Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Benedicto Ismael Dutra

    A cegueira é geral, está aumentando. Como ampliar a visão? A origem do ser humano, importante questão que deve ser estudada desde a juventude em todo o planeta, pois a humanidade ainda não se aplicou o suficiente para conhecer as leis da Criação e o significado da vida, que deveria se desenrolar em paz, progresso e felicidade.

    Responda
  2. José Cardoso

    É realmente incrível. Uma coisa é ficar cego no final da vida como Euler. Mas aprender tanta coisa tendo que depender de outros para ler é espantoso.

    Responda
  3. Cleomar Ribeiro

    ... um ' texto' somente para 'cego' ' ver'!!!... estudar com este grupo seleto até cego passa a ver coisas invisíveis!!!...

    Responda
  4. Cleomar Ribeiro

    ... e ainda alguns dizem não acreditarem em milagres!!!... um 'cego' chegar a ' ver '!!!... Dios Mio!!!... Très Intrigant!!!... 'fiquei de cara' com este texto!!!...

    Responda
  5. Vito Algirdas Sukys

    Muitas dessas histórias sobre a matemática foram contadas no Trinity College, Cambridge por W.R. Ball. Na fabulosa biblioteca Wren, ao lado do rio Cam, podemos encontrar as aulas lucasianas de Newton, Whiston e Saunderson. Vale uma visita para quem está em Cambridge. Se você chegar de trem, na saída da estação há estudantes voluntários dando orientação para onde ir. Uma cidade que dá boas vindas ao conhecimento.

    Responda
  6. Vito Algirdas Sukys

    Embora cego, Saunderson estudou latin, grego francês e matemática com a ajuda de amigos que liam para ele. Leu Os Elementos de Euclides em grego. Aos dezoito conheceu o matemático William West que aumentou seu nível. Whiston em Cambridge ensinou filosofia newtoniana, mecânica, hidrostática, óptica, acústica e astronomia. Discutiu o Principia de Newton com o próprio e seus amigos eram Halley, de Moivre e Jones. Sua percepção determinava o tamanho de uma sala pelo som, pois era cego.

    Responda
  7. filipe moura lima

    Temos muito o que aprender com esses gigantes.

    Responda