André Roncaglia > Ataques ao BNDES atestam sua vocação estratégica Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. CARLOS EDUARDO DO SANTOS BALASTEGHIN

    Ótimo artigo, como sempre. Expõe muito fácil. É uma luz em tantos colunistas

    Responda
  2. RILER BARBOSA SCARPATI

    Boa análise, André! Siga firme, afinal a gente não sabe até quando a folha vai manter vc, pq ela sempre dá um jeito de tirar os (as) bons (as) colunistas.

    Responda
  3. MERCEDES NAZAR CANDIDO

    Grande análise. Este é o único que escreve sobre economia no jornal que não está a serviço do mercado financeiro. (Abner Nazaré Cândido)

    Responda
  4. José Cardoso

    Tudo bobagem. Se algum projeto tem boas perspectivas de retorno, há capitais nacionais e estrangeiros interessados. É só ver os recentes desenvolvimentos das energias solar e eólica. Se não há perspectivas de retorno, mas há justificativas com externalidades (educação e saúde por exemplo), o dinheiro deve estar no orçamento (equilibrado). O Bndes é uma usina de transferência de impostos de todos para o bolso de empresários selecionados.

    Responda
    1. MERCEDES NAZAR CANDIDO

      Não é bem assim. Mas, entendo tua opinião como eleitor do bozo! (Abner Nazaré Cândido)

  5. Marcos Benassi

    Ufa! Sem tecnicismos exagerados, em bom e inteligível português, com idéias límpidas: carissimo, desse jeito perigas perder a coluna na folha. Hahahahah, creio que não, mas que faz toda a diferença, faz. Grato, hein? Bom finde!

    Responda
  6. Rogerio dos Anjos

    Porque renunciar a PRODUZIR é um fetiche num país que tem 210 mi de habitantes e por tanto pobre pelo seu PIB / percapto? O BNDES é chance que temos para condensar em riqueza destributiva os pontenciais produtivos com alto valor agregado numa perspectiva de longo prazo. Parabéns pela reflexão.

    Responda
  7. Marcelo Magalhães

    O BNDES já foi um dos maiores bancos de fomento do mundo. Tem história e expertise para fazer um belo trabalho de apoio a um desenvolvimento em diversas áreas. Quem joga contra é o banco central, esse sim atrasa a retomada ao insistir na manutenção dos maiores juros do planeta.

    Responda
  8. Valdir Teixeira da Silva

    O pessoal que crítica o BNDES gostaria que ele nem existisse. São pessoas que querem o Brasil como um fazendão e dependente dos países estrangeiros.

    Responda
  9. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Confesso que o tom de campanha de marketing tira meu barato

    Responda
  10. William Rachid

    Professor seu artigo não me parece estar próximo da realidade. Está correto quando menciona o propósito do BNDES( Banco Nacional de Desenvolvimento Social), que deveria apoiar o microempresários e empresários com a finalidade de assumir projetos que desenvolvam o país e seu povo. Há exemplos de empresários que compraram aviões, por exemplo, para uso pessoal ou empréstimos para outros países que não representaram desenvolvimento do Brasil. Ao longo do tempo o BNDES está sendo descaracterizado.

    Responda
  11. Selmo Norte

    Excelente análise!

    Responda
  12. Peter Janos Wechsler

    Cuba, Venezuela e outros caloteiros estão torcendo.

    Responda
    1. MERCEDES NAZAR CANDIDO

      Mais um eleitor do bozo. (Abner Nazaré Cândido)

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.