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  1. Gabriel Barbieri

    Parabéns pela coluna, sempre feita com grande dedicação. Lhes desejo muita sorte no caminho para que continuem propagando a felicidade e o bem estar. Voltando as origens miramos o futuro.

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  2. Antônio Augusto Soares

    A redação do texto ficou bem confusa.

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  3. Daniel Quintela

    Até onde sei, sobre a história dessa linhagem de mestres, o Fundador da Religião Santo Daime é o Padrinho Sebastião, o Mestre Irineu(negro nordestino, que chegou no Amazonas para trabalhar na extração de seringueiras) que foi guia e mestre de Sebastião, foi fundador da União do Vegetal!

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    1. Daniel Quintela

      Obrigado pelas explicações meus amigos! Salve salve!

    2. Afranio Andrade

      Oi, Daniel. O fundador da União do Vegetal foi o mestre Gabriel, em 1961, ou seja, 31 anos depois da fundação do Daime por mestre Raimundo Irineu Serra.

    3. silvio nunes

      Nào nào, é correto, mestre Irineu funda o Santo daime, alto santo é sua igreja. Salvo engano ele era do Maranhão. Mestre Gabriel que funda a união do vegetal, ele era natural da Bahia. Ambos migrantes do ciclo da borracha.

  4. Regina Fonseca

    Obrigada por compartilhar essa riqueza. Um dia ainda vou tentar.

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  5. Fabiana Menezes

    Existem medicações para toda sorte de moléstias que são tomadas em processos ensimesmados. A situação descrita é bem diversa: um processo coletivo no qual, estranhamente, nem todos tem as “miraçoes”. Seria interessante uma reportagem sobre os atuais movimentos de gigantes farmacêuticas sobre a farmacopeia sul americana de plantas psicodélicas.

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  6. HEIDI C M F DE OLIVEIRA

    Não sou adepta dessa manifestação religiosa, mas agradeço pela generosidade de compartilharem nessa matéria as etapas do feitio em um ritual tão interessante e rico em tradições. Como leitora peço desculpas pelos comentários preconceituosos e desrespeitosos de leitores sem empatia, sinto-me envergonhada por eles.

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  7. Aparecida Alves

    Nem precisa de ayahuasca , basta ver os politicos ai j ficamos todos de cuca aluada.

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    1. Daniel Quintela

      Tem gente que insiste na infeliz associação de alhos e bugalhos.

  8. mizael dias

    Bobagem mística.

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  9. Ernesto Dias Junior

    Seo Marcelo, cê tem aí uma receitinha de cogumelo, tem? Ou de chá de trombeteira pra ensinar pra gente também?

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  10. Paloma Fonseca

    Compreendo que a tomada do daime se dá em um ritual, em uma cultura herdada de antigas tradições. Existem questionamentos a respeito de possível produção em larga escala, por meio da comercialização desse tipo de beberagem para um público mais amplo: perde-se o contexto em que a própria bebida foi criada, seus meios e fins. Contudo, às vezes penso se não seria interessante comercializar mesmo, permitir que outras pessoas experimentem sem recorrer ao ritual, e ao mesmo tempo preservando-o.

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    1. Fabiana Menezes

      O ritual foi apropriado das comunidades originárias durante o ciclo da borracha. Mais um exemplo de sincretisimo

    2. Renato Pinto de Almeida Junior

      Daime é de 1930. Originário como tal por Raimundo Irineu Serra que migrou para a floresta Amazônica nas levas do ciclo da borracha.