Equilíbrio e Saúde > Laudo aponta que dentista de São Paulo morreu de febre maculosa Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A matéria deveria apontar com mais clareza as possÃveis explicações para alguém morrer de febre maculosa em 2023. Os cidadãos precisam ficar mais informados, e não mais confusos.
A reportagem não diz, mas eu sou testemunha do quão grave é a doença. O filho de uma vizinha (mal tinha 10 anos de idade) faleceu desta causa, muito também pela dificuldade de diagnóstico. A famÃlia havia visitado um parque público - pedreira do Chapadão, também na cidade de Campinas - e foi atendido ao menos por dois hospitais antes de vir a óbito. Me causa espécie a tolerância das autoridades campineiras com as capivaras, principal vetor do carrapato, com o questionável argumento ambiental.
Me causa espanto a incapacidade de diagnóstico precoce que os médicos tem pra essa doença, e a tolerância do poder público com atendimento mal feito e falta de preparo dos servidores. No geral óbitos por essa doença tem histórico de atendimento repetido, como a sua e dessa moça, que nem diagnóstico tinha ao falecer. O problema não é a capivara, dado que a doença tem tratamento, mas o médico que trata como dengue ou pior, virose.
Não por coincidência, a reportagem informa o quão precário é o combate a esta doença aqui em Campinas, cujo prefeito é - pasmem - um médico. Pobre Campinas.
Meu Deus! Como somos vulneráveis.
Provavelmente teve contato com uma capivara, que é o principal vetor deste carrapato. E ainda tem gente que acha que capivara é pet. Existe até uma Associação de umas mulheres malucas que ficam alimentando e acariciando capivaras que vivem na Marginal Pinheiros perto da ciclovia.
O local onde ocorre a Feijoada do Rosa é uma fazenda que fica localizada numa área totalmente rural de Campinas.
Reportagem deficiente: nada sobre o tratamento que deve ser administrado aos infectados?
Está correto. Se trata de uma matéria factual, não de uma reportagem. A pauta não é a doença, mas o laudo que apontou a morte por febre maculosa. Talvez façam uma retranca futuramente, mas tecnicamente não há erros na abordagem utilizada.
Dá um google.
A notÃcia é sobre a causa mortis, conforme tÃtulo.
Elea fazem isso de propósito, para evitar que a população se auto medique
Que triste! Que os familiares sejam confortados pelas suas crenças. Mas fica o alerta, principalmente quando se tem febre após ter frequentado lugares de mato, possÃvel local onde há carrapatos. Se der febre, tem que avisar o medico sobre possivel contato com carrapatos. Dizem que de junho a outubro é que os carrapatos estão mais ativos.
Triste e preocupante as mortes prematuras provocadas por doenças infecto contagiosas que apesar de não transmissÃveis entre pacientes, advém de contatos com carrapatos, o que evidencia a importância de órgãos como a vigilância sanitária. A matéria rastreia onde as vÃtimas estiveram no fim de semana antes do contágio pela doença que os acometeram.
Tetraciclina e cloranfenicol são os antibióticos de eleição, eficientes se aplicados nos 2-3 primeiros dias após a infecção.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Equilíbrio e Saúde > Laudo aponta que dentista de São Paulo morreu de febre maculosa Voltar
Comente este texto