Poder > Ex-GSI de Lula mandou omitir do Congresso informes da Abin sobre 8/1 Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Abin (Agência Brasileira de Inteligência) tem que apurar a "Intervenção em 8 de janeiro. Filhote da 1964?" profundamente, resolvendo e relevando os nomes dos autores diretos e indiretos mentores deste golpe contra o Brasil e seu povo. E o porquê no desenvolver da trama a presença de muitas bandeiras do estado de Israel entre as manifestações do golpe e quem bancou, agora é mencionado o nome de empresários e polÃticos judeus deste golpe terrorista contra o Brasil?
O Lula é o ser mais inocente do mundo !!! Tá provado
O General Gonçalves Dias está para Lula como o General Pinochet esteve para Salvador Allende. TraÃra! Lula teve sorte. Salvador Allende não.
A Agência de Inteligência usa o Whatsapp como meio de comunicação oficial? Estamos "bem" encaminhados.
Em outras palavras a GSI está sendo acusada de ter participado da tentativa de golpe. Tem alguém cumprindo prisão preventiva?
Lembrando a todos que o GSI só tem ingerência sobre o Palácio do Planalto. Câmara e STF não são de sua alçada, e foram igualmente, ou ainda mais atacados! Expliquem essa, terraplanistas, que até o dia 8 estavam adorando, e agora "se deram conta" que foi plano do "nine", como costumam nominar.
e a palestra do Frei Betto ontem em Caxias do Sul ? alguma notÃcia ?
Sim, esperamos um relato da colunista social a respeito.
Quando os manifestantes pró Bolsonaro chegaram, já tava tudo quebrado pelos infiltrados de esquerda, a mando de Lula, com recepção calorosa do Kojak. ClarÃssima a cronologia, com documentos e vÃdeos.
Não escrevo a mando de ninguém.
Como alguém tem coragem de mentir tão descaradamente?
GSI nas mãos dos militares dá nisso. Talvez a divulgação da participação do seu general no episódio de janeiro, do qual foi avisado com antecedência e nada fez para impedir (fez para ajudar, porque mandou omitir do relatório os onze alertas que recebeu), seja o motivo de o presidente ter amarelado na sua decisão de manter o gabinete sob controle civil. Ou foi emparedado depois pelos milicos, ou foi avisado antes pelo general e preferiu deixar o circo pegar fogo para faturar em cima do bolsonaro.
Tá tudo planejado. A cassação de Bolsonaro é apenas um capÃtulo do impedimento de Lula. Assim o esquemão se livra dos dois. Aguardem.
Não vejo motivos para tanta polêmica. A pergunta a ser respondida é uma só: o planalto foi avisado com antecedência pela ABIN sobre a possiblidade de manifestações mais violentas no dia 8? Se foi, por que não reforçou a segurança, independente da polÃcia do DF? Não importa o canal em que a comunicação foi feita.
Os p mandados sempre fazendo seu papel ridÃculo. Não é uma questão de integridade intelectual. Apenas cumprem ordens, para as quais, de alguma forma forma são pagos. Pode ser boquinha, carguinho me gabinete parlamentar e etc, etc... Mas é tudo muito bem organizado.
Folha não aceita crÃtica e censura comentário porque questiona o tÃtulo da matéria
Tudo deve ser investigado e o Gal. G Dias tem que ser devidamente inquirido no inquérito judicial bem como na CPI. Assim posicionado, a a pergunta que não quer calar: o que se pretende passar com um tÃtulo desses na matéria? Seria acaso sugerir apoio á tese da oposição de que o governo Lula foi o responsável pelo 08/01?
(...) que foi o Komandante Supremo quem mandou ele convidar os 80 velhinhos armados de Capotem 25 mg para tomar o poder e dar mais poder ao governo que começava? Ele pode ser responsabilizado pelos dias que os velhinhos e senhoras passaram na prisão? GDias poderia responder no mÃnimo por Prev@ricação? Ou foi a Prev@ricação do Bem, que não atinge as classes mais baixas?
A pertunta que não cala: Por que o Anderson Torres foi preso por omissão e ele não? Porque ele é amigo canino do Presidente há 30 anos? Tem o vÃdeo que tentaram esconder mas não conseguiram, agora as mensagens que tentaram esconder mas não deixaram. O Lulu pediu sigilo de cinso anos sobre o vÃdeo (aquele mesmo sigilo pelo qual ele criticou o Bolso durante a campanha) mas não deixaram. E se prendessem o GDias e ele confirmasse q
Pego meu balde de pipocas e leio os PTistas passando pano para o problema. Nada de Novo! Folha Golpista! Fascista! Vou explicar o que tem de novo. Ficou mais óbvio, porque aparentemente o vÃdeo que tentaram esconder não foi suficiente, que o GDias sabia que a invasão ia ocorrer, avisou o Presidente e, agora a conlusão é circunstancial, o Presidente achou que seria ótimo uma invasão, ordenou que o GDias mandasse a segurança embora, convidasse e servisse cafezinho para os 80 velhinhos. Crime.
Crime é mentir descaradamente sobre assunto sério, sabendo que está mentindo. Os vândalos e ladrões não eram 80 velhinhos. Não foi GDias que mandou a segurança embora. E sua "conclusão circunstancial" é absolutamente subjetiva,
O histórico do tal General, deveria supoô-lo fiel ao presidente Lula. Se agiu, porém, como golpista, que seja tratado como tal. Contudo, a tentativa de criar uma versão sobre a esquerda estar por detrás do golpe frustrado e das depredações, é risÃvel.
Foi o Lula que mandou ele liberar a entrada! Como não conseguem entender? Tem o vÃdeo que tentaram esconder, agora as mensagens que tentaram esconder. Se prenderem esse cara ele entrega a pizza com as mensagens do presidente mandando ele servir cafezinho e convidar os velhinhos, como está no vÃdeo, ou morre, como o Celso Daniel. Agora porque o Anderson Torres foi preso por omissão e ele não? Porque ele é amigo canino do Presidente há 30 anos?
Errado, Marisa, o governo tentou impedir a CPMI o quanto pode, pois, como todo governo, não queria dar palanque à oposição (exatamente como está acontecendo, já teve gente falando da visita de Maduro). A oposição (leia-se bozonaristas) faziam tremendo sassaruê exigindo a criação da tal CPMI. Agora que foi criada, quem está fazendo corpo mole é justamente a base bozonarista, pois muitos deputados são alvo de investigação como patrocinadores e/ou organizadores dos atos.
Tão risÃvel quanto seu raciocÃnio. Quem está tentando impedir a CPMI, não é a direita, é a sinistra do seu chefão.
Resta saber, Marcelo, como se deu a atuação do general GDias. Ele foi coagido? foi cúmplice? foi omisso? foi corporativista? foi frouxo?
Com Bolsonaro ou Lula , o Brasil não muda, não cresce e não prospera . A polarização é tão grande e tão equilibrada que problemas só mudam de lado.
Pois é, esta é a nossa democracia . Democracia usada por quem tem poder e dinheiro dominar quem nada ou pouco tem . Quase perco a esperança !
Lullla, Bolsocaro, Curupira, MickeyMouse, não importa. Enquanto o congresso for dominado por "clãs" e/ou "famiglias" e o presidente da Câmara tiver mais poder que o próprio presidente da República, sem prestar contas a ninguém, continuaremos a ver a história se repetindo perpetuamente.
Mais uma matéria em que o tÃtulo condena, o texto é confuso por incompetência ou propósito, e nada de novo se acrescenta. Infelizmente está tem sido a regra na folha. Mantenho minha assinatura por dois ou três articulista.
Por falta de assuntos novos e importantes sobre a invasão do dia 08/01, a folha resolveu rebuscar e concluiu que o culpado pelo ataque a democracia é o G.Dias. A forma como era tratado o serviço de segurança (whatsapp) pelo desgoverno anterior era oficial, então, logo quem não aderiu é culpado.
O pessoal aqui da situação está em desespero e convulsão. A narrativa oficial está ruindo totalmente. Nem a FSP consegue esconder
G Dias, recebeu os relatórios da Abin e não os repassou. Recebeu pelo Sisbin...mas adulterou o conteúdo e espalhou no whatsapp. Desespero total da situação. Pensavam que tinham dizimado a situação na sessão de hoje, evitando a convocação do alto escalão. Mas, veio a FSP, de forma surpreendente, e liquidou com os propósitos e narrativas da situação. Logo a FSP, um jornal pró Lula. Isto deixa os leitores deste jornal exasperados, sem rumos, no vazio
A compreensão da informação é muito importante e a leitura esclarece algumas coisas. O ex GSI recebeu informes via WhatsApp e não repassou para ninguém. Pior é esconder de todos. Os bolsonaristas destruÃram o Congresso, o Palácio e o STF, isto é clarÃssimo, qualquer criança chega a esta conclusão. Os bolsonaristas, conforme doutrina do Minto, abandonam seus companheiros e os "jogam aos leões" sem pestanejar. Oposto da atitude das pessoas honradas.
A oposição gritava aos quatro ventos pela CPMI, como se o destino da humanidade dependesse disso. Sempre que alguém falava que a PF estava investigando os patrocinadores e organizadores dos atos, vinham com estórias e teorias da conspiração mais estapafúrdias possÃveis, tipo "foi Lullla que tramou tudo" ou "FlavioDino comandou as invasões" ou "os invasores eram todos infiltrados do PT" e daà por diante. Então finalmente criam a CPMI e a oposição passa a fazer corpo mole. Vai entender...
Pela reportagem, o Esperidião sabia de tudo e ficou na moita enquanto o Congresso era invadido. É cúmplice??!!
Ele encaminhou as informações que tinha (tudo está documentado e em poder da PF) para o Ministério da Justiça e para o Governo do DF. Alguns dias antes do dia 8, houve uma reunião entre Ministro da Justiça, Governador do DF, secretário de segurança do DF e comandante da PM do DF. Nessa reunião (tudo registrado em ata) ficou acordado que o acesso à esplanada seria fechado e o contingente da PM seria reforçado. No dia 8 o que se viu foi o acesso à esplanada liberado e contingente da PM reduzido.
Nâo, não foi o governo Lula o responsável pelas ações dos vândalos de 8/1. O que se questiona é a passividade suspeita do ex GSI de Lula que poderia ter avisado e consequentemente ter evitado muitos danos se tivesse cumprido sua missão constitucional.
Materiazinha mal feita. Confusa, tem-se a impressão que o redator quer imputar culpa ao GDias, faz isso, mas não tem elementos convincentes, fica no rame-rame e cerca-lorenço.
A militância cega não tem salvação.
Péra aÃ. Os edifÃcios não estavam totalmente entregues à s traças: havia sentinelas, certo? Sem dúvida, uma dessas sentinelas tinha um radiocomunicador, ou mesmo um celular, e esses equipamentos foram usados para avisar os efetivos de segurança (batalhões da Guarda presidencial e da PM) de que os bárbaros estavam chegando. Mesmo assim, diante de fatos, os efetivos ficaram entocados. Essa atitude só se justifica por uma ordem anterior de não atuarem. Nada a ver com a nova burocracia, inerte.
Samuel, já foi apurado pela CPI que está em andamento na Assembleia do DF, que houve ordem da Secretaria de Segurança do DF para que tropas de choque da PM não deixassem os quartéis naquele dia. Da mesma forma que o reforço da Guarda Presidencial, 36 soldados, foi dispensado pelo GSI 20horas antes da invasão ao Palácio, permanecendo ali apenas os oficiais do GSI, filmados confraternizando com os invasores.
Isso está ridÃculo. Querer imputar ao governo Lula um golpe contra ele mesmo é surreal. GDias pode ter errado, mas jogar o golpe na conta do PT não cola. Quem insuflou as massas, permitiu que os quartéis virassem guerrilhas foram os militares golpistas e seu ventrÃloquo Bolsonaro. É preciso punir esses golpistas para o bem da democracia.
OK, também acho que os vândalos não tinham nada com o governo Lula, mas o Ex GSI GDias tem muito a explicar e tem que ser convocado na CPI.
O que parece ter acontecido é que o general GDias foi alertado sobre os riscos que haviam e ele não passou as informações para o pessoal do Congresso. Por que fez isso? só a CPI convocando o ex ministro de Lula para depor.
Primeira pergunta: desde quando whatsapp é ferramenta de comunicação oficial do governo? 2a. Quem ganhou com a falta de resposta aos ataques e tentativa de golpe? Porque com certeza houveram ganhadores e perdedores, uns ganharam politicamente e outros não. 3o. Por que, até agora, não sabemos quem foram os financiadores da "tentativa de golpe"? 4o. Quem ganha com uma investigação meia boca? Temos que descobrir os ganhadores implÃcitos e explÃcitos do golpe.
O que o caso da refinari@ de Pasadena tem há ver com tudo isso ?
E o caso da refin@ria de Passadena?
Oi ???
Oi???
Essas reportagens são ótimas. Ficam os bolhistas se debatendo nos comentários.
Embora tenha maioria o governo não pode recusa a convocação do ex chefe do GSI. Esse governo petista fica parecendo uma ação de amigos, "a quem possa telefonar ". Fica a impressão de ocultar a verdade, vergonhoso. Vai piorar...
Antônio Carlos Paula, um erro não justifica outro, tudo tem que ser apurado e punido. Agora, não pode ser uma ação entre amigos. A maior afronta ao estado de direito é a desconfiança na justiça... e infelizmente o rigor da lei não parece estar sendo imparcial .
Verdade?? O caminhão cheio de combustÃvel que extrema direita tentou explodir é mentira??
Concordo, o Ex GSI GDias tem que depor na CPI. Se ele não for convocado é porque tem culpa no cartório.
Tentativa, acredito frustrada, de apimentar a CPI do congresso com notÃcias sem noção para prejudicar Lula. Desde quando whatsapp é fonte de notÃcia? Só no desgovernado passado. Reportagem sem pé nem cabeça. É falta do que dizer
Gustavo, se vc receber um uatizapi dizendo que marcianos invadiram a Terra, vc corre pras colinas ou vai checar a informação antes? Se vc recebe um uatizapi de um irmão ou amigo te pedindo um dinheiro, vc faz o PIX imediatamente ou vai checar antes? Vc recebe um uatizapi do seu cliente, mandando entregar ao representante dele um carro zero KM, que "depois eu passo aÃ", vc entrega o carro?
Continua sendo disparado da mesma forma até hoje. Afinal ninguém fica esperando papel hj em dia e o que se tem para informação rápida é o celular mesmo
Reportagem confusa. Câmara, Senado e STF tinham as mesmas informações do GSI no perÃodo de 1º a 8 de janeiro sobre a movimentação dos golpistas, isso a matéria não fez referência. Também não faz referência de que o comando da proteção da Esplanada é do GDF. Parece querer imputar culpa pelo ocorrido ao Gdias. Estranho.
Gustavo, o plano dos golpistas era exatamente que Lullla acionasse a GLO, porque se isso acontecesse, os militares entravam e não saiam mais.
Fica sempre a questão: o que fazia o GDias lá no palácio do Planalto? Por que não avisou o Congresso quando recebeu as mensagens? Ele tem que ir à CPI
Pra proteger os poderes podem ser convocados os militares do exercito. GLO existe pra isso.
Esse esforço da folha em usar a palavra lula nos tÃtulos , para confundir e comprometer o governo lula, como se pode observar nos comentários, tem efeitos pÃfios. Só duas ou três reses(as mesmas reses zumbis de sempre) acordam pra gemer. Para um jornalao liberaloide eh pouco resultado.
Mas e falso ou não?
NotÃcia requentada! Whatsapp não é o canal oficial para comunicações estratégicas e isso já foi revelado algumas vezes. No governo federal, até para pedir uma resma de papel é preciso abrir um processo no sistema Super, tamanha a burocracia. Mas para assuntos estratégicos, usava-se o Whatsapp!!! Vejam a que nivel de destruição chegou o governo passado. Prisão de muitos anos é o mÃnimo que se espera. Querer inverter esses fatos do dia 08/01, que tem inÃcio no governo passado, é mau ca-ra-tismo.
Aparentemente Lula dormia com inimigo. Uma vez na posição de general, a relacao ideológico e indestrutÃvel com os parceiros fardados.
O passapanismo é algo comovente...
Deixa ver se entendi: A tentativa de golpe do 8 de Janeiro teve responsabilidade do governo Lula, para derrubar o governo Lula? Ah, as manifestações golpistas na frente dos quartéis, também? Ah, os terroristas que destruÃram os três poderes eram petistas vestidos de verde e amarelo? Ah ta, obrigado FSP! Muito esclarecedor e zero credibilidade!!
Foram inúmeros estÃmulos e movimentos que essa extrema direita bradava e aplaudia um golpe. Agora querem passar pano.
E pior, o 8 de janeiro foi consequência dos diversos atos dos bolsominions pós eleição! Desde o final das eleições, até tentativa de explodir caminhão no aeroporto e invasão da PF no Distrito Federal houve! E a responsabilidade é do governo Lula!! RisÃvel!
Parece que todos bozominions ignoram (ou preferem ignorar) que, desde 18/jan, já existe uma CPI em andamento na Assembleia Legislativa do Distrito Federal sobre os atos antidemocráticos de 08/jan, onde já foram ouvidas dezenas de testemunhas, incluindo militares, policiais, empresários, manifestantes e, vejam só que surpresa, ainda não foi identificado um único "infiltrado".
A CPI, controlada pelo governo dos "cumpanheirus" lulistas, negou ontem a convocação do general (amigo Ãntimo do turista de Curitiba) que estava dentro do Palácio transitando calmamente entre os manifestantes. Por seu posicionamento no tempo e espaço acrescido à função que exercia, seu relato seria de suma importância. Esse gestão mentirosa que diz ser transparente como um copo cheio de leite, negou o pedido feito pela oposição. Mas aprovaram, pasmem, vistas ao cartão de vacina do Bolsonaro Rsrs
Perfeito o seu comentário.
Só pra entender a Folha... Um governador do DF assumidamente bozonarista, um secretário de segurança pública do DF ex-ministro de Bolsocaro, uma polÃcia militar que batia continência pra militantes que fechavam rodovias e escoltou manifestantes até a esplanada, um GSI que até 31/dez estava sob comando do generalHeleno e militares escolhidos por ele, comandantes das FA que não queriam comparecer à posse de Lullla. Mas em 8/jan todos fizeram parte uma conspiração armada pelo PT. Então tá...
O batom na cueca é o GDias no Palácio na hora da selvageria. O que fazia por lá ?
Vc já reparou que nenhuma reportagem cita a responsabilidade do GSI do Bolsonaro até 31 de dezembro? Não, apenas 7 dias de um governo recém eleito, e com problemas ainda com as forças armadas, e de um governo estadual de oposição, e com manifestações golpistas na frente dos quartéis por dois meses, teriam participação! E surreal, pra não dizer o mÃnimo!
Chega de passar pano . No fundo, no fundo e com base no histórico criminal ( mensalão , petrolao , dólar na cueca , etc), sabemos que Lula e PT tem alguma culpa . Nunca deveriam ter voltado . DeverÃamos ter elegido alguém fora da polarização .
O passado não se pode mudar companheiro! As manifestações nas portas dos quartéis pedindo golpe de estado, a tentativa de explosão de um caminhão próximo a um aeroporto, a invasão na sede da PF de BrasÃlia, não serão apagadas, tenha certeza disso!
É pra esse tipo de gente que o bilionário dono da Folha escreve, alimenta 8 de janeiro.
Faltou acrescentar que a Terra é plana.
Li a reportagem e não encontrei nenhum documento que demonstre que o general mandou forjar alguma coisa. Só tem relato. Faltou profissionalismo no texto.
A reportagem diz que o general mandou omitir informações. A prova disso é "A FSP apurou que o general mandou omitir esses informes [...]". Faltou profissionalismo no texto.
Não tem nada forjado, o texto não diz isso, disse que o GDias tem a atribuição de vetar informação, e foi o que ele fez. Mas por que?
Gustavo, reportagem não é obrigada a apresentar provas desde que não fira as normas legais. Isso erve para direita e esquerda. A CPI está com os dois documtos enviados. Aguarde...
Parece que a Folha/SP tenta de alguma forma ligar os atos de GDias ao presidente Lula. Fica claro que o GDias agiu de forma equivocada mas não cometeu nenhum crime considerando que as informações omitidas ao congresso já haviam sido apresentadas a PF. Outro fato que a matéria minimiza mas tem relativa importância é que tal relatório manipulado por GDias também omitiu mensagens INFORMAIS de whatsapp ao comando de segurança do DF.
Sim, Salete, se um paÃs for invadido com apenas sete dias de novo governo, quem enfrentará o inimigo serão as forças armadas sob as diretrizes e normas vigentes. A não ser que, EM SETE DIAS, o novo governo tenha conseguido nomear um novo comando das forças armadas, criar e implementar novas diretrizes de defesa nacional, treinar e adequar as forças a essas novas diretrizes.
Segundo o Jorge então se um PaÃs invadir o Brasil após 7 dias de um novo governo não haverá nenhuma responsabilidade pela defesa pois o governo acabou de assumir. Cada uma que parece duas.
A reportagem tem p objetos claro de responsabilizar também um governo que tinha assumido a apenas 7 dias! Seria esclarecedor isso as leitores menos avisados, mas curiosamente, o GSI do Bolsonaro, sempre é omitido nessas reportagens! CrÃticas são importantes, mas sem serem tendenciosas! Mas...
Direitistas são bons no jogo do Ping-Pong. E depois fazem teatro, para justificar erros, excessos e grosserias. Todos irmãos do pinóchio. A estória de Gepeto precisa ser refeita.
Lulaplanistas preocupados.
Acho que quem deve ficar preocupado é Bolsonaro. Os militares vão jogar tudo nas costas dele.
Os passos de G. Dias antes, durante e após a tentativa de golpe tem gerado dúvidas consideráveis, e é uma pedra no sapato que precisa ser retirada. Havia um golpe em curso e a estrutura do GSI ainda era formada na sua maioria por bolsonaristas, fator importante ao analisar as atitudes do General e, foi senilidade, incompetência ou alinhamento com os golpistas? É um contra-senso pensar que o atual governo foi omisso quando estava apenas cinco dias úteis do seu mandato.
Omitir qualquer coisa desse Congresso Nacional não é desrespeito nem crime uma vez que esse mesmo Congresso omite as falcatruas que fazem como por exemplo o Orçamento Secreto, ou melhor Orçamento da Corrupção. Que esse Congresso vá as facas!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > Ex-GSI de Lula mandou omitir do Congresso informes da Abin sobre 8/1 Voltar
Comente este texto