Mônica Bergamo > Colégio no RS cancela evento com Frei Betto após abaixo-assinado de pais de alunos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 Próximas
Pessoas pequenas, conservadoras, retrógradas, para não dizer trogloditas. A cultura do atraso!
Vais para Caxias amanhã á noite assistir a palestra ? ou ficas limitado a esse comentário discriminatório ?
Democracia é isso. Ninguém é obrigado a nada.
Exatamente!
Que vergonha do meu estado.
Antes, orgulho e resistência!
Meus pêsames e parabéns por pensar diferente e resistir num ambiente tão atrasado e hostil!
Eu felicito seu estado.
Chamar homens, brancos e cristãos de fascistas infringe as regras de uso e é motivo para remover comentários... Acho que o censor da fsp é um desses gaúchos...
Minhas filhas nunca estudariam num colegio desse.
Talvez estudassem, mas vc nao assinaria um manifesto e ainda compraria briga nos grupos de pais do zap
por quê ? porque é um colégio católico ? qual o problema nisso ? Eu e meus filhos também nunca estudamos num colégio católico ! Estudamos no melhor colégio de nosso estado ( da rede Sinodal de ensino) .
Venha pra Recife, Frei Betto!
Podem levá-lo!
Há mais de quarenta anos , na Casa do Estudante Luterano Universitário , na melhor cidade do sul do mundo, assisti a uma palestra de Gilberto Freyre . Extremamente interessante ! Também assisti, lá na melhor cidade do sul do mundo, palestra do oceanógrafo Jacques Custeau
Sou do RS e fico muito decepcionado com isso. Frei Betto é uma das pessoas mais inteligentes que já ouvi palestrar. Discorre com naturalidade sobre qualquer assunto. É de esquerda? Sim, mas isso não é motivo para censurá-lo. ResquÃcios do bolsonarismo que levaremos anos para apagar. Quem sabe chamam o Hitler e o Mussolini? Se for por ideologia, é o mais coerente.
Livre circulação de ideias, nosso objetivo, que deveria ser maior.
A palestra refere-se ao mais grave problema do Brasil: FOME, MISÉRIA. Desconheço o seu conteúdo, mas com certeza, não seria um "doutrinação comunista", além do mais, seria um único evento, não integrando nas disciplinas do colégio. Talvez, estes pais gostariam de assistir a uma palestra de paulo guedes, com a tônica na ganancia desenfreada, o lucro a qualquer custo, o preconceito e o desprezo aos mais pobres, e a alusão a ideologias nazi-facistas!
Falar de miséria para esse pessoal é ser comunista. Nao tem lógica, mas eles nao sabem discutir, devem ter medo de mudar de ideia.
Se Hitler ou Mussolini estivessem vivos, seriam bem-vindos para fazer 'evento' nesta escola? Não sei se seriam bem-vindos, mas com certeza não haveria abaixo-assinado em escola alguma do Sul. Afinal de contas, como a luta de Getúlio Vargas, Brizola e tantos outros se transformou nessa patologia discriminatória, ou sempre foi assim; só não havia comunicação suficiente para vermos uma região impregnada com o tumor maligno da extrema-direita? E já estão impregnando crianças. Barbaridade!!!
Sou professor de uma escola pública de uma cidade pequena do interior de Minas Gerais e adoraria proporcionar aos meus alunos uma oportunidade de ter uma palestra com alguém com tanta história, experiência e sabedoria como Frei Beto e fico por entender como é que as pessoas que têm condições abrem mão dessa chance.7û B
Caxias do sil nao é capital, como alguem ai escreveu.
Talvez ele não se digne a frequentar uma escola pública de uma pequena cidade no interior do seu estado natal . Talvez prefira ficar na capital ! Talvez ! não sei !
Pais de escolas particulares geralmente são omissos para o que acontece nas escolas . Se foram reunidas mais de duas mil e setecentas assinaturas numa escola de um mil seiscentos e sessenta alunos é porque o assunto era sério . Se não o fosse haveria, no máximo quatrocentas ou quinhentas assinaturas .
Eles só sao omissos em assuntos educacionais. É só falar em assuntos que consideram de comunista que levantam até do tumulo para protestar. Assuntos de comunista: fome, miseria, aborto, homofobia. Pautas identitárias em geral também metem muito medo neles. Freud explica, eles tem pavor que seus filhos nao cresçam a sua imagem e semelhança.
não sei ,sr. Oliveira- é apenas uma suposição . não sou gaúcho !
Oh senhor Dauner, o assunto deveria ser muito 'sério' mesmo. Talvez o Frei Beto queria falar sobre uma 'mamadeira' que ganhou uma eleição para presidente, ou foi avisar aos alunos que a terra não é plana... Qual das duas opções o senhor acha mais plausÃvel?
Pais de escolas particulares geralmente são omissos para o que acontece nas escolas . Se foram reunidas mais de duas mil e setecentas assinaturas numa escola de um mil seiscentos e sessenta alunos é porq
É sempre em três estados. É sempre na mesma regiao. Ainda bem que existe o Nordeste.
Bela bst...
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
O pessoal do sul busca gente fora pq prometem coisas q nao cumprem e o pessoal nao tem dinheiro para ir embora pq é longe. Simples assim.
e o que o pessoal do NE faz no sul ? procura emprego !
Foi no Reich Grande do Sul? Por que não estou surpreso?
Este é o melhor argumento da direita, sr Roberto? Diga uma obra escrita por Frei Beto!
Tomares, quis dizer...
Tomarei, quis dizer.
Prezados, não generalizemos: a região da serra gaúcha (colonização alemã/italiana), não é de hoje, sempre foi conservadora, até reacionária, assim como outras. Em que pese Lula haver perdido no estado, a grande POA, região sul do estado (Pelotas, Rio Grande), até mesmo a Campanha (Bagé, em função de assentamentos), deram ampla vitória a ele. O grande problema é que, mesmo esse reacionarismo, não justifica a opção pelo tumor, que está sendo extirpado.
Esses aà que falam em "liberdade de expressão" ?? Querem transformar tb os filhos em "carneirinhos" do fasc.is.mo...
Liberdade de expressão para eles é poder inventar mentiras e nao ser punido. Nao tem a ver com discutir ideias.
Quando a cultura e a arte são barradas a vida plena perde sentido! Onde não cabe o debate a Democracia perde! Como essas crianças perderam!
não conseguem deixar de ter ódio.
Pela vontade aqui dos assinantes da FSP, agora só falta publicarem as inscrições nazistas sic no telhado do colégio . Ou seriam inscrições fascistas ? "o fim do mundo está próximo " Apocalipse cap. vinte e cinco, verso quinze .
Eigale direitada bem xucra. Censura do pensamento alheio, golpe de estado. Gente ruim!!!
Sugiro a Folha publicar uma matéria especial sobre as origens da extrema direita no Brasil, que remonta a década de 1920, com a criação da Ação Integralista Brasileira, sob comando do então Deputado PlÃnio Salgado. Só assim os brasileiros que apoiam a extrema direita entenderão porque são chamados de fascistas. Só combatermos esses horrores com educação. Vamos lá Folha, faça a tua parte.
procurando no Google, está a informação que o Colégio São José tem, no total, um mil, seiscentos e sessenta e sete alunos matriculados . Como pode ter mais de dois mil e setecentos pais de alunos para assinar um manifesto ? Há alunos com vários pais por lá ?
Cada aluno tem um pai e uma mae. Um mil e seiscentos vezes dois daria tres mil e duzentas assinaturas. Aprox mil trezentos e cinquenta alunos teriam ambos os pais que assinaram. So quinze por cento dos alunos nao provém de familias obscurantistas. Que deve ser mais ou menos o geral nessas escolas particulares.
Matou a charada! Para cada piá tem uns 3 gaúchos machos que acham que é o pai. Eita gente fascista e xi. Fruda...
Nada surpreende nesse episódio. Nem o colégio, que capitulou, por certo pensando em manter a clientela; nem a ofensiva desse grupo de pais, que certamente se supõem "pesssoas de bem", cristãos, mas que se revelam extremistas intolerantes e atrasados.
O cavaleiro que colocou vÃrgula depois de "por acaso" ali embaixo quer corrigir português dos outros? Kkk
Herr Dauner: Pelo visto, o senhor tem a pretensão de ser espécie de "corregedor" deste espaço de opinião dos leitores. Lamento informá-lo de que errou de endereço.
Disseste bem. Lúcia : "se palestrasse " Já procuraste saber porque não palestrou ?
Se palastrasse na escola do meu filho eu bateria palmas para a escola.
por acaso, ele já palestrou na escola dos teus filhos ?
Parece que vai vir uma seca daquelas em Caxias do Sul!
Fala sobre fome é censurada em uma escola. Fome/censura/escola. Que paÃs é esse?
O que que essa machaiada querem?
Xi. Fre.
Parabéns Frei Betto, essa fascistada do Sul não te merece; acho que em seu lugar prefeririam um genocida cor rupto.
por acaso, ele já palestrou na tua escola ?
Isso mostra como nossa sociedade é intolerante.
Independentemente de quaisquer matizes ideológicos, ninguém é obrigado a assistir o que não quer. Afinal, estamos numa democracia. Pelo menos, em tese. Frei Betto não tomou Simancol. Tampouco tem espÃrito democrático. Ninguém é obrigado a pensar como ele ou adotar a sua visão de mundo como a única certa. Como dizia Voltaire, “O inferno é o outro”.
Meu amigo Wilson, esclareço que voto nulo há tempos. Colho absurdos dos dois lados. Mas nem por isso procuro tolher os passos e os direitos deles, desde que não incidam em conduta criminosa. Frei Betto proferirá sua palestra em outro sÃtio, como dizem os irmãos lusitanos, e ponto final. Tenho certeza de que se um general fosse fazer o mesmo em uma universidade pública haveria uma grita geral da esquerda muito pior. Já vi esse filme. Lei da reciprocidade, né, amigo? Ou a famosa Regra de Ouro.
Se a questão fosse não querer assistir, era só não comparecer. Faz sentido? Mas o fato é que esses “bons pais” gauchos querem mesmo é censurar o discurso divergente de suas ideologias de extrema-direita, o obscurantismo bolsonarista que se alimenta de ódio e preconceito. Quem perde são os alunos e a fama cada vez pior dos estados do sul e de muitos de seus habitantes.
O fanatismo obscurantista na escola é uma imensa contradição. Este é o ambiente para o discenso e o debate, os meios mais importantes para o aprendizado. Os maiores prejudicados são os alunos, impedidos de aprender com Frei Betto. Mas esses fanáticos não entenderão isso jamais.
O que esperar depois de quase metade dos eleitores brasileiros terem votado em um apoiador de torturador?
E esses quarenta e nove por cento da população moram todos no RS e SC ? poupe-me !
É evidente a força do fascismo na região, tanto que creio que boa parte dos pais signatários devem ter achado normal assinar e pedir esse tipo de barbaridade. E outros devem estar tão alienados que acham mesmo que Frei Betto iria falar sobre "ideologia de gênero". É uma época difÃcil, sem dúvida. Mas tenho fé de que vamos passar por isso.
Ter fé é acreditar firmemente em algo ou alguém, mesmo sem ter evidências ou provas concretas. Infelizmente, vejo zero evidência. Quase metade dos eleitores brasileiros votaram em um apoiador de torturador.
Bando de fascistas.
Se Jesus estivesse vivo e fosse fazer uma palestra lá, também não aceitariam. Simples assim.
Falou tudo, parabéns!!!!
A mensagem advinda daqueles que falam de "deus, pátria e famÃlia", é reflexo da ignorância de um recente perÃodo de trevas que jamais será apagado da história.
Como dizia George Orwell; "o problema está no autoritarismo que vive dentro de todos nós". E vou um pouco mais adiante; e as mÃdias sociais cataliza e expõe a ignorância que assola nosso paÃs.
De ovos chocados por serpentes, seria muito estranho que se permitisse que nascessem e crescessem beija-flores.
Esse sul do Brasil só nos envergonha.
Não é a toa o sul do Brasil (onde nasci e vivo) ser a região com as maiores células fascistas do paÃs. Eles não suportam o debate de ideias. Triste realidade.
Debate é coisa de comunista. Direitoso gosta mesmo é de carneirnho pastando. E de filho q nao pense diferente. Por isso o medo.
assinatura de dois mil e setecentos pais ! Quantos alunos tem esse colégio ? mais de quatro mil ? Numa cidade do porte de Caxias do Sul ! estranho !
Melhore as contas.
Imagine expor os filhinhos a informações que levem a reflexões e questionamentos...
Exatamente, morrem de medo
pelo nome, suponho que o tal colégio seja uma instituição de ensino ligada a alguma ordem católica . Por acaso a FSP , antes de novamente pregar o ódio geral a todo o povo do sul do paÃs ( como vem fazendo diariamente) se dignou em contatar com o Bispo católico de Caixas do Sul para verificar sua opinião a respeito ? Infelizmente o mau jornalismo praticado pela Foice de San Pablo diariamente vem pregando o ódio contra s população do sul do paÃs .
Um cara que chama a Rolha de Foice sofre de déficit cognitivo crônico. Nem discuto com essa gente, são iguais aos terraplanistas (quando não os mesmos).
Avaliei batendo no positivo sem querer ! Registrando aqui meu repúdio à atitude do colégio ( com letras minúsculas, como demonstra ser a mente da diretoria do mesmo)!!!!!
Caro sr. Andrade - o sul começa em Uruguaiana-RS de termina em Guaraqueçaba-PR . eu também nasci e moro no sul , mas não sou gaúcho .
Nasci e moro no sul do Brasil, não me sinto atingido pelo jornalismo da Folha de São Paulo, aliás, me sinto feliz em saber que o fascismo estrutural que existe aqui está sendo problematizado e escancarado para o resto do paÃs.
o colégio é particular e depende de seus clientes . ( principalmente se realmente for um colégio ultrapassado e falido que deve muito em reclamatórias trabalhistas como escreveu aqui alguém que já morou em Caxias do Sul ) . eu não conheço a cidade por isso não posso opinar .
O Rio Grande do Sul mostrando a sua cara. Depois que empresários de Bento Gonçalves ameaçaram o ministro Luis Fux, que cancelou sua vinda à cidade, por medida segurança , do trabalho escravo em vinÃcolas da mesma cidade e agora Caxias mostra toda sua "inteligência". Não foi foi o Frei Beto que saiu perdendo. "Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra?"
Pois é. Q façanhas?
Quem já leu a biografia de Frei Betto sabe a extraordinária pessoa que ele é. Os alunos perderam muito.
A boiada frenética do Terceiro Reich gaúcho já aprendeu a escrever o nome em abaixo-assinado. Evoluindo.
Azar das crianças e adolescentes que irão perder a oportunidade de ver que o mundo não é a bolha Bolsonarista que os pais querem manter. Não irão conseguir, aviso. Num futuro próximo seus filhos terão vergonha das posições polÃticas de vocês. Prestem atenção. Isso já está acontecendo.
Os gaúchos preferem algum descendente do Coronel Ustra ou qualquer outro torturador da época da ditadura......
Para isso existe abaixo-assinado. Ué? A esquerda não curte democracia? E a vontade da maioria? Não conta? kkkkk
Conta sim. Mesmo que seja uma maioria de ignorantes. Frei Beto, o senhor deu sorte de não ter perdido seu tempo.
Bastaria não comparecer.
Verdade. E tem abaixo assinado a favor de politicas progressistas tambem. Atura, nenem.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mônica Bergamo > Colégio no RS cancela evento com Frei Betto após abaixo-assinado de pais de alunos Voltar
Comente este texto