Hélio Schwartsman > Até que ponto Lula deve ser pragmático? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Lula coloca as claras a chantagem de partidos de direita/centro do congresso p/votar pautas que melhore o Pais, quem sabe as pessoas aprendam votar. Chantagem não tem nada ver com ideologia, e por dinheiro e poder, isso vem sendo feito por todos os governos, ou nenhum projeto governo p/melhorar o Pais é aprovado no congresso, sem falar que o presidente pode sofrer imeachement, não por acaso Lira segurou mais de uma centena de pedidos de impedimento contra bolsonaro em troca orçamento secreto
A verdade é que governar é extremamente difÃcil, conversar com pessoas que lhe causam nojo é necessário, esquecer por momentos suas promessas de campanha, premiar bandidos e afastar temporariamente aliados de outrora, é muito penoso. Nosso Presidente é talhado para isso, assim como Barack Obama, conversando com os quais tem divergências, mesmo que isso não traga prazer algum, mas tudo em nome da governabilidade, olhar para os 215 milhões de brasileiros, sem distinção.
Até prenderem os donos das americanas ? Ou o inominável ser preso.
Penso que o pragtismo deve permanecer inabalável. Vai tarde que as negociações oportunistas só resultam em prejuÃzos para sociedade. Vide mensalão, petrolao e centrão. É preciso entender e fazer entender que as derrotas de boas propostas governamentais no Congresso por conta de interesses não republicanos, não são derrotas de governo, mas derrotas da sociedade.
A coisa mais importante para se manter a fé na democracia é o combate incansável contra desmandos, mau uso do dinheiro público e a corrupção propriamente dita!
Até que ponto Hélio deve ser pragmático?
O pt viu se envolvido em esquema de corrupçao. Pegou leve seu helio
A ficha corrida dos eleitos mostra o quanto o paÃs sabe votar. Não estou nem falando de orientação polÃtica.
Sr. Felipe pode ser que o sr. esteja certo quanto o Pais eleger muitos parlamentares talvez pensando que eles de direita, não sr. Felipe eles não eram politicos de direita, eles são mercenarios pois vendem seu voto a quem melhor pagar. Pode ser tbem que a esquerda não tenha sido mais eficiente para denunciar cinismo, a enganação destes politicos que induziram voto nele, mas convenhamos que eles não são de direita nenhuma, são reptio mercenarios
O paÃs elegeu um congresso mais à direita, logo, o paÃs inteiro não sabe votar? Ou a esquerda não conseguiu dialogar com a maioria da população?
pragmático é diferente de totalmente perdido . Ele está visivelmente com PVV - prazo de validade vencido . O Brasil merece alguém mais jovem !
Algum amigo de Lula e do Brasil -algo difÃcil de conciliar mas possÃvel-deveria informá-lo de que Estadista só o é, aquele que faz persistir suas obras no tempo e no espaço. Assim o foram entre nós nós: Pedro II e seu Primeiro Ministro Visconde do Rio Branco, Getúlio Vargas, Eurico Dutra, Juscelino Kubitschek e Itamar Franco. Que ainda há tempo de seguir-lhes os exemplos. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
O Ciro já tinha cantado a bola. Os deputados percebem que não há plano, é tudo uma geléia geral, daà quererem se lambuzar. Parece que depois do turismo, o próximo alvo é a saúde.
A ministra foi indicada por gratidão ao apoio do marido na eleição passada, isso é critério para escolher ministro? Seu substituto foi escolhido porque pode dar mais votos na Câmara. Não parece uma esculhambação? Porque não escolher ministro pelo critério de ser bom ministro de turismo para o Brasil?
Se quiser governar precisa ser pragmático 24 horas por dia.
Mmmmm... Eu tô sem sugestões pro nosso Presidente, meu caro, sei lá como é que ele tem que fazer o serviço dele. Agora, essa história de ingratidão, consta que devam sê-lo os JuÃzes, e olha lá. Os demais, quando se esquecem de seu "dever de casa", levam palmatória. Inda mais agora, com essa religiosidade toda que se abateu sobre a máquina pública: o peçoau da IURD pode já ter chutado Santa, mas não se esquece de orar a São Francisco. Xiiiiiii, e tem o pedágio aos donos dos feudos.
Eu acataria a sugestão do colunista mas tenho perguntas? Lula tem maturidade suficiente e/ou está cercado de pessoas com maturidade pra guiar seus passos/escolhas? Se levarmos em conta os interesses dos jogadores/jogadoras da arena polÃtica é possÃvel aglutinar/alinhar prioridades num jogo onde todo mundo sai ganhando?
Eu acataria a sugestão do colunitas mas tenho perguntas? Lula tem maturidade suficiente e/ou está cercado de pessoas com maturidade pra guiar seus passos/escolhas? Se levarmos em conta os interesses dos jogadores/jogadoras da arena polÃtica é possÃvel aglutinar/alinhar prioridades num jogo onde todo mundo sai ganhando?
Em que momento o MDB combateu a ditadura ? Acho que isso deve ser piada até dentro do MDB.
Quando será que vamos aprender a não votar nesse "Centrão" mercenários ?
Quando a gente aprender a não votar mais em populistas mentirosos como o atual mandatário.
Arrisco opinar: quando fore desmontados os esquemas de assunção ao parlamento de neopentecostais , policial-militar-miliciano , porta vozes dos predadores ambientais , todos com o apoio de parte da grande mÃdia.
Lula é pragmático na ladroagem !!!
O PT e a esquerda têm pautas válidas: combate à desigualdade, valorização da educação e do Estado laico e da ciência, defesa das minorias, dos direitos humanos e do meio ambiente. Por que então a esquerda não conquistou maioria parlamentar contra Bolsonaro? Na minha opinião, a esquerda não consegue discutir com setores importantes do paÃs: os pequenos empreendedores, os religiosos pobres e os setores agrários. Discurso antimercado e defensor de ditaduras já não existe nas esquerdas europeias.
O governo está cheio de gente de centro, mas não tem conversa, agora é um tal "centrão" que manda, que na verdade passa toda a boiada da direita e extrema direita e não aceita discutir nada que seja de interesse da minoria mais minoritária (como a boiada do desmatamento da Mata Atlântica). Para ter conversa, o outro lado também precisa querer conversar. Se a chamada "centro-direita" elege como representantes os mais extremistas, não dá. Seria como o governo colocar o PCO pra "dialogar".
Fernando, você insiste na polarização! E eu não sou de direita, sou de centro. Tenho insistido para que a esquerda abandone o discurso antimercado e a defesa de ditaduras. Para que a esquerda dialogue com todo o paÃs. Para que Lula faça um governo de união. Mas vocês, não querem isso!
Se o pastor manda votar no candidato a e chama o candidato b de encarnação do demo, qual diálogo você vai ter em termos polÃticos com essa pessoa? Ademais, você que se diz de direita usa bem o lema falsamente atribuÃdo ao Lenin "acuse-os do que você é", já que seus comentários são o testemunho de que você é quem tem as caracterÃsticas das quais me acusou
Fernando, que você é ideológico, pra mim está claro. Mas preconceituoso? Bolsonaro manipulou esse público. São pessoas pobres, muitas vezes negras, sem instrução, moradoras de favelas e periferias. O Estado nunca cumpriu o dever dele com elas. A esquerda deveria construir pontes com esse público e não erguer muros. Mas vejo que pessoas como você, são extremamente teimosas. A esquerda vai perder relevância por teimosia em insistir em pautas extremamente atrasadas.
A gente viu a "discussão" do Bozo com os religiosos pobres através de vários vÃdeos de cultos na época das eleições.
As análises do Hélio são sempre um risco na água.
Até que ele tenha 367 companheiros na Câmara e 61 no Senado. Abaixo os camisas amarelas!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Até que ponto Lula deve ser pragmático? Voltar
Comente este texto