Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Eduardo de Oliveira

    Dudu B, duas coisas, bastou um capitão defenestrado da corporação para phoedere o Brasil. E outra, EB, se um cabo e um soldado dessem o golpe, bastaria um ajudante de ordens para pregar um pontapé na sambirica suja de seu papi. de qualquer forma, esse neo-cid acabará com ele...corram...

    Responda
  2. Marcos Benassi

    Justa Lerda, Vêtêfê, que resumão nojento: os personagens, ruins pra dedéu, tudo sem profundidade, lastimável; o enredo, medíocre pacaramba, uma farsa, coisa de piada. O pior, contudo, é que verossímil, no contexto da Bozofrenia, e factual, no tempo da Era Bozozóica e no espaço do Filhadaputistão. "Lula3 : em busca do Bipedalismo Brazuca", é a continuação da saga, que, como de hábito, força a barra: tivéssemos conjunto mais decente de atores e roteiro, não carecia. O Brasil tá tosco pacaramba.

    Responda
    1. LUTHERO MAYNARD

      Caro Marcos, acredito que o Brasil continuará tosco por muito tempo ainda. Veja o nosso Congresso, salvo as exceções de praxe, é a nata da escória intelectual e ética. A FFAA continuam um mistério, não sabemos se a maioria do alto oficialato tem vocação democrática sólida. Enfim, como você diz, os personagens e o enredo são dignos de uma chanchada. Só não dá para rir porque dói.

  3. Dan Meireles

    Excelente texto!

    Responda
  4. leila villas

    Parabéns ao jornalista pelo excelente e lúcido artigo. Que profissionais assim influentes promovam a inadiável urgência de se analisar, reavaliar e reformar o conteúdo dos currículos das academias militares, ao que transparece gravemente defasados, ainda marcados pela “guerra fria” e pelo fantasma do “comunismo”. Hora de reduzir o tamanho das “forças”, que tanto onera à nação, e de atualizá-las em conformidade com os genuínos interesses e desafios nacionais e imperativos da população brasileira.

    Responda
  5. leila villas

    Parabéns ao jornalista pelo excelente e lúcido artigo. Que profissionais assim influentes promovam a inadiável urgência de se analisar, reavaliar e reformar o conteúdo dos currículos das academias militares, ao que transparece gravemente defasados, ainda marcados pela “guerra fria” e pelo fantasma do “comunismo”. Hora de reduzir o tamanho das “forças”, que tanto onera à nação, e de atualizá-las em conformidade com os genuínos interesses e desafios nacionais e imperativos da população brasileira.

    Responda
  6. Helcio Caetano Goulart

    Congrecistas de direita são aqueles ávidos por verbas publicas e cargos no governo pra se locupletarem. Não têm ideal de direita e nem sabem o que é isto. Qto aos militares de direita e golpistas, mau caráter por essência, visam poder e, porque não, dinheiro, se achando o suprassumo de todos os valores, o que não são. São apenas homens de baixa categoria, desprezíveis.

    Responda
  7. Neli de Faria

    Militar é Servidor Público. E todo servidor público deveria saber que político é transitório, ele é permanente. Urge-se retirar, mediante processo disciplinar, os maus servidores públicos do Serviço Público Federal.

    Responda
    1. Edson Miranda

      No Brasil, o político é o permanente. O servidor é o passageiro.

  8. Neli de Faria

    Militar é Servidor Público.Todo servidor público deve saber que Político é Transitório, ele é Permanente. O dever do Servidor Público é para a Constituição Nacional, Administração Pública.Urge-se extirpar os maus servidores do Serviço Público Federal.Se o Mau militar tivesse sido expulso no passado, o Brasil não teria passado pelo inferno nos últimos quatro anos. Milhares de vidas teriam sido poupadas, porque teria alguém sério, responsável, na presidência.

    Responda
  9. Manoel Cardoso

    Passou da hora de consolidar a democracia. É preciso um olho no gato e outro no peixe sempre. O Congresso é direitista e parcela razoável de oficiais militares golpistas também. Ainda acredito na maioria do STF, pelo menos 7 x 4 ou 8 x 3 para por essa turma que não gosta de democracia no eixo, no trilho e na cadeia.

    Responda
  10. Vera Lúcia de Oliveira Jesus

    Esses milicos golpistas são o câncer do país. Fora!

    Responda
  11. flavio pedrett

    Todos os funcionários públicos, tem dever funcional de respeitar as leis do país. Os militares acham-se acima delas. Desde o século XX que é assim. Puni-los como a qualquer outro funcionário público pego em flagrante ato infracional ou criminoso seria didático.

    Responda
  12. Mario Del Ferro

    Reforma das Forças Armadas, imediatamente. Chega de positivismo destes senhores de farda.. chega de elemento desestabilizador da República.

    Responda
  13. Silverio Torres Correia

    São funcionários públicos que, de tão privilegiados, sentem-se no direito de conspirar contra o próprio Estado.

    Responda
  14. Carlos Eduardo Salles

    As Forças Armadas não são mais amadas pelo povo brasileiro, exceto por um bando de idiotas fantasiados com a camisa da seleção brasileira que idolatra estes sangue sugas da nação, que recebem um excelente soldo para agirem nas sombras e planejarem um golpe a um governo democraticamente eleito. Chega de privilégios para estes gorilas de farda!! Com todo o respeito aos gorilas

    Responda
  15. Valdir Teixeira da Silva

    A nata das FA é um monturo fétido. Fazer a limpeza será um trabalho gigantesco.

    Responda
  16. José Antônio

    Ouvi dizer que a Academi (empresa de serviço militar privado) interessasse pela privatização do Exército, Marinha, Aeronáutica, PMs e Bombeiros.

    Responda
  17. frankklim alencar figueiredo

    Exige que os filhos dos pobres deem suas vidas para defender o Brasil do Campos Neto. Que roubam o futuro dos Povo. Não dá né?

    Responda
  18. frankklim alencar figueiredo

    DO soldado se exige dá a vida para defender um Brasil dos Três pi ca re tas que roubaram mais de Quarenta Bilhões em um só empresa. As americanas.

    Responda
  19. frankklim alencar figueiredo

    Fico triste vendo e ouvindo um filho da pobreza dizendo defender o Brasil com sua própria vida. Que Brasil? O da misérias de sua família? O Brasil dos privilégios dos Bragas Netos e General Heleno? Essa elite corrupta. O soldado deveriam se rebelarem contra esse Brasil injusto onde os filhos dos pobres viram carne barata dos generais.

    Responda
  20. frankklim alencar figueiredo

    Que os soldados rasos defendam um Brasil mais justos onde seus familiares tenham casa própria e não sejam só eles buchas de canhão para uma elite das forças corruptas e sabotadoras.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      "...logo verão que nossas balas / são para os nossos generais."

  21. frankklim alencar figueiredo

    Que os soldados rasos defendam suas famílias que moram na pobreza e reivindiquem as grandes áreas militares para moradias de seus familiares.

    Responda
  22. Márcio Santana

    Essa gente é a elite das forças desalmadas. Pelos níveis moral e intelectual, ferraduras lhes cairiam melhor do que fardas. E um cocho abarrotado de capim-pangola para saciar-lhes a gula.

    Responda
  23. Almir Coelho

    Todos estes militares citados na matéria envergonham o exército, por isso deveriam ser expulsos dele, todos eles tem três defeitos graves: bolsonaristas, mentirosos e covardes.

    Responda
  24. Marcelo Barbosa

    Seria interessante o Brasil estudar uma possibilidade de intervenção externa como se fez na Alemanha no pós-guerra a fim de desnazificar o país, quem sabe uma intervenção militar de 30 ou 40 anos pelos membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU: EUA, China, Rússia, França e Reino Unido. Durante o período, uma escola diferente para as Forças Armadas do país.

    Responda
    1. João Ramos de Souza

      Ideia absurda! "Desnazificar" o País ao custo de abrir mão da soberania não é solução. Necessário é a intervenção da sociedade nos programas das academias militares, o que poderá ocorrer quando tivermos um Congresso alinhado com o real interesse nacional. Bolsonaro, Augusto Heleno, Braga Neto, Villas Boas, Hamilton Mourão e outros são produtos da mentalidade atrasada do tempo da doutrina de segurança nacional, que vigorou durante a bipolaridade EUAxURSS. Cid e Lawand são dessa estração militar.

  25. Humberto Giovine

    "Politicamente minoritário e com problema de tanta espécie, vai ser muito difícil." Por isso mesmo é bom e necessário que a imprensa, embora vigilante, não critique tanto o governo Lula, dando munição à estes (e outros) golpistas da extrema-direita.

    Responda
  26. FRANCISCO FARIAS

    Pátria Magra Brasil. Esta escória bozofascista, golpista, violenta, ditatorial e cesarista, envergonha as Forças Armadas e a nação brasileira!

    Responda
  27. Pietro Saldanha

    Há de se fortalecer o Judiciário e o Legislativo para servir de vacina contra esses terroristas fardados que estão disposto, a toda sorte, tentar o golpe pra ficar fora das suas casernas. Lugar de mili.co é no quartel e só, nada mais do que reza a CF88.

    Responda
  28. Inacio Szabo

    Dessa vez nao chegou a ordem do norte do continente, de quem eles são subalternos.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      É isso mesmo, como chegou em 64. Nossos milicos se suborninam, ou subordinavam, ao Comando Sul, que ficava no Panama.

    2. Nelson Franco Jobim

      Besteira. Pensamento paranoico.

  29. Edailson Monteiro Rodrigues

    Na realidade as nossas forças armadas servem apenas para criar parasitas da nação, que se acham dono do país e não precisam respeitar a vontade do povo.

    Responda
  30. Marcos A T Garcia

    O sonho dessa gente era entrar dentro de um palácio de governo e nunca mais sair. Além disso, passaram a vida servindo um superior que sempre destrataram e almejavam vestir paletó civil, sem nada no peito. São frustrados, vivem de cerimônias vazias.

    Responda
  31. Nelson Vidal Gomes

    Oscila entre a ignorância, o maucaratismo e a falta de amor ao Brasil e pela democracia, achar-se que a "descondenação" de Lula pelo STF, fato Sui generis na história do Direito pátrio, registre-se, ficaria sem nenhuma consequência, boa ou má, certa ou errada, a história ainda não acabou e será devidamente contada por historiadores independentes, quando voltarem a existir. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Moro quando condenou Lula Bolsonaro nem partido definido tinha tanto mais perspectiva de se tornar Presidente da República, ademais, foi acompanhado por 10 outros juízes, todos técnicos nenhum político. Por outro lado, Dallagnol perseguido politicamente teve cerca 400 mil votos cassados e foi o único brasileiro na História do Direito pátrio punido por um fato em tese. Essa é a verdade de que não gostan e nem de quem a diz. Namastê!

    2. Nelson Vidal Gomes

      Moro quando condenou Lula Bolsonaro nem partido definido tinha tanto mais perspectiva de se tornar Presidente da República, ademais, foi acompanhado por 10 outros juízes, todos técnicos nenhum político. Por outro lado, Dallagnol perseguido politicamente teve cerca 400 mil votos cassados e foi o único brasileiro na História do Direito pátrio punido por um fato em tese. Essa é a verdade de que não gostan e nem de quem a diz. Namastê!

    3. Nelson Vidal Gomes

      Moro quando condenou Lula Bolsonaro nem partido definido tinha tanto mais perspectiva de se tornar Presidente da República, ademais, foi acompanhado por 10 outros juízes, todos técnicos nenhum político. Por outro lado, Dallagnol perseguido politicamente teve cerca 400 mil votos cassados e foi o único brasileiro na História do Direito pátrio punido por um fato em tese. Essa é a verdade de que não gostan e nem de quem a diz. Namastê!

    4. Nelson Vidal Gomes

      De há muito não se tem apreço à verdade em nossa cultura política como se vê aqui . Tenho cerca de 15 mil comentários neste site sem nunca ter defendido Bolsonaro e me taxam de bolsonarista e me agridem mas são incapazes de contestar os argumentos. Moro quando condenou Lula Bolsonaro nem partido definido tinha e Dallagnol foi o único brasileiro punido por um fato em tese.Essa é a verdade de que não gostam. Namastê!

    5. Nelson Vidal Gomes

      De há muito não se tem apreço à verdade em nossa cultura política como se vê aqui . Tenho cerca de 15 mil comentários neste site sem nunca ter defendido Bolsonaro e me taxam de bolsonarista e me agridem mas são incapazes de contestar os argumentos. Moro quando condenou Lula Bolsonaro nem partido definido tinha e Dallagnol foi o único brasileiro punido por um fato em tese.Essa é a verdade de que não gostam. Namastê!

    6. Luiz Gomes

      Ai Namaste, como vc eh cansativo com esse argumento tosco de descondenado, vc sabe mt bem a razao da anulacao dos processos de Lula, ou seja, por juiz suspeito q agia comprovadamente de forma politica.A desonestidade dos seus argumentos eh vergonhosa. A instituto da suspeicao anula julgamentos!

    7. Luiz Gomes

      Ai Namaste, como vc eh cansativo com esse argumento tosco de descondenado, vc sabe mt bem a razao da anulacao dos processos de Lula, ou seja, por juiz suspeito q agia comprovadamente de forma politica.A desonestidade dos seus argumentos eh vergonhosa. A instituto da suspeicao anula julgamentos!

    8. Humberto Giovine

      Indiretamente você afirma que a responsabilidade por toda esta situação, é do Lula e do STF. Como se bolsonaro não tivesse tendência ditatorial e golpista desde o tempo em que estava na ativa do exército, e arrastasse com ele, muitos militares para a aventura. A você, falta cultura, discernimento, e inteligência.

    9. Nestor Bercovich

      Nel bol son aro, o golpismo dos milicos não começou com a liberdade de Lula, nem com a Comissão da Verdade da Dilma, nem com os primeiros governos petistas, ou vc já esqueceu 1964?

    10. Edailson Monteiro Rodrigues

      Pois é viúva do geniocida, eu acho que a história vai contar, ou já está contando, que no Brasil o principal candidato a presidente foi impedido de concorrer por um justiceiro, disfarçado de juiz, que logo depois virou ministro do vencedor, e em seguida foi descartado como entulho

  32. ademir sampaio de campos

    Enquanto não houver prisão e principalmente expulsão de todos os oficiais golpistas das forças armadas a coisa fica nesse vai e volta a cada 10 ou 20 anos..

    Responda
  33. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Esse Vinícius tem o dom de dizer o óbvio com ares de grande descoberta. Mas como o objetivo eh sempre chegar em algum ponto do artigo e enfiar lula no meio, com algum comentário desabonador, e fazer o gado dizer amém, então sempre se sai bem.

    Responda
  34. Eduardo Hollanda Porto de Oliveira

    Continuando, a primeira providência a ser tomada parece piada mas é seria: ensinar a garotada que o nefasto 31 de março não marca o início da chamada Revolução de Março e sim o de um golpe militar que perdurou por três décadas.. E a mentira histórica ainda sobrevive em grande parte dos livros didáticos em todos o níveis. Desde os primeiros anos do ensino fundamental é preciso ensinar que não houve uma Revolução e sima uma quartelada, infelizmente bem sucedida na época.

    Responda
    1. Adriano Alves

      Não só os livros, mas a própria juíza Eliana Calmon, quando proferiu palestra na universidade estadual de Feira de Santana, há alguns anos, tratou o golpe militar como revolução. Então, meu caro Eduardo, vai ser muito difícil transformar isso aí.

    2. Adriano Alves

      Não só os livros, mas a própria juíza Eliana Calmon, quando proferiu palestra na universidade estadual de Feira de Santana, há alguns anos, tratou o golpe militar como revolução. Então, meu caro Eduardo, vai ser muito difícil transformar isso aí.

  35. Edimilson Volpe

    É isso mesmo, dificil extirpar esse tumor com uma direita golpista forte no parlamento. Mas, em primeiro lugar, o centrão não se interessaria tanto pelo golpismo, com um mínimo de raciocínio lógico. E os democratas, por óbvio, também não. Não seria a hora da tão propalada frente ampla. E, sim, a iniciativa caberia ao governo. Coragem, Lula.

    Responda
    1. Paulo Targa

      Coragem, Lula! A reforma institucional é prioridade para o país. Tem é que descobrir uma maneira de mobilizar o povo.

  36. eli moura

    Faltou prática, tinham que serem adidos militares no Sudão, lá tinha sim dia não tem um golpe militar. O Brasil do exército é o Brasil Sudão.

    Responda
  37. Marcelo Guimarães Freitas

    Inteligência e caráter nem sempre são encontrados na mesma pessoa.

    Responda
  38. Eduardo Hollanda Porto de Oliveira

    A análise mais do que correta do Vinicius sobre o povo verde-oliva pode ser transplantada, com as necessárias ressalvas, para a Marinha e a Aeronáutica. A revisão dos currículos das escolas preparatórias, de segundo grau e das academias formadoras dos oficiais é mais do que urgente acompanhar inclusão de disciplinas como Filosofia e Sociologia, entre outras. E, claro com a troca de boa parte dos professores, militares ou não. Segue

    Responda
  39. Carlos Alberto Polettini

    Quando queremos entender o Brasil, recomendo a leitura de VTF. Obrigado, professor! Sempre cirúrgico.

    Responda
  40. SERGIO TEIXEIRA DE SOUSA

    Esse dois excelentes alunos em suas turmas e ao mesmo tempo dois excelentes patetas, macularam e destruíram suas carreiras por uma ideia de um ex militar mediocre e expulso do Exército, admirador de torturadores e que tem uma família corrupta e enrolada com a milícia. Desse episódio, percebe-se na prática que inteligência, dedicação e competência está muito longe da sabedoria, uma virtude realmente que faz toda a diferença.

    Responda
    1. Adriano Alves

      Observe que o texto diz que houve curso dado aos oficiais majores (que serão daqui a pouco os futuros generais) sobre como se dar o golpe. Ou muda significativamente a institicionalidade agora ou estaremos todos fritos daqui a pouco. O problema é a câmara que temos. Veja onde o Moro nos levou, com toda condescendência da imprensa empresarial, inclusive este jornal.

  41. Henrique Monteiro

    Tudo isso é de uma boçalidade sem precedentes.

    Responda
  42. RICARDO BATISTA

    Texto excelente! Esse Bolsonaro é tão esperto quanto medroso. Se pirulitou para a Disney e deixou seus patetas aqui pra ver se ainda dava. Mas cobrindo rastros, parecendo o Sinhozinho Malta na hora de matar o Roque Santeiro : "não me digue nada, eu não sei de nada", kkk. Aff, coisa mais démodé esse negócio de golpe militar!

    Responda
    1. Celia Moura

      Tenho claro para mim que a principal característica de JMB é a Cov@rdia. Podem notar: em todos os momentos em que é questionado diretamente, sempre enfia o r@bo entre as pernas...

  43. Vilarino Escobar da Costa

    Não nos iludamos , com certeza há muito mais militares que apoiavam o golpe. No mínimo simpatizantes , prontos a aderirem !

    Responda
  44. Alexander Vicente Christianini

    Acho chocante saber que militares como Cid e Lawand saíram entre os primeiros de suas turmas na Aman. Como se saem os demais no quesito de apreço pela democracia e as instituições, incluindo a própria instituição, o Exército? Misturar os papéis institucionais, e ainda dessa maneira tosca, é um erro tão básico e falta de profissionalismo que não sei se fico com pena dos cadetes ou de nós. Não é para isso que a sociedade paga impostos que sustentam as FAs.

    Responda
    1. Jocimar Bruno dos Santos

      Para "estar entre os primeiros" não requer esforço nenhum, basta um general na família.

    2. Luiz Paulo Barreto

      Atitudes e comentários toscos assim como tosca a declaração tosca de dudu fracassado sobre fechar o STF, absurdo é depois destes últimos dias os envolvidos, desde os apoiadores até aqueles que tramaram; continuem a circular livres e sem culpa.

  45. Ricardo Candido de Araujo

    Nossas forças armadas devem ser extintas imediatamente e não voltarmos a ter tais forças por pelo menos vinte ou trinta, quando então seu conhecido ranço golpista estiver extinto por pura inanição. Depois disso, poderemos as refundar, desta vez com base em paradigmas de constitucionalidade, legalidade e rigidez moral real.

    Responda
  46. José Cardoso

    'É preciso que os militares voltem a uma caserna limpa de golpismo (e, aliás, que o STF volte ao Judiciário e os parlamentares, que querem governar, ao Legislativo).' É isso aí. Mas com um presidente devedor do STF e refém do congresso isso é difícil.

    Responda