Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Joel Domingos

    (continuação) Toda criança deve ouvir um não. Do contrário, ela concluirá que não há limites no mundo. Isso tem que ser aprendido em casa, na família. A primeira noção de autoridade advém dos pais. Taí o exemplo dos "filhinhos de papai", que não conhecem limites: não respeitam nenhuma autoridade. Em um mundo sem regras campeia a anomia. Dito de outro modo, anarquia. Freud pontificou: "Civilização é renúncia." A falta dela é barbárie.

    Responda
  2. José Cardoso

    Esse deus, pelas frases do texto, é uma abstração do pai. Ele aparece para a criança antes de tudo como uma instância negadora. Mas isso é importante para seu desenvolvimento, como ressaltava o Lacan.

    Responda
  3. Joel Domingos

    Muitos têm uma visão romântica de Deus e um mundo onde todos são bonzinhos, como o bom selvagem de Rousseau. A Escritura já vaticinara: "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria." Como o próprio articulista menciona, a história é o testemunho do que funciona. Nenhuma civilização ao longo da história existiu ou existe sem ter tido normas restritivas. Toda norma sem sanção, isto é, sem punição, é inócua, nula. Não é obedecida. (continua)

    Responda
  4. Joel Domingos

    (continuação) Toda criança deve ouvir um não. Do contrário, ela concluirá que não há limites no mundo. Isso tem que ser aprendido em casa, na família. A primeira noção de autoridade advém dos pais. Em um mundo sem regras campeia a anomia. Dito de outro modo, anarquia. Freud pontificou: "Civilização é renúncia." A falta dela é barbárie.

    Responda
  5. Adão Ferreira Salles

    Perfeito. É o desde sempre presente uso oportunista do "temor". E vem piorando.

    Responda
  6. Adalto Fonseca Júnior

    Não sei se eu entendi. E estou falando com sinceridade. Eu olho e vejo várias maneiras de como a humanidade se relacionou e se relaciona com o sagrado. De fato o medo é a pior escolha. Não dá pra crer em um Deus que usa seu poder (na verdade imaginário) para criar medo. Mas não é a único conhecimento ancestral sobre o sagrado que podemos conhecer.

    Responda
    1. Marcos Lima

      Na verdade não se trata de "espiritualidade", mas sim das ações e reações mundanas que oprimem o espirito, no caso, dos filhos, que são cerceados de se revestirem se suas possibilidades de ser.