Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Eduardo de Oliveira

    Essa veiarada nos guverno tão tudo caducano. uns acham que ainda estão na guerra fria, outros acham que estão num butiquim. phoda.

    Responda
  2. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "Putin não está sempre errado." Até um relógio quebrado está certo duas vezes por dia. Poderia ter começado um artigo que tenta tornar a convivência internacional pelo menos aceitável de outro jeito.

    Responda
    1. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

      Sim, capitão óbvio, como o que você escreveu também é.

    2. Galdino Formiga

      É apenas outra opinião.

  3. Hercilio Silva

    A questão é o radicalismo da extrema direita americana que trata tudo como teoria da conspiração. E Trump é daqueles líderes que brinca com o enorme poderio americano, não trata com responsabilidade. O objetivo é solapar a democracia mais antiga do mundo.

    Responda
  4. José Cardoso

    Talvez os americanos considerem que a China não cumpriu o combinado, que era de se democratizar enquanto se enriquecia com o comércio, em grande parte exportando para os EUA. É claro que não estava tão combinado assim, e por enquanto a China parece caminhar para mais centralização em torno de um monarca.

    Responda
  5. Marcos Benassi

    Demétrio, prezado, fico caraminholando acerca do que poderia ser posto no lugar dessa política inútil de sufocamento Xing-ling, com vistas a atrasar a ascenção da China em certas áreas. Tá fadada a ser uma iniciativa baldada - se tudo der certo, atrasa, mas não impede. Naquilo que importa, microeletrônica avançada e inteligência artificial, por exemplo, a chinesada tá fincando o pé e prosseguindo. Se seria uma política Obâmica, não sei; mas dá a impressão de que falta inovação no olhar estadunid

    Responda
  6. FLAVIO Costa

    Os eua transferiram toda sua indústria para a China. Por enquanto, o direito às marcas e a propriedade intelectual ainda estão garantindo a supremacia. Até quando?

    Responda
  7. adenor Dias

    O povo precisa de governo que governa e não democratas fajutas! Os EUA que se diz republicanos democrata, já invadiu vários países, e persegue imigrantes. Se isso não é uma ditadura, eu prefiro os tiranos chineses!

    Responda
  8. Gilberto Rosa

    Segundo o colonista, a China tem ditadores, que nunca invadiram um país. Já os Eua, são uma democracia, se é que se pode dizer isto, pois são só dois partidos, com financiamento de campanha ilimitado, que golpeia, invade e mata ao redor de todo mundo, Hirochima, Coreia, Vietnã, Iraque, Afeganistão, Síria, Líbano, toda América Latina... Como seria bom ao mundo se os Eua tivessem um sistema de respeito a soberania dos países, como na China.

    Responda
  9. Helano Timbó

    Certeiro. A verdade é que a China encontra-se no encalço dos EUA no aspecto econômico, militar e tecnológico.

    Responda
  10. Henrique Hermida

    Muito interessante!

    Responda
  11. eli moura

    antes de ir a china o blinken consultor o tal colunista, porque o celso amorim e mauro vieira não fazem o mesmo? vai passear no submarino amarelo e visitar os destroços do titanic. De onde a folha desencava isto, kramer, joelzinho, vinicius e cia bela. Janio Freitas deve sofrer com le o besteirol desta turma. Que fizeram com os jornalistas?

    Responda