Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Eliaquim Almeida

    Onde está o Ministro de Direitos Humanos?

    Responda
  2. Orasil coelho pina

    Estimado Hélio, pergunto o que fazer com este recém preso, suspeito de premeditar, assassinar e enterrar no quintal de uma casa o ator Jeff. Este caso do Rio de Janeiro! Acho que o Kant se suicidaria!

    Responda
  3. sergio ribeiro

    Esse tema é bastante complicado. Sou favorável ao que se faz no Japão. Segundo relato de amigos, que conheceram gente que passou por isso, lá o preso é enviado a todo um processo de reeducação e os casos de reincidência são raros.

    Responda
  4. João Teixeira de Lima

    Absolutamente correto Hélio. Mas existe aquela teoria também mais que correta. Cadeia vazia não dá lucro. Mas também, foram feitas para os PPP, que não tem nada a ver com parceria público privado.

    Responda
    1. Raul Cunningham

      De acordo

  5. xikito ferreira

    De inteiro acordo, Helio

    Responda
  6. Marcos Benassi

    Hélio, meu caro, prisão, tal como se apresenta hoje, é vingança da sociedade contra esses pé-rapados de Herda, que ficam incomodando, tipo uns pretos vendendo paranga de maconha, ou roubando carne no super. Aceçor do Lira, com mansão e caminhonete de meio milhão, não carece de vingança, é gente fina. Ou senador mentindo em depoimento à PF. Ou o Malles, invadindo casa de militante do MST, com puliça junto. Ou... A lista é infinda. Prisão infecta, com violência saindo pelo ralo, é vingança.

    Responda
    1. João Teixeira de Lima

      Pois é meu caro Benassi. É o que vemos no cotidiano as prisões são para PPP, que não tem nada a ver com parceria público privada. Um abraço

  7. Maria Lopes

    Concordo inteiramente com o articulista. Ao longo da vida tive ocasião e motivos profissionais para refletir sobre o tema e conclui exatamente a mesma coisa.

    Responda
  8. José Cardoso

    A prisão deveria ser reservada para crimes não violentos. Assassinos, assaltantes, sequestradores e assemelhados deveriam ser executados. Mas para isso só com nova constituição, pois a pena de morte é vedada em cláusula pétrea.

    Responda
    1. José Cardoso

      Jove, esses crimes que você menciona não seriam passíveis de pena de morte na minha opinião.

    2. Jove Bernardes

      Novidade zero, Cardoso. Dizendo-o diretamente: seus amigos nunca seriam executados, mesmo sonegando impostos, infringindo a lei de trânsito, espalhando fake new, cometendo injúria racial, discriminando os outros, não é? Vá direto ao ponto. Executados são os pretos, pobres e de periferia, há anos, décadas, séculos. Novidade zero, Cardoso. Zero.

    3. josé SOARES

      A pena de morre , sem julgamento, já existe nas periferias e grotões.A par disso , há muitos julgamentos falhos que condenam um inocente, que pode ser qualquer cidadão , até tu.Reflita.

    4. Marcos Benassi

      Uai, José, prezado, executa-se à beça pelaí. Não é por falta de pena de morte, não. É da "constituição" de nossas forças policiais: o "procedimento" é a pontinha do dedo do cadáver congelado no iceberg.

    5. Maria Lopes

      Sugiro que vc se informe sobre o tema com a experiência dos países que a tem ou tiveram ( e a aboliram).

  9. PAULO TAUFI MALUF JUNIOR

    O. Brasil tem a 7a maior população no mundo e tem o 9o maior índice de criminalidade. Contudo, termos relativos, é o 26o em número de encarcerados.. São Paulo é o estado que mais prende, e é o menos violento no país. É plausível a proposta do articulista?

    Responda
    1. Jove Bernardes

      São plausíveis os seus números? De onde vêm?

  10. adenor Dias

    Eu gostaria de discordar da opinião do colunista, mas sou obrigado a concordar! Durante meus 65 anos, não vejo a diminuição do crime, através das prisões! Entretanto não acredito em tortura de preso, pois conheço alguns presos que ganha direito a saidinha especiais, que não demostra sinais de tristeza, nem de arrependimento em sua vida pregressa...

    Responda
  11. Gabriel França

    Nunca li nada tão verdadeiro, texto excelente. As prisões são escolas do crime e da barbárie. É pura estupidez. Quanto mais se prende no Brasil, mais aumenta a violência. O verdadeiro problema é que vivemos em um país com níveis de Educação no fundo do poço. Consequencia: população ignorante e violenta. Assim, mesmo a classe média privilegiada está cheia de brucutus pastantes, carentes de informação ou reflexão, que acham que vão resolver o país no braço...

    Responda
  12. Giovani Ferreira Vargas

    Para saciar a fome, comer menos; para conter o endividamento, economizar menos; para entender um texto bobo desses, ler menos...

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Para passar vergonha, opinar mais.

    2. Marcos Benassi

      Fique à vontade pra ler menos, prezado: fazê-lo mais, não vai adiantar mesmo...

    3. Maria Lopes

      Para entender um texto destes é preciso pensar, refletir, se informar. Cansativo para algumas mentes. Tente.

    4. NYMPHA APARECIDA ALVARENGA SIP

      Bom dia! Por favor, o Sr. deveria ler com mais atenção. As penas devem ser elaboradas para permitir a reparação dos danos sociais e individuais das vítimas. As prisões, sobretudo se propensas a abusos e tortura, não atingem esses objetivos, apenas atendem ao sadismo das pessoas. Crimes contra a vida e a integridade física devem ser punidos com prisão. Contra a propriedade devem ser penas pecuniárias, tipo multa, desconto dos rendimentos de qualquer tipo, etc. Deve-se, sim, prender menos.

  13. Diego Rodrigues

    Sei lá...às vezes acho que prendemos de menos, precisamos de mais cidadão de bem na cadeia. Explico: conhecemos bem o perfil dos que cumprem pena regularmente, e há aquela categoria de cidadão que apregoa por aí 'sou de bem, não roubo e não mato', mas, como todos sabemos, há crimes sendo cometidos em todos os extratos sociais, crimes com privacao de liberdade: dirigir alcoolizado, agredir a mulher, crimes fiscais, ambientais, financeiros, etc. Quando estes todos passarem a frequentar cadeia...

    Responda
    1. Diego Rodrigues

      Aí podem ter certeza que a lei chegará lá. Exemplo recente foram cidadãos de verde e amarelo presos cometendo crime contra o direito dos outros escolherem governantes. Bastou uma espera longa em um ginasio para chamar de campo de concentração e passaram a exigir presença dos 'direitos humanos'.

  14. Marcos Longaresi Carvalhães

    Prender menos que jeito, a justiça brasileira na interpretação da lei e suas manobras, solta quase todo mundo, de batedor de carteiras a bandido de colarinho branco e a mega-traficantes, se prender menos aí vai ferrar tudo, já tem pouco bandido solto que está usufruindo de benefícios e continuando a prejudicar o próximo, vão querer soltar mais.

    Responda
  15. Rives Passos

    ....os maiores beneficiários do crime que estão no congresso, grandes empresas, financiadores de políticos e até religiosos....não querem isso. Usam a PM e sistema prisional para mo,..er carne...p/p....e passar falsa aparência de justiça. Simples, assim! Difícil é mudar essa realidade.

    Responda
  16. Rives Passos

    As prisões no Brasil se transformou ou sempre foi escola do crime. O estado entrega corpos pobres e pretos para serem humilhados. Logo, o crime organizado o recruta quando saem vão direto pro crime. Detalhe: para se manter vivos são 'convidados' à uma organização. Esses presos o são por pacote de bolacha, pequenos furtos, etc...estes, poderiam entregar trabalho para compensar a sociedade. Somente, traficantes, assassinos, colarinho branco (corruptos, corruptores, estelionatários 'grandes', ....

    Responda
  17. Adalto Fonseca Júnior

    O encarceramento como correção é uma experiência que deu errado conforme quer o colunista que eu concorde. E eu concordo que o sistema prisional brasileiro tem problemas gravíssimos que na maioria das vezes ignoramos. Onde está a solução? Precisamos de um plano. Onde ele está colunista?

    Responda
  18. Adalto Fonseca Júnior

    O encarceramento como correção é uma experiência que deu errado conforme quer o colunista quer eu concorde. E eu concordo que o sistema prisional brasileiro tem problemas gravíssimos que na maioria das vezes ignoramos. Onde está a solução? Precisamos de um plano.

    Responda
  19. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Boa! Prender só a oposição..

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Os gaiatos.

    2. Rives Passos

      Desculpe, mas seu comentário é estúpido. Me refiro somente ao comentário.

  20. Helio Sisco

    Conteúdo curto, para assunto tão complexo. Os violentos estão nas ruas. É só ver os abusos cometidos por eles contra a população. E a grande maioria reincidentes, com várias passagens pela polícia. Olhando dessa perspectiva, concluímos que o Estado prende pouco. Ou solta muito. Mas que o sistema prisional brasileiro está falido há várias décadas, isso é verdade. E os abusos existem, tanto dos policiais penais para contra os presos, como entre os próprios presos.

    Responda
  21. Gustavo Adolfo Sierra Romero

    Concordo em gênero, número e grau.

    Responda
  22. Ricardo Pereira Ignacio

    Concordo !!! Ladrão e corruptos merecem a presidência

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Candidate-se! Melhore o nível, quem sabe?

    2. Helio Sisco

      E alguns chegam lá.

  23. roberta melissa oliveira sales

    Tem muitos casos que não se deveria prender. Poderia se pensar em outro tipo de pena. Agora, Dão Paulo, por exemplo, está desde 1993 sem construir um único presídio. É claro que desse jeito a situação chega no estado atual. Imagine os outros estados.... Mas, construir presídios não dá voto, né? E muita gente presa é menos gente pra votar também, não é? Como dizia Tropa de Elite 2: eleição, no Brasil, é negócio. E o voto é a mercadoria mais valiosa".

    Responda
  24. Caubi Maciel da Nóbrega

    Mas o comentarista não sabe que no Brasil o criminoso somente vai preso se tiver muito azar? Não percebeu que os assaltantes de rua, ladrões de loja, agressores, punguistas, homicidas, e similares estão nas ruas? E são os mesmos de sempre ? Prisão, aqui, depende de sorteio e da disposição do juiz.

    Responda
  25. Valdir Teixeira da Silva

    Acredito que a maior punição para alguns crimes está no bolso do indivíduo. Exemplo: Um estelionatário deveria ter os bens confiscados.

    Responda
  26. Ana Rodrigues

    Concordo plenamente. Prisão é para assassinos e estupradores. Quem rouba um celular e vai preso, sai de lá membro do PCC . Sai muito pior do que entrou. Isso é bom para a sociedade? Existem formas de punir que não sejam o encarceramento. Há uma ideia fixa de que prender resolve o problema da segurança. Não resolve. O Brasil tem uma das maiores populações carcerárias do mundo e não é um pais seguro. É só parar e pensar. Prisão é para crime como morte e estupro.

    Responda
  27. Florentino Fernandes Junior

    Nao, nao su a favor de tortura nem barbarie

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Sua frase não faz o menor sentido. E só se sabe que diz o contrário do que você quis dizer por causa do "nem" logo adiante. Mas nem assim, Florentino. Por Deus, credo.

  28. Florentino Fernandes Junior

    Seu comentario é bom pra noruega

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Já o seu etc.

  29. Florentino Fernandes Junior

    E os carros quebrados nas ruas da cidsde pra roubar agasalhos e pacotes?

    Responda
  30. Florentino Fernandes Junior

    Como ele vai reparar os danos?

    Responda
  31. Florentino Fernandes Junior

    Mente brilhante. Agora explica como dissuadir o cara q ja arrombou meu predio 4 vezes

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Como dissuadir o colega leitor-comentador de enviar quatro comentários de uma linha? Não há mente brilhante que o consiga ..

  32. Gilberto Rosa

    Para conter, temos que acabar com a barbárie dos maiores juros do mundo, tão apoiada pela folha, 700bi consumidos de nossos impostos, seis vezes mais do que se gasta com educação, seis vezes. Daria para criar muitas escolas e professores para educar nossas crianças. Nossos ultra ricos são bárbaros, começar pelo dono da folha, 11 mais rico do Brasil.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Larga a preguiça Jove, vai ler, principalmente os colunistas lambe botas.

    2. Jove Bernardes

      Mande os editoriais da dona Folha apoiando os maiores juros do mundo. Estamos ansiosos para conhecê-los!

    3. Gilberto Rosa

      Helio, tem que atacar a origem do problema, com educaçõa teremos menos gente desinformada, menos band idos na rua e menos band idos sendo eleitos.

    4. Helio Sisco

      Então vamos prender os juros altos. Pensei que para sobrar dinheiro para bons investimentos publicos deveríamos prender os chorrupithus e confiscar seus patrimônios.

  33. José Ricardo Braga

    Hoje mesmo pensei nisso que Hélio repete muito em suas opiniões - a Câmara aprovou um PL que comina pena de quatro anos a quem segue uma orientação burocrática do Coaf relativa aos PEPs. Não tem qualquer sentido, mas legisladores têm esse fetiche de que se não encarcerar é lei "fraca".

    Responda