Vinícius Torres Freire > Ignorâncias do governo sobre juros e BC ainda custam caro ao país Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
O Boiadeiro fala a boiada vai atrás. É uma Comissão que decide a manutenção dos juros no Banco Central. O presidente é um voto a mais. Duvido que os integrantes, tendo o Nome a zelar, acatem, como se fossem bovÃdeos, o que o Presidente do Banco fala. O ex vice do lula, esqueci o nome, vivia falando mal dos juros, e o lula aprendeu com ele.
Número 1: porque manter a meta jamais cumprida? 4,5 como era antes é a realidade do paÃs, mais baixas só em recessões. Número 2: ah se FHC não pudesse demitir Gustavo Franco em 99. Teria sido eleito Orloff na veia. Onde estarÃamos hoje?
Esse esforço “liberal”(o brasileiro, aquele com doutorado sem tradução para o português) de acusar ignorância em toda perspectiva econômica alternativa, pra ficar de pé, precisa explicar os avanços sociais e econômicos no perÃodo de dominância da “irracionalidade”, e depois enfrentar o crescimento da miséria, fome e concentração de renda dos últimos seis anos. Vinicius poderia traduzir aquele capÃtulo em que prova a luminosidade da verdade unÃvoca de sua perspectiva econômica.
Escrita muito diferente da que eu li de um economista e ex-banqueiro que trabalhou por 20 anos na Avenida Brigadeiro Faria Lima.
Dezenas de economistas sérios dizendo que o BC está cobrando juros exorbitantes mas o VTF acha que é picuinha do presidente. Mente rasa....
O medÃocre de sempre, o sabujo defensor de banqueiros de sempre, o "Sardenberg" da FSP que deve estar na folha de pagamento das corretoras da Faria Lima. Enfim, o melhor resumo da nossa nanica "mÃdia liberal".
Os juros já eram o mais alto do planeta antes de alguém reclamar. Pelo artigo, o "Mercado" é algo como um menino birrento tomando o pirulito do menino "Governo", caso ele chore. O Mercado Financeiro não é um negócio de interesse das partes, é um favor. Se contrariar quem aplica, ele vai gastar o dinheiro (em jóias, talvez) ou investir em outro paÃs (com taxa menor, já que somos campeões). Não discutamos a taxa, é uma lei da Natureza, não um valor posto por humanos sujeito a erros e intere$$e$.
Não existe um jornalista mais médio cre do que VTF.
Que absurdo, a elite do atraso, da Faria Lima, q tira 800 bilhões/ano dos pobres não tem problemas em comprar mais essa opinião; jornalismo vendido e cre...
Li, recentemente, um livro de Peter Burke intitulado "Ignorância: Uma História Global" que trata muito bem sobre a agnotologia. Tem tudo a ver com o assunto em tela.
Que absurdo, a elite do atraso, da Faria Lima, q tira 800 bilhões/ano dos pobres não tem problemas em comprar mais essa opinião; jornalismo vendido e cretino
Até onde vai a dignidade de uma pessoa, com tudo isto que escreveram nos comentários, não entendo VinÃcius continuar a escrever este tipo de coisa.
Juros altos, atividade econômica pressionada, emprego patinando,...Banco central independente do estado e subordinado ao capital. É a leitura do obvio.
Só uma coisa: por que esse fetiche com a "independência do Banco Central"? Diretores de agências reguladoras eu entendo que sejam de mandato fixo, pois não podem sofrer pressão de empresários nem do Governo e devem defender o consumidor (ainda que nem sempre isso ocorra). Mas o BC? PolÃtica de juros é polÃtica de governo, e deve estar vinculada à polÃtica econômica. Aposto que, se alguém da oposição for eleito presidente da República, e tiver que lidar por dois anos por um presidente do BC indic
(CONTINUAÇÃO:) ...e tiver que lidar por dois anos por um presidente do BC indicado por Lula, aposto que os banqueiros e seus porta-vozes na mÃdia vão chiar: "Que absurdo ter um membro do Governo indicado pelo ocupante anterior! Pela reversão do mandato fixo JÃ!" Querem ver?
#euvinainternet
A militância petista aqui na Folha acredita que a Planificação Econômica é a solução para o paÃs.
Todos os progressistas aqui na Folha acreditam que a auditoria da dÃvida pública anteontem é uma das soluções para o paÃs; os direitistas não. Duas falas o Czar da economia da ditadura militar (ele está vivo! Último remanescente dos que assinaram o AI-5): ´´Não me arrependo de ter endividado o paÃs. `` A segunda quando perguntado sobre a dÃvida pública: ´´Ah... aquilo lá? Só tacando fogo nos papeis``
Sugestão ao articulista para chamada de artigo: Ignorâncias de Roberto Campos Neto sobre juros altos, desemprego, fome e desalento ainda custam caro ao paÃs. Nosso paÃs pratica os maiores juros do planeta.
É por causa da ignorância de articulista como você, que vivemos no obscurantismo a exatos 06 anos.
Não entendeu mesmo...
Imaginei que o colunista iria iluminar a ignorância do governo (e a minha própria) sobre juros e BC, justamente, explicando os motivos reais para termos a maior taxa de juros nominal e real do planeta terra. As falas do Lula são as responsáveis? Continuo ignorante no assunto então, pois não entendi.
Eu te explico, o fato é que os fariaslimers não querem que abaixe os juros para eles poderem abocanhar mais dinheiro pq juros altos não vai para o pobres, e ele tbm nunca foi pobre entendeu?
E mais uma vez, o colunista apela para o disse-me-disse do Lula e cia gestora, para justificar o injustificável. Afinal de contas, vamos nos ater aos fatos, ou aos boatos?
Esse artigo deixa o leitor em uma situação difÃcil. Ou o autor se vendeu, ou não sabe sobre o que fala.
as duas coisas
Está difÃcil justificar o injustificável. O colunista escreve com rancor daqueles que apelam para outros assuntos que não têm nada a ver com taxas pornográficas de juros. A inflação baixou, o dólar também, e as expectativas das agências são ótimas. Só resta apelar mesmo. Só tem um probleminha: O significado de 'autonomia do BC' não quer dizer que não deva explicações plausÃveis à sociedade produtiva. Ou é melhor mudar o nome da entidade estatal, de BCB, para BCA: Banco Central da Agiotagem...
Um esquerdista (não sei porque perco tempo falando com eles), perguntou: só pode fazer o que a Faria Lima quer ? Eu respondi: no primeiro mandato, fizeram tudo o que a Faria Lima quis, deu certo e você não reclamou. Inclusive durante a campanha Lula dizia para lembrarem do primeiro mandato. E continuei: Dilma fez tudo o que a Faria Lima não queria e deu o resultado que sabemos e Lula, que só fala para desinformados, prefere esquecer. Não é opinião, são fatos ocorridos.
Ips, curti sem querer, esse Celso era aquele branquelo na piscina em frente ao congresso, com uma sunga verde amarela no 8 de janeiro? Aff, fala cada coisa.
No Caso do Lula o dólar estava mais de 4 reais e a economia não tinha perspectiva de melhora a curto prazo, vai se informar antes de falar o caso da Dilma a economia tbm não ajudou e depois se deixou subir era pq precisava e atente que eles foram indicados pelo PT
deveria ter parado no esquerdista (dado o claro viés pejorativo), dei uma chance. Parei no "fizeram tudo o que a Faria Lima quis."
Um bom artigo, como sempre.
Mamãe e titia mandam beijos, quando precisar é só chamar, depois eu leio que você escreveu Vivi.
O negacionismo petista em economia é praticamente idêntico ao bolsonarista na pandemia. Os PTminions aparecem aqui, um jornal no qual a maioria dos leitores não faz parte desta seita mas aceita votar nela em condições como as de 2022, para repetir seus bordões, assim como faziam os bolsonaristas faziam para capturar eleitores em outros portais.
Gilmar, sempre há uma ou duas excessões que confirmam a regra. - Stuglitz eh um economista dec altÃssimo nÃvel que resolver dar declarações que não tem base técnica para respaldar um lÃder por quem tem simpatia polÃtica.
Então o Nobel de Economia disse que era um absurdo ai vem vc o grande economista maior que o Nobel e plá
Economistas e jornalistas erraram todas as previsões para a economia nesses meses iniciais do governo Lula. Agora fazem lobby para o BC manter os juros reais em dez porcento ao ano, os maiores do mundo. Pior, acusam o governo de ser o responsável por essa aberração.
Nunca li na coluna do VinÃcius, algum artigo sobre economia. Ele escreveu algum livro? Qual o seu domÃnio dos conceitos básicos de economia? O que entende sobre polÃtica econômica? Suas matérias não explicam nada, e sua defesa do mercado financeiro já está mais do que manjada.. Para entender juros, autonomia do BC e outras práticas nefastas, legado de Bolsonaro, ler artigos dos Andre Roncaglia, Andre Lara Resende, Eduardo Moreira ou ver o ICL NotÃcias.
Sim Reinaldo, não dá pra dar bola ao Celso, primeiro ele nem conhece os autores, depois, deve ser um fantasma do VinÃcius, ou alguém que pega a herança e ganha dinheiro com juros.
Sim, icl notÃcias com o economista Eduardo Moreira é demais, queria ver uma mesa de discução entre ele e Vivi, ia dar nocaute no primeiro round pro Eduardo, o cara é fera.
Boa Reinaldo, Plá
Caro Celso, em meus comentários não existe nenhum neutralidade. Neste espaço oferecido pela Folha não é possÃvel desmontar apresentar meus conhecimentos sobre economia. Por isso indiquei 3 economistas com os quais tenho afinidade. Nas análise que fazem existem concordâncias e discordâncias. Mas uma coisa é certa: conhecem sobre o que falam. Não é o caso do Vinicius e tampouco você, que prefere não sugerir nada e fazer perguntas desconexas, pensando que assim sairá da caverna da ignorância.
E o senhor ? Entende o que de economia para mandar ler os artigos dos autores citados ? É porque eles só falam as mesmas sandices que o populista Lula diz e o senhor apoia ?
Para quem quer ler algo inteligente sobre os juros, recomendo buscar na internet: O dreno financeiro que paralisa o paÃs: a farsa do déficit , do economista e professor da Usp, Ladislau Dowbor. Cerca de 700bi são pagos de juros da dÃvida do Brasil por ano, 600bi são de sonegação de impostos, 1,5tri são os juros cobrados de pessoas e empresas, tudo isto dá 2,8trilhões, que são extorquidos dos brasileiros anualmente. Tudo isto poderia contribuir gigantescamente com a economia.
8 a cada 10 famÃlias estão endividadas, e tem bem nascido que acredita em meritocracia ainda.
Gilberto, os números atuais não são esses: anda por volta dos 400 bilhões por ano. mas sem dúvida é muita coisa.
Caro Gilberto, excelente comentário. Fiz o curso do Ladislau no canal dele, aprendi muito nas suas aulas, e estou refazendo o curso no ICL (Instituto Conhecimento Liberta). Não adianta levar conhecimento ao Celso. basta ler os comentários que ele faz para chegar a conclusão de é sócio do clube da ignorância, que quer continuar ignorante por livre e espontânea vontade.
Todo este dinheiro é porque os brasileiros preferem fazer dÃvida a poupar. Se ensinassem educação financeira nas escolas, as pessoas aprenderiam a não contrair dÃvidas. E tenho sérios dúvidas sobre estes dados citados. Certamente escritos por um rentista do funcionalismo público, que ganha a vida chamando de rentistas a quem paga o salário dele.
Pra quem quer algo sério, saiu no DW Brasil. O Institute of International Finance (IIF), ou Instituto de Finanças Internacionais, é considerada a associação mais prestigiosa do universo financeiro global. Seu economista-chefe, Robin Brooks, não é de esquerda. Mas tuitou recentemente que o Brasil, 'devido ao seu enorme balanço comercial' e à 'estabilidade externa' que conquistou, está 'a caminho de se tornar a SuÃça da América Latina.
O atipetismo, as vezes mais acentuado, as vezes menos, desse colunista, vai a ponto de fazê-lo fingir que não sabe como as coisas funcionam. Cadê a proposta de mudança institucional? Não existe, porque nunca passou na cabeça do presidente e não porque não padaria no Congresso. Mas Lula precisa se desvencilhar do desastre herdado de Bolsonaro, que teve a ajuda imprescindÃvel do Bacen no estÃmulo a inflação no governo passado. O resto é firula.
A inflamação caiu pelos méritos contrários à teoria do Copom, adotada pelo articulista: pela queda de preços dos combustÃveis, zero de influência da Selic, e pela maior oferta de alimentos, que conta com juros subsidiados. Os juros reais que aumentam constantemente já fez 15 montadoras, com pátios cheios, pararem, com capacidade ociosa em torno de 50%, aumentando os custos médios.
Artigo sofrÃvel e preconceituoso.
O colunista de sofre de ataques esporádicos de antilulismo.
Se é preconceituoso, então que o denuncie, seja o herói da sua tchurma
Pra mim, o Super Tri-Presidente Lula, tem sido uma decepção completa. Ao invés de ficar fazendo 'queixinhas', porque o Tri-Presidente não convoca um cerco ao BC ? Porque não usa o artigo 142 da CF e tira o presidentinho do BC na marra, quebra tudo e toca fogo ? Resposta: É que ele ainda é novo e inexperiente, mas tá aprendendo
Numa perspectiva puramente utilitarista, se apenas duas pessoas "saÃssem de cena" (Lira e Campos Neto), o Brasil evoluiria muito. Não deve ser coincidência que a FDsP defende incondicionalmente justamente essas duas pessoas.
Eles são todos farialimers
A coluna é um compêndio de impropérios de quem tem nenhuma noção de polÃtica monetária ou macroeconomia. juro é o preço da mercadoria (capital lÃquido) que só os ricos têm e os pobres e produtores precisam. É subsÃdio pago na dÃvida pública a rentistas produtores de nada, Nosso juro real é crescente. vtp é a voz do dono. Basta de intermediários: vtp na febraban!
Celso os rentistas são o próprio do bc, Paulo Guedes o dono deste Jornal e os grandes empresários o pessoal do PT são pobres perto desses aÃ
Quem seriam os rentistas ? Os filiados ao PT nomeados para todo e qualquer espaço no serviço público para doar parte de seus salários ao partido ? (quando é alguém de sobrenome Bolsonaro, chamam de rachadinha). Ou seriam a diretoria e conselho da estatal do trem-bala, criada no governo Dilma e que não fez, nem fará trem-bala algum ?
Esse colunista assumiu o esgoto de vez, quem ele acha que ainda convence com esse papo furado? Diz que não entendem, mas ele não justifica o maior juros do mundo. Todos renomados economistas falam do absurdo do maior juros do mundo, que consomem 700bi de nossos impostos, para ir para o bolso de banqueiros bilionários, como do Frias, banqueiro dono da Folha e 11 mais rico do Brasil. Esse VinÃcius é uma vergonha, lambe botas na busca de trocadinhos do patrão.
Vale lembrar que 8 a cada 10 famÃlias brasileiras estão endividadas, pagando juros pro patrão do VinÃcius, até imagino eles rindo desse pessoal que sofre com dÃvidas.
Sou um octogenário, aposentado há trinta anos e, por isso, tenho tempo disponÃvel. E o perco, quase sempre, lendo as colunas do VTF. Ô cara repetitivo sô! Sempre a mesma ladainha a favor do Zeus Mercado.
Ô VinÃcius, as gentes podem não saber como funciona o BC, mas sabem perfeitamente como funciona a cabeça do bolsonarista Campos Neto. Você parece que não.
Ele entende sim, funciona do mesmo jeito, dinheiro, dinheiro, dinheiro.
vtf repete hoje a mesma velha suposição irreal e improvável de que o aumento de juros foi devido exclusivamente à s rusgas do gov com o bc. Irreal porque as rusgas continuam e os juros já cederam. Também especula que a selic já podia cair, o que confirmaria a hipótese do gov de que o bc atua politicamente e nesse caso seu presidente poderia ser removido por impeachment. Tudo isso numa redação horrÃvel como sempre e furiosa como nunca.
CorretÃssimo VTF. Querem mandar no BC e mandam no BB e Caixa. Dêem o exemplo, abaixem os juros do cartão de crédito acima de 200%. Coloque-os a 13,75%
Fico na dúvida se este texto reflete apenas o xororo de quem não se conforma, que um metalúrgico possa conduzir bem o Brasil. Sem levar em conta que os Juros Altos, além de ser um desastre para a economia, custam bilhões de reais (do nosso dinheiro) que devem ser repassados para os banqueiros.
Foi um estagiário que escreveu esse texto? Que horror! Se para você os ministros de Lula não entendem de economia, você mal e porcamente entende de polÃtica, muito menos de aparelhamento dos órgãos de controle do grande capital. Volte e explique por que o povo brasileiro tem que aturar um preposto de bozonero no BC e seus juros exorbitantes.
Coluna escrita , parece, por um candidato a cargo eletivo tal a quantidade de tolices só vistas, também, em um certo “debate” diário levado ao ar por uma emissora de TV
Na minha modesta opinião, continuo acreditando na tese de que o Brasil ainda não tem maturidade econômica suficiente para assegurar a independência do Banco Central. Isso porque a polÃtica brasileira em muito se afasta do modelo idealizado pelos fundadores gregos. Os interesses pessoais dos polÃticos se sobressaem acima do interesse social. Precisamos taxar as grandes fortunas e esse tema não entra na reforma tributária, por exemplo. Sabe-se que 1% da população detém 50% da renda nacional.
Até no "liberal e sem impostos" EUA, a taxa de imposto de renda é maior que na bananalândia
Tinha uma esperança de ler um crÃtica bem fundamentada sobre o assunto..mas está no mesmo nÃvel tolo de que acusa o governo..
Os petistas são como crianças, não se deve levar a sério o que dizem. Mas de qualquer forma, o presidente do BC é um adulto e deveria ter maturidade suficiente para já começar a baixar os juros na reunião de hoje. Seja qual for o motivo da melhora nas expectativas, o fato é que o cenário mudou para melhor recentemente. DeverÃamos superar esse cabo de guerra meio infantil: 'não baixo os juros para que não pensem que foi por pressão do governo'.
Sério mesmo? Não seja ingênuo, o bicho papão não existe.
O motivo de não baixar os juros ´não é infantilidade de ninguém e sim pq o o Campos Neto quer derrubar a economia e o Lula em seguida
Mais um jornalista de direita formado nos EUA dando pitaco
É Vinicius Torres Freire ,fazer esse tipo de jornalismo que você faz e muito pueril, você nada mais é que um menino de recado do mercado financeiro, fure a bolha e leia a folha é esse o slogan?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vinícius Torres Freire > Ignorâncias do governo sobre juros e BC ainda custam caro ao país Voltar
Comente este texto