Ilustríssima > Lula parece morar no passado, diz Mangabeira Unger Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3
O Unger apenas ruge, mas não consegue implementar nada. Nem no Ceará do Ciro/Cid levam ele a sério. Apenas um teórico de ideias que não se sustentam nem aqui nem nos EUA.
Só teorias e na prática nada. É fácil falar e escrever.
É o velho Mangaba agindo nas sombras confortáveis de seu bunker primeiro-mundista. Simples pregação de oposicionista que só pensa em 2026, com verniz de quem pensa fora da caixa.
Os aspectos fundamentais das sugestões, ao que parece, consistem na regionalização das polÃticas produtivas (que agreguem o que ele chama de economia do conhecimento, com a inteligência aliada à natureza e à sua preservação) e, motor de tudo, investimentos em educação, que incluam as novidades tecnológicas guiadas por sentido social e humano. Educação, educação. Mas as ações que o governo tem praticado são o pressuposto de tudo o mais. Com fome não há avanço possÃvel.
Credo! Essa coisa acho que fumou M* estragada. Avisa pra ele que o agro não gera imposto e nem emprego, o pais não pode continuar na miséria com juros altos e com balança comercial em alta , por causa do agro. A única saÃda saÃda é estimular a indústria, comércio e serviço com mesmo juros do agro.
De acordo. Mas quem vai startar tua idéia?!
A observação feita pelo Prof Unger faz algum sentido se considerarmos que o Brasil parou de funcionar em 2014, desde a saida de Dilma, chegada de Temer e a ascenção de bolsonaro. Me parece que Lula retoma agora, uma trajetoria de governo ausente há 10 anos. Então sim, é preciso voltar ao passado, recomeçar e recolocar o trem nos trilhos.
Sonho com o dia que Mangabeira e Marina consigam conversar. O Brasil teria muito a aprender com o "sincretismo" das ideias e propostas desses dois. Precisamos reaprender a sonhar juntos...
Imagino que o próximo que a Folha ressuscitará será Olavo de Carvalho! Vocês não acham?
Derlan, quando isso acontecer, soarão as Trombettas. Tenho respeito por você, mas não resisti. Abraços!
Excelente análise.
Entretanto pouco realista. Mais uma utopia. Gosto da utopia, mas polÃticos tem que trabalhar com a realidade. Que Unger explique como fazer isso tudo lidando com a casta fardada e golpista, com os especuladores farialimers, com os pastores e bispos, com o ogronegócio e todos os demais grupos que ganham com o atraso em Pindorama. São poderosos e maioria no congresso.
A volta dos mortos vivos?
Não eh a toa que eh amigo do Ciro. Ele delira. O BR acaba de escapar milagrosamente (e o milagre se chamou lula e o pt ) da ditadura, mas ele quer falar de flores. Quem vive o mesmo ciclo eternamente são ele e o Ciro. Um vive querendo voltar, o outro vive querendo sair.
Sai um entra outro e o Brasil não muda é a velha polÃtica do é dando que se recebe, do toma lá da cá no qual Lula PT do PT é especialista, Brasil tem jeito não
Como fugir do "é dando que se recebe"? FHC não conseguiu. Dilma tentou e veja no que deu. O Bozo entregou tudo ao Lyra para manter o cargo. Qual a solução. Se não tem solução, que ao menos faça bem feito e à claras.
Calma Folha...vc ainda achará um embusteiro pra chamar de "seu"...
O Mangabeira, como os ratos, propõe matar os gatos colocando um guizo neles. O problema: "Quem vai colocar o guizo?
Não é apenas o Lula PT que vive do passado é o Brasil varonil dos brasileiros que vivem adorando falsos Ãdolos polÃticos ultrapassados , o miliciano vivia na década de 60 dos golpes e o atual está em 2003 com a velha polÃtica do é dando que se recebe do toma lá da cá
Esse senhor mostra que porque mora nos EUA, apresenta um plano utópico para uma sociedade sueca, ou norueguesa, inaplicável na realidade nacional, marcada pela violência de extermÃnio de pobres e pretos, desigualdade extrema e concentração de renda, pra pensar no futuro há de se combater as mazelas do passado.
Engraçado quando Lula assumiu o Brasil tinha mais de 33 milhões de miseráveis literalmente passando fome e a fome não espera vc tem que ter no mÃnimo três refeições pra poder lutar pela vida no sentido amplo. Aà vem os professores de plantão com um monte de adjetivos dizer que Lula voltou ao passado. Voltou mesmo e ainda bem porque as pessoas tem que comer hoje e não amanhã. Parabéns Lula!
Mangabeira é um Ciro Gomes com mais formação acadêmica e sotaque de gringo. É culto, inteligente e articulado, mas, não morando no passado e nem no presente do Brasil, é insensÃvel à s necessidades dos segmentos mais carentes do povo brasileiro.
Ser culto e articulado não depende de inteligência superior, basta uma coisinha média. O diferencial de Unger é a arrogância e a extrema confiança nas bobagens q fala e escreve. Tem gente, como o Ciro, q se convence.
Correta a análise. Pena que menos de 1 em cada mil brasileiros é capaz de entender (e discutir) o diagnóstico e o prognóstico do professor. A 4a. onda industrial une o conhecimento com vantagens competitivas. No nosso caso, a reindustrialização passaria por combustÃveis verdes, alimentos processados e produtos não madeireiros, em pastos restaurados. O problema é que o livre pensar e empreender não é estimulado nas nossas universidades ensiladas, onde vale mais o bacharel que o engenheiro.
Autor da Segunda Via, não passa de um enganador que durante sua breve passagem pelos governos do PT foi um zero à esquerda.
As politicas sociais sao as mesmas sim! 1o comida no prato saúde e educação p.o mais pobre! Já a questao da economia , o entrevistado sabe porque Lula esta sendo procurado pelo mundo todo? Sao politicas atuais com olho no futuro! O resto é dor de c. da extrema!
Apesar do tÃtulo clamar pela crÃtica ao governo, a reportagem traz ótimas propostas. Trabalho na educação e o desperdÃcio de tempo e potencial é imenso devido ao velho modelo de preparação para uma universidade que poucos vão grassar. E os outros que não passam por esse funil? Ficam sem qualificação nenhuma para nada. Vejo nos alunos tanta criatividade e inteligência, mas os imobilizamos a ouvir conteudismos desconectados da realidade e que não vão lhes agregar em nada no mundo atual.
Chiara, teu conteúdo é ótimo. Mas o caso aqui é atacar o emissor da tese e não produzir debate.
Mangueira Unger ainda está vivo? Pela sua inexpressão nesses anos, pensei que já estivesse sepultado há anos, mas vejo que é mais antigo do que as ideias de Lula, é uma verdadeira múmia, que a Folha tira do sarcófago. Não traz nada novo. Está no tempo do Brizola ainda.
Governo Lula está a anos luz do anterior, porém, não é isento de crÃticas, que por sinal, as boas poderiam ser absolvidas. Porque não priorizar carros elétricos com farta tecnologia mundial? A inteligência ambiental que diz Mangabeira, poderia ser ser pensada. O mundo mudou!
Esse Sr.esteve presente como ministro de governos do PT e se mostra muito crÃtico ás polÃticas do governo Lula certo ? E porque durante o perÃodo que esteve como ministro não conseguiu implantar pelo menos 1%das polÃticas que defende e se já sabia que não conseguiria implementálas porque aceitou ser ministro?
É surpreendente como figuras irrelevantes permanecem vivas na imprensa. Unger não entende nada de Brasil e repete Gilberto Freyre na negação do racismo no Brasil, idéias velhas de quase um século. Sincretismo? RisÃvel, diga isso ao negro q é abordado por policiais sob mira de revólver simplesmente por caminhar pelo seu bairro. Um ex-ministro de estratégias incapaz de propor qquer plano, q participou alegremente de um governo q chamou de corrupto e abandonou tudo pela tenure de Harvard.
A leitora Vera Queiroz resumiu tudo. Não tenho nada mais a comentar.
Excelentes ideias para modernização de polÃticas públicas açucaradas. Gostei. Lula, chama Mangabeira, novamente, para lhe ajudar a governar melhor esse PaÃs!
Me desculpem mas nao consegui entender uma virgula do exposto pelo Professor, ele usa um jarguao desconhecido e não fala nada com nada, a fala não anda.
A Folha deu a largada para a próxima eleição e vai atrás de opositores de Lula até nos States. O homem que emigou para os EUA reclama do possÃvel americanismo das polÃticas de um nordestino brasileiro de Garanhuns! Seria cômico se não fosse trágico.
Evandro, te dou só essa resposta, nem volte aqui: você não entendeu, primeiro, que perdeu, mané; segundo, que a onça sou eu. Vaza.
Evandro, seu mugido bolsonarista é inconfundÃvel. Vc participou da tentativa de golpe ou ficou só torcendo pela estupidez fascista nas redes sociais?
Quando o Lula morrer o que vc vai fazer da vida? Gado solto sem vaqueiro vira comida de onça
Verdadeiramente ao refutar o enciclopedismo de Mangabeira Unger com ele concordo nos seguintes pontos: Que o Brasil pratica ainda uma economia primária extrativista e assim fornecemos Commodities é ampla matéria prima para paÃses como a China produzirem e nós comprarmos o que ela produz. Chegamos a absurdo de exportar boi vivo e tantos produtos IN NATURA. Nosso ensino médio é informativo e não educativo. A Amazônia precisa ser explorada e preservada nos moldes da tecnologia deste século.
O passado de Lula foi a luta pelos trabalhadores, seus governos foram no sentido de atender os mais fracos, justiça social sempre foi a bandeira pela qual lutou com bravura contra interesses da elite reacionária. Portanto, ao contrário do tÃtulo da matéria, Lula não mora no passado, mas vale-se da sua experiência para melhorar o que já deu certo.
Fala bonito, mas sem conhecimentos práticos de certas áreas! Na pecuária, cita regenerar pastagens, mas é antieconômico lançar mão de fertilizantes para incrementar esse alimento volumoso, comparativamente convertido pelo ganho de peso diário bovino. A mesma área de pastagem, se em produção de grãos alimentos convertidos para suÃnos e aves, multiplicarÃamos por cinquenta a proteÃna animal exportável.
Lula parece morar no passado e Mangabeira parece morar nos Estados Unidos. Como dizem os irmãos portugueses: vá colher morangos!
O Sr Mangabeira Unger não é prof. da USP, tampouco um filósofo como Pondé, Cortella ou Karnal, por isso o discurso é sempre da direita! Não leu o livro do escritor Alvin Tofler, mesmo sendo titular de Harvard. Este visionário e escritor americano dizia que o Brasil é um paÃs Sui Generis, convivendo com a era feudal, industrial, moderna e contemporânea. Daà um discurso de polarização de Unger é mero conceitual!
O Sr. Unger faz um diagnóstico intuitivo e perspicaz dos problemas brasileiros (da economia à educação) e, ao mesmo tempo, aponta soluções estratégicas: "OS 4 EIXOS PRINCIPAIS". De modo geral o diagnóstico e a solução são corretos, porém, a herança histórica e a recente exigem medidas imediatas para salvar o paciente moribundo, ou seja, polÃticas públicas e sociais distributivistas que funcionaram no passado e são necessárias no cenário atual. Será que isso é "morar no passado" Sr. Unger?
Fala o conselheiro do candidato a presidente que, em quatro eleições, nunca , sequer, chegou ao segundo turno.
Comentário brilhante! O que me dizes do congresso que os eleitores sufragaram?! Uma obra prima, não é mesmo?! Se estás confortável com atuação dos últimos presidentes, só posso lamentar.
O Brasil voltou a caminho certo que ele trilhou no inÃcio do século. Temos que continuarÂ… Temos s pessoa certa para nos conduzir neste estágio inicial que nos levará a um pais que merecemos. É preciso neutralizar a ação de pessoas oriundas do porão e a ação de organismos danosos importados do norte. Precisamos ser resilientes e pensar positivamenteÂ… nós vamos conseguir!
E esse senhor tem a cabeça no futuro e o corpo no passado. A sociedade brasileira empobreceu muito mais do que já era. Moradores de rua, pessoas sem registro que é documento mÃnimo, favella de montão. O governo federal está certo em ajudar os mais pobres.
O problema central do governo Lula é ter que negociar com um congresso viciado nas verbas do orçamento secreto está situação só será resolvida com o aumento do efetivo da PF e um ótimo salário para dar motivação.
Se está vivendo no passado, no presente ou no futuro, não importa, oque realmente importa é que o Brasil está melhorando, e os que se calaram na calamidade Bolsonaro, hoje inventam desculpas esfarrapadas pra criticar o fenômeno Lula
*construir no Brasil um ensino básico mais profundo do que o universitário, imunizando nossa juventude contra as ortodoxias da cultura universitária e seu servilismo intelectual.* Boa, mandou muito bem nessa.
No Brasil de hoje do imediatismo, isso não funciona. E estou convencido de que o atual governo faz o melhor possÃvel tendo em vista a atual correlação de forças.
Não consegui Ler até o final. É um discurso carregado de uma prosa acadêmica, dissociada da realidade. O pior lugar para observar o Brasil é sentado numa cadeira em Harvard. É ilusão pensar que o Brasil mudou. UM conselho : Mangabeira , pegue um ônibus de São Paulo para o PiauÃ, Maranhão, Bahia e veja o quanto ainda com um pé na idade média e outro no Brasil colônia. A vida doa pobres não mudou .Ao contrario do que afirma .
Peço vênia para fazer minhas as suas palavras e licença para subsidiariamente completar: pegue o mesmo ônibus e vá ao sul do Rio Grande do Sul: meia dúzia de latifundiarios controlando as cidades e o campo. E ainda é pior porque no inverno é frio.
Concordo. Os acadêmicos precisam sair da bolha e por o pé na poeira.
A execução do quarto eixo é fundamental. Representa a base para execução dos demais.
Filósofo de 76 anos que passou praticamente uma vida conselhando as campanhas de Ciro Gomes realmente acha que Lula mora no passado? Talvez um espelho ajudaria.
A meu ver já está funcionando, o paÃs voltou a crescer, a previsão do PIB quinzenalmente tem que ser reajustada para cima e estamos a recuperar o grau de investimento.
Etarismo? Entendo sua crÃtica Sr Alexandre, mas o filósofo está correto. A fórmula utilizada pelo presidente não se ajusta à s necessidades atuais. Até o momento foi apresentada uma idéia nova no governo atual. As velhas manias não funcionarão. É preciso visão ampla. Haddad tem feito a diferença.
Professor, vale a gente lembrar que o próprio Lula em uma frase atribuÃda a Sócrates reconhece que de fato nada sabe do novo. Teria então, dito numa ocasião quando questionado sobre o mensalão o famoso "só sei que nada sei", e que vale a adição de "e continuo sem saber sobre nada". Observação que pode tranquilamente ser estendida ao atual ministério. Foram ótimas suas palavras e um conforto para a razão.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Lula parece morar no passado, diz Mangabeira Unger Voltar
Comente este texto