Opinião > É chegada a hora de Brasil e Ucrânia se unirem Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Já q a Ucrânia pretende se juntar a Otan precisam responder: a Otan agiu corretamente ao invadir a Sérvia e separar a região de Kosovo para interromper uma guerra civil de 1 ano de duração? Se sim, Por que a região separatista de Donbass não deve se separar para interromper uma guerra civil que já dura 9 anos e matou muito mais, mesmo antes da Rússia entrar na guerra? Se não como Zelensky pretende reintegrar as mais de 40.000 pessoas das regiões separatistas que lutam contra o governo de Kiev?
A guerra entre os paÃses, segundo fontes da imprensa, matou em torno de 280.000 militares e 30.000 civis. Aqui no Brasil vivemos em um paÃs que morrem em torno de 75.000 pessoas por ano entre homicÃdios e acidentes de trânsito, fora à s outras circunstâncias de mortes por vários motivos, resumindo, não resolvemos nem nossos problemas internos, e estamos querendo mediar a paz, é para descolar o fiofó da bunda.
Seria melhor a Ucrânia se render e aceitar um acordo de paz.
Para chegar a um acordo de paz, não é necessário que a Ucrânia se renda.
Onde esse cidadão estava quando os acordos de Minsk jamais foram cumpridos, com os membros do batalhão Azov praticavam seus atos atrozes impunemente no leste russófano? Onde participantes da primavera ucraniana destituÃram um governo legÃtimo pro Russia, que intentava colocar as tripas da OTAN na larga fronteira entre os dois paÃses.
Onde fica Ucrânia mesmo ?
Na grande maioria, as opnioes aqui tratam o assunto come se fosse uma partida de futebol. Milhares de pessoas ja morreram e continuam sendo mortas na Ucrania diariamente pelo regime autocratico e corrupto de V. Putin. Se as imagens que circulam na midia nao forem suficientes para convence-los, tentem assistir o documentario "20 days in Mariupol", winner of the Sundance Film Festival. Neutralidade diante de tanto absurdo chama-se conivência.
Na próxima vez que Lula vier à Curitiba bem que ele poderia dar uma chegada no memorial ucraniano, para ver o que foi feito pela Rússia nos anos 30. A fórmula é a mesma de Putin: destruição total, inviabilizando qualquer reconstrução do PaÃs e dominação não importa o custo humano, social, econômico e cultural. A idéia matriz é a de tornar a Ucrânia uma grande fazenda para prover alimentos para o mundo. O famigerado ouro ucraniano que Stalin usou para armar-se contra Hitler.
O seu comentário e sensato e historicamente correto. Na grande maioria, os outros aqui tratam o assunto come se fosse uma partida de futebol. Milhares de pessoas ja morreram e continuam sendo mortas na Ucrania diariamente pelo regime autocratico e corrupto de V. Putin. Se as imagens que circulam na midia nao forem suficientes para convence-los, tentem assistir o documentario "20 days in Mariupol", winner of the Sundance Film Festival. Neutralidade diante de tanto absurdo chama-se conivência.
Mais uma vez a Rússia vai vencer o ucra-nazismo!
O Presidente do Brasil tem dever constitucional de pensar no melhor para o Brasil. Torço pela paz, mas essa guerra não é minha. Que o Presidente não tome medidas que possam prejudicar o povo brasileiro.
Matéria boa para recordar o que todo mundo já sabe.
O Andrii Iermak deu de 10 a zero no Lavrov. Parabéns, texto curto, bem articulado polÃtica e culturalmente, objetivo e claro em termos de argumentos e propósitos. Enfim, passa muito mais confiança e garantias de que estamos diante de gente séria do que nos passou aquele panfleto com mensagens sofrÃveis e enganadoras, cheio de fake news, escrito por Lavrov aqui no espaço da Folha de São Paulo. E olha que o Andrii nem diplomata é. Viva a democracia!
Boa lembrança: aquele texto do seu lavrov foi de uma tosqueira lamentável...
Recadinho passado ao Lula, noso presi que adora Maduro, ignora os 7 milhões de venezuelanos no exÃlio e acha que o problema na Venezuela é de "versão". Certamente pensa o mesmo da invasão da Ucrânia e não será surpresa se na próxima reunião dos Brics aparecer sorridente ao lado de Putin.
Salve a Rússia
Óia, CÃcero, acho que tudo bem. Mas não tá um 'cadim deslocado, não? Dessa vez, deram voz ao invadido. Como lembrou o coleguinha acima, o invasor já falou por aqui.
Salve a Rússia! Vida eterna a ela!
Ah! Mas o meia oito sempre dá as caras por aqui.
Seu Andrii, prezado, nosso pobrema terrorista, aqui no Brasil, é doméstico; o "risco ambiental", legislabóstico; o único regime a botar a América do Sul em risco foi o do Bozo, falecido mas insepulto. Desejo toda boa sorte do mundo ao senhor e aos seus compatriotas, espero que o Itamaraty possa contribuir com sua libertação das tropas russas.
Bolsonaro apoiar a Rússia eu já esperava, agora a esquerda? E não estou falando de vender armas para a Ucrânia ou romper com a Rússia, mas sim de se solidarizar com a Ucrânia. O Imperialismo Americano, Europeu, Britânico (que tanto fez mal para a América Latina e a Ãfrica) não justificam o Imperialismo Russo. Putin é de extrema direita, semelhante a Bolsonaro, persegue minorias e a Ucrânia é o paÃs invadido. A URSS não mais existe gente, vamos ter coerência!
Quanta bobagem!
A começar pelo seu comentário inteligente, né, Paulinho?
Bobagem é o seu raciocÃnio.
Se quer tanto ir para a guerra basta se alistar, meu caro.
Absurdo o alinhamento do Brasil com a Rússia, governada por Putin, o lider mundial da extrema direita! Faz lembrar a aberta simpatia do Brasil de Getúlio Vargas com os paises do Eixo! Só na última hora o Brasil se posicionou junto aos aliados! A história está se repetindo?
As relações entre Rússia e Ucrânia são viscerais e remontam a milênios, indo muito além da antiga URSS. O Brasil nada tem a ganhar tomando um partido em um assunto que lhe é distante e de que muito pouco conhece. Deve se posicionar contra a guerra em si, e só.
Perdeu você essa oportunidade. Sim, milenares, tendo a ver com o Rus de Kiev e o cristianismo implementado como religião oficial em 988 d.C.
A Ucrânia é o paÃs agredido.
Perdeu uma oportunidade da permaner calado! Milenares?? Kkkkk O problema todo é que o Brasil tomou partido pela Rússia. É mero cálculo comercial, porém desumano e um atestado de preguiça de pensar.
bom dia o , brasil com governo comu nista esperar oque kkkkk
Quem vê comunismo no governo brasileiro está mais prá lá que Bagdad. Tem que se tratar. Tá muito mal.
Brasil sempre foi de se acomodar e ignorante em assuntos externos, como desculpa diz ser neutro.
Aconselhar Lula a se juntar a Zelensk só pode ser uma bolsonarista que não pensa nos interesses maiores do Brasil.
Paulinho, meu querido, você prestou atenção à natureza do autor?
O Zelenski não era o bonzão que desdenhou o Lula. Quer o quê, agora, melzinho na chupeta?
Esse presidente da Ucrânia parece que não aceita um Não como resposta e quer porque quer que o presidente Lula tome uma posição, mas que essa seja ao lado dele e não do invasor. Cada paÃs deve respeitar a soberania de outro paÃs e isso se chama relações internacionais, não ficar exigindo que se decida sobre sim ou não. Cada paÃs tem sua população à ser protegida e o gestor tem que pensar primeiro em seu bem estar e não entrar numa guerra que não é sua. O presidente Lula está certo em sua posição
"Sai desse trem", foi o que africanos, indianos, árabes e brasileiros teriam ouvido de ucranianos na estação de Lviv, na fuga para a Polônia o ano passado, segundo divulgação ampla da mÃdia internacional. Por que agora devemos embarcar nesse trem?
Quando a maioria das notÃcias sobre a guerra Rússia x Ucrânia são informações vindas de jornais do ocidente, e que na maioria das vezes é pró Ucrânia e por conta disso temos somente um lado da história que está sendo contada, todo cuidado é pouco. Há informações que o presidente do paÃs invadido tem duas caras e está se dando muito bem monetariamente com essa guerra. Não sabemos exatamente o que ele pensa, pois o tempo todo está pedindo apoio,, armas, tanques, dinheiro e mercenários.
A Ucrânia já foi considerada o paÃs com maiores Ãndices de corrupção da Europa...além de forte influência de grupos neofazista na administração pública e nos quadros do exército! Isso com certeza não depõe a favor do paÃs. É claro que tudo isso não justifica a ação beligerante da Rússia . Melhor faz o Brasil em manter-se afastado de ambos os lados e se posicionar pela paz !
Parabens ao Governo pela neutralidade !! Esse Zelensky que entrou nessa ,ele que se vire juntamente com seus nazistas.
Tem razão.
A Ucrânia foi invadida, não a Rússia.
É chegada a hora do Brasil cuidar dos seus próprios problemas... Zelensky que se vire com os seus bilhões de dólares!
Pode ser que tenhamos algumas qualidades em comum, mas manter nas forças armadas da Ukrania grupos organizados e declarados nazistas é dar a bola para o Putin chutar. Apesar de que, por aqui, tem muita gente boa que bem poderia estar lutando ao lado dos Ukranianos, mas como são covardes, foram lá para apreciar a pobreza e a beleza das mulheres ukranianas. Nisso o Brasil teve pelo menos vergonha ma cara e se livrou do do ultra direitista das fileiras do legislativo paulista.
Tá na hora sim do Brasil ficar de bico calado e parar de ficar do lado russo, o que estamos ganhando com isso é o mundo inteiro ficando contra nós desde o outro governo, a guerra não é nossa, mas os horrores que a guerra traz para cada um de nós como seres humanos, vendo atrocidades serem cometidas é terrÃvel. Temos sim que lutar pela paz e não ir ao encontro daqueles que só querem destruir e tomarem um paÃs que já não é mais seu.
É chegada a hora do Brasil parar de cair em armadilha retórica e defender os interesses do Brasil. Nos últimos anos estamos morrendo mais do que Russos e Ucranianos em guerra.
Por vezes, penso que a posição de neutralidade é a mais sensata, até para evitar que o Putin fique ainda mais put* do que já está. Esse cara é perigoooooso, e parece-me que não vai deixar de comerciar com o Brasil caso nosso paÃs se solidarize com a Ucrânia em todos os sentidos: os estragos e matanças estão a olhos vistos, civis e soldados perderam a vida num conflito inútil. Aguardar até quando, até que a situação se agrave ainda mais? E o Brasil, de que lado estará quando isso ocorrer?
O articulista erra ao final ao dizer que é hora de nos mantermos unidos ! A expressão mantermos pressupõe uma união que não existe ! Como expectativa , ele poderia ter escrito que hora de nos unirmos ! Seria o correto já que o Brasil não está unido a Ucrânia e , nem tão pouco a Rússia .
Depois da declaração irônica e debochada de Zelenski, o máximo que terão do Brasil é de ser intermediário para a paz . Como nenhuma das partes envolvidas no conflito querem isto , nao têm porque ficarmos gastando saliva !
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > É chegada a hora de Brasil e Ucrânia se unirem Voltar
Comente este texto