Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Eduardo de Oliveira

    Até a Revista Veja viu. Mas os piores cegos são os que não enxergam mesmo. O verde-oliva ofusca mais mais os que os trajam? Ofusca mais que o vermelho? antigamente tinha uma marchinha, bem boboca mas que representava alguma coisa, eu acho: marcha soldado cabeça de papel, se não marchar direito vai ser preso no quartel...acode, acode, acode a Bandeira Nacional. Quando foi a última vez que um mal militar foi preso de verdade? hoje, acode, acode, acode o golpe nacional? vergonhoso.

    Responda
  2. José Eduardo de Oliveira

    em 1964, o Brasil e o Mundo viviam ainda sob o signo da Guerra Fria. E os militares eram mais respeitados e de uma forma ou de outra ainda trajavam um manto falso da vestal das forças armadas, tinham por assim dizer uma honra e um passado, de golpistas é verdade, mas se faziam respeitar. Mas em 2022, depois que capitão deu bicudas com seus coturnos sujos no que seriam os últimos bastiões de dignidade castrense, e os transformaram em gordos e saciados recrutas zeros eles tornaram-se risíveis.

    Responda
  3. Ivo Ferreira

    Na verdade, a milicada pouco serviço tem. Daí que ficam conversando sobre como aumentar suas vantagens financeiras, como colocar pessoas que defendam seus privilégios em Brasília e, se necessário for, um golpezinho pra assustar...

    Responda
  4. Antonio Catigero Oliveira

    Segundo este jornal, Ivens Gandra dará 'palestra' a militares na Escola Superior de Guerra nesta quinta-feira. A pergunta que fica: o Golpe terminou, ou ainda está em andamento? Para um golpista que é um dos mentores da tramoia, ter a cara de pau de aparecer a meses após uma invasão nos Três Poderes, e continuar fazendo 'palestras' e 'teses' Golpistas, só pode estar querendo desestabilizar o Governo Lula. É uma afronta às investigações que ainda estão em curso.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      O Gandra, caro Antonio, é uma afronta à concidadania Bípede e à advocacia que se dá ao respeito. As investigações são a ponta do cubo de gelo.

    2. Antonio Catigero Oliveira

      As 'diferenças' de ideias são sempre bem-vindas, desde que sejam ideias dentro da Lei. Se qualquer ideia ilegal e criminosa for levada em conta no meio acadêmico militar, então um criminoso como Fernandinho Beira-Mar, ou o Marcola também podem 'palestrar'...

    3. humberto cavalcanti

      Não é de hoje que Ives Gandra tem estranhas posições, mas ele escreve bem,embora não concorde. O excelente articulista colunista: sou fã, de uma absurda ilustração, cultura. Fã que nem sempre concordo - e vivam as diferenças!!

  5. Nelson Vidal Gomes

    O termo democracia se esvaziou entre nós, porque tem servido não só para defende-la mas também àqueles que a atacam pelas próprias vias democráticas. Golpistas passaram a ser "todos os que estão do outro lado". Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Humberto. Pelas "homenagens" que estou acostumado a receber aqui tão-somente por me referir ao PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) por sua verdadeira atuação,sua posição expressa com sinceridade, equilíbrio e respeito, eu a recebo como um bálsamo. Por outro lado, religião é meio, o fim há de ser a espiritualidade, o que me faz, em certa medida, concordar com você. Grato! Namastê!

    2. humberto cavalcanti

      Nelson,E concordo com você:Democracia é uma Utopia,mas utopias são pra perseguirmos.deuses está em nós.Saudações orientais são pra culturas orientais.Mas entendo que é de boa fé.Não sou religioso,entenda,respeito,acho que sou bem aberto,mas é negável que desde Política,politicagens,religioes sempre serviram pras mais diversas intolerâncias,senão guerras ao longo da HIstoria,ontem,hoje e amanhã.Como diz música de um ex-Beatles,sonho um mundo sem religiões,IMAGINE.Não me leve a mal.

  6. Marcos Benassi

    Xiiiiiii, meu caro, sobre saltos, altos, altíssimos, andamos nós e o Luloverno com esses milicos: é na base de palpos de aranha que são tratados, no maior cuidado. E, mimados que são, devolvem à sociedade sua disciplina castrada de Herda, esse gorpismo repleto de subalternidades. Inda bem: num olhar otimista, diria que é melhor do que se fossem arrojados e golpistas declarados ao público. Num pessimista, diria que desfraldariam bandeirinha branca ao inimigo: "cruzes, pra que violência, peçoau?"

    Responda
    1. Marcos Benassi

      E, a sério, teria que haver uma limpa, né? Reforma de uma centena de velhotes - e nem tanto, mas todos velhacos - pra dar lugar, nas posições de mando, a oficiais Profissionais e democratas. Reformar currículo, é medida de longo prazo; no curto, é necessário dar uma sanitizado, ou perdurará esse cheiro de cadáver de64.

  7. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Infelizmente o desejo de golpe não se restringe as casernas. Está em redações de jornais, televisões e rádios, na internet, em templos religiosos, no legislativo e no judiciário, entre outros.

    Responda
    1. Nilse Marcelo Belém Teixeira Coelho

      Pois é Mauro, com uma profunda diferença quem mete o 'mãozão" na cara e tortura às escondidas são apenas os milicos, que anistiados, continuam de crista alta!

    2. Marcos Benassi

      E fato. Mas armas, só quem tem à vontade são os primos, milicos e milícias.

  8. José Cardoso

    É o trio de improdutivos com bons salários e vantagens: militares, legislativo e judiciário. Com os 2 últimos é mais simples mantê-las pois basta a caneta e o gogó. Os primeiros tem que correr atrás com ameaças veladas.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não esqueça que o grande torra-torra é feito pelo Executivo.

  9. armando moura

    Nao sabe nada, o Joel Zinho escreveu que graças às forças armadas não teve golpe no Brasil

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Eita, Armando, cê que não percebeu a sutileza: forças armadas *do Tio Sam*. Hahahah!

    2. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

      Claro, Armando, e porque o Joel Zinho escreveu é a verdade absoluta, só porque confirma suas crenças. As evidências conseguidas com o celular do braço-direito do coiso não importam em nada e são todas forjadas.

  10. Hélio Camargo de Souza

    Vamos pensar. Os Estados Unidos tem um PIB 11 vezes maior que o nosso? Temos o mesmo tempo como nação - ( +/- 500 anos ).

    Responda
  11. Hélio Camargo de Souza

    Sabem porquê isso acontece? Porque ninguém acredita nessa democracia que temos. Quem vai reduzir os altos salários? Vou parar aqui, mas poderia listar muitas perguntas iguais a esta. Quem vai arrumar essa balburdia? No Brasil, a raposa toma conta do galinheiro. Não esperem melhoras, somos um povo latino americano sem dinheiro no bolso como cantava Belchior. Lembrem-se do livro Macunaíma.

    Responda
    1. Hélio Camargo de Souza

      Vamos pensar um pouquinho. Por que os Estados Unidos tem um PIB 11 vezes maior que o nosso? Temos o mesmo tempo como nação - ( +/- 500 anos ).

  12. Antônio Carlos de Paula

    Lula foi eleito democraticamente, portanto não deve temer nenhum militar golpista. Aos que atentaram contra o Estado Democrático de Direito que sejam responsabilizados e presos.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô sossêgo, hein, colega Antônio Carlos? Eita, sô, nada como uma alma pacificada pra dar tranquilidade à pessoa. Coisa boa.

  13. adenor Dias

    O país que tem o exército igual ao brasileiro, não precisa de inimigo! Esta estrutura de inúteis, não deixou o poder em 1985, continua dando as cartas na política brasileira, através de chantagem...

    Responda
  14. Valdir Teixeira da Silva

    O presidente Lula tem que usar um funil mais estreito na promoção de oficiais generais. Pode começar rompendo a hereditariedade nas promoções, situação em que o papai general alavanca o filhinho para promoção. Deveria usar, também, informações da ABIN e das áreas de inteligência para barrar oficiais golpistas.

    Responda
  15. Alexandre Pereira

    Entre o estridente golpismo direto e a cooptação silenciosa do estado (golpismo indireto), ainda temos muito a amadurecer para chegar a uma democracia de fato. Até lá, provincianismo.

    Responda
  16. Arthur Augusto Rotta

    Vai sim, vai acontecer. A questão é quando.

    Responda
  17. Marcelo Molinari

    Elevar o nível intelectual dos oficiais, com a reforma do currículo, já é bem tempo, deveria vir das próprias Forças Armadas. A proteção do país exige evolução de conhecimento, em tecnologia e política Sobre a formação, como é possível que um sujeito feito Jair Bolsonaro alcance o nível d oficialato? A situação é triste porque exércitos fracos atendem a campo estrangeiro., endêmica pq essa rudeza de orgulho supostamente inteligente vem de muito tempo atrás..

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Uai, Marcelo, não sei se é solução ou encrenca: el Cid, era primeiro da crasse; o Lawand, idem, mesmo com aquele jeitinho "górpe PelamordeZeus". Capaz de ser melhor selecionar os jjjuumentosos como o Bozo, mêmo...

  18. Dario Lima

    Milicos brasileiros são antes de tudo e acima de tudo, golpistas, não sabem fazer nada além disso.

    Responda
  19. MARIO LUCIO CAMARGOS

    Verniz, com toda certeza, mas não como tributo à democracia, ó otimistas. Alguém deve ter feito todos os desenhos necessários para aqueles rapazes entenderem que não há contrato legítimo assinado por governo ilegítimo, donde a procura por um verniz de legitimidade.

    Responda
  20. Alberto A Neto

    As Forças Armadas são golpistas cujo DNA emblemático é o golpe de estado em 15 de novembro de 1889 que instalou a "República da Espada" de Deodoro da Fonseca. A didática golpista foi convalidada pela Lei da Anistia, que blindou os facínoras que mataram Rubens Paiva (para lembrar Ulysses em 05/10/88: "A Constituição é Rubens Paiva; não os facínoras que o mataram."). Lula III fragilizado, envelhecido, sob o domínio de Lira, não tem força moral nem coragem política para entrar no Forte Apache!

    Responda
  21. Cesar Paes

    Parafraseando o título: "Sobressaltos Castrenses Continuará nas Cavernas"

    Responda
  22. José Roberto Mathias

    Dizem que o Mal.Castello Branco desejava devolver o Poder aos civis em quatro anos.Estive em um museu de Fortaleza e vi os destroços do avião"Paulistinha" em que estava o então Presidente.Ele passou com aquele"fusca voador"no meio de um treinamento da Aeronáutica.Com a morte de Castello,assume o Brigadeiro Costa e Silva, coincidentemente.As vaidades e brigas entre as armas duraram 21 anos.Que sorte que nesses quase 60 anos, a"incompetência só cresceu nas FA", desde o "desastre"do Rio Centro.

    Responda
  23. Marcos Antônio

    Deveriam ir para a reserva e concorrer na eleição. Mas alguns preferem o uso das armas e dar golpe de Estado

    Responda
  24. Dionisio DeBarros

    O ideal seria o gov Lula ter sucesso retumbante na economia, para que quando reeleito possa encarar de frente a ameaca militar. Digo ameaca, porque militares nao tem feito outra coisa na historia do Brasil que nao seja ameacar as instituicoes. Ja passou da hora de enquadra-los e extirpar o espirito golpista na raiz das FAs, incluindo ai as academias, verdadeiros antros de encubacao de golpes de estado.

    Responda
  25. Pedro Adalberto Maia

    Se o Brasil tivesse punido os golpistas de 64, com certeza tudo isso não teria acontecido. Vejam o exemplo da Argentina, Chile, Uruguai. Lá, os militares andam na linha e até quem está a beira da morte, é condenado...

    Responda
  26. wanderley dantas

    O DNA dos militares brasileiros infelizmente é golpista . A não punição exemplar dos golpitas de 64 foi um erro grave!!

    Responda
  27. Gilberto Rosa

    É um Desejo? Não podemos esquecer que a folha esteve sempre presente nos golpes, com todo seu apoio, seja em 64, seja na Lava jato, que nos levou ao golpe e ao monstro da joias e dos 700 mil. Por sinal, Bolsonaro deixou o protegido pela folha, Campos Neto Paraiso, que enche o bolso do bilionário banqueiro dono da folha, 11 mais rico do Brasil, com juros absurdos pagos com nossos impostos, 700bi este ano. Ultra ricos não se importam em apoiar o fascismo, quando for para proteger seus privilégios.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Namastê, namastê, tu não vai entender nada enquanto continuar o teu fanatismo pelo Moro, aquele que elegeu o monstro das joias pra pegar um carguinho, continua grudado com a família rachadinha até hoje, foi pros estates ganhar uma graninha com quem tinha condenado, fraudou endereço, mandou padrinho achacar condenados, guardou provar para chantagear promotores....

    2. Nelson Vidal Gomes

      Fanatismo é acreditar somente no que se quer. Este jornal foi o que publicou as "tais conversas" entre juiz e promotor que sempre aconteceram e nunca fizeram um crime deixar de existir, mas aqui virou a "Vaza Jato".Lula no seu segundo desgoverno, foi quem nomeou pela Primeira vez um banqueiro privado internacional como Presidente do Banco Central e deixou 60 milhões de endividados pelos maiores juros do mundo. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    3. Nelson Vidal Gomes

      Fanatismo é acreditar somente no que se quer. Este jornal foi o que publicou as "tais conversas" entre juiz e promotor que sempre aconteceram e nunca fizeram um crime deixar de existir, mas aqui virou a "Vaza Jato".Lula no seu segundo desgoverno, foi quem nomeou pela Primeira vez um banqueiro privado internacional como Presidente do Banco Central e deixou 60 milhões de endividados pelos maiores juros do mundo. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    4. Gilberto Rosa

      Chicon, Chicon, adora o Moro, aquele que propiciou o golpe e elegeu o monstro das joias e dos 700 mil, mas diz não gostar do monstro, apesar de ter já votado nele.

    5. Dalton Matzenbacher Chicon

      Pelo seu viés cognitivo, cabe dizer que haver imposto ao partido candidatura da diuma foi um golpe, que a reeleição da fulaninha com o descalabro orçamentário que implementaram a isso foi outro golpe. Do mesmo modo, os ultra ideológicos não se importam em apoiar qualquer desatino quando for para proteger seus privilégios. A propósito, detesto os bozos, que são a outra face da mesma moeda eleitoreira deste país.

  28. José Moreira

    Devemos pensar no Parlamentarismo!

    Responda
    1. OSCAR DOELLE

      Concordo plenamente. O presidencialismo não funciona, e a República já nasceu de um golpe.

  29. Flávio Sasso

    Sonharam com um tsunami , veio uma marola e morreu na praia.

    Responda
  30. Sergio Siqueira

    Desde a ridícula proclamação da República, o sonho castrense permanece .

    Responda
  31. Paulo Marcelo Dias

    Talvez a melhor oportunidade para a devida reformulação seja após a reeleição.

    Responda
    1. Paulo Marcelo Dias

      Sendo Lula 3 o sucesso que já se avista, a parcela golpista aquartelada estará isolada.

  32. Hernandez Piras

    Sim, o colunista tem toda razão, inclusive na hipótese pessimista. O PT e a elite em geral prefere não tratar de nossos problemas institucionais, pensam apenas nos próprios interesses. Nossas escolas militares são uma imensa fábrica de mentes autoritárias, alimentadas por um corporativismo que, de tão tacanho, chega a ser ridículo.

    Responda
  33. orlando gomes de freitas

    Isso me lembra os descendentes de Italianos e Alemães, que fugiram da guerra, ouvindo que Hitler e Mussolini eram heróis, traídos pelo seu entorno e pelas circunstâncias. A pessoa cresce em um ambiente desse e produz um fascista , nada mais natural. Todos em volta do Presidente ouviam diariamente loas aos militares e a ditadura, além de elogios rasgados as atividades policiais, mesmo que eivadas de tortura e sangue, o que poderia acontecer ?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô, Orlando, prezado, mai já tá todo mundo grandinho pra acreditar em Papai Noel, tá não? Saci, Cuca, Loira do Banheiro... Creio que o pobrema é um 'cadim mais grosseiro...

  34. orlando gomes de freitas

    Isso me lembra os descendentes de Italianos e Alemães, que fugiram da guerra, ouvindo que Hitler e Mussolini eram heróis, traídos pelo seu entorno e pelas circunstâncias. A pessoa cresce em um ambiente desse e produz um fascista , nada mais natural. Todos em volta do Presidente ouviam diariamente loas aos militares e a ditadura, além de elogios rasgados as atividades policiais, mesmo que eivadas de tortura e sangue, o que poderia acontecer ?

    Responda
  35. osmar Carneiro

    Nossa sorte foi que o Biden ganhou. Caso contrário nem sei o que seria

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      O golpe se deu com Obama e Biden no poder. Ninguém confia no monstro das joias, nem mocinhos, nem bandoidos.

  36. Francisco Paulo Almeida

    "Nenhum dos três poderes, atualmente, possui condições de lidar com a mentalidade golpista dos militares, pois há uma geração na faixa dos 40 anos que não vivenciou um regime militar. Além disso, é importante considerar o fortalecimento da Polícia Militar devido à incapacidade dos delegados em modernizar a Polícia Civil."

    Responda
  37. DERLAN TROMBETTA

    Será que não temos oficiais com coragem de propor, de dentro pra fora, esta reforma e, assim, aumentar a confiança de que os militares são guardiões da democracia?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô, homem de boa vontade! É a hipótese mais-que-otimista...

    2. Eduardo Rocha

      Militares NÃO são guardiões da democracia. São nossos cães de guarda. Se invadirem o nosso quintal, são treinados para atacar. De resto, devem permanecer no quintal (ou quartéis) fazendo suas caquinhas e latindo pouco. Jamais morder a mão que os alimenta.