Mônica Bergamo > Colégio no RS cancela evento com Frei Betto após abaixo-assinado de pais de alunos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 Próximas
Certa vez presenciei, na Vila Belmiro a torcida de um determinado time do sul virar as costas durante o Hino Nacional. Aposto que os "valores morais " dos que assinaram o manifesto não aguenta cinco minutos de publicidade do histórico do Google. Como bem disse o Frei: "Sempre digo que há pessoas que, se me elogiassem, eu me sentiria muito mal".
o que fazem os incomPTnte censores da FSP ? mais da metade dos comentários abaixo não passam de ofensas chulas ao povo do sul do paÃs . perguntar não ofende : Se o sul fosse tão ruim , o que justifica o imenso fluxo migratório nordeste-sul existente ?
Sra. Neli Faria Lima, em primeiro lugar a História serve para que possamos a partir das constantes transformações possamos analisar o passado pra entender o presente. O que a senhora diz "olhar o passado com os olhos de hoje" chama-se anacronismo. O que eu comentei, e a senhora veio dar sua opinião foi que, e isso é fato, as terras do Sul foram oferecidas aos alemães e italianos entre outros para que houvesse um "branqueamento" da população entre outros fatores. Isso é fato e nao fake
Não se pode modificar o passado do presente.Até porque se pudesse, o presente não seria este presente. A senhora pode voltar ao passado e modificar a doação aos estrangeiros? Se puder,perfeita ! E aproveite e dê uma soprada nas caravelas de Cabral para aportar na Oceania e deixa as Terras para os Meus antepassados!
Conheço muito bem a História, do Brasil.É por isso que repiso-me como uma das Danaides, porque não me fiz entender: O passado deve ser analisado, não julgado.
Pesquise nos livros de História da Colonização Italiana e alemã no Sul.
Dizem as más lÃnguas que o Brasil errou em não se ter livrado dos gaúchos e catarinas em 1835. Será? Talvez devamos consultar as realidades alternativas para ver como a coisa se deu por lá... Seja como for, agora é tarde. Aguentemos isso.
e o que dizer da expulsão dos holandeses ? se tivessem ficado, talvez hoje serÃamos pais bem mais próspero . A princÃpio: Já comparaste o PIB de SC com o de estados com o triplo da nossa população . Nosso PIB é maior que o de todos os estados do NE, mesmo com nossa pequena população.
O Rio Grande nos deu grandes polÃticos: Tarso, OlÃvio, Paulo Paim. E se o deus dos Ptllos tivesse ungido um dos governadores invés da técnica, bolsonaro não teria surgido. Eles, Tarso e OlÃvio, sabiam governar. E não teria surgido a técnica. Ademais,preconceito é preconceito não interessa de como e de onde vem.Respeite o Sul, meu senhor. Grandes pessoas nasceram lá.
Cambada de reacionários, seus antepassados foram defenestrados da Itália e receberam terras que deveriam ter sido doadas aos escravos recém libertos. Gente da pior espécie, provavelmente apoiadores do golpe de 08/01
Cara Lelê ! queres que eu te envie a letra dos hinos de Jaraguá do Sul e de Joinville ? Podes analisá-los ! bom proveito !
Senhora Leocádia: não se Julga o passado do presente, até porque o passado é imutável. Provavelmente? Provavelmente? Ou tem o dom de ingressar no pensamento alheio? Não tendo maningue menoscabo. O Rio Grande do Sul deu grandes polÃticos.Exemplos: Governadores Tarso e OlÃvio. Se o oportunista tivesse ungido um dos dois,quem sabe, provavelmente, o bolsonaro não teria sido eleito. Foi eleito o único homossexual assumido. Respeite os Gaúchos, senhora.
Sra Neli, eu sei que todos nascidos no Brasil são brasileiros mas como eu disse e talvez a sra não tenha prestado atenção no meu comentário, é que os sulistas é que acham que mesmos nascidos aqui, são europeus. Eles é que se acham acima de todos os brasileiros e falam isso claramente. É claro que não são todos assim e me incluo nos que não são mas, boa parte pensa assim. Vim para o sudeste aos 30 anos e de lá pra cá, o extremismo que parecia estar morto, acordou com todas as forças em 2018.
Os sulistas acham? Eu me acho Ãndia...! Eu me acho tão educada quanto os Japoneses do Japão.Outra vez, me acho uma miss universo! Eu acho que vou ganhar o prêmio Nobel de Medicina. Acho que irei para a Academia Brasileira de Letras.Achar? O nós contra eles começou quando certo lÃder, que só pensa em si mesmo.O extremismo nunca esteve apagado. Começou nos primórdios de certo partido:
Que absurdo! Esse povo continua nos envergonhando. E por favor, assim como acontece no paÃs inteiro, nem todo gaúcho(a) é ignorante.
Perfeita, Rosana. É o fanatismo por polÃtico que deleta o bom senso e a inteligência, se é que tiveram um dia. O bovÃdeo História não conhece a história nem do Rio Grande e nem do Brasil.O bovÃdeo, fanático, não pensa. Então, deve ser perdoado.
Se as ideias de Frei Beto não atendem aos "valores" deles, tais valores não valem nada!
D. Neli de Faria, o sentimento separatista dos sulistas não pertence ao passado, haja vista o que eles falaram dos nordestinos por terem votado em Lula. Realmente quem nasce no Brasil, é brasileiro e a sra tem que dizer isso à eles pois eles se acham que são europeus, que são mais evoluÃdos. Eu nasci em Bento Gonçalves, filha de mãe mineira e pai Paulista e portanto sou brasileira e gaúcha e sei muito bem o esta parte do paÃs se mostrou como extrema direita.
Senhora, os sulistas tem as mesmas qualidades e defeitos que todas as regiões do Brasil. Sou Mineira, dos sete aos quatorze vivi no Paraná, tenho parentes morando em Santa Catarina.O Rio Grande do Sul é tão avançado que um governador homossexual foi eleito! O Rio Grande do Sul elegeu dois Petistas para governar o estado, reelegeu Paulo Paim. O problema do Brasil começou em fins dos anos oitenta com o nós contra eles, esquecendo que , afinal, o polÃtico deve governar para todos.
O Sul do Brasil sempre foi separatista. E não somos nós brasileiros da nata que temos preconceitos contra eles e sim eles contra nós os nativos de pai, mãe, avós e tataravós. Deveriam ir embora para os paÃses de seus antepassados e assim viverem as suas intolerâncias por lá. O colégio errou feio ao cancelar a palestra, deveria sim enfrentar estes intolerantes extremistas que vai deixando este pensamento retrógrado de herança para seus filhos.
Sou descendente direto de italiano, minha mulher é descendente de japoneses, tenho filhas casadas com pessoas de origem Lituânia, iogoslava, portugueses, egÃpcios e até Ãndios Portanto vc e o q é criado dentro de casa e nas escolas, e aà q vem seu caráter. A propósito nascido em Curitiba PR portanto sou brasileiro
Escolas privadas têm como objetivo ganhar dinheiro. Como poderiam ir “ contra” os pais ultra conservadores que garantem o funcionamento da escola??? É muito triste e preocupante a situação em que nos encontramos. O ex presidente miliciano, genocida deixou sair e disseminar toda a escrotice da extrema direita.
Brasileiros Natos são, pela Constituição da República, todos aqueles que nascem no Brasil, mesmo filhos de pais estrangeiros. Ou nascidos no exterior e registrado no corpo consular. A senhora, ou eu!, não é mais nata do que um filho de venezuelano, sÃrio, cubano, argentino, polonês,japonês, alemão, estadunidenses, francês que nasceu aqui.. Leia a Constituição Nacional. Não tenho sangue estrangeiro, até meus tataravós, minha bisavó, EmÃlia, era Ãndia.
Sra.Valeria não deveria jogar o passado no hoje.Não se julga o passado no presente. Até porque o passado é imutável. O Rio Grande do Sul não é composto por descendentes de alemães, italianos, espanhóis, é composto por Brasileiros! Até porque quem nasce no Brasil é brasileiro. Os Gaúchos elegeram Dutra, Genro.E se o deus dos petistas tivesse ungido um dos dois, no lugar da técnica mineira,o PaÃs não teria passado pelo que passou. Pensou só em Si. E o eterno senador Paim é de lá.
Seria ótimo se o Sul continuasse sendo da Espanha... e depois, na Guerra dos Farrapos, conseguido a separação. É um "povinho" que não faz falta.
O Rio Grande tem as mesmas qualidades e defeitos que todos os estados brasileiros. Elegeu Tarso, OlÃvio como governadores, se o Boiadeiro tivesse pensado no Brasil , invés de seu projeto pessoal de poder, para ter a grandeza de ter eleito um técnico, e ungido um dos dois, hoje o Brasil estaria melhor. Paulo Pain é um bom senador.Quem não sabe fundamentar, apela.
Sou professor de LÃngua Portuguesa.Tive a oportunidade de participar de uma palestra de Frei Betto, quando do lançamento da obra "Admirável som de Tuba".Para escrever esse livro, Frei Betto passou muitos meses vivendo na rua com menores abandonados.Eu era um jovem de 20 anos. Participava da Igreja Católica e as Comunidades Eclesiais de Base eram a "base da Igreja".Frei Betto, Leonardo Boff, D.Evaristo, D.Hélder Câmara, D. Luciano Mendes de Almeida eram os expoentes.
O Colégio deveria chamar para palestras pessoas santas,como os religiosos apoiadores do Ex presidente, esqueci o nome; também poderia chamar o saudoso Olavo Carvalho em uma sessão EspÃrita.O que falta ao Brasileiro, é o respeito ao Próximo,o Colégio deveria ensinar isso a seus alunos; ou melhor:todos os colégios deveriam ensinar.Os colégios deveriam ensinar, também que numa Democracia a pessoa deve conhecer todo pensamento polÃtico.E,ensinar que PolÃtico é para ser cobrado e não idolatrado.
Ô povinho reaça...
Não sei se me refira ao lindo Estado do Rio Grande do Sul, seria generalizar. Mas não posso deixar de me referir a boa parte do gaúchos, uma pena para não dizer triste. Ignorância também provoca sérias doenças.
Parabéns aos pais !!!!
Ignaro!
Você está de brincadeira, né?
A malfadada censura prévia, tão atacada por algumas hostes da direita, sob o manto da liberdade de expressão, e não é de agora, sendo usada para lacrar o pensamento de quem dela divirja. A atitude dos pais e do colégio se soma à quela do vereador que exaltou o trabalho análogo à escravidão nas vinÃcolas gaúchas.
Trabalho análogo à escravidão?Nos últimos dez anos os tristes campeões foram: Minas, Bahia e Maranhão.
Frei Betto deve fazer palestras sobre os padres perseguidos pelo ditador Ortega na Nicarágua e sobre a falta de liberdade religiosa em Cuba. Militante petista . O meu Rio Grande do Sul não decepciona.. Sepulcro caiado.
Insepulto calado!
Realmente: Ortega expulsou os Religiosos. Fico muito triste porque tenho a honra de conhecer Nicarágua.
Na maioria das vezes Frei Betto faz palestras chatinhas mas os pais destes alunos devem ser mais chatos ainda.
Colégio São José, se mostrou um colégio manipulável ao não seguir a sua proposta pedagógica e a sua missão que é educar para viver num paÃs democrático, plural e diverso. Aos pais nenhuma surpresa pois de onde são é o que se espera, embora seus antepassados imigrantes, pobres e miseráveis foram acolhidos, contribuÃram para o progresso e a miscigenação nesta Pátria que é de todos
Disse tudo.
RS, perigo.
A fome se combate com mais liberalismo e não com menos. Frei Betto diria o contrário, então seria, convenhamos, uma palestra de pouca utilidade.
Esse jogo de palavras, Daniel, não serve para apagar a evidência de que todos os paÃses com desenvolvimento econômico sustentável e democracia estável abraçaram o liberalismo. If you can't see it, I'm sorry for you.
Igual matar a sede com água do mar.
Uma chamada parcial, pois a esquerda fez e faz a mesma coisa que a direita. Esquerda e direita se igualam nessa estultice, onde a paranóia e a histeria impedem a discussão de idéias, basta ver a facilidade com que classificam as pessoas da cidade a partir da iniciativa de um grupo. Bando de recalcados todos os dois!! Para cada nazi há um maoÃsta, buscar santos ou demônios em meio a esses grupos é somente ressaltar a própria hipocrisia.
Lamento pela sua irmã Neli, mas por mais irresponsável que a gestão anterior tenha sido e por mais inútil que os demais poderes, pagos a peso de ouro, tenham se mostrado para compensar isso, atribuir a perda desse número de pessoas ao governo anterior não é correto. Não há desculpas para a má gestão, mas a conta maldita deve ser dividida com outros, que fizeram uso polÃtico da situação ou se beneficiaram economicamente. Não atribuo a desgraça a um só, nem desculpo os demais atores.
Alexandre me preocupo sim com os seiscentos mil, afinal., minha irmã está nesse rol desde trinta e um de Dezembro de vinte.
Sinceramente Neli, não estou nem aà pro cara, mas não endosso esse papo de 600 mil. A crÃtica, desprovida de razão, não acrescenta nada. Minha preocupação é com o radicalismo dos alinhados de ocasião e dos bons moços, um ciclo ridÃculo do qual não conseguimos nos libertar. Nós e nossas muitas revoluções francesas, patrocinadas pelo mesmo tipo de romantismo narcisista incompetente, que não responde pelas mazelas que causa. Nada mais fascista que os donos da razão.
Nem digo direita, afinal, bolsonaro e seus seguidores polÃticos sempre foram oportunistas. Direita foi um Carlos Lacerda. O bolsonaro? Sempre pensou em si, em seu projeto pessoal e familiar de poder. Igual a lula. Nunca pensaram no Brasil. E o ex nunca construiu algo positivo para o Brasil. Relembro que levou quase seiscentos mil brasileiros por ter sido um moleque adolescente na presidência. Uma pessoa dessas deveria ser ExcluÃda da vida polÃtica.
Não está certo o que aconteceu, mas lembro que a esquerda impediu recentemente gente do MBL, como o Fernando Holiday, de realizar palestra na UNICAMP.
Argumento ad hominem, cara Terezinha? Além disso, comparei situações concretas em que o debate foi interditado.
Comparar Frei Beto a Fernando Holiday?
O sul do Brasil sempre foi uma região composta, em sua maioria, de descendência europeia que trouxe consigo no perÃodo da imigração em massa, pós guerra, a chaga do fascismo, da intolerância e do preconceito. Não toleram negros, nordestinos, gays, e minorias. Lamentável, visto que foram acolhidos pela pátria mãe no momento em que mais precisavam. Ingratidão e mau caráter que se revelou principalmente após encontrar um presidente que partilha das mesmas ideias ultra conservadoras e extremistas.
Sr Wagner, primeiro precisa se informar sobre os imigrantes que chegaram ao sul do Brasil, ao contrario do que os sr afirma, e pelo jeito desconhece, a imensa maioria vieram no final do seculo 19 e inicio do 20, e a pujança economica do sul, é sim graças a eles, o pós guerra que o sr cita, se é que se refere à segunda, mandou quase ninguem, é apenas ignorancia.
C certeza Alexandre! Vide seu reconhecimentoÂ…kkk
Senhor: não se julga o passado do presente. O Passado é imutável. E não se combate um preconceito com outro preconceito. Os gaúchos são tão brasileiros quanto eu que nasci em Brazópolis, e dos sete aos quatorze vivi em Cornélio Procópio ,tão brasileiros quanto o Senhor. O problema, hoje, no Brasil é a dicotomia BovÃdea, nós x eles e que não começou com capetão cloroquina. Pode-se discordar, preconceito? Não!
É preciso um preconceituoso etc para reconhecer um, né?
Discutir a fome e como combatê-la realmente é contra os princÃpios desse séquito bolsonarista. Isso só mostra que o bolsonarismo está aÃ, vivinho, infelizmente.
Descurti fome e alertar
Esses do listão da ignorância não sabem que, embora possam esmagar algumas flores, não podem impedir a chegada da primavera.
Tem gente que se espanta com a turba ter escolhido Barrabás a Jesus. Não mudou nada
É compreensÃvel, provavelmente esse sujeito, nessa palestra, defenderia o fim do trabalho escravo...
Deixo como sugestão ao Colégio São José fazer uma palestra no seu auditório com o brilhante intelectual, Eduardo Bolsonaro, depois com Carla Zambelli, e pessoas de alto nÃvel intelectual como eles. Já pensou que futuro brilhante e educação de excelência o colégio promove ao convidar intelectuais assim? Vai fundo Colégio São José. Parabéns!
José Flávio, adorei sua sugestão! Realmente a maioria daquele grupo são de uma intectualidade extrema. A cultura deles é de fazer inveja a qualquer um. Durante a palestra da Zambele, deveriam colocar no telão ela correndo pelas ruas de arma em punho. Um ótimo exemplo para estas crianças que idolatram o mito.
Faltou a Damaris da Goiabeira.
Carlos Dias, cite um livro do Frei Beto. Você já leu para criticar? É lindo de ver um direitista rasgando as vestes, sem argumentos. Você toca flauta ajoelhado pra militar deve ser uma vivandeira de quartel. Cuidado com o Xandão, o pesadelo dos f@5ci5tinh@s do sul mequetrefe!
Léo de Arcádia, calma...
Esperar o que da cidade em que um vereador ataca nordestinos e defende trabalho escravo e continua no cargo? Cidade onde a elite é atrasada e f@s-c-ist@. A escola foi covarde, deveria se retratar
O que esperar de uma cidade de gente ignara e fascista? Meus sentimentos em relação à minoria de pessoas mais humanistas dessa cidade de triste tradição!
Carlos Dias, para a direita todos que não são vivandeiras de quartel e g0lpi5t@s, são considerados comunistas.
Para a esquerda, fascistas, são todos que não partilham de seu ideário.
Quando Yoani Sánches, a dissidente cubana, esteve no Brasil para proferir palestras, foi silenciada pela turba de universitários que se dizem democráticos, mas não admitem o contraditório.
Não conheces nada, nada de nossa terra e queres dar pitaco???
Um cara que usou a religião para se promover, falando em igualdade, mas que sempre foi conivente com todos os governos socialistas que mataram milhões, inclusive os apoiando, um porcaria, tá certa a escola de não deixar ele abrir a boca e nem passar na calçalda.
Verdade, Longaresi. Frei Betto escreveu, por exemplo, o livro Fidel e a Religião, uma longa entrevista com o lÃder cubano. O tom laudatório do livro é vergonhoso.
Quem não devia nem abrir a boca é um fascista ignorante como você. Com certeza adorador de miliciano.
Como diz o Frei: Se você elogiasse ele, ele iria se sentir mal.
Hi.pó cr..ita ; faz vista grossa para a tortura e a miséria na America Latina mas da gritinhos horrorizado com Cuba, aonde o povo tem acesso a educação e saúde. Essa knlia não faz falta nenhuma ao Brasil
Tenha vergonha!
Admirável! Conseguiu escrever tanta bobagem em tão pouco! Não conhece absolutamente nada seja do autor, muito menos da pessoa! Além disso usa argumentos genéricos e vetustos, próprio da desqualificação e ignorância!
Alunos não, cliente$.
Kkkk. Falou e disse.
Na educação pública, também são clientes.
Que falta de humanidade e empatia. Tais pais acham que conseguirão educar seus filhos dentro de uma bolha, sem que eles saibam que existem pessoas que precisam de auxÃlio e que, Fazer o bem faz tanto bem?
É este é o nosso Rio Grande, que ideologicamente se transformou de pensamentos progressista de personagem ilustres como Pasqualini, Fernando Ferrari, Getulio Vargas, Brizola e outros polÃticos e ilustres pensadores. Abidicamos tudo isto, pela ideologia discrinatoria elitista da burguesia ignorância que só eleva valores monetários e de poder público e por conseguinidade a uma plateia de pessoas infantis de tenra idade, o que é uma agressão na juventude. É o que estamos assistindo nestes dias.
Tão profundo quanto um pires!
Nossa Carlos Dias, você sim, é um verdadeiro Schopenhauer. Seus argumentos são de dar inveja a Rui Barbosa, Assis Brasil, Joaquim Nabuco, etc .
A burguesia ignorante? Caramba, o debate anda raso em ambos os espectros. Não notástes???
Mais uma vez os estados do sul aparecem num episodio de intolerancia e acima de tudo igno ran cia. Uma regiao tao prospera e ao mesmo tempo com um povo nao conservador, mas re tro ga do.
Que gentinha
Carlos Dias, está faltando pasto no Rio Grande do Sul pra tanto gado! Cuidado com o Xandão
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Apenas um sugestão de leitura, aos pais signatários do Manifesto e da Equipe Diretiva da Instituição, de uma das muitas obras deste Frei que, já faz tempos, escolheu o lado certo da História: "Cartas da Prisão". Uma que não devem nem manusear: "Batismo de Sangue". Obrigado por tudo Frei!
Brasil desmatou 5.200 campos de futebol por dia em 2022, diz relatório (F S P, 12jun23): 9 comentários.
Decididamente estou convencida de que a humanidade está apodrecendo. Viva a Frei Beto!
Grande Frei Beto, não se sinta ofendido, pois se Jesus Cristo estivesse no seu lugar o abaixo-assinado não deixaria de existir.
Esse colégio é apenas uma empresa que visa o lucro. Os pais de alunos são apenas clientes de uma empresa. A educação da classe média e das elites também se deterioram.
Bom mesmo é o armazém comunista, não é, companheiro, que não dava lucro e ainda determinava e limitava o que cada um deveria consumir, confere!?
carlos dias. Pois é... trabalho escravo.
Qual o problema em ter lucro? Advindo do trabalho honesto, louva a Deus.
Espero que vocês enviem um emissário amanhã para Caxias do Sul e façam um levantamento da quantidade de pessoas presentes no evento e sua composição etária - adolescentes, universitários idosos .
Beto pode ser tudo, menos catolico. Perguntem o q ele acha do aborto, da ressureiçao e da virgem Maria
Menos católico. Não adianta o preconceito está enraizado no Sul do paÃs. Se esquecem que o Brasil colônia o fascismo e o nazismo já se passaram.
Verdade, Florentino, ele já escreveu um livrinho sugerindo convergências entre o cristianismo e o marxismo. Ele serve à uma ideologia ultrapassada que nada tem a ver com o catolicismo que a condenou desde a encÃclica Rerum Novarum.
Minha vozinha, lá das roças de Orizânia, Zona da Mata mineira, diria para o seu comentário: "Credin cruiz!". O Sr. já perguntou para o Papa JesuÃta Francisco?
Werley, sua chance é zero. Beto gosta de holofotes e da companhia de burgueses. Q adora denegrir
Para de caluniar os outros. Voce não sabe nada de Frei Beto, do que ele gosta ou não gosta.
Lamentável. Não têm nenhum senso democrático e de discussão de ideias. Só vale a opinião retrógrada deles.
Mas, quando a esquerda expulsou recentemente Fernando Holiday de uma palestra que faria na UNICAMP, se tratou de livre "discussão de ideias"!?
Honestamente ; quantos adolescentes de hoje em dia têm interesse em ouvir um idoso de setenta e oito anos ? A FSP deveria enviar um jornalista amanhã para Caxias do Sul, para averiguar quantos adolescentes há lá na plateia na Universidade de Caxias do Sul . Não creio que o número chegue a dois mil e setecentos adolescentes .
Marcos Dauner aprenda a ler e interpretar, a palestra não era pata estudantes da escola. A escola iria alugar o auditório para pessoas que adquiriram ingresso.
É só nao ir. Os adolescentes talvez quisessem ir, seus pais é que nao confiam na pseudo educaçao que estao dando aos filhos que nao querem expor seus filhotes a qualquer ideia diferente. A serra gaucha é um lugar hostil a discussões polÃticas, vivem em cavernas ideológicas, um pessoal que acha que dinheiro é tudo na vida.
Se a questão fosse não querer assistir, era só não comparecer. Faz sentido? Mas o fato é que esses “bons pais” gauchos querem mesmo é censurar o discurso divergente de suas ideologias de extrema-direita, o obscurantismo bolsonarista que se alimenta de ódio e preconceito. Quem perde são os alunos e a fama cada vez pior dos estados do sul e de muitos de seus habitantes.
Manda um chegado seu fazer isso,vc deve ter muitos por la,e se surpreenderá. Frei Betto é o cara! Ah e detona fascista.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mônica Bergamo > Colégio no RS cancela evento com Frei Betto após abaixo-assinado de pais de alunos Voltar
Comente este texto