Demétrio Magnoli > República dos amigos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 3 4 Próximas

  1. Josimar Soares

    Anti-inflamatório e fisioterapia podem ajudar o articulista. Perguntei ao Google qual o remédio pra dor de cotovelo, e a primeira resposta foi essa. A saudade do Guedes, paizuelo e da profusão de fardas lhe atormenta. Parodiando Dom Casmurro, mas a saudade é isso mesmo, um pisar e repisar quem derrota e substitui seus entes queridos.

    Responda
  2. Mario Kurtz Filho

    ..."lento processo civilizatório"...

    Responda
  3. Edson Capistrano

    Sei não, tem umas "soninha" que é só lavar, como dizem na minha terra. Tenho certo que Zanin será um ministro garantista e não vai prevaricar. Tem gente aborrecida por que preferiam o Moro. Perguntar pro Demétrio: se o processo é orquestrado entre acusação e julgador para condenar o acusado, qual a chance de êxito do Defensor ? Tá tirando ...!

    Responda
    1. marcos machado

      A Verdade dói né????.....

  4. Mario Kurtz Filho

    Surpreendente é ver que tu acreditavas no "eleito"... com todo o currículo e condenações...

    Responda
  5. LUTHERO MAYNARD

    Zanin comete mais um crime imperdoável, além de ser homem e branco. É heterossexual. Que país é este?

    Responda
    1. Neli de Faria

      Debate da Globo .lula fez voz de Estadista e disse: não indicarei amigos... voltou ao que sempre foi:oportunista. Reveja o debate.

  6. VITOR SANTOS

    Parabéns Demétrio por ser uma rara voz contra essa vergonhosa indicação ao STF. A sociedade, a imprensa, os parlamentares e a população estão omissos em relação a isso.

    Responda
  7. Antonio Catigero Oliveira

    Gostaria de saber qual foi o critério adotado por Temer e FHC... Lembro-me de um engavetador da república, muito eficiente. Lula faz aquilo que é a nossa realidade. Quando fez o que era certo, colocou o tal do Barbosa -- aquele do mensalão. Talvez, o colunista tenha se esquecido que estamos numa terra de espalhafatos chamada Brasil. A 'república dos amigos' é nossa cultura. E quem vai contra, ganha o que ganharam Lula e Dilma Rousseff. Lula aprendeu com o andar de cima.

    Responda
    1. Antonio Catigero Oliveira

      Com centenas de políticos sanguessugas que enganam o eleitorado em qualquer eleição, sem qualquer escrupulo pois só pensam em seus interesses próprios, a Neli quer que o Presidente seja o único a dizer sempre a verdade, nada mais do que a verdade... Somos todos santos que só dizemos a verdade para obter nossos objetivos... Santa hipocrisia!!

    2. Neli de Faria

      O lula no debate da Globo fez voz de estadista e disse que não iria nomear amigo para o STF. Agora voltou ao que sempre foi: só pensa em si, em seu projeto pessoal de poder.

    3. Neli de Faria

      O engavetador não foi Ministro do STF . O tal Barbosa:é doutor em Direito, oficial de Chancelaria, Ministério Público Federal,estudou no exterior. FHC escolheu Gilmar Mendes? Ministério Público Federal oficial de chancelaria , doutor em direito e estudou no exterior.Professor Universitário. Temer escolheu Moraes: foi Ministério Público estadual e professor da centenária Faculdade do Largo de São Francisco. Um Estadista Governa para o Futuro: o oportunista para si e para o presente.

  8. Nelson Vidal Gomes

    A questão não é Zanin diante da pusilanimidade de diversos atores, incluindo a outrora gloriosa OAB a ponto de comprometer o nobre exercício da Advocacia, como assistimos estupefatos a cassação de cerca de 400 mil votos em Dallagnol, ratificada pelo STF, mas a falta de campanha nacional pela reforma dos critérios de acesso e composição deste, que, dentre diversas possibilidades poderia passar a compor-se de 27 membros, um por cada UF, eleitos por Colégio Eleitoral e mandato de 10 anos. Namastê!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Jedison. Por sua humildade ao se posicionar contra os meus argumentos suponho que você saiba que o STJ possui 33 Ministros. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    2. Joel Pedt Silvestre

      Vc precisa conectar melhor seus argumentos. Cornetou a OAB vinculando-a à cassação do Tantan. Depois lamuriou-se por não ter uma campanha para aumentar o STF para 27 ministros com mandato fixo. Pq não aumentar para 77 ou 95? Cada uma.

  9. Manoel Cardoso

    Esse jornalista tem raiva dele mesmo. Tarde mal com a vida. Que diferença dos artigos, comentários do Conrado Hubner e do Oscar Vilhena.

    Responda
  10. Joel Pedt Silvestre

    Como pode avaliar notório saber jurídico se nem é advogado?

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Por sua humildade ao contestar os meus argumentos suponho que você saiba que o STJ possui 33 Ministros. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    2. Nelson Vidal Gomes

      Por sua humildade ao contestar os meus argumentos suponho que você saiba que o STJ possui 33 Ministros. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

  11. José Ricardo Braga

    Notável saber.

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      NOTÃVEL SABER JURÃDICO.

    2. José Ricardo Braga

      Eu acho notável o saber jurídico de Zanin pela eficácia e rapidez com que conseguiu reaver os direitos do Lula. A Justiça é lenta, para ele não. A Justiça é 'injusta', com ele ela se curva, rapidamente.

    3. José Ricardo Braga

      Mestrados, doutorados? Do que falam? Sexo de anjos, desdenhamos. Mas o 'título' do titular permanece. Como no tempo dos Condes e Duques são indicativos, garantias fracas.

    4. José Ricardo Braga

      Disso que Zanin fez, de dar o exemplo de que pode-se, como cidadão comum (Lula o era à época), enfrentar a Justiça e vencer, rapidamente, tenho certeza que deu esperança a muita gente. É um notável saber.

  12. José Ricardo Braga

    É melhor saber os interesses que acompanham os juízes.

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      É melhor saber os interesses que acompanham nossos juízes.

    2. José Ricardo Braga

      1. Os interesses de Zanin são evidentes, o mérito de ter sido o advogado de maior êxito dos últimos tempos mais com quem teve este êxito não deixa dúvida de alguns deles. Outros interesses de Zanin, no entanto são polêmicos, como na questão do aborto, que já gerou grita de desconfiança do lado do PT. O futuro vai dizer muito mais de Zanin do que se diz agora.

    3. José Ricardo Braga

      2. De Toffoli, Gilmar, também os interesses são evidentes, embora evidente também é que foram além deles em sua atuação. O decano é personagem histórico, muitas manobras serão lembradas como institucionalizadoras. Toffoli fez questão de evidenciar flexibilidade com o Exército e até com Bolsonaro.

    4. José Ricardo Braga

      3. Mas, e os interesses dos outros? A Lava Jato venceu muito fácil muitas etapas no Supremo, mesmo com grita imensa em contrário. Será que pesou serem 'atos do Judiciário', da corporação. As nomeações de Lula e Dilma sempre foram o que a 'corporação Justiça' esperava.

    5. José Ricardo Braga

      4. Lula reclama de não conseguir telefonar para alguns Ministros. Isso diz muito do grau de constrangimento da situação. Quem está seguro de sua posição não evita. E quem a faz por outros motivos, porque tem lado na questão?

    6. José Ricardo Braga

      5. Magnoli neste texto cai na ilusão de que 'não sendo amigo' vai ser confiável por outros motivos. Sempre há interesses por trás de todos e é melhor saber, do que presumir, os interesses que acompanham os nossos juízes.

  13. Márcio Queiroz

    Demétrio quase tudo está errado na estrutura política brasileira, diga-me, como e quando o fisiologismo acabará nesta terra onde os interesses particulares são maiores que os do coletivo?

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Galdino. Perfeito! O povo não importa e é desconsiderá-lo já porque os ovaciona. Eles sabem que não merecem. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    2. Galdino Formiga

      Os interesses do povo não importam.

  14. Ronaldo Luiz Mincato

    Notável saber jurídico tem o Nunes Marque e o Mendonça, que votam de acordo com o que o Bolsonaro exige.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Mendonça: doutor em Direito, professor universitário e prestou um difícil concurso público:Advogado da União. Kássio: a mesma qualificação de Lewandovisk: foi desembargador pelo Quinto Constitucional. Se votam como bolsonaro manda? Não sei!Ambos não são advogados do ex. O lula, minúsculo de propósito, no Debate da Globo fez voz de Estadista e disse que não indicaria Amigo para o STF. Agora? Voltou ao que sempre foi:oportunista , só pensa em si mesmo e em seu projeto pessoal de poder.

    2. Nelson Franco Jobim

      Quem disse isso?

    3. Marco A Moreira

      O fato de outros errarem não significa que os erros devem continuar ocorrendo. Onde o autor do texto errou? O que ele disse de errado?

  15. ADILSON CORTEZ

    Diante da história atual do Brasil quem é Demétrio? Por gentileza nos poupe de análise recheada de superficialismos. Bom fim de semana B

    Responda
  16. ADILSON CORTEZ

    Alguém me diga quem é Demétrio? O pretenso intelectual constará nos livros da HISTÓRIA DO BRASIL? Todos nós sabemos que Lula é a história viva do Brasil e o advogado Zanin com certeza entrou para a história.O aprendiz de intectual pode criticar ambos e apontar como de costume seus defeitos e erros entretanto estarão retratos na história.Ao contrário do colunista que não entrará no trem da história. Não será lembrado se quer como observador.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Lula no Debate da Globo fez Voz de Estadista e disse que não iria indicar amigo para o STF. Agora indicou, ou melhor, voltou ao que sempre foi: oportunista só pensa em si mesmo e em seu projeto pessoal de poder. Bovídeo? sempre vai para onde o boiadeiro manda. Respeite o Colunista.

    2. Nelson Franco Jobim

      Respeite opiniões de que discorda. Não gosta? Não leia.

    3. Peter Janos Wechsler

      Hitler e Stalin também entraram no trem.

    4. Marco A Moreira

      Bolsonaro, além da incapacidade administrativa, ficou marcado pela história das rachadinhas. Lula perdeu a confiança de boa parte da sociedade Brasileira devido ao mensalão e Petrolão. O PT perdeu a máscara com os desvios ocorridos no seu governo. Simples assim!

  17. Claudio Luiz da Cunha

    O colunista conseguiu dar esperança aos bozolinos e viúvas do juiz Pinochio das Araucárias...que agonizam.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Existem vidas inteligentes no Brasil fora da bovídea dicotomia lula e bolsonaro. Se lula dependesse apenas de seus bovídeos não teria sido eleito. Votei para lula, mas, ao digitar treze não deletei minha inteligência e memória. No debate da globo ele disse que não indicaria amigo para o STF.

    2. Hermes Yaly

      @Cunha: nunca votei no Bozo e considero Moro um pulha. Por que não comenta as declarações de Lula contra as indicações de amigos, feitas durante a campanha? Simples: porque revelam que Lula é um mentiroso, capaz de dizer qualquer coisa para se eleger e, depois, sem nenhuma vergonha, fazer o que antes criticou.

  18. ISAIAS DA SILVA

    Notório saber é exigência da Constituição. Não do Demétrio. Não gostem, lutem para mudar. Mas que o Zanim não a tem, não tem. E os outros? Bom, estamos falando dessa em particular, não é mesmo?

    Responda
    1. GERALDO GALVAO FILHO

      Isaias, qual a sua formação acadêmica para dizer quem tem ou não, notável saber jurídico?

  19. JOSE MANSO

    Demétrio... Como vc é pequeno... Vcs invejosos... Nasceram para sofrer com a felicidade dos outros. Titica. (António Prates)

    Responda
    1. Neli de Faria

      Bovídeo discorda de quem critica o boiadeiro. O lula disse no debate da globo que não indicaria amigo. Então, senhor...

    2. Nelson Franco Jobim

      Não aceitar crítica é comportamento fascistoide. Ele tem direito a opinião própria.

  20. Edvanio Ceccon

    Concordo com tudo, Demétrio. E acho uma deslealdade dos defensores de Zanin justificarem seu nome noutras nomeações de Lula: Joaquim Barbosa, Barroso, etc. A questão que vc levanta é clara: Zanin tem notável saber jurídico? Não. Temos que rever esse modo de nomeação de ministros do STF, assim não dá, é um retrocesso.

    Responda
  21. Hermes Yaly

    Fragoroso silêncio da boiada vermelha sobre as declarações de Lula durante a campanha contra a indicação de amigos a cargos públicos.

    Responda
    1. Hermes Yaly

      @Cunha: nunca votei no Bozo. Ao invés de me atacar, por que não comenta as declarações de Lula na campanha sobre a indicações de amigos a cargos públicos? Não consegue, não é? O jeito é mugir...

    2. Claudio Luiz da Cunha

      Chora bozolino

    3. MATILVANI MOREIRA

      Red angus domados no cercadinho do Lulad

  22. Anísio de Souza Chaves

    O articulista é eleitor de Collor, Aécio, Bolsonaro.... Quando estava prestes a perder o emprego na GloboNews foi obrigado a votar no Lula. É um péssimo jornalista.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Nossa, como o senhor sabe? A Globo News, obrigou a votar em lula? Político é para ser cobrado nunca idolatrado. Ao digitar o voto em lula, não deletei minha inteligência, meu senso crítico.Ele, não sei se é jornalista, mas,é um excelente articulista. Sabe escrever. Bovídeo do boiadeiro atual é igual ao bovídeo do anterior... vai para onde o boiadeiro manda.

    2. Nelson Franco Jobim

      Não é jornalista, é professor universitário, pago para dar opinião. Não gostou? Não leia. Ou faça uma crítica sobre o conteúdo e não ataques pessoais.

  23. mauricio silva

    Cumpre lembrar ao articulista que Lula indicou o primeiro negro pro STF, para no fim Barbosa se voltar contra o PT, com sinais claro de se aliar politicamente ao PSDB e fez uma caça ao PT! Lula sentiu na pele a omissão do STF com maioria indicada pelo PT, onde uma série de ministros embarcou na canoa furada da farsa a jato e ainda se submeteu a pressão pública e a pressão de um general! Que Zanin e Moraes formem uma boa dupla no STF! E a imprensa ajudou na perseguição a Lula . Não podem cobrar!

    Responda
  24. Ricardo Gauna

    O "articulista palpiteiro" inquiriu o candidato? De onde tirou o argumento de que o candidato não tem o notório saber jurídico para fazer tal afirmação?

    Responda
  25. Ozéas Correa Lopes Filho

    Demetrio Magnolio, Dora Kramer, Glenn Greenwald… a direita achou sua casa, e não é na Jovem Pan. A nossa sorte é que a caravana continua passando.

    Responda
  26. Alexandre Leon Anibal

    Sugiro ao colunista que adquira uma cama com vários cobertores para melhor acomodar as lágrimas que vertem de seu rosto.

    Responda
  27. Alexandre Pereira

    E isso faz diferença desde quando? Aponte um que atenda rigorosamente a esse critério, talvez com exceção de Fux? Infelizmente, é meramente um cargo político, só que vitalício, rsrs.

    Responda
  28. Thiago Dias

    O argumento ganharia força se mencionasse também a indicação de Moraes, ministro da justiça do encalacrado Temer, ou a indicação do primo do presidente (os Mello). Mas isso tiraria Lula do centro do texto, algo que o obsessivo articulista não consegue fazer...

    Responda
  29. Paulo Sergio Tolentino

    Pasmei com a sabedoria do lavajatista. Sua opinião foi derrotada nas urnas. Mesmo que o Zanin vire um Faquim. Só pra ver a cara de tacho do Moro vale a indicação. Chora coisinha golpista..

    Responda
    1. Vilarino Escobar da Costa

      Deve ser influência de SC , de onde Demétrio não sai...

  30. jose rodolpho perazzolo

    Esse articulista não sabe de nada. Exigir pos graduação para o STF!? A carreira é magistratura, não magistério ! Qtos juízes e desembargadores a tem?! É exigência no concurso de magistratura? O notório saber é reconhecido pela Academia! O articulista precisa se instruir melhor antes de escrever!

    Responda
  31. Pietro Saldanha

    Desde décadas atrás o diretor de escola pública se submete a provas e eleição na escola. Tendo 3 primeiros candidatos, o executivo escolhe um deles, não necessariamente o primeiro: funciona. É bastante primário, considerando a complexidade em tela, pois poderia "atiçar" um ativismo judicial. Faltou nesta matéria o que é feito na UE e EUA.

    Responda
  32. Pietro Saldanha

    Desde décadas atrás o diretor de escola pública se submete a provas e eleição na escola. Tendo 3 primeiros candidatos, o executivo escolhe um deles, não necessariamente o primeiro: funciona. É bastante primário, considerando a complexidade em tela, pois poderia "atiçar" um ativismo judicial. Faltou nesta matéria o que é feito na UE e EUA.

    Responda
  33. Pietro Saldanha

    Desde décadas atrás o diretor de escola pública se submete a provas e eleição na escola. Tendo 3 primeiros candidatos, o executivo um deles, não necessariamente o primeiro. É bastante primário, considerando a complexidade em tela, pois poderia "atiçar" um ativismo judicial. Faltou nesta matéria o que é feito na UE e EUA.

    Responda
  34. Charles Pennaforte

    Nosso amigo se supera coluna após coluna... Qual o sentido de se ter uma coluna cuja a opinião e a dos "outros"? É quase igual analisar a guerra da Ucrânia por meio de jornais....

    Responda
  35. Valter Luiz Peluque

    O argumento do ex Libelu sobre Zanin é o mesmo de uma certa classe média formada mas não culta que acha necessário diploma universitário para ser presidente do Brasil e por isso não perdoa Lula. Parei de ler no terceiro parágrafo.

    Responda
    1. Neli de Faria

      O lula no debate da Globo fez voz de estadista e disse que não iria nomear amigo para o STF. Agora voltou ao que sempre foi: só pensa em si, em seu projeto pessoal de poder.

    2. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Comentário perfey. Obrigada.

  36. Roberto Amaral

    Que tal você escrever na sua coluna as indicações do bozo? Qual o saber jurídico deles ah leram a biblia.

    Responda
    1. Neli de Faria

      O Mendonça , terrivelmente evangélico, é Doutor em direito, professor universitário, e o outro tem a mesma qualificação do Lewandovisk: desembargador. Consulte os currículos dos indicados...e compare. Nenhum dos dois foi advogado do ex.

    2. Edvanio Ceccon

      Ele escreveu, você que não leu.

  37. Vinicius De Azevedo Andrich

    Magnoli não cumpre o saber jornalístico

    Responda
  38. fausto almeida

    e esse moço não cumpre o "notável saber jornalístico". e será por que ele insiste em continuar escrevendo artigos?

    Responda
  39. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    De fato a indicação de Zanin deveria ser reprovada no senado, se as coisas funcionassem como deveriam.

    Responda
    1. fausto almeida

      de fato. e a indicação do "terrivelmente evangélico" deveria ter sido reprovada?

  40. GERALDELI DA COSTA ROFINO

    Uma armação jurídica, revelada, pelo hacker, impediu o Lula de ser candidato em 2018. Depois, coube ao advogado de defesa, impetrar todas ações possíveis, ao tornar, membro do STF, a Constituição, continuará a ser a referência, do Dr. Zanin.

    Responda
  41. Ivo Ferreira

    Perfeito o artigo. Triste é ler os comentários da boiada vermelha. Não sabem ler nem interpretar o texto. Só sabem elogiar o já morreu que está na presidência.

    Responda
    1. Paulo Sergio Tolentino

      Como não elogiar. Veja os numeros! Mesmo com os patheticos incendiarios sem noção dieletica da biblia continuarem falando em disrcurso irado. O Bom Deus voltou os bons olhos ao Brasil e a democracia pouco a pouco vai se livrando desta peste bubônica Bolsonarista. Cada um, conforme os seus cimes, irão pagar pelos os seu crimes. Amanhã começa ser um novo dia.

    2. Hermes Yaly

      Engraçado é que não dão um pio, um balido, um mugido, sobre as declarações de Lulasobre a indicação de amigos a cargos públicos feitas durante a campanha. Típica seletividade de esquerdista: enxergam o que querem e fazem cara de distraídos sobre o que não querem.

    3. GLAUBER SERGIO DE OLIVEIRA

      Essa boiada morre e continua vermelha meu caro. Não enxergam nada, nem mesmo quando o articulista criticacos dois lados da nossa eschrota política.

  42. Cristiano Jesus

    O colunista é sociólogo e deveria saber que qualquer ordenamento desprovido de uma estrutura material toma sempre a forma e a cor de quem está no poder. Se houvesse mesmo a intenção de que os princípios que orientam a escolha de um novo juiz para o STF não fossem só princípios, essa escolha seria feita via concurso público, com prova e defesa de tese a uma banca internacional de notáveis no saber jurídico. O resto é conversa mole para atrair comentários na Folha.

    Responda
    1. fausto almeida

      esse moço não cumpre o "notável saber jornalístico".

  43. Flavio Colker

    O presidente indica quem quiser. Cabe ao Senado decidir a qualificação do indicado. O Senado não é petista... tampouco é amigo de Lula. Daí a desonestidade do artigo.

    Responda
    1. GLAUBER SERGIO DE OLIVEIRA

      E o tal do balcão de negócios???

  44. Antônio João da da Silva

    Não consigo entender a linguagem virulenta de Magnoli. Mas claramente o pouco saber jurídico de Magnoli torna suas gafes espalhafatosas. A grandeza de Zanin foi justamente ter feitos todos os recursos possíveis, tempestivamente, num momento adverso, sem esses, não haveria reversão.

    Responda
  45. Luciano Ferreira Gabriel

    Excelente artigo, Demétrio! Infelizmente, o patrimonialismo une direita e esquerda.

    Responda
  46. André Silva de Oliveira

    Excelente coluna, caro Magnoli.

    Responda
  47. jose prado

    E quantos desses ministros cumprem essa exigência?

    Responda
  48. Maria Guedes

    O articulista continua o mesmo.....seria também problema de cognição? Pergunte ao professor da UnB....vai ver que é mesmo!

    Responda
  49. Lilia Adão

    Das duas uma... ou a maioria dos leitores esquerdistas da folha não sabe interpretar o que lê... ou não passa de cego ideológico que só consegue entender e aceitar um texto quando este fala bem do Lula!!! Aff....

    Responda
    1. Lilia Adão

      Concordo com você Vanderlei, quanto à indicação do Zanin... e, desculpe, Flávio, não quis ofendê-lo!!! Mas que tem gente que não enxerga e não aceita conceitos adversos ao seu... ah... isso tem!!!

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Sou cego, votei em Lula desde 1989 e discordo da indicação de Zanin.

    3. Flavio Colker

      O que seria um leitor esquerdista? Tente descrever utilizando conhecimento ao invés de preconceitos; no aguardo.

  50. Diego Rodrigues

    Olha, acho interessante esse recurso argumentativo de igualar os diferentes, essa falsa simetria. Aqui, Magnoli classifica A. Mendonça como um identitarista, nomear uma mulher negra seria a mesma coisa. Se eh realmente possível colocar esse dois tipos no mesmo balaio eu preciso aprimorar meu entendimento do que seria identitarismo. Mesmo aceitando o cerne da crítica, pergunto ao colunista se pt inaugurou a república dos amigos. Como foram nomeações do PSDB? E as de cem anos atrás?

    Responda

1 2 3 4 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.