Ilustrada > Quem foi Richard Wagner, compositor que inspira grupo rebelde russo e era adorado por Hilter Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Marco Verdi

    A questão primordial para mim, não são os borra-botas Putin e o horroroso Yevgeny Prigozhin, mas o gênio compositor Richard Wagner, a despeito de seus desvios de conduta com relação aos judeus. Há uma plêiade de regentes e músicos judeus que interpretam o brilhante Wagner e souberam separar o gênio do homem comum, e ele era os dois. Não ouço vozes se levantarem contra Oppenheimer, por exemplo, por ter sido ele protagonista da invenção do mais letal artefato de destruição em massa jamais criado.

    Responda
  2. victor rebelo

    Podem acusar Hitler de tudo, menos que tenha mau gosto musical. Não se pode dizer o mesmo em relação aos bolsonaristas...

    Responda
  3. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    Não se pode associar automaticamente Wagner a Hitler. Wagner é um nome fundamental na criação da música contemporânea. Certamente não foi somente Hitler que o apreciou.

    Responda
    1. Leão Machado Neto

      Concordo. As óperas de Wagner são belíssimas. Há alguns anos, tive oportunidade de assistir Daniel Barenboim reger "Tannhauser" no teatro Colón em Buenos Aires. O Coro dos Peregrinos é de uma beleza ímpar. Como você escreveu: não foi somente Hitler que apreciou Wagner, Barenboim é judeu e regeu várias obras do compositor.

  4. Antonio José da Costa Lima Costa Lima

    Sério? Alguém sabe dizer qual é o símbolo usado no distintivo dos amiguinhos do presidente da Ucrânia, a turma do Batalhão Azov?

    Responda
  5. roberto cardoso

    O Putin mentiu que atava a Ucrânia para combater nazistas, mas usa o grupo nazista chamado Vagner. Quanto â rebelião, parece armação porque o líder fugiu para onde tem armas nucleares e se usar não foi o Putin, mas um sanguinário num país onde o presidente é marionete.

    Responda
  6. Carlos Salas

    acho que informação pode ser tendenciosa na atual polarização socio-ideologica que vivemos. Nietzsche, um dos maiores filósofos, foi admirador de Wagner. É como dizer que o cristianismo é abominable por Hitler ter sido cristiano

    Responda
    1. Helio Felix

      O próprio Dimitri Utkin, líder militar do Grupo Wagner e seu fundador, participou ativamente do motim ontem. Procure uma foto dele. Tem mais tatuagens nazistas do que estrelas no céu. O perfil nazi do Grupo Wagner, do Rusich, do Exército Imperial Russo (todos grupos paramilitares russos lutando contra os ucranianos) já está muito bem documentado.

    2. Joaquim Rosa

      Existe coisa mais antissemita do que o cristianismo? Judas, judiar .....

    3. Paulo Roberto Silveira Bueno Filho

      O Cristianismo e abominável por suas falsas premissas, Cruzadas, Inquisição, pedofilia, subjugação de mulheres e animais (resumindo a enorme prática de violência perpretada em nome de deus). Se o Nietzsche fosse vivo duvido que vc gostaria dele enquanto pessoa. O que adianta ter ideias e conceitos revolucionarios se nao os pratica. Isso vale para o Foucault, Kant, etc. São apenas seres humanos e não deuses. As figuras de autoridade não devem ser seguidas de olhos vendados. Não compre, plante!!!

    4. Aline Guilloux

      Ele foi chamado de antissemita por ser antissemita. Na atual conjuntura ou na conjuntura da Alemanha nazista vale a mesma coisa… Ele segue sendo uma influência poderosa na música, como citado, mas… não deixa de ser antisemita. Vamos começar a entender que as pessoas têm defeitos e virtudes, as vezes em igual proporção?

  7. Romero Lima

    As Valquírias e não A Valquíria .

    Responda
    1. Vladimir de Sales Nunes

      O nome da ópera é sim "A Valquíria", do original alemão "Die Walküre". Se fosse plural, se usaria o termo "Walküren". Você pode estar confundindo com o livro do Paulo Coelho...

  8. Adolfo Santos

    E depois, há quem acredite que os ucranianos, governados por um judeu, é que são neonazistas.

    Responda
  9. RUTH RUTMAN

    Porq eles sao indissociaveis na historia, quer goste ou nao.

    Responda
  10. Elisabeth Schmidt

    Por que sempre associar Richard Wagner a Hitler? Puxa vida, cansa.

    Responda
    1. Leão Machado Neto

      Hitler não havia nascido quando Wagner morreu. A associação fica por conta do antissemitismo, mas também penso que não tem nada a ver.

    2. Helio Felix

      O próprio Dimitri Utkin, líder militar do Grupo Wagner e seu fundador, participou ativamente do motim ontem. Procure uma foto dele. Tem mais tatuagens nazistas do que estrelas no céu. O perfil nazi do Grupo Wagner, do Rusich, do Exército Imperial Russo (todos grupos paramilitares russos lutando contra os ucranianos) já está muito bem documentado. Não é por acaso que o próprio Putin idolatra publicamente Anton Denikin e Ivan Ilyin.

    3. Orasil coelho pina

      Só porque ele era um antissemita! É pouco?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.