-
Galdino Formiga
No geral o idoso perde o livre arbítrio, principalmente para os próprios familiares.
-
Kiko Mazziotti
María Branyas (Los Angeles, 1907) completou 116 anos em março, o que a torna a pessoa mais idosa do mundo. Sou velha, muito velha, mas não idiot diz Doña María, hispano-americana notável, em recado aos jovens, que costumam tratar idosos como surdos, cegos e imbecis. Mirian Goldenberg faz um trabalho admirável na defesa dos/as idosos/as. Além da falta de atenção, nem vou comentar o que o Congresso Nacional faz com nossas aposentadorias. Kiko Mazziotti, 72 anos Jornalista
-
Mirian Goldenberg
Sempre sempre juntos, Kiko, na luta contra a velhofobia
-
-
JOSE CRETELLA NETO
Mirian, como sempre, precisa e direto ao ponto! Tenho 71 anos, um filho de 22 anos e gêmeos de 6 anos. Cursei 3 faculdades (POLI-USP, Instituto de Física-USP e Faculdade de Direito-USP). Estou cursando a (infelizm. bem fraca,ideologizada) Faculdade de Educação da USP. Lá, p.ex., não preparam Professores para idosos. Há 27 anos tenho meu próprio Escritório de Advocacia, administro 2 empresas imobiliárias e sou Síndico de um dos maiores condomínios comerciais de SP. Só é velho quem para no tempo !
-
Mirian Goldenberg
Os mais velhos não são descartáveis
-
-
ANTONIO CARLOS Vely Mendonça
Muitíssimo obrigado Mirian! Você tem me ensinado a ser um filho melhor. Minha mãe tem 87 anos de idade e eu 60 anos de amor e dedicação materna. Antes de você o meu cuidado era excessivo, prejudicial, sem respeitar a autonomia dela. Você me ajuda demais, me mostra o caminho de como cuidar dela da maneira que o idoso merece e deve ser cuidado. Obrigado!!!
-
Mirian Goldenberg
Que lindo Antonio. Fiquei muito emocionada com sua mensagem carinhosa
-
-
marcos fernando dauner
o tempo de vida útil está cada vez menor - Muitos só entram no mercado de trabalho aos vinte e cinco e quando chegam aos cinquenta já são descartados . . eu trabalhei trinta e oito anos e ai, parei . Basta !
-
Mirian Goldenberg
Não somos descartáveis
-
-
CARLOS TARDIVO
Brinco que a tal de melhor idade, na verdade é a melhor para médicos e farmácias Tenho 72 anos, ainda trabalho com.o autônomo e sou síndico do prédio onde moro, sou privilegiado porque a ocupação diminui a solidão e nos passa um sentimento de utilidade, estar vivo Infelizmente a maioria não tem essa sorte e a velhice passa a ser um fardo!
-
Mirian Goldenberg
Por isso mesmo precisamos combater o etarismo
-
-
Carlos Telles
Tenho frequentado um grupo de aposentados ferroviários onde sou o mais novo, nos reunimos para almoçar na sexta, sinto que para alguns é o dia mais especial da semana, pois a solidão e as doenças são a sua rotina. O encontro é fundamental para se sentir vivo. Essa troca de experiências me comove, pois sinto neles a necessidade de que eu participe, sendo o mais novo é a garantia de permanência do grupo.
-
Heloisa de castro
Nem precisa ser muito velho para sentir o preconceito não. Eu já percebo que os médicos me tratam mal(e ainda estou na faixa dos cinquenta!!). As pessoas têm menos paciência para ouvir a sua explicação. O pior, é o julgamento preconceituoso de que você é incapaz. Outro dia, num órgão público, o funcionário me instruiu como pedir que me enviassem a cópia de um processo, então perguntei se não seria melhor eu baixar pelo eCac, e ele respondeu surpreso Ah, você consegue fazer isso?
-
Mirian Goldenberg
Muito triste. E tem gente que só reproduz e fortalece essa violência dentro das nossas casas e famílias
-
-
MILTON DOLL
Receita para preencher uma coluna: pegue qualquer grupo , insinuações ( servem acusações ) de maus-tratos , bulling, violência ou fobia ( muito ao gosto do paladar contemporâneo ) , misture bem. Pronto ! Não carece de qualquer tipo de reflexão.
-
Beatriz Judith Lima Scoz
São poucos aqueles que compreendem a velhice como você! Aliás, a compreensão, o acolhimento e a amorosidade são qualidades escassas nas relações humanas em geral! E se acentuam na velhice!
-
Mirian Goldenberg
Que lindo Beatriz. Emocionada aqui
-
-
Beatriz Judith Lima Scoz
São poucos aqueles que compreendem a velhice como você! Aliás, a compreensão, o acolhimento e a amorosidade são qualidades escassas nas relações humanas em geral! E se acentuam na velhice!
-
Mirian Goldenberg
Que lindo
-
-
filipe moura lima
Mirian, sua coluna sozinha já me faz continuar assinante de FSP. Só tenho que agradecer a você por tudo que escreve e faz pelos velhinhos. Aceite meu abraço.
-
Mirian Goldenberg
Filipe, você é um leitor muito muito especial
-
-
José Eduardo Oliveira De Vincenzo
Mirian, há velhos e velhos, eles não se tornam uma única personalidade só por envelhecerem. Há velhos que foram excelentes pessoas quando não velhos e há velhos que foram terríveis quando não velhos. Devemos igualá-los pela condição de velhice? Injustiças há e sempre haverá, não só com os velhos, até com as crianças. E, sim, a influência da grana nas relações pais envelhecidos e filhos e outros herdeiros é terrível, mas é tipicamente humana. O tal do dinheiro é ph...
-
MICHELE DOS SANTOS GOUVEIA
Miriam aprendo muito com suas colunas, até escrevi algumas colunas sobre o etarismo e o dia do idoso, inspirada nos seus textos, nas vivências lindas de um grupo de quadrilha e capoeira de idosas lá de Sergipe,e de grandes amigos que já estão com idade superior aos 70 anos e que dão um baile de energia e aprendizado.
-
Mirian Goldenberg
Adorei saber Michele. Sempre juntas
-
-
Marcus Acquaviva
Respeito muito os idosos, como os de profissões em que se morre jovem, como a minha. Sou grato pelo que me ensinam. Cícero escreveu que a gratidão é mais que a maior das virtudes, é a mãe delas. Uma pena essa palavra tão bonita ser ridicularizada como é hoje.
-
Gildázio Garcia
Mirian, tenho utilizado seus artigos com os meus alunos do Ensino Médio, enriquecendo as nossas aulas de Geografia. Este vou trabalhar até com os do Fundamental II. Obrigado!
-
Hélio Barbosa
Mirian, tenho uma mãe de 94 anos e sim, você me ajuda muito a entendê-la e valorizá-la. No mínimo, suas palavras fazem as pessoas, ao menos, começarem a refletir.
-
Mirian Goldenberg
Fico muito feliz
-
-
Paulo Edson Mazzei
Parabéns! Continue assim! Velho não é traste! Diga a estes jovens: eu sou você amanhã!
-
Mirian Goldenberg
Juntos
-
-
Amarildo Caetano
O preconceito contra os idosos está enraizado na. sociedade capitalista ,onde tudo ique não produz é considerado um peso .
-
Mirian Goldenberg
Triste
-
-
FRANCISCO NETO
Não desista, Mirian. Não desista. Eu aprendo com você e com certeza milhares de outros também.
-
Mirian Goldenberg
Fico muito muito feliz Francisco
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.