Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. fauzi salmem

    Que democracia é essa que o Biden defende? Acho que democracia e belicismo são antônimos. Os eua foram os grandes instigadores do golpe que resultou na guerra civil em Donbass, obrigando a Rússia a intervir. É a segunda vez que ele fala a mesma coisa. Ou ele está querendo ser o profeta do apocalípse, ou é teatro para a venda de mais armas para a Europa.

    Responda
  2. Moisés de Paula

    A Rússia está apenas se defendendo do câncer chamado OTAN. Se Putin não tivesse agido, OTAN e EUA não iriam parar a investida contra a Rússia. O palhaço Zelensky deve ser capturado e levado aos tribunais russos para ser julgado e certamente condenado à morte por fuzilamento.

    Responda
    1. Dirceu Barros

      Putin é um déspota! Pare de escrever lixo...

  3. Moisés de Paula

    A Rússia está apenas se defendendo do câncer chamado OTAN. Se Putin não tivesse agido, OTAN e EUA não iriam parar a investida contra a Rússia. O palhaço Zelensky deve ser capturado e levado aos tribunais russos para ser julgado e certamente condenado à morte por fuzilamento.

    Responda
  4. Valdir Teixeira da Silva

    Cada dia vejo que essa guerra vai acabar muito mal. A OTAN não devia ter expandido para leste, a Ucrânia não tinha nada que flertar militarmente com a OTAN e a Rússia não tinha que invadir a Ucrânia. A situação ficou insolúvel, nesse ritmo, logo haverá a primeira bomba nuclear e, posteriormente termonuclear.

    Responda
  5. Jorge Luis Monzani

    É real mesmo Biden , só agora você percebeu ?? Paz verdadeira é : 1) Ucrânia cede o Donbass e a Criméia definitivamente para a Rússia. 2 ) Ucrânia assina documento se comprometendo a não ingressar na OTAN ( NATO ). 3) Ucrânia faz a desmilitarização do país sem permitir bases estrangeiras. Com isso , a guerra acabaria em 1 semana . Fora disso , é guerra mundial que seria nuclear. Escolham !!

    Responda
  6. A A Iuras

    A Crimeia é da Ucrânia assim como Guantánamo é de Cuba.

    Responda
    1. Gildasio Fernandes Dantas

      Você não leu acima, a Criméia um território historicamente russo cedido por capricho da liderança sovi ética, que era ucrani ana, a Ucrânia em 1954. Você não acha que a Ucrânia está querendo demais?

  7. Robson Barreto

    Tem gente aqui que naturaliza um ataque da Ucrânia na Crimeia, mas garanto que se os russos resolvessem retomar o Alasca, que era território Russo no século 19, iriam dizer que os estados unidos teriam o direito de atacar com armas nucleares.

    Responda
    1. ROBERTO KEN NAKAYAMA

      Pior foi a naturalização da invasão do ditador russo ordenou da Ucrânia. Os russos não iriam retomar o Alasca, pois venderam para os EUA, não faz sentido. Ninguém tem o direito de usar armas nucleares, a Guerra Fria mostrou o equilíbrio do terror, se existir um louco que sonhe com isso, será o primeiro a apertar o botão, não duvido que possa ser um autocrata em desespero ou ditador megalomaníaco como da Coréia do Norte.

  8. Mayke Rocha

    Toda sorte aos ucranianos e que os russos racionais consigam se livrar do autocrata Putin o mais breve possível. Aliás, a Rússia parece muito com aquele ex-rico e ex-galã, que fez muito sucesso em novela dos anos 80. O tempo passou e a grana sumiu, mas esbraveja como se ainda tivesse no topo de alguma coisa. Enquanto o "presidente" lunático gasta com poderio militar, o país já foi superado em renda per capita pelas ex-repúblicas soviéticas do báltico como Estônia e Lituânia. Ridículo.

    Responda
  9. Robson Barreto

    Seria uma sandice atacar a Crimeia. Os russos jamais vão aceitar isso. A Crimeia sempre foi russa, os habitantes são russos. Um ataque a Crimeia desencadearia um ataque total dos russos até mesmo com armas nucleares, direito deles.

    Responda
    1. ROBERTO KEN NAKAYAMA

      Se retroage no tempo de acordo com a conveniência, a Crimeia antes de ser russa era dos tártaros, muitos fugiram para a Turquia no fim do séc. dezoito na guerra da Crimeia e o restante foram deportados em sua maioria para a Sibéria por Stálin no séc. Vinte, mesmo assim sobraram uma minoria, bem como de outras como os próprios ucranianos, búlgaros e até alemães. Ninguém tem o direito de usar armas nucleares, não vai parar apenas na Ucrânia, a não ser que queira o fim da humanidade.

    2. alex carvalho

      Direito de invadir e jogar bombas? É porque sua família não está lá!

    3. Sérgio Afonso

      Direito deles... Vc já providenciou um bunker? A gente ouve muita sandice hj em dia!!!

  10. César de Oliveira lima

    Parafraseando Djavan: "Guerra mantém cargos/ Destrói sonhos/Tudo de uma vez/Sensatez não tem vez."

    Responda
  11. JOSE CAMPOS

    O desejo de ser aceito no clube dos ricos levou Zelensky a expor seu povo ao extermínio.

    Responda
    1. ROBERTO KEN NAKAYAMA

      Todo país tem o direito de prosperar, mas isso não foi a razão, a principal razão foi o temor do autocrata russo Putin e de seus aliados oligarcas que tomaram as antigas estatais russas em ter uma Ucrânia próspera e principalmente democrática como vizinho, um grande país eslavo democrático seria um mau exemplo para o seu próprio povo, os russos poderiam querer o mesmo, descartando de forma violenta o ditador, uma rebelião contra o novo czar.

    2. Luiz Souza

      Quanta bobagem!! Vamos fazer o seguinte, me passa o endereço da sua casa e vamos envadi-la só por voce querer melhorar de vida!!

    3. ROBERTO DE FREITAS

      Comentário sem noção

    4. alex carvalho

      Vc deve ser um software robot russo!

    5. joelson ciacci

      Não é verdade! A Ucrânia está se defendendo de um ataque imperialista!

    6. Luiz Eduardo Cantarelli

      Idiotice sem tamanho.