Thomas L. Friedman > Israel e Arábia Saudita protagonizam revolução no Oriente Médio Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Eládio Gomes

    MBS: líder sanguinário e implacável e, ao mesmo tempo, reformista liberal. Pelo visto não é só o Brasil que não é terra de amadores. Quanto a Bibi, nada de novo no front: o sujeito é a versão sionista de um certo Adolf.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Exato, Bibi é um horror. Um autocrata e genocida.

  2. José Cardoso

    É difícil acreditar nessa tese: a Arábia Saudita é a esperança para a democracia israelense.

    Responda
  3. Geraldo da Silva

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  4. Geraldo da Silva

    O autor do texto está defendendo o direito dos EUA de se imiscuir em todos os lugares do mundo, mesmo sem ser convidados.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Está só reproduzindo o pensamento dominante. O meu é que os meios dos Eua estão obsoletos (armas, confusão, Pentágono) e o Império está decadente e demora, mas, não será o xerife do mundo sozinho por muito mais tempo. Multilatetalismo, porque já cansou isso daí. Virou um péssimo líder na minha opinião.

    2. Geraldo Junior

      Não foi nada disso que ele disse, mas aproveito para lembrar que sem a ajuda americana, o mundo já teria sucumbido várias vezes, na 1a. guerra, na 2a.guerra mundial, na guerra fria e em todos os vários episódios que líderes sanguinários tentaram destruir os valores ocidentais. Ainda bem que temos os EUA.

    3. FLAVIO CALICHMAN

      Não, ele está defendendo que os EUA persiga seus interesses como potência em uma área das mais estratégicas do planeta e isto é legítimo. Fala inclusive em usar o soft power como instrumento. Ele está sendo simplesmente realista.

    4. Maria de Felipe Martinez

      Foi exatamente isso que eu percebi.

  5. Geraldo da Silva

    Talvez seja a hora do meu Brasil brasileiro, meu mulato inzoneiro ....Pensando bem, não. Isso aqui nunca vai mudar, será sempre o jaCu do mundo

    Responda
  6. SERGIO CASTRO

    Excelente matéria!!!

    Responda
  7. Aderval Rossetto

    Ambas se preparando para a perda do domínio norte-americano internacional! Seja sustentado pelo petróleo ou financeiramente pelo dólar sem lastro pós Bretton Woods. Todo norte-ocidental, Japão e Austrália, evoluíram prejudicando o restante do clima do planeta e sugando o sul. Agora quem tiver mais mão de obra e energia limpa dominará.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Que assim seja!! Já passou da hora!!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.