Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. CARLOS ALBERTO CERETTA

    Excelente a sua matéria. Concordo plenamente. Muitas lideranças do agro preferiram o campo político irresponsável ao invés de se ater à sua atividade com responsabilidade. Será que a mordida de uma abelha os acordaria?

    Responda
  2. MARCOS PAGANINI MATTIUZZO

    Com profundo pesar, não se vê sinais de que a elite tenha evoluído, exceto no restrito aspecto do acúmulo de riquezas.

    Responda
  3. Berenice Gaspar de Gouveia

    O agronegócio vive, sempre viveu, como se o Mundo estivesse acabando amanhã. Vive, de forma intensa e irresponsável, o dia de hoje. Lucro máximo e no menor tempo possível.

    Responda
  4. Maria Lopes

    Excelente coluna. O pessoal do agro, os políticos, o povo em geral, está defasado com o que está acontecendo no mundo. A consciência do desastre climático na Europa está disseminada e atuante. Aqui, atrasados. Estamos perdendo mais um trem, outro cavalo encilhado passando…mais oportunidades perdidas. A única coisa que nos coloca como importantes ao mundo é a questão ambiental. Muita burrice. Ignorância e ganância.

    Responda
  5. José Cardoso

    Empresários individuais podem ser esclarecidos, mas entidades empresariais tendem sempre a ser tacanhas, protecionistas e corporativistas. Vale para o agro como para o setor industrial e de serviços.

    Responda
  6. Marta Vainchenker

    Como dizem por aí, o autor confunde o pessoal do agro "with someone who cares".

    Responda
  7. Luiz Alberto Franco

    Pelo título da matéria pensei que ia tratar do escândalo das Americanas...

    Responda
  8. Antonio Catigero Oliveira

    A sociedade democrática e liberal espera haver dentro do agronegócio lideranças com mentalidade avançada, capaz de tomar decisões conectadas com interesses globais. Gostaria de acreditar que essas lideranças possuem força suficiente para influenciar aquilo que é patente e inevitável. Mas parece que a ganância$ fala mais alto entre a maioria de gente que ainda usa a prática coronelista como linha de ação no campo e até na cidade. A mentalidade rudimentar se espalhou com as mídias digitais.

    Responda
  9. Carla C Oliveira

    Continuamos na vanguarda do atraso.

    Responda
  10. osmar Carneiro

    De que elite você está falando? conhecemos o Brasil e sabemos que a grande maioria é muito atrasada, retrógados, escravagista… Vide o apoio ao Bozo

    Responda