Blogs De Grão em Grão > Entenda como comparar o rendimento de aluguel com o de aplicações financeiras Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Sou engenheiro, não economista, mas o articulista compara "possuir um imóvel pra morar" com "possiir um imóvel pra alugar". Duas coisas distintas.
O articulista não analisa todos os fatores positivos ou negativos de cada forma de investimento.
Não existe diferença entre os dois. Imóvel é um investimento financeiro.
Achei interessante considerar 70% do aluguel em função do ônus de uma eventual desocupação e manutenção, mas parei por aÃ. Está análise está circunscrita apenas a questões matemáticas e financeiras, como somos sabedores, a vida real está muito além desse pragmatismo de números. Imaginem alguém que não investe na segurança de uma previdência social e coloca seu dinheiro em CDI/IPCA e é acometido por uma enfermidade que lhe leve a uma invalidez permanente? Esta teoria é boa apenas para herdeiros.
Imóveis, previdência social pública e privada, seguros, antecipação da herança são mecanismos de assegurar o patrimônio.
Não há ganho financeiro capaz de superar o desconforto de receber solicitação para desocupar o imóvel locado, você já têm uma rede de vizinhos, seus filhos estão em escola perto do imóvel ou seu trabalho é próximo, etc....
Imóvel próprio para moradia é tranquilidade emocional para toda a famÃlia. Como investimento é necessário considerar outros aspectos: segurança absoluta, valorização e não somente o rendimento do aluguel.
O grande atrativo do imóvel é a perspectiva de valorização. Mas minha experiência é que se o bairro já é consolidado como um que tenho desde os anos 80 em Botafogo no Rio, o valor real aumenta cerca de 1% ao ano se tanto. Pode chegar a 4% ao ano num bairro novo que deu certo como o Recreio. Em raros casos pode ser muito mais, como quem comprou algo na Vila OlÃmpia em SP nos anos 80. Mas é difÃcil prever como a localização vai se transformar com o tempo.
A matéria é interessante mas é incompleta. Faltou calcular a comissão imobiliária que se paga sobre o rendimento do aluguel e também o Imposto de Renda.
Realmente, sso não foi analisado.
Existe uma variável que não foi considerada, que é o custo de manutenção e atualização do edifÃcio. Prédios bem cuidados se valorizam mais. E tem também o fator sorte, que é ter um bom sindico que mantenha a edificação em ordem. E, creiam, bons sindicos são muito raros.
Atualmente as empresas do setor administram muito bem e cobram cerca de 2% do condomÃnio mensal.
Avaliação equivocada feita para direcionar o dinheiro para o mercado financeiro.
Eu penso que o imóvel para morar, se a pessoa tiver condições financeiras, deve ser próprio. Sobrando recursos pode investir no mercado financeiro que rende mais e tem liquidez. Caderneta de poupança, nem pensar. Investir em ações, LTN, CDBs, seria um bom caminho utilizando assim o dinheiro que iria para o aluguel.
Opinião correta.
Ele não acredita na valorização do imóvel em 9%aa, o que pode acontecer, mas não considerou nenhuma percentual de valorização do imóvel, o que não faz sentido. Também não foi citado a solidez do investimento no imóvel, diferentemente das aplicações financeiras que podem sofrer revezes e são mais vulneráveis a decisões da polÃtica econômica.
É só ficar esperando uma crise financeira mundial que atinja o Brasil. Depois é ver o dinheiro desaparecer como fumaça pela chaminé. Imóvel nunca vai evaporar assim. Claro que investimentos devem ser diversificados.
CertÃssimo!
No imóvel ninguém toca, já no dinheirinho tudo pode acontecer.
É loteria do momento.
Só esqueceu da Zélia que tomou o dinheiro, mas, não tocou nos imóveis.
Esquecimento proposital.
Se eu gastar esses 0,2% do aluguel, daqui um ano eu ainda terei o apto. Se eu aplicar o dinheiro, e gastar 0,20% dos juros, daqui um ano eu não compro o mesmo apto.
Correto
Perfeito. Esse sim eu considero o erro primário de todos o filósofos do "não compre imóvel, invista". Aliás, foi comentado os preços do aluguel que a pessoa paga, e fez conta de porcentagem de ganho do proprietário considerando que o imóvel vale 1 milhão. Só esqueceu que provavelmente esse apartamento pode ter sido comprado por 500k, ou bem menos dependendo de quando comprou.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Blogs De Grão em Grão > Entenda como comparar o rendimento de aluguel com o de aplicações financeiras Voltar
Comente este texto