Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Clauder Noronha

    Matéria extraordinária!!!

    Responda
  2. Aquiles Campagnaro

    Independente das crenças na existência da alma, o cérebro é o que define a existência do indivíduo, então, semânticamente, transplante de cérebro será sempre impossível, já transplante de corpo será possível dependendo da tecnologia médica e se a humanidade sobreviverá o tempo suficiente para o desenvolvimente tecnológico necessário...

    Responda
    1. Fabiano da Rocha Ciambra

      Concordo com você, Aquiles, mas existe um porém. O cérebro é dividido em dois hemisférios. Com o transplante de só um deles, o que aconteceria? O eu deixaria de existir, dando lugar a um nós? Surgiria algo como o "elo mental" praticado pelo sr, Spock, na melhor tradição vulcana?

  3. Valdir Costa

    É uma reportagem muito interessante. Tive uma tia que partiu com Alzaimer aos 103 anos totalmente senil, mas com todo resto do corpo em ótimas condições. Alzaimer mata as lembranças e a alma da pessoa parece que vai embora junto com os neurônios.

    Responda
  4. Sérgio Guimarães Thomé

    Bela matéria. A ciência, como sempre, mostrando a razão, e a resposta para temas que antes da pesquisa, eram tratados como tabus pela humanidade.

    Responda
  5. Jonatas Guateli

    Assustador para min essa materia, no entanto inclivel .

    Responda