-
eli moura
Como funciona o BC, quadrúpede de orelhas longas? Não funciona. O BC tem que olhar a macroeconomia, da inflação, endividamento público e empregos. Se a taxa de juros eh o preço do dinheiro, qual a logica do valor ser tão alto sem haver créditos para ter demanda de dinheiro? Famílias e pequenos negócios estão sendo moídos. Eita mente bloqueada por conceitos, abra os olhos ouvidos e pense, não vai doer.
-
João A Silva
Perfeito, Armando. O colunista critica a "ignorância" do governo em relação à política monetária do BC, mas se nega deliberadamente a analisar o custo x benefício desta política, a sua real eficácia ao longo das últimas décadas, os novos conceitos e evidências que mostram as enormes deficiências do sistema adotado. Fala dos credores como se a dívida principal ainda fosse a externa. Agarra-se ao dogma sem sequer se dar ao trabalho de refletir com a ponderação que o seu ofício exige.
-
-
Marcelo Fernandes
Se deixar por conta do PT, o Brasil vira Argentina em 3...2...1.
-
Gilberto Rosa
É pra esse pessoal, cada vez mais raro, com síndrome de 8 de janeiro, que o Vinícius escreve. Sâo comentários que do mesmo nível de profundidade. Vinícius até já usou a Argentina como exemplo, absurdo.
-
-
ANDRE BICUDO LARRUBIA
Grato por refletir sobre o que é difícil aceitar. Este governo também fala sem compreender, parecido com o anterior, e os efeitos negativos são socializados. Brigas são interpretadas como risco e dá-lhe juros e dólar, puxando preço para cima hoje. BC deve seguir independente e plano "Mais carros" carece de sentido. É favoritismo setorial com bolso alheio.
-
Gilmar Maghenzani
André só para vc saber o premio Nobel de economia diz que esse juros é absurdo, então quem está errado o Nobel ou vc e o Vinicius?
-
-
Eduardo Giuliani
Viajou na maionese. É pago pelo setor financeiro? Parece q há conflito de interesse nesta lógica. Juro deveria entrar no orçamento p q ineptos entendam o impacto q ele gera no problema fiscal: um trilhão de reais por ano.
-
Eduardo Giuliani
Taxa de juro de governo não é p atrair capital como de banco comercial. É para regular a demanda agregada q define renda e emprego do brasileiro. Esta visão liberal ideológica é comparável a criacionista de Adão e Eva vs Darwin.
-
Eduardo Giuliani
Taxa de juro de governo não é p atrair capital como de banco comercial. É para regular a demanda agregada q define renda e emprego do brasileiro. Esta visão liberal ideológica é comparável a criacionista de Adão e Eva vs Darwin.
-
Fernando Alves
Marcelo, você já viu algum país rico onde o presidente do BC mantém os juros altos por birra? Aponte um.
-
Marcelo Fernandes
Parece que o inepto é você. Se a taxa de juros é o valor que o mercado cobra pra manter ou emprestar dinheiro, o governo deveria ser o primeiro a entender que abaixar a taxa básica de juros depende, antes de tudo, do próprio governo. Querer controlar o dinheiro dos outros na marra é a receita pra ficar sem dinheiro. Você nunca ouviu falar da Argentina?
-
-
MARIA F LUPORINI
Então, está certo o Brasil ter a maior taxa de juros do planeta Terra? Falta ao articulista raciocínio lógico- matemático.
-
eli moura
Como funciona o BC, quadrúpede de orelhas longas? Não funciona. O BC tem que olhar a macroeconomia, da inflação, endividamento público e empregos. Se juros eh o preço do dinheiro, qual a logica do valor ser tão alto sem haver créditos ou demanda.. Famílias e pequenos negócios estão sendo moídos. Sócio do posto Guedes de ideias e conceitos batizados.
-
Valdeci Gomes
VTF e seu fundamentalismo religioso econômico, para ele Campos Neto é um Deus, e o BC, o novo templo de adoração que leva ao paraíso do mercado. Não se pode criticar uma otoridade deste nível, porque está acima do bem e do mal. Vamos então criticar, xingar e avacalhar com o governo, este Satanás que está levando o país para o inferno.
-
Valdeci Gomes
Para VTF, Campos Neto é um Deus, e o BC, o paraíso, e o mercado está acima do bem e do mal. VTF inaugurou o fundamentalismo religioso econômico. Pode se criticar, xingar, avacalhar com o governo, mas não pode falar nada sobre o BC.
-
Marcos Benassi
É, Vêtêfê, a crítica cabe: a gente nota, na realidade concreta, que essas falas trazem conturbação; mas não são, em si mesmas, "bobagem". Como você fez notar, não há chance de mudanças concretas, não passa. Talvez a coisa mais relevante fosse sincronizar a nomeação do chefe do BC com o mandato presidencial: ele *será nomeado* pelo presidente, então que o seja logo no início e pronto. Não é o atraso de dois anos que transforma a política monetária do BC em "política de Estado", convenhamos...
-
paulo werner
Marcos, o pilar do artigo é a constatação de q as equipes montadas pelo governo são formadas por ignorantes (desconheceriam como realmente funcionam os juros!). Ainda acusa o governo de n apresentar uma reorganização do BC, sabendo q n existe espaço pra isso hj. Se a luz da ciência econômica estiver com Guedes/neto, fico com a ignorância mesmo. Gente pegando osso em caminhões e gasolina dolarizada embrulha meu estômago. Não, a crítica não cabe. Despolitizar a economia é elitismo vergonhoso.
-
Peter Janos Wechsler
Pois é, Hernandez. O governo quer futricar e não assumir responsabilidade.
-
Hernandez Piras
Ao Bacen cabe executar a política fixada pelo Conselho Monetário Nacional, cujos membros são o Presidente da instituição e dois Ministros de Estado. Quem, portanto, fixa as diretrizes da política monetária é o Governo. O problema é que este regime exige transparência na definição da política monetária e Lula prefere fixar esta política através de telefonemas para o Presidente do BC. Nada menos republicano, anacrônico e, sobretudo, ineficaz.
-
Peter Janos Wechsler
Marcos, O BC no Brasil, ao contrário de Fed, não estabelece as metas de inflação, apenas tenta respeitá-la com os meios de política monetária que tem. Lá o FED é independente, aqui autônomo. Greenspan ficou 20anos na presidência do FED independentemente do governo no poder. Colocar um diretor de carreira, é criar mais um hidrocéfalo administrativo.
-
Gilmar Maghenzani
Só para ajudar nos raciocínios o prêmio Nobel o último esteve no Brasil e disse que esse juros é um absurdo, então gente o Lula está certo
-
Mauricio de Oliveira e Silva
Concordo. Essa tal "autonomia" do BC nos deu de brinde um Presidente da instituição com viés monetário, cujo modus operandi se choca frontalmente com o plano de governo do Presidente Lula que foi aquele escolhido nas urnas, privilegiando mais desenvolvimento, mais emprego, mais distribuição de renda, onde tais propósitos se chocam com as maiores taxas de juros do mundo.
-
Marcos Benassi
Peter, desse modo ocorre que o BC é "autônomo" 5O% do tempo. De toda forma, creio que "autonomia" deveria implicar em ter um diretor de carreira, comprometido com a instituição. O que acontece é que o sucessor presidencial tem que lidar, obrigatoriamente, com a escolha do antecessor, só isso. Não me parece que configure tanta "independência" assim, não...
-
Peter Janos Wechsler
Marcos, bom dia. A sua sugestão tiraria a autonomia do BC que perde a razão de ser. VTF tem razão. Muito ignorante no assunto, incluindo o presidente, dando palpites sem base.
-
-
Adriano Gomes
VTF, há ao menos 12 anos leio as suas colunas (se não me engano). Ás vezes concordo, às vezes discordo completamente, mas hoje me irritou. Dizer que a Selic está nas alturas por causa de uma frase de Rui Costa e de outras ditas pelo presidente é inaceitáve . A Selic só está alta por culpa do presidente do BC e de quem o colocou lá. Sejamos intelectualmente honestos para debater política econômica.
-
Andre Rypl
O artigo do preposto da Faria Lima não se sustenta de pé. Acho que só o trio da Americanas assinaria embaixo, e o presidente do BC 'independente', o tal da camisa amarela e do grupo de zapzap. E dê-lhe chororô
-
Andre Rypl
O artigo do preposto da Faria Lima não se sustenta de pé. Acho que só o trio da Americanas assinaria embaixo, e o presidente do BC 'independente', o tal da camisa amarela e do grupo de zapzap. E dê-lhe chororô
-
BRAULIO S ALVES FERNAN
Não existe jornalista mais médio cre como VTF.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.