Celso Rocha de Barros > Detox do bolsonarismo não vai ser fácil Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Excelente, perfeito. Minha única contestação é chamar JMB de lÃder. Ele não lidera nada, nem a própria vida. Ele é imagem da extrema direita, é como a imagem do sabão em pó, do refrigerante, da cerveja, todos conhecem mas quase ninguém sabe quem comanda aquilo. Ele simplesmente não tem capacidade para tal, não tem nem português suficiente. Revelar quem comanda esta imagem é uma tarefa que tem sido feita aos poucos, mas ainda é um quebra-cabeças a ser finalizado.
Precisamos do Detox do Lula....fora Pt
Se liga mané tu perdeste.
Que isso MaurÃcio....deixe de goiotice...rsss
"[...] onde ele está? Está em uma mansão paga pelo Valdemar Costa Neto." VÃrgula, paga com dinheiro público via fundo partidário.
Não há bolsonarismo moderado, se é moderado não é bolsonarismo.
Perfeito
Excelente artigo.
Seria fácil se a grande mÃdia parasse de passar pano.
Caro Celso ótimo artigo,certo mesmo será se essa extrema direita voltar ao poder seja até 2050,sobrará pouco do paÃs BRASIL.
Boa! Ótimo diagnóstico,especialmente na classificação do movimento como um aliado no empoderamento dos sádicos.
"Afinal, não vai faltar gente para mentir que Jair não foi tão ruim assim" Tentaram esta estratégia, mas não deu certo. Agora estão tentando que ele era incapaz, o que não deixa de ser verdade, mas não no quesito de tentar um gol pe.
Direita? Extrema Direita, Direita Extremada! É imperativo nomear o que o Bolsonaro, seus seguidores e seu exército representam. Direita é o Brasil, bem como a maioria dos textos que leio neste jornal. Lamentável, mas parece sabermos pouco sobre nossa cultura (ultra conservadora e vitoriana).
Enquanto houver comentaristas moralmente Ãntegros como você haverá esperança de um paÃs mais descente. Parabéns!
Genial, de novo!
Sensacional o artigo! A referência ao bolsa-sadismo para os militantes é genial, verdadeira, resume o narcisismo psicológico que os motivou. E definiu com clareza que o lÃder do golpe foi mesmo o ex-presidente, não há como negar isso. Parabéns, que análise certeira.
Quando um colega, ainda no tempo da Dilma, falou rindo no Bolsonaro como um futuro presidenciável aquilo soou como uma brincadeira, como se estivesse falando do Tiririca. Acho que se a inflação continuar baixa, o Lula pode até se reeleger. E lá no fundo, agradecerá ao Roberto Campos Neto. Terá sido paradoxalmente seu maior cabo eleitoral.
A situação não persistirá, no ano que vem será nomeado um presidente do Banco Central terrivelmente lulista.
O bolsonarismo acirrou a voracidade da violência da ultra direita e sendo em números espantosos irão dar muito trabalho ainda.
O iliberalismo e, portanto, autoritarismo do presidente Lula e do PT, expressos no apoio às ditaduras amigas, garantem a ascensão de uma direita liberal-centrista. Fique tranquilo quanto a isto, caro Celso. A esquerda fornece a necessária matéria-prima que vai gerar sua futura entropia.
Concordo plenamente, Celso.
O percentual alto de direita, conservadora do atraso, vai atrapalhar muito os progressos que necessitamos alcançar; mas se forem mais civilizados, poderemos ter mais luz para pensar presente e futuro. Bem diferente dos últimos quatro anos hediondos de trevas e barbáries.
Querem ser verdadeiramente realistas? Então lá vai: para a base evangélica, o mencionado é o novo JC. Não acreditam? Não?; Então comecem a conversar com estas pessoas. Bom domingo.
A direita não e majoritária no paÃs. O que acontece é que nesta dita democracia representativa (burguesa) é muito mais difÃcil se elegerem representantes da população, da classe trabalhadora, essa sim majoritária. E direita democrática é difÃcil encontrar. (Abner Nazaré Cândido)
Não sei porque é difÃcil. O voto é secreto e livre. Agora, se trabalhador resolve votar em patrão, mulher em homem e negro em branco, não podem reclamar de não serem representados.
Não conseguimos desenvolverem termos polÃticos nada melhor que a tal de democracia burguesa. Quanto a Cuba e Venezuela, lembro nossas ditaduras de direita (Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, BolÃvia, a própria Venezuela.) Hoje temos este modelo que é a Arábia Saudita, paixão do ex-presidente que morou na Florida.
Como se nas esquerdas abundassem representantes da população! Em qual mundo você vive? Você acha a esquerda tão democrática? Olhei o que a esquerda faz na América Latina: Cuba, Venezuela. A esquerda está inclusive apoiando a invasão russa na guerra. E claro, a população não é de direita, é só o sistema que não funciona, pois não te favorece né?
Se o voto fosse distrital a representação da população seria mais fiel. Acho que todas as democracias evoluÃdas tem voto distrital e cláusula de barreira para partidos com poucos membros.
Isso aÃ, por isso é importante que o curva de rio seja preso. Seu espÃrito irá permanecer, mas cada direita tem o Ronald Reagan que merece. Nada contra uma direita ativa e forte, pois representa grande parte da população. Mas precisa encontrar representantes melhores. E esse elã por militar no comando do paÃs, credo!
O problema é denominar todos os que não são esquerdistas de direitistas. Temos os que gostam de ditadura militar e AI-5, esses são fascistas, temos conservadores democratas e temos liberais como eram Ronald Reagan e Margaret Thatcher. Imaginar que todos esses grupos são a mesma coisa é um grande equÃvoco.
Concordo muito com Felipe e Luiz (abaixo). Os polÃticos brasileiros ainda são muito corruptos, mesmo os de esquerda (quando aceitam aumentos de salários e benefÃcios inadmissÃveis, e não se manifestam), além de apoiarem ditadores da Venezuela, Guatemala, etc. Conheço muitos esquerdistas que criticam *a grande mÃdia*, simplesmente por esta fazer a crÃtica necessária. Ainda estamos muito longe do mÃnimo ideal decente para os polÃticos. Os 30 anos do PSDB em São Paulo são a prova disso.
Felipe, você tem "preferido a direita ultimamente"? Concordo com suas crÃticas à esquerda, mas qual é a direita que você tem preferido? Se existisse uma direita civilizada no Brasil, esta teria sido a tal "terceira via" que nunca deu as caras. A nossa direita apoiou o Bozo em peso e nem fez cara de nojinho...
Ricardo, eu sempre achei - e continuo achando - as pautas da esquerda mais elevadas: preservação ambiental, igualdade, direitos das minorias, avanço cientÃfico, uma sociedade mais humana. Mas tenho preferido a direita ultimamente: acredito que Bolsonaro seja um horror completo, mas a esquerda brasileira se mostra nada humanista: defende ditaduras, burocracia, corporativismo, intolerância com quem pensa diferente e uma economia travada.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Celso Rocha de Barros > Detox do bolsonarismo não vai ser fácil Voltar
Comente este texto