Joel Pinheiro da Fonseca > Nossa democracia só sobreviveu graças a Alexandre de Moraes e às Forças Armadas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 Próximas
Democracia? Isso é la democracia, um bandi de criminosos militares, continuam rodeando o poder, sõ não deram o goloe por causa dos EUA e da união européia, que fique bom clari, que se fisse o trump, que tivesse ganho nos EUA, o golpe sudo dado, con aval dos americanos.
Conversinha, hein, Joel. Não teve golpe porque a adesão ao ataque foi baixa. Não ia ficar bonito para as forças dar o golpe por causa daquele tantinho de gente que foi à BrasÃlia. Mas o desejo pelo golpe existiu e sempre existirá na forças armadas BR.
Agradecer à s Forças? O próprio texto levanta hipóteses plausÃveis dos motivos pelos quais os milicos historicamente golpistas não ousaram desta vez: falta de clima interno e externo. Não há o que agradecer se não têm a mÃnima vocação democrática.
Para "Pedro" todo pé é preto, e se "muitos" teimarem em lhe dizer que não é... sendo o pé verde... Pedro sempre manterá sua crença inabalada e manterá sua visão ÚNICA", e seguirá defendendo que o todos são e sempre serão preto. Sua espiral de confirmação, nobre Joel, é uma fortaleza. Impressionante!
Sem o STF teriam transformado o paÃs no Afeganistão das Américas. Na pandemia impediu que a tragédia fosse maior.
Senhor Francisco, infelizmente, se a cúpula militar quisesse o ex estaria no governo. O STF não tem exército.
Inocente! Quem evita o roubo é a lei e a vigilância, não o juÃzo do ladrão.
Análise pueril e rasteira, baseada no "parece", no "eu acho" e no "se". Qualquer um com conhecimento mÃnimo da participação de militares na história do Brasil faria uma análise menos frágil que essa daÃ.
Artigo ingênuo. Sugiro um café do articulista com o Elio Gaspari.
Eh isso aà Joel, façamos um breve exercÃcio: tanques cercando a Esplanada, o contingente de militares deixando os quartéis, aviões da FAB sobrevoando todas as capitais e etc. Nada disso aconteceu, talvez os militares saibam, mais do que qualquer outra função, que a perda da hierarquia, é a ruÃna institucional. Além disso, ser comando por um subalterno, ainda que presidente chegado em motins, os fragilizava. Somando tudo c a turma da caneta e do balaio, deu no que deu
E vivas ao Xandão, salvador da pátria livre. Todos os atributos a esse herói que encarou o bolsonarismo ditatorial, anti vacina e armamentista. Agora é levantar a cabeça e construir uma nação para todos.
Joel dinheiro da Fonseca,sempre foi aliado do que há de mais reacionário,no golpe contra Dilma ele sevestia de canarinho e ia pra paulista agarradinho ao mbl.
Eu fico embasbacado, não é com o baixo nÃvel do articulista, mas de ver muitos comentários concordando com ele. Realmente, as pessoas ditas "ilustradas" da classe média não estudam história, não conhecem seu próprio paÃs, e estamos todos condenados a reviver o terror da ditadura por causa disso.
Senhor Ãlvaro, por favor nos ensine, onde o articulista errou?
O maior responsável pelo quase colapso da nossa democracia ainda está solto, o criminoso Bolsonaro.
Uma lástima ver a Folha, novamente, rastejando na lama. Comparável ao episódio da ditabranda!
É mais ou menos agradecer o assaltante por não ter levado todo o dinheiro ou ao assediador por ter assediado só uma vez por semana nos últimos 10 anos. Melhor dizer que estivemos na eminência de um golpe porque as forças armadas não contiveram seus golpistas rapidamente.
Muito boa a matéria,além de tudo isso a sociedade civil não embarcou nessa somente uns aloprados.fiquei mais tranquilo quando tio San chamou Bolsonaro a portas fechadas e rezou o b a bá. Brasil e teria grandes dificuldade econômicas internacionais.
Joelzinho, inexperiente como sempre, errado como nunca, o ator principal na luta pela democracia neste paÃs chamasse Luis Inácio Lula da Silva, perseguido e preso injustamente na ditadura e na democracia.
As FAS não deram um golpe por falta de apoio interno e externa. Seguirão esperando uma oportunidade, confiança zero
Joel e o povo ? o contrário, o relevante, aquele que elegeu Lula ? Existe na sua concepção de mundo periférico ? Acha que os eleitores do bozo estariam cem por cento do lado desse genocida? vamos parar ou vai continuar a dizer bobagens?
esse Joel está a serviço dos#fascistas, tudo que aconteceu de ruim com o Brasil desde a posse do×verme, foi planejado e firmemente apoiado pelo ACFA, bozo era só o serviçal distraindo o povo
Sei....
Se dependesse dos militares a democracia teria terminado ali. Eles só não prosseguiram com o plano por conta da não aprovação do golpe pelos EEUU. Dessa vez eles não apoiaram.
Joel consegue. Você acha que ele chegou ao fundo do poço, e aà comete uma nova coluna. Tenho que reconhecer o talento do jovem para o contorcionismo argumentativo. Devemos aos incrÃveis generais legalistas a concessão de vivermos numa democracia. Ah, e não faltou o PT no meio do texto, para não perder o hábito...
Ele só perde para Caio de Arruda Miranda, alcunha Caio Coppolla! (palhaço, nem o nome usa...italianizou! Esse é o brasileiro patriota). Joel, é mais sutil, limpinho! Miranda é uma excrescência só!
Ufa! Achei que você repetiria sua colega JanaÃna e diria também que Bolsonaro salvou nossa democracia porque não deu atenção a seu ordenança Cid, que queria convencê-lo a dar um golpe de estado...
Joel Paschoal.
E pensar que o Aécio Neves foi quem começou tudo isso. Cronologicamente: Aécio, Eduardo Cunha, Sérgio Moro, Temer, Bolsonaro. Eis o quinteto Lesa Pátria.
Todos tem em comum: crimes dos mais variados. De corrupção comum, atentado a justiça, a atentado a democracia.
O Alexandre de Moraes realmente foi quem agiu mas dizer que as forças armadas tem participação é forçar um pouco a barra, eles mesmos explodiram toda e qualquer possibilidade de ter algum apoio nacional e internacional, não embarcaram por detalhe, não puniram nem um soldadinho que participou dos atos golpistas, tá de brincadeira
Olha o alto comando do exército não embarcou nessa aventura criminosa! Fato! As instituições militares, se moatraram ser de estado e não de governo, para o bem da democracia!! Apesar de alguns poucos envolvidos!
Eu trocaria o titulo: " A democracia...apesar dos generais.". Vitória Biden, relações com o mundo, nação com duzentos e oito milhões de habitantes ....
Verdade. Sobretudo Ministro Moraes. Já os Generais tiveram tutano suficiente para saber que ,sem Governadores não tem possibilidade de golpe. A força pública estadual é infinitamente superior em números. É o que interessa. Tem que avançar a pé. Sem governador e povo, não anda.
Temo que o Sr. possa estar equivocado. Numa situação dessa a PM seguirá os generais e não governadores. Situação de golpe.
Respeito o colunista, mas esta análise é ingênua e simplista. Essa catrefa militar é golpista por formação, só não se deram conta que o mundo mudou. Se Lula fosse corajoso, desidratava os milicos como fez FHC.
Tem que ser muito ingênuo ou cÃnico pra acreditar na tese que os generais defenderam a democracia. O que eles fizeram foi um recuo estratégico visto que o golpe seria muito complicado de ter sucesso, OS GENERAIS SÃO O GOLPE, não a defesa contra o golpe!
Assim , acredito muito mais na mediucritade do Bozo e das FFAA em realizar qualquer plano, do que generais democratas
E talvez acabe justamente por conta disso.
Joelzito ruma firme pra ser o sucessor do Alexandre Garcia, protegendo sempre o depósito de grafeno dos militares. Sem os generais, Moraes teria agido da mesma maneira e parado, com as ferramentas da Constituição, o golpe do bozo. Sem o Moraes ... sei não, viu. Que raciocÃnio mais torto, senhor Joel.
O golpe não prosperou porque os EUA não apoiaram. FATO!
Porque Wall Street, City, Faria Lima, donos da bufunfa e interesses corporativos não apoiaram. Milicos obedecem ordens, sempre. E o chefe não era o Bozo, nem a familicicia. Quem dá as ordens, hoje?
A defesa forte é firme, dos EUA na lisura das eleições, foi definitiva pra inibir qualquer tentativa de golpe! Fato!
Isso é a mais pura verdade ! Se Trump tivesse vencido , provavelmente a historia ia ser bem diferente .
Papo furado... Os militares só não embarcaram porque os EUA (democratas) ameaçaram com retaliações econômicas e em programas de cooperação militar entre os dois paises. Se os EUA tivessem apoiado, se Trump tivesse conseguido se reeleger ou se tivesse conseguido o golpe lá, dou 100% de certeza que haveria golpe aqui.
Eles sabiam do preço que pagariam sem o apoio de nenhum paÃs relevante! 1964 só aconteceu com o apoio dos EUA.
Concordo com o articulista. Embora muitos outros fatores pesaram a favor da democracia. Mas, além de outros motivos (inclusive o apreço, sim, de muitos militares pela democracia), faltou destacar que o Alto Comando não confiava nem via em Bolsonaro uma liderança que merecesse ser seguida. É a opinião de quem acompanhou diariamente os fatos (pelos vários e diversificados veÃculos da imprensa)
Papo furado, se o bozo desse a ordem do golpe os militares obedeceriam
Esse cara fala bobagem de propósito.
convido o Joel para estacionar um carro em area de quartel. Garanto que em minutos aparecerá alguem para dar a ordem de retirada por bem ou por mal. Mas no entanto permitram gente armada, drogas, terrorismo e porc arias nos acampamentos. E porque fizeram isso, estavam adubando o 8 de janeiro. Queriam golpe, mas tiveram medo, são covar des para nos sugar as mamatas em que vivem. Se desse errado perderiam para sempre as mamatas. Por isso terceirizaram para idhiothas.
Não se esqueça caro Joel, na porta do quartel de Brasilia foi tramad um ato terrorista que poderia ter matado muitos brasileiros. e que fizeram os generais? Nada . continuaram a farra na porta do quartel. Apostaram que os idhiothas do 8 de janeiro começariam o serviço para que eles triunfalmente terminassem, Quem era a musa do acampamento em Brasilia.?A esposa do Villas Boas que aparece em videos toda pimpona. Deveria estar presa, alias a familia toda. O General golpista e a filha tbm.
Eu discordo em parte do colunista. Se foram tão legalistas como o texto sustenta, por que permitiram os acampamentos golpistas? Por que fizeram um homérico silêncio ao longo de quatro anos de abusos? Por que não enviaram para a reserva os insurbonados? Por que 8000 mil atravessaram a rua e assumiram cargo no governo? Não embarcaram no golpe porque viram que as condições eram bem diferentes daquelas de 1964. Os militares são maniqueÃstas. Acreditam q há ainda 1 luta entre comunismo e capitalismo.
Análise totalmente equivocada
Não dar golpe virou favor?
Generais com "real apreço pela democracia". Hipótese estapafúrdia, me fez gargalhar sozinho de tão nonsense.
O tÃtulo do artigo seria mais honesto se fosse: "nossa democracia só sobreviveu graças a postura do ministro Alexandre de Moraes e uma parte não doentia de nossas Forças Armadas". O respaldo da democracia pela elite, pelos intelectuais, pela grande imprensa e pelo governo americano também foram fundamentais.
Os oficiais das Forças Armadas são o retrato da classe média brasileira, não é homogênea, se os grupos golpistas tentassem prosseguir com a aventura fora da constituição, teria reações dentro e fora descambando numa guerra civil, os golpistas não teriam apoio externo como na época da Guerra Fria, fracassariam e o expurgo seria muito maior, com custo terrÃveis imensuráveis para a sociedade e fraturada irreversivelmente, não imagino o que seria, bolsonaro seria o primeiro a fugir, covarde como é.
Nem teve golpe e ele já fugiu . É aquela pessoa que chama todos para fsta de aniversario e ela mesma não vai
Escreveu o que todos sabem. O Xandão é o Guardião de nosso paÃs.
Estes generais erraram muito por deixar chegar ao ponto que chegaram os minionÂ’s.
Os generais só esperaram para ver a direção do vento.
É fato inconteste que o min Alexandre de Morais exerceu papel preponderante na manutenção do estado democrático de direito. Homenagens a esse valoroso ministro!!
Bebeu? Cheirou? Fumou? A delirante viagem de volta ao futuro de Joel conclui que teria havido um golpe que transpusesse o sinal vermelho do Joseph 'Joe' Biden. Joel parece nunca ter estudado os vários golpes desde 1989, sobretudo o mais recente (O dia que durou 21 anos, de Flávio e Camilo Tavares), onde resta demonstrado o "sim, senhor" das altas patentes do golpe de 64 às vontades de Lyndon Johnson e John Kennedy na derrubada de Jango. As altas patentes sempre foram adestradas pelo Tio Sam.
Errata: 1889 (o golpe de estado de Deodoro que fundou a "República da Espada"), não 1989. Fosse Donald Trump, o presidente do Império do Norte, e não Joseph Biden, Lula teria passado à história como "Lula III, o Breve". As Forças Armadas teriam intervindo com Marinha, Exército, Aeronáutica. Jair II seria o Maduro da extrema-direita. O Brasil, a Venezuela com sinal trocado. Joel é muito jovem. Soa meio hegeliano. Idealiza perfis heroicos e salvacionistas e um paÃs que não mais existe. Tst tst
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > Nossa democracia só sobreviveu graças a Alexandre de Moraes e às Forças Armadas Voltar
Comente este texto