Joel Pinheiro da Fonseca > Nossa democracia só sobreviveu graças a Alexandre de Moraes e às Forças Armadas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3
Nosso articulista está tentando livrar a cara das Forças Armadas....quem ajudou a derrubar Dilma! Quem ameaçou o Supremo pra não absolver o Lula! Para com isso, é histórico que nossas Forças Armadas são golpistas. É só estudar nossa História.
FA pra quê? Muito privilégio.
Discordo da interpretação do colunista de que graças aos militares não tivemos golpe. Não temos que dar graças a nenhum militar por isso. Eles patrocinaram muitas das loucuras do antigo governo, foram negligentes com os acampamentos, pois lá tinham inclusive seus familiares. Eles só não compactuaram com o golpe porque de fato, daria muito trabalho e dor de cabeça, a começar pelo "comandante em chefe das FFAA".
Logo após o resultado das urnas, Mourão afirmou com todas as letras que um golpe naquele momento seria muito mal visto pela comunidade internacional. É claro que o respeito ao posicionamento firme do presidente americano em relação ao Brasil foi o grande, e talvez o único, motivo do recuo dos militares. Com a palavra a imprensa e a História.
Joelzinho Neoliberalzinho escancarou de vez a tal "Narrativa Dominante" descrita pelo Coronel da Reserva Marcelo Pimentel JS.
Governar da trabalho. Que Lula diminua o orçamento das Forças Armadas ao suficiente para pintar meio fio de estradas, e só.
Militares, senão estarão prontos para dar golpe na próxima oportunidade.
Resta agora punir exemplarmente os que participaram da tentativa do golpe. Do ex presidente ao cabo e soldado. Não importa a etnia, a religião, a origem, a região, a profissão, se civis, militares, empresários, juÃzes, advogados, médicos, pobres, ricos, etc.
Vejo a decisão dos comandantes é fácil de entender. Os militares se recusaram a trocar uma gorda e tranquila aposentadoria por uma temporada na penitenciária que seria o seu destino, com certeza. Outro motivo: Governar dá trabalho e essa turma nunca foi chegada ao batente.
Excelente artigo.
A imprensa golpista combinou para forjar está narrativa a fim de proteger e melhorar a imagem das forças armadas. Esta só não apoiou efetivamente o golpe porque fez uma análise e percebeu que não teria apoio da elite econômica e dos eeuu e alguns paÃses da Europa. As ffaa sempre fez vista grossa à s manifestações golpistas e agora fica pousando de obedientes à constituição. O problema das forças armadas é estrutural, ou seja, se faz necessário diminuir seus poderes, privilégios e número de
E de brinde o Partido Militar elegeu três senadores (Mourão, Girão e o "Astronauta"), diversos deputados federais (Pazzuelos) e um Governador (TarcÃsio da MilÃcia). Além dos colaboradores golpistas: Marreco Moro, Damares Goiabinha, Heinze Mia Khalifa...
Não, não... Nossa democracia sobreviveu porque os militares que estavam armando o golpe, não tinham o planejamento adequado, e erraram o timing... se o q e como aconteceu em 8 de janeiro tivesse ocorrido em 12 de dezembro, na diplomação de Lula... Bolsonaro teria sacado o procedimento do ajudante de ordens, Mauro Cid. Porque teria a boa justificativa por uma GLO, do jeitinho planejado. Entendeu? Não conseguiu porque já não era mais ele o presidente, Lula adotou outras medidas, com interventor
Geisel jah advertira décadas atrás, que o inominável não valia um escarro, por outro lado, nesta altura do campeonato, graças ao Processo Civilizatório(sem volta), um golpe de Estado seria uma coisa BIZARRA, nem na vizinha Argentina e na Bolivia, existe clima para este tipo de trapaça, ainda mais diante de quase certa reação armada, tudo caminhava para uma infame guerra civil de proporções nimagináveis! Graças a Deus!
Ok. Só não entendi porque as forças armadas assumiram milhares de cargos no governo? Porque não puniram militares da ativa que participaram de passeatas polÃticas e porque não reafirmaram publicamente, diante de cada ameaça, que não apoiariam movimentos antidemocráticos?
O repórter comentou esse comportamento e concordo com ele: comodismo. Não querem encheção de saco, aguentar esse energúmeno do ex... E por último ganham bem.
Este moleque tem problemas cognitivos. O alto comando fez o que sempre generais fazem, usam os soldados e aparecem no final de pé nos seus jipes ou cavalos. Manda o zinho conversar com aquela professor da UNB.
Sim, de fato. Mas os militares não entraram na aventura por outros motivos. E o maior deles foram os cenários, interno (instituições civis) e o externo, em especial os EUA com Bide na presidência. O lobo estava salivando olhando para a presa. Mas resolveu não arriscar o bote já que o dono estava por perto.
Que sirva de exemplo para eleitores não votarem mais em candidatos que representam milicianos, armamentistas, negacionista e genocida
Faltou um elemento para tentar de fato o golpe, o Bolsonaro. O entorno tramava, mas até agora não apareceu manifestação de apoio explÃcita, direta ou indireta, por parte dele. Na verdade, estava se borrando de medo.
A tradicional fraquejada do bozzo nos salvou, mas ele não se salvará. Sem anistia.
Discordo na parte que atribui ao alto comando militar tal proeza. Só não aderiram porque a sociedade e o mundo não aceitariam e haveria retaliações econômicas e estariam em uma intentona golpista mal sucedida. Por outro lado, esqueceu de dizer que se o Presidente Lula, tivesse chamado uma GLO e não uma intervenção no DF, com apoio do Congresso e Judiciário, estarÃamos tutelados pelas FFAA, sem a caracterização de um efetivo golpe. Matéria boa, mas faltou melhor análise e conteúdo dos fatos.
Quem segurou a onda foi o Moraes e o Biden. O recado foi dado antes. A milicada ficou fria, esperando para ver o que iria acontecer. O próprio gsi do Lula era um traidor que deveria estar preso.
Forças Armadas garantiram a Democracia? Piada. Moraes fez a parte dele. E os milicos golpistas ficaram à espreita. Se tivessem apoio dariam o Golpe. Mantiveram e alimentaram os acampamentos, onde o golpe era planejado. Quer mais? A força da opinião pública e do Lula, junto com o STF, principalmente Moraes, garantiram a DEMOCRACIA. Essa é a verdade!
Discordo quando inclui lula como força a garantir a democracia….ele foi muito esperto , tinha acabado de ser eleito e o dele estava garantido.. o verdadeiro herói que está segurando as pontas p manter a democracia se chama MORAES …tendo o apoio da sociedade civil ….
O Ex presidente da República e General de Exército, Ernesto Geisel já havia dito : "ele é um mau militar" . Alguém acreditava que os generais atuais iriam apoiá-lo ?
Os generais usaram o mau militar para voltar ao poder e aumentar seus privilégios.
Não houve golpe por falta de apoio internacional. Durante meses militares do paÃs todo permitiram (e, com seu silêncio, incentivaram) acampamentos golpistas na porta dos quartéis. Isso tudo num contexto em que Bolsonaro falava no "seu exército" e flertava com a possibilidade do golpe. Não sei o que os generais "queriam" lá no Ãntimo de seu ser. O comportamento era o de quem apoiaria um golpe caso tivesse alguma certeza de não ser preso no dia seguinte. Quando Trump perdeu, a certeza se foi.
O verdadeiro golpe foi perpetrado pelo supremo que, temendo pelo fim das boquinhas, anulou as condenações do atual mandatário.
Exatamente.
Muito bom. É mais um artigo que eu queria ter escrito.
Em qualquer lugar sério do mundo as lideranças golpistas já estariam na cadeia. É inadmissÃvel que Bolsonaro, Silvinei Vasques e Braga Neto ainda estejam soltos. Suspensão dos direitos polÃticos por 8 anos para quem arquitetou golpe é uma piada, a legislação precisa ser aprimorada; precisam ser banidos da vida polÃtica e presos. São pessoas que cometeram a mais grave traição à pátria.
Cadeia? Em inúmeras situações tentativas de golpe implicaram em “paredon”.
Caro Joel, primeiro não existe "democracia, mesmo que falha". Existem 5 pontos essenciais, que a mÃdia faz questão de esquecer, para mensurar a democracia em um paÃs: a igualdade, ou, mais próxima a ela, nos campos econômico, saúde, educação, segurança e informação. Agora responda: existe em qualquer um desses campos o mÃnimo de igualdade, ou uma enorme desigualdade em todos? Democracia não é o funcionamento das instituições, mas no interesse de quem elas funcionam.
Continuo: Alexandre de Moraes não foi e não é o super-homem que sozinho defendeu o que você considera Democracia. Seu protagonismo foi importante, mas o STF possui o mesmo grau de importância. E por fim, a cúpula do Alto Comando não defendeu nada, embora sabendo qual era a intenção dos golpistas. Ela aguardou calada, omissa, pronta para entrar em ação caso o golpe fosse concretizado. Você sabia que as Forças Armadas possui ferramentas de vigilância própria? Agora são os salvadores da pátria.
l.i.x.o. de pseuduartigo
Os militares foram todos incorporados à lógica im pe ria lis ta. São gol pis tas e estão esperando o momento de dar o bote certeiro. E artigos como esse não apenas não mostram o perigo como fazem a população dormir o sono dos i di. o. tas.
Se precisa explicar, é porque vc nunca será capaz de entender. Estude história.
Se precisa explicar, é porque vc nunca será capaz de entender. Estude história. Os militares foram todos incorporados à lógica im.pe.ria.lis.ta. São gol.pis.tas e estão esperando o momento de dar o bote certeiro. E artigos como esse não apenas não mostram o perigo como fazem a população dormir o sono dos i.di.o.tas.
Fundamente seu comentário lixo.
Realmente muito altivo o ministro Moraes. E é claro que Bolsonaro sabia e incentivava a tramoia. Mas tão medroso, procurou não deixar rastros e se mandou para a Flórida. E essas minutas parecem aqueles mapas do tesouro dos desenhos antigos. Quartelada mequetrefe, xexelenta e tabajara!
Análise perfeita!
Vc esqueceu do apoio norte-americano nas eleições. Tio San também ajudou.
Parabéns Joel Pinheiro, muito certeiro em sua análise, e que civis, militares, polÃticos, pastores, todos, após serem julgados e condenados, passem também pelo crivo de suas instituições e sejam defenestrados de seus cargos. Chega de canalhice e desrespeito à Constituição. Cadeia neles!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > Nossa democracia só sobreviveu graças a Alexandre de Moraes e às Forças Armadas Voltar
Comente este texto