-
Levi Ramos
Discordo da jornalista. Os EUA devem respeitar a soberania de outros países na questão política mesmo não gostando de tal governo. Bolsonaro cometeu erro, mas justificar intervenção e pressão para o Brasil mudar sua postura na política externa e ficar do lado os vizinhos do Norte isso não é soberania.
-
fauzi salmem
Imperialismo intere$$eiro.
-
José Bernardo
Se é imperialismo do bem não sei, mas se ajudou a desencorajar um golpe e a preservar a democracia, foi bem-vindo.
-
Marcos Benassi
Uai, dona Lúcia, querida, só vejo pobrema no anti-imperialismo caso ele não seja genérico: estadunidense, europeu, russo ou chinês, nenhum é bem-vindo 'tomaticamente, dá licença, é caso a caso. Como se não interessasse aos EUA uma liderança Bípede aqui no Brasil. Mas cinquentinha pro fundo Amazônia, ô seu Biden, dá não, os Chinês tão de bolsos abertos... Não vai usar Alcântara? Pô, faz o propulsor aqui, propõe uma satelitada conjunta, sei lá. Yes, pragmatismo, mais quedê o dá cá?
-
PAULO PROL MEDEIROS
Ou seja, o golpe não ocorreu, não porque o exército tenha algo de democratico como aventou Joel Pinheiro em coluna recente, mas porque não obteve o aval de seus verdadeiros chefes: Tio Sam!
-
Beckenbauer Simas
Biden tomou partido porque sabe que a continuação do governo Bolsonaro seria pior para ele.
-
ROBERTO CEZAR BIANCHINI
"É claro, admitem, que foram os brasileiros que defenderam sua democracia. Mas os EUA deixaram claro que iam agir em caso de golpe." E isto é só mais uma evidência de que as forças armadas no Brasil só não repetiram 1964 porque sabiam que desta vez o deles estaria na reta também e iriam perder a boquinha. Para um país que periférico e irrelevante, mas com elementos econômicos nada desprezíveis como o Brasil, imperialismo do bem é o que sobra.
-
José Cardoso
Há alguns paralelos com 64. Desconfia-se que o governo em exercício está planejando um golpe. Após sua derrubada, há cassações, suspensões de direitos políticos, censura e prisões. E os EUA tomam partido pelo contragolpe. Mas dessa vez houve a formalidade eleitoral, o que é um progresso, e as perseguições são coordenadas por tribunais civis e não por militares. Como diria o Althusser, os aparelhos ideológicos políticos e jurídicos estão sendo suficientes para controlar o país.
-
José Cardoso
Mathias, Jango não podia concorrer. Não havia reeleição. O PTB provavelmente lançaria o Brizola.
-
Matthias Gralle
A diferença é que Jango queria concorrer nas eleições de 1965 e contava ganhar. Porque daria um autogolpe? Além disso, não vejo os tribunais matando ninguém.
-
José Cardoso
Hernandez, o Jango era herdeiro do Getúlio, um golpista juramentado, de 30 e 37. E o pessoal da época sabia disso. Por que por exemplo ele se solidarizou com militares de baixa patente amotinados? Não o subestime.
-
Hernandez Piras
Nunca houve real temor de golpe por parte do presidente João Goulart! Esta história foi apenas pretexto. Havia anos que a direita autoritária vinha tentando golpes de estado. Não fosse o suicídio de Vargas, o golpe teria vindo em 1954. E, depois disso, houve ainda a tentativa de impedir a posse de JK e as quarteladas de Jacareacanga e Aragarças. Não reescreva a história, por favor!
-
-
Frederico Goulart
"Mágoa em Washington", nós aqui depois de 20 anos de ditadura militar colocada e mantida por Washington, depois de uma Lava Jato que quebrou o país deveríamos sentir oque? Gratidão? Faça me o favor...
-
Beckenbauer Simas
Disse tudo.
-
-
Filipo Studzinski Perotto
A situação toda é bastante oportuna, tanto para os EUA pensarem sobre suas ingerências, como para Lula se afastar dos fanáticos anti-imperialistas que o aconselham (mal).
-
Alexandre Fonseca Junior Matos
Se do bem. Ou do mal ( cabe interpretação). Mas desde a 2 Guerra, o Brasil é um ator político internacional relevante. Em outras palavras. Se a Europa e Washington desejam a manutenção do modelo: democracia- liberal- capitalista. Até como referência a outras regiões, o que acontece no Brasil reverbera na A.L e África Austral. Precisamos perder esse complexo de vira-lata e entende de uma vez por todas; que são os governos à esquerda que criam o desenvolvimento econômico e social que sustenta
-
Alexandre Fonseca Junior Matos
o próprio modelo econômico capitalista Não predatório. Não destrutivo a próprio povo. Pelo menos Biden foi inteligente.
-
-
Hercilio Silva
A coisa tá mais ligada ao que ocorre lá. Trump questionou a eleição de Biden. Seria dar força a golpe lá apoiar golpe aqui.
-
Nelson Franco Jobim
Também, assim como a política de direitos humanos de Carter era contra a URSS, mas foi benéfica para os que lutavam contra as ditaduras da América Latina. Deu um microfone para quem defendia os direitos humanos.
-
-
Vanderlei Vazelesk Ribeiro
Nações não tem amigos, tem interesses. Se naquele momento interessou a eles defender as regras do jogo, ótimo. Mas lembro que em 2009 o governo do democrata Obrama reconheceu o golpe, que literalmente expulsou do país o presidente Zelaya de Honduras.
-
Artur Carmel
Biden sabia que com o Bozo não teria negócio...Lula é bom de negócio...E o quié bom prós EUA, mais de meio se ulo depois, ainda continua sendo bom prós EUA...
-
NIEMEYER FRANCO
Balelas que EUA protegeu as eleições por aqui. EUA sempre protegeu o que sempre lhe interessou. Anos 60 semeou apoio a ditaduras no Brasil e entorno, e quem já leu sobre isso sabe o porquê. Agora vem com essa conversa fiada, sentindo os chineses baterem á sua porta.
-
Vanderlei Vazelesk Ribeiro
Achei interessante que no texto a autora diz que esperavam gratidão. Isso em política beira a ingenuidade.
-
-
FERNANDO HENRIQUE DE ALMEIDA SOUZA
Um país que depende de agentes externos pra defender sua democracia é uma República de Bananas!
-
FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA
Os EUA são tão imensamente e massacrantemente poderodos que não estão nem um pouco tocados pelos estrilos de lula. Isso pra eles eh exótico. Esse papo não passa de mais uma narrativa da direita canhestra brasileira.
-
Tiago Rafael Godinho
Yes
-
Alexandre Pereira
História de intervenção antidemocrática americana na América Latina forçou Biden a defender integridade eleitoral, isso é o que eu chamo de preguiça intelectual.
-
JOAQUIM CAMINHA DE SA LEITAO NETO
Isso significa que fomos "salvos pela cavalaria"?
-
Vanderlei Vazelesk Ribeiro
Não. Isso pode significar que militar foram advertidos de que coisas das quais gostam muito deixariam de chegar para eles e a cúpula entendeu rápido. Quisessem dar golpe, tudo bem. Não haveria aqui nenhum porta-aviões para impedir, mas no dia seguinte...
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.