Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Hercilio Silva

    A eleição de 2022 começa a consertar o que se começou a estragar em junho de 2013. O resultado foi politização do judiciário, piora em serviços públicos, aumento da dívida pública, paralisação do estado, eleição de tendências fascistas e neo nazistas. Estimativas dizem que serão vários anos ate voltar ao nivel econômico de 2013.

    Responda
  2. Devanir A Merengué

    Se a favela, de gente preta e sofrida, viesse para "a cidade" teríamos verdade, os reais problemas da nação. Mas essa gente só tem tempo para a sobrevivência, para pagar a comida do dia.

    Responda
  3. sergio ribeiro

    Os protestos de 2013 foram ruins para a democracia como um todo: incentivaram a anti política, ou seja, a lógica que político nenhum presta e precisa trocar tudo. Resultado prático: substituíram representantes nivelados por baixo por outros de nível ainda mais baixo. Haja vista esta turma que hoje está no congresso, incapaz de qualquer debate mais aprofundado, que vivem de exposição em redes sociais e não têm proposta nenhuma.

    Responda
  4. Alexandre Marcos Pereira

    As forças, meios e motivos que ensejaram os protestos de 2013 continuam presentes. Os jovens de 2013 hoje são pessoas maduras, mas foram substituídos por uma nova geração. A internet e as redes sociais aperfeiçoaram-se ainda mais. Bem e a corrupção, o motivo que levou as pessoas às ruas, só aumentou. Basta um faísca, como a prisão dos integrantes da Lava Jato ou a aprovação da lei da censura nas redes, e o país pega fogo de novo. A Cleptocracia sabe disso. Por isso, temem tanto o 2013.

    Responda
    1. Flavio Ferrando

      O problema que os políticos tem com 2013 foi o fim da ilusão. Todos nós sabíamos da corrupção dos partidos políticos brasileiros, mas o PT dava a impressão de ser diferente, o mensalão, lava-jato, políticos do PT com dinheiro na cueca, tentativa de proteção do líder do partido para oferecer foro previlegiado, superfaturamento de obras da copa e olimpíadas, todos esses fatos demonstraram que políticos são todos iguais, foi o fim da ilusão. Forças anti-democráticas se aproveitaram da situação.

    2. Daniel Almeida

      É por isso que "milhares" de pessoas foram à Paulista "protestar a favor" de Deltan... Meu amigo, grande parte dos brasileiros já sabe que a Lava Jato foi uma grande farsa, só meia dúzia de gato pingado iria às ruas pra defender aquela corja...

  5. José Cardoso

    Como está sendo visto nos desdobramentos do estalido chileno, esses motins de rua tem a ambivalência de terem muita densidade, mas nem tanta massa assim. Quando vem as eleições as forças tradicionais retornam. Isso ocorre desde 68 na França.

    Responda
    1. Daniel Almeida

      Exatamente, tanto que nas eleições seguintes a presidente e grande parte dos governadores foram reeleitos

  6. valdir de macedo

    Muito simples de entender os protestos. O preço da passagem de ônibus, foi o pontapé inicial pq o trabalhador não tem ideologia, só se preocupa se o salário vai dar até o Px pagamento. Não botaram fé nisso e pessoas inteligentes se aproveitaram dessa massa pra manobrar os protestos exigindo direitos e liberdades constitucionais durante o Governo mais democrático que existiu q foi o Gov Dilma. E o conservadorismo q sempre foi organizado floresceu novamente.

    Responda
  7. ILIMAR KASPER

    A revolta popular vai se manifestar em breve porque a corrupção na política continua, nem reduziu. Bolsonaro não mudou o que havia e nem melhorou o país. Impostos subiram, qualidade do trabalho caiu, valor do salário reduziu, e agora Anistia Partidos Políticos está para ser aprovada. É corrupção aí na lata.

    Responda
  8. Alberto Melis Bianconi

    A falência pode ser entendida de duas formas: ou a incapacidade de o sistema por em questão o que é relevante ao conjunto da população, ou a degeneração do jogo político que desemboca no atual impasse. Pode ser ambas as coisas, mas elas são diferentes. O texto não se define. A segunda forma, a meu ver, não faz sentido. A degeneração do jogo político decorre de ser institucionalmente mal desenhado. Sua erosão inicia-se já no governo FHC (aqui não culpo o político)..

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Concordo portanto com o diagnóstico de Dilma ao final do texto, mas na boca da ex-presidenta, o juízo tem boa dose de cinismo, afinal ela ocupava o ápice desse "sistema político falido, pouco democrático e que serve de contenção à soberania popular", não me consta que tenha tentado consertá-lo.

  9. antonio roberto lambertucci

    O golpismo só faz mal à democracia e liberta as forças da violência, da intolerância e da perseguição política. Ingenuidade achar que os atos de junho foram espontâneos. Por que vocês jornalistas não revelam quem os organizou e financiou?

    Responda
  10. Alexandre Sartori Barbosa

    Foi a falência do bom senso e da compaixão dando lugar ao ódio gratuito e da insensatez, causando muitas mazelas ao povo brasileiro. Dez anos depois o amor venceu, voltamos a ser protagonistas e o povo, aos poucos, está voltando a sorrir.

    Responda
  11. ALVARO JUSTA DE CASTILHO

    Ah, os saudosos do bolsonarismo. Ah, como gostaria de viver no mundo da fantasia como outros leitores, mas a realidade não deixa.

    Responda
  12. Henrique Marinho

    Como a Dilma, o atual governo não termina o mandato.

    Responda
  13. Flavio Ferrando

    Um sistema político falido que continua em vigor com os mesmos integrantes.

    Responda