Joel Pinheiro da Fonseca > Nossa democracia só sobreviveu graças a Alexandre de Moraes e às Forças Armadas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 Próximas
Quanto ao Sr. Alexandre eu concordo. Mas as Forças Armadas, e desalmadas, estavam ali, nas trincheiras, esperando o resultados dos aloprados e anestesiados de cloroquina. A maioria dos golpes de estado não surgem nos quarteis mas nos mais pegajosos que estão no poder ou à sua margem, depois cooptam os militares, e em alguns casos valem-se deles, e da plebe boçal. Depois que a coisa começa de verdade, o que não aconteceu aqui, os militares tomam ou não o poder. Mas nem sempre de verdade.
Graças às FFAA? Joel, vc lembra que ocorreu uma visita do alto comando dos EUA aos generais tupiniquins e avisou das consequencias se movesssem um dedo na direção de golpe? Então não foi graças às FFAA meu caro, foi apesar delas.
Que droga esse cara toma antes de escrever !!! Alienação é pouco pra ele
Quando o próprio colunista especula sobre a razão pela qual os generais do alto comando do exército não embarcaram no golpe, ele contradiz o tÃtulo da coluna. temos democracia , de baixa intensidade, como diz Boaventura, APESAR das forças armadas.
"Sendo assim, simpatizando ou não com nossos generais, é preciso reconhecer que é também graças a eles que nossa democracia está de pé." Sabes tu o que lês?
Os comandantes militares perderam a chance de prestar relevante serviço ao PaÃs e à democracia quando não deixaram claro sua obediência à Constituição e não mandaram para casa os malucos acampados nos quartéis e nas estradas. Poderiam ter evitado enormes atribulações, inclusive as do 08/01. Por quê se calaram?
Hoje os que estão inelegÃveis e alcançados pela lei da ficha limpa já estão se preparando pra as próximas eleições municipais ano que vem, mesmo sem poder por estarem inelegÃveis ou condenados por colegiados, registram csndidaturas pois sabem q entre julho e setembro o tse não julga, daà se lançam, substituem ou disputam sob judice, pq o tse não começa o pré-registro em janeiro, daà tira logo essa renca inelegÃvel de bagunçar o processo, o tse demora demais pra concluir, sobre o bozo, fez dmais
Geralmente ponderado, dessa vez o colunista comete o mesmo erro que o premiê inglês Chamberlain à s vésperas da II Guerra: não é possÃvel polÃtica de apaziguamento, tratando-se de fascistas. Além disso, não aderindo ao golpe, os comandantes militares nada mais fizeram que suas obrigações; eu fiz minha obrigação durante toda a vida de funcionário público e, nem por isso, minha filha terá pensão vitalÃcia. Crucial mesmo foi a sábia decisão de Lula de não aceitar a maliciosa sugestão de GLO.
Todas as colocações perfeitas. Menos a crÃtica TOTAL a Chamberlain que no fim declarou guerra. Claro que ele tentou apaziguar aquilo que nunca queria paz , mas ele procurou fazer aquilo que pode para evitar a Guerra. Para ser justo os Franceses também não queriam guerra. Mesmo declarando-a em 1939 não avançaram no que ficou conhecida como a guerra de mentira.
Só sobreviveu porque os supostos autores não eram de esquerda. Joel, vc conhece alguma ditadura de direita na América Latina no século 21? Porém vc conhece Ortega, Castro, Maduro e outros aprendizes...
Porque reduz sua amostragem à AL? Dificuldades com geopolÃtica? Mas ainda assim posso citar o presidente (?) de El Salvador, Nayib Bukele.
O judiciário e os militares vivem em outro paÃs que não a realidadade daqui de baixo da pirâmide, vivem sob o efeito dos penduricalhos salariais e não conseguem aprimorar sequer o processo eleitoral, ainda nas eleições municipais passadas diversos candidatos inelegÃveis sob júdice disputaram eleições, por atrasos no julgamentos do tse, uma vergonha, pois não concluiram julgamento antes da eleições, resultado depois anulou os votos destes candidatos e bagunçou todo o processo, é uma vergonha tse
Acredito muito mais que alguns entenderam que os tempos são outros, sem anistia, e cadeia seria o destino de alguns, como será para os que insistiram. Não falo só dos Estados Unidos, mas de toda sociedade mundial. O Brasil se tornaria um pária mundial, quiçá uma guerra civil apoiada por inúmeras nações. Não seria bom para absolutamente ninguém. Medo, medo, medo, esse foi o motivo de saltar fora desse barco furado.
Nada disso, por favor sugiro mudar o tÃtulo para, "nossa democracia sobreviveu nas eleições passadas graças ao eleitorado brasileiro que amadureceu" pois mesmo recebendo rios de dinheiro, taxistas, caminhoneiros, servidores públicos e militares receberam auxÃlio indevidamente, na minha experiência de vida nunca vi nada igual, vivo em cidade pequena cm pouco emprego, mas o eleitor não caiu nessa ladainha da direita, que desde os tempos do coronelismo usa esse artifÃcio. Foi honroso vê essa luta
Gostemos ou não, o que Joel escreve é um fato. E contra os fatos, não existem argumentos. Simples assim. Agora...penalizar exemplarmente e na forma do maior rigor possÃvel quem este envolvido nesse evento macabro e antidemocrático.
Não há fatos que possam ser comemorados. As conversas do celular dos coroneis mostram que estavam sim engajados no golpe. Tente vc parar um carro em area militar e vera que em poucos minutos vão te tirar de lá. Os generais deixaram golpistas tramarem até atentado terrorista em areas militares. Por pouco não matam dezenas de pessoas no aeroporto de Brasilia. Deixaram a farra acontecer nas portas dos quarteis porque tinham a esperança que essa gente rançosa daria conta no 8 de janeiro. Cal hordas.
Desconfio que, no fundo, Bolsonaro não confiava no Alto Comando porque sabia que, se as Forças Armadas tomassem o poder por meio de im golpe, ele logo se tornaria supérfluo e poderia ser afastado e substituÃdo por um oficial-general com um mÃnimo de massa encefálica. A ironia é esta: o tenentezinho detestava a democracia, mas dependia dela para permanecer na Presidência.
Proponho uma rodada de agradecimentos aos ladrões que não nos roubaram (apud, Pedro Nolasco), aos PMs que não nos estorquiram e aos miltares que não golpearam a democracia. Às mulheres, sugiro agradecerem aos homens que não as agrediram e violaram. Há muito a agradecer! (Aviso de sarcasmo)
Essa hipótese de polÃcia militar seguir General, não passou no Congresso em que pese esforço do lÃder de Bolsonaro. O chefe das PolÃcias militares continuam sendo os Governadores.O que precisa é os demais Givernadores terem armas pesadas como São Paulo. Ainda tem as Guardas Municipais em maior número que soldados do exército. Temos que ter o peso com contrapeso. Aà temos harmonia dos Poderes.
Não vou agradecer a um milico por não ser golpista. Tese ridicula e até ofensiva a quem respeita as leis. Agradecer às Forças Armadas por terem (quase) permanecido no seu papel constitucional é uma declaração de covardia que me enoja.
A possibilidade de que os militares não embarcaram o golpe por "um real apreço pela democracia" também é ridicula. Democracia não é ensinada em academias militares. Se foi por cálculo, comodismo ou tudo junto, não sei. Por que os cevados generais arriscariam as benesses da carreira por causa de um mequetrefe como o Bozo, em um ambiente internacional adverso?
Só não teve golpe por que general também tem c*... Sem apoio internacional, se c@garam todos.
Quase broxaram as próteses.
Os militares respaldaram acampamentos na frente dos quartéis, vários de seus comandantes disseram que era legitimo pedir anulação das eleições com cassação da chapa vencedora. Não embarcaram no golpe por dois motivos: a posição dos EUA e a falta de interesse em dar um golpe para entregar o poder a Bolsonaro. Fariam isso se fosse para benefÃcio direto deles mesmos.
As FFAA só não embarcaram graças aos EUA.
Pois é. Mas esse rapaz escreve sempre de forma torpe.
Senhor colunista, para reconhecer a firme posição assumida pelo Ministro Alexandre de Morais seria necessário dividir o mérito com generais? Que tipo de jornalismo é esse! Como educar o povo para melhor entender o que se passa no paÃs se em um dos mais lidos jornais lê-se tal argumentação?
Com a seguinte diferença: Alexandre de Moraes lutou em defesa da lei e da democracia e as forças armadas, embora titubeantes, se mantiveram nos limites dos quartéis, conforme sua destinação legal.
Alexandre de Moraes não é herói! Apenas agiu como guardião da CF e da legislação infra. Generais apenas ficaram em seu lugar, na caserna. Foram neglig*ente com acampamentos. Devia ter ordem para isso. A suposta 'depressão' foi 'estratégia' para Cid's, e outros coronéis tentar subverter a ordem nos quartéis '...quem vai cumprir ordem de General...". Sempre critiquei o pt, como fhc...etc...mas, Lula é o mais destacado polÃtico brasileiro de todos os tempos. Discorda? Responda: qual presidente exe
Não creio que os generais tenham apreso pela democracia, são agentes da força bruta e como tal agem. A questão é que entenderam que a tática golpista seria um fracasso por não ter o apoio das elites nacionais, os donos do poder econômico, a classe polÃtica e o judiciário, mas principalmente estariam isolados no plano internacional, já que os EUA nas primeiras horas, de maneira acertada, depois da vitória de Lula, reconheceu o novo governo. Além do reconhecimento da Europa, Américae Ãsia
O que me chama a atenção nestas colunas é alguém achar que dar um golpe seja uma coisa normal e aceitável. Não, não é! É uma quebra das normas legais, um expediente ilegÃtimo. Só gente politicamente analfa pode achar isso correto.
Alexandre se mostra um monarca: manda censurar e prender à revelia da lei, da Constituição. Estamos pagando exceção com exceção!? Mas não se dizia que corrupção não se pode combater com corrupção? Dois pesos e duas medidas. Quanto as FFAAs acredito que haja, sim, espÃritos legalistas no Alto Comando: mas os generais do Big Brother também deve ter ameaçado com algum corte nos exercÃcios em conjunto, nas palestras: enfim, naquilo que só fingem ajudar também. Quem salvou a Democracia? ...
O STF, a grande maioria do povo brasileiro que não quer ditadura, a banda legalista das FA, a vitória do Biden, a comunidade internacional. Punição aos 'Párias'! Punição aos terroristas! Deus não faz polÃtica partidária. Os maus polÃticos usam seu nome em vão. Viva o Brasil! Viva a democracia! Viva o povo brasileiro. A Paz!
Nossa "Democracia Alexandrina" está prendendo e censurando em cima de lei que sequer existe, como a de fake news; processos são levados no atacado com o mesmo motivo pra vários atores em afronta ao princÃpio da individualização da pena; não há duplo grau de jurisdição até pra quem não tem foro privilegiado; um mesmo juÃzo é vÃtima, investigador e juiz: um monarca. Realmente, Joel: a Democracia Alexandrina ainda parece muito melhor que os "excessos" da Lava Jato...(sqn)
A indisposição da cúpula para o golpe já foi fielmente retratada pelo Porta dos Fundos no video Golpe no Rio
Aliás, melhor ainda, no GOLPE EM BRASILIA, do mesmo canal
Realmente...Alexandre um grande democrata.. Segue à risca a Constituição...
Sim. Realmente. E, sem ironia. Punição aos golpista na proporção de seu crime. Democraticamente! Nos termos da lei! Liberdade de expressão, sim! Crimes, não.
kkkk censurando previamente, prendendo sem lei que tipifique um crime e sendo um tribunal em si mesmo onde é vÃtima, investigador e juiz!? E o excesso era da Lava Jato, né!? Çei...
O que o articulista não fala é que as forças armadas não entraram nesta porque era para proteger um desqualificado. Fosse um Mourão da vida, tenho minhas dúvidas...
De acordo. Acreditar em "um real apreço pela democracia" por milicos é coisa de Poliana.
Seria bacana fazer um filme sobre como teria sido a história nesse caso. Eu escrevo o roteiro, quem produz?
Nem necessário foi chegar à coluna, pois a chamada de capa já entrega a mentalidade submissa ao puder dos quartéis. Não foi graças às FA que garantimos a democracia, mas sim a conexão do novo governo com o mundo. Fardados não fizeram absolutamente nada a não ser o de obrigação: manterem-se na caserna. E ainda protegeram os acampamentos golpistas às suas portas e com seus parentes.
Resumindo, Lula só tomou posse aqui porque Trump não ganhou lá, senão mais quatro de bozo seriam favas contadas.
Disse muito bem sobre a importância de Alexander de Morais, sobre o generais comodistas, ainda bem. Não disse uma mera linha sobre a importância de termos um lÃder carismático que soube se posicionar no pleito eleitoral. Sem ele, Bolsonaro venceria a eleição, Alexandre de Morais e outros seriam enquadrados e presos, e os generais comodistas se tornariam adesistas. EstarÃamos hoje vivendo uma grande confusão.
Toda farsa Golpista foi tentada até Lula não decretar a GLO.
Esse suposto golpe não teria o menor apoio externo, pelo contrário, o governo do bozo receberia uma pressão e não sobreviveria, dos paÃses vizinhos, EU e Europa. Talvez se tivesse prosseguido fosse até melhor para o Brasil, porque assim, muita gente que não merece viver, teria ido pro saco....
Perfeita. Não ocorreu o golpe por causa da atuação heroica do STF personificado na figura de Alexandre de Morais e pela não adesão do alto comando das forças armadas. Acho que o alto comando das forças armadas poderiam ter tido um atuação mais efetiva e preventiva desde lá no inicio da gestão bolsonaro e evitado essa escalada golpista q quase se confirmou. Preferiu pagar p ver. No fim, entra p a historia Alexandre como um heroi e bolsonaro como uma aberração, um irresponsavel...um acidente.
O nÃvel do texto de certos colunistas me faz questionar a assinatura deste jornal.
Não havia apoio no congresso, nem na imprensa, nem no empresariado, nem do exterior. Se algum general tomasse a iniciativa como o Mourão em 64, corria o grave risco de ficar isolado e ser preso.
Criou-se a narrativa de um golpe para simular um contra golpe .
Generais democratas? Comodismo, ante a possibilidade de continuidade da mamata? Poupe-nos com esse polianismo. O fato é que receberam, em três ocasiões, ordens peremptórias do Pentágono, da Casa Branca, ou seja, dos seus "Masters", de que não deveriam dar golpe. Simples assim.
Ah, Joel, então devemos agradecer os comandantes das Forças Armadas por terem ficado em casa? E o relatório ambÃguo das FA sobre as urnas eletrônicas, que até o fim embalou o golpismo? E a proteção aos golpistas acampados na frente dos quartéis enquanto pediam intervenção militar? Os nossos democráticos comandantes das FA mandaram prender algum militar golpista? Se eu bem entendi, você agradece aos militares por terem se omitido. A quem você quer enganar?
Hahahahah, se eu tivesse reparado que havia tanto tabefe, nem mindava ao trabalho...
Se o que o coronel Pimentel denunciou por quatro anos estiver correto,e ele cravou muitas vezes os passos dos seres da caserna, o plano sempre foi alimentar essa narrativa de ameaça de golpe e intervenção para, ao fim, bloquear a ameaça e sacramentar a centralidade dessa força que quer se constituir como poder, como mediadora, como força polÃtica e fiel da balança. Começamos a ver agora, com Joel e JanaÃna, por exemplo, frutos do sucesso da jogada. 'eles nos salvaram!'. Da própria ameaça?
Mmmmm... "Seja como for", "mesmo com esses percalços"... Sei não, prezado, isso tá muito DumBão: jenerau democrata, firmezêra, que levantou a voz contra a barbárie, quedê? Quase certamente estou enganado, deve ter havido *algum*; todavia, seu nome me foge. Os ZuCões, gorpistas, a gente sabe certinho pelo menos uns três, né não? Viva Xandão, bato na boca com a qual boquejei contra a nomeação de meganha pelo Temer - este último, que vá pro inferno. Mas viva Xandão, e só.
Acredito que exista aà um erro: creditar o fracasso do golpe a uma não ação do alto comando é tautológico. O bom raciocÃnio obriga a buscar por que o alto comando não entrou no golpe.
O autor receoso por ter que elogiar militares inclui também o ministro do TSE. O Sr.Moraes como condutor das eleições cumpriu bem seu papel. Mas não foi um herói. Um dos problemas do Brasil é precisar de personagens capazes de tudo resolver, dotados de algum dom especial. Isso infla o ego e os leva a partir para o autoritarismo seguido pelos fãs. A realidade é mais cruel: o atual presidente, legalmente eleito, só assumiu porque a cúpula militar foi legalista. Pasmem! Isso em pleno século 21.
Com o pedido de demissão do Alto Comando em 2021 por não embarcarem naquela paranoia das urnas viu- se que bolsonaro não tinha condições de comandar nada. Como é que generais de alta patente iriam embarcar no plano de um ex-capitao demitido por praticar terrorismo nos quarteis e totalmente desqualificado para o cargo? O próprio Mourão e os generais Santos Cruz e Rego Barros já tinham abandonado o barco. Bolsonaro alinha-se a Dilma e Collor como exemplos de estupidez na presidencia.
Somando a ignorância dos golpistas.
Quanto à atuação de Alexandre de Moraes é inconteste; quanto às FFAA, não tão claro. Sem mencionar os acampamentos golpistas, como outros já fizeram, o que teria acontecido se, em vez de intervenção federal, Lula tivesse decretado uma GLO com a convocação das FFAA? O celular de Cid parece que tem a resposta...
Senhor José o golpe só não ocorreu porque a cúpula militar foi legalista. Queira ou não foi isso que ocorreu.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > Nossa democracia só sobreviveu graças a Alexandre de Moraes e às Forças Armadas Voltar
Comente este texto