Torna-se uma presa f√°cil de sofismas

    3. ROBERTO GENERALI BURGESS

      Por favor, se puder, também indique pra gente alguns bons telhados. Grato.

    4. Valdo Neto

      Vindo de você só pode ser boa indicação. Esse é um tema que está esquentando, preciso me entender, encontrar nele. Lerei a Brigitte.

  6. Fatima Marinho

    Monogamia est√° relacionada com a heran√ßa. Leg√≠timos herdeiros. Aos homens sempre foi permitido ter outras rela√ß√Ķes fora do casamento, para isso foi inventado o bastardo, que por s√©culos figurou nas leis de muitos pa√≠ses. O bastardo era o filho que n√£o teria direito de heran√ßa. As mulheres nunca tiveram chance de n√£o ser monog√Ęmicas, fidelidade at√© ser morta pelo marido que queria casar com uma mais nova. Henrique VIII deixou seguidores.

    Responda
  7. Danilo José Martins

    Monogamia somente para as mulheres né, como sempre foi. Homens, nem todos, sabemos como se comportam.

    Responda
    1. Gisele Santos Batista

      H√° aquelas que amam duas ou mais.Monogamia desrespeita aquelas que sentem tes√£o e desejam ficar com mais de uma pessoa.

    2. Gisele Santos Batista

      H√° aquelas que amam duas ou mais.Monogamia exerce sobre aquelas que pensam e sentem diferentedeslegitima outras formas de amar;que sentem tes√£o e desejam ficar com mais de uma pessoa.

  8. Ricardo Pereira

    Eu pensei que o Olavismo iria morrer junto com Olavo de Carvalho, ledo engano.

    Responda
    1. Nelson Maria de França

      A prova que o olavismo não morreu é que ele ainda lhe perturba, mas você sabe disso, só quer passar a impressão de "inteligentinho".

  9. Marenildes Pacheco da Silva

    Acho que quem n√£o est√° preso a culturas de falso moralismo e religiosas, se sentirem bem, podem viver e fazer o que bem entendem; sou das antigas mas procuro entender tuo e todos, tendo em vista que as escolhas pessoais n√£o isentam de compromissos.

    Responda
  10. Adelcio Souza

    Parabéns pelo texto! Acredito que o problema apontado é parte de algo maior. O marxismo é um martelo. E, para quem só tem martelo, tudo é prego. Quando esbarra em um prego, muito bem, quando esbarra em qualquer outra coisa, quebra.

    Responda
  11. Chiara Gonçalves

    Disc√≠pula de Pond√©, sempre na mesma tecla. Falta s√≥ lhe capturar a express√£o "inteligentinhos" pra criticar uma suposta milit√Ęncia gen√©rica que n√£o sei aonde no espa√ßo-tempo trata com autoritarismo a monogamia. E por falar em Freud, usar animais como argumento em defesa da monogamia √© ris√≠vel. Mais que isso, s√≥ mesmo recorrendo ao primitivo ou √† Antiguidade.

    Responda
  12. ALVARO JUSTA DE CASTILHO

    Nunca li tanta besteira junta. A monogamia, como a religião, o ordenamento militar, as escolas, tudo serve à ideologia dominante. No reino animal, a monogamia é raríssima. Praticamente não existe. As fêmeas cuidam da prole sozinhas. No caso de leoas, em grupo, mas não existe monogamia em relação ao leão, que acasala com todas. A Folha precisa escolher melhor seus colunistas, ou passar a se chamar O Estado de São Paulo, que também leio.

    Responda
    1. Felipe Ara√ļjo Braga

      V√° transar com 30 pessoas por dia ent√£o, n√£o enche.

    2. Gisele Santos Batista

      H√° aquelas que amam duas ou mais.Monogamia exerce sobre aquelas que pensam e sentem diferentedeslegitima outras formas de amar;que sentem tes√£o e desejam ficar com mais de uma pessoa.

    3. Adller Sady Rijo Farias Costa

      Eu já li besteira maior que o texto simplório da articulista, o vosso, bem mais acabado no gênero tolice. Para vosso consolo, não é o ápice nos anais da espécie, já li, infelizmente, escritos mais cretinos.

  13. Armindo Kolbe

    Existe uma forma legal e outra social. Social os integrantes fazem suas op√ß√Ķes livremente, mas a legal h√° regras a serem seguidas para estarem minimamente protegidas. O que querem mais??

    Responda
  14. MILTON DOLL

    Excelente texto. Uma voz a-ideológica, finalmente.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Aideológica não. Tanto que a articulista não consegue pensar numa relação homoafetiva para dar seus exemplos. Também ela tem sua ideologia e tem o direito de ter.

  15. Valter Junior

    De quem a colunista t√° falando? Dos comunistas do Trump?

    Responda
  16. Valdo Neto

    Falou pouco e n√£o disse nada. Texto raso, argumentos superficiais.

    Responda
    1. Gisele Santos Batista

      H√° aquelas que amam duas ou mais.Monogamia exerce sobre aquelas que pensam e sentem diferente deslegitima outras formas de amar;que sentem tes√£o e desejam ficar com mais de uma pessoa.